origem
Eusébio +10: a nudez do rei

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

a nudez do rei

e assim de repente, o rei perde a roupa toda.  ando ha' 7 meses evitar escrever sobre o que vou vendo nos jogos do benfica para nao agoirar.  no fim de contas, vamos na frente com uma vantagem algo folgada, e nao ha' necessidade para grande alarido.  mas enfardar 3 golos do moreirense custa.

nao sei qual e' o problema de fundo, mas ha' coisas que nao percebo, e isso e' que me deixa preocupado.

RV e' capaz do melhor e do pior.  Mexeu na equipa bem contra o Boavista, e evitou um grande escandalo (indepedentemente de arbitragens tendenciosas, que nao vale a pena enfatizar).  Mas ontem pareceu ser uma barata tonta, demorando a mexer, e a mexer mal (lesao do Lisandro 'a parte).

Um dos grandes problemas que vejo e' a insistencia (e, quica, a proteccao) em alguns jogadores com rendimento baixo:  Pizzi, Salvio, Luisao, Samaris.  Deste lote, Luisao comeca a ser peso morto na equipa, Pizzi e' jogador para jogar contra o Tondela mas pouco mais, Samaris parece alheado, e Salvio e' cabeca no chao e correr ate' 'a linha.

E' interessante ver como jogadores como Cervi, Zivkovic, Guedes, dao uma profundidade e criatividade muito diferentes ao jogo do Benfica.  Ver o Zivkovic por a bola onde quer, por comparacao com o invariavel balao do Pizzi, e' o mesmo que comparar o Valdo com o Pringle.  Ver Luisao com os bofes de fora... enfim... Depois temos o Salvio, que eu sempre gostei e que acho um jogador fantastico, mas que so' dura 30 minutos no maximo.  Nao porque nao tenha qualidade, parece-me e' que falta pulmao.

O 4-2-3-1 do RV tem espaco para evoluir.  Mas parece-me que a evolucao tem de passar por meter o Andre Horta a 8, o Andre Almeida a 6 (enquanto nao ha' Fejsa), e Jonas a 9 1/2 ou 10.  Depois, dependendo do adversario ou do ritmo, Jimenez ou Mitroglou, com o primeiro a ser jogador para jogo rapido e o segundo para jogo de maior contencao.  Nas alas, Ziv e Franco.  E de uma vez por todas, que se arranje um lateral direito (o Nelson pode ter as loas todas, mas ainda nao me convence -- preferia ter um Panucci a um Marcelo, anyday), e se o Eliseu e' para acabar contrato e deixar ir, porque e' que e' ele a jogar nas vezes do Grimaldo e nao o Hermes que acabamos de contratar.

Do meu sofa parece tudo obvio e facil, e bem sei que o trabalho do Rui vai muito para alem daquilo que eu vejo ao fim de semana e que ha' gestao do plantel para todas as frentes etc.  Mas perder a semi-final da Taca da Liga para o Inacio... foda-se Rui.



1 comentário:

Nuno disse...

Muito bem dito.
O facto de eles andarem a jogar duas vezes por semana desde o principio do ano nao ajuda, mas uma equipa deste calibre tem que estar preparada para isso.
Comeca a ver-se que o plantel nao esta tao equilibrado como parecia, nao percebo que se venda o guedes nesta altura (nao é o Maradona mas ia dando jeito), nao percebo como é que o treinador poe o Pizzi até contra o Leixoes(!), nao percebo como é que ele é o único médio de transicao que temos sem a saída do Renato ter sido adequadamente tratada (o André Horta ainda nao mostrou nada e além disso nao tem cabedal para aquela posicao) e como é que no meio disto tudo se dispensa do Danilo para ficar com a m*r*a do Celis.
Além disso, esta renovacao do treinador a meio do Campeonato nao só nao faz sentido nenhum como ainda core o risco de chatear o balneário...
Mais as arbitragens vergonhosas, estou pessimista para as próximas semanas a comecar pelo jogo de amanha nos amiguinhos dos corruptos. Se o Fejsa nso volta depressa, a única festa que fazemos este ano é a época acabar e deixarmos de ter pesadelos.