origem
Eusébio +10: romper com o passado

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

romper com o passado

o jogo de ontem valeu pelo resultado.  em termos de jogo jogado acredito que muitos benfiquistas tenham, por varias vezes, ficado com o credo na boca.  e o problema, a meu ver, esta' no nao rompimento com um sistema tactico e uma mentalidade que vem detras.  assim se explica que ola john, eliseu, talisca, ou pizzi ainda calcem.  e quando leio muitos a exultarem com a exibicao de victor andrade, e' preciso ver que em 20 minutos, mais ou menos, mostrou mais raca e ambicao que talisca durante todo o tempo em que anda por ali.  isto levou-me a matutar no sistema tactico implementado e a necessidade de um novo, rejuvenescido, 4-3-3.

o problema do 4-4-2 hara-kiri do catedratico sempre foi o miolo.  no entanto, sempre teve jogadores como Enzo, Aimar, Matic, ou mesmo Fejsa, que foram passando a ideia de que o "rolo compressor" era um modelo sustentavel.  quando se tiram as pecas fulcrais e se fica so' com Pizzi a fazer companhia (esforcadinho, mas nao e' jogador de classe mundial como Enzo/Matic), e se tira Lima ao apoio a Jonas (um papel semelhante ao que um criativo como Aimar dava a Cardozo, por exemplo), o sistema cai por terra.  e nao e' por falta de qualidade da maioria dos intervenientes, mas sim por ser um sistema que, sem jogadores de craveira e que saibam ler todos os momentos do jogo (Aimar/Enzo/Matic eram esses jogadores), nao funciona. 

assim, penso que a solucao ao "6/8/10" e o que fazer com Fejsa ou Samaris passa por um 4-3-3, com a inclusao de um novo jogador (Jimenez), o reposicionamento de outro (Gaitan) e definir o que se quer na frente (mobilidade em contraste com o poste de electricidade estatico).  nesse sistema ainda daria para introduzir jogadores da B como Guedes, Andrade ou Teixeira, para um crescimento sustentado.  fosse eu quem mandava:






nem estou a ir pelo facto de eliseu ser um jogador mediano e nao caber no Benfica.  mas um sistema com um meio campo mais povoado, com a entrega das alas a jogadores irreverentes (Salvio, Jimenez -- se Jimenez puder fazer a posicao de ala/falso avancado), e com uma frente de ataque entregue a jogadores moveis mas com bom toque de bola (ie, Jonas), poderiamos resolver o problema do 8.

notas:
- a saida de Gaitan tornaria a procurar por um criativo/box-to-box essencial.
- a lesao de Salvio abre espaco a Andrade (Ola John nem pensar.  nao tem capacidade mental para o Benfica)
- se Jimenez nao faz a ala esquerda, fica um problema: dava-se a titularidade a Guedes?  ou vai-se buscar refugo aos clubes com capital russo/arabe dessa europa fora?
- Samaris pode ir alternando com Teixeira.  o miudo nao e' estrela, mas tem talento e pode estar ali um Tiago/Moutinho em ponto grande.
- Semedo/Almeida.  Um dos dois. e Almeida pode fazer as vezes de Fejsa quando este se lesionar outra vez...

Ideias para discussao.  Mas isto seria um sistema que rompia com o passado e aproveitava as qualidades dos jogadores de forma diferente.

PS:  Mitroglou.  Nao se foi buscar o Mitrovic a tempo inteiro porque era caro, mas foi-se buscar o Pringle 2 por uma pipa de massa considerando que vem emprestado? 

4 comentários:

João disse...

Jonas sozinho na frente é perderes um dos pouquíssimos jogadores que sabe o que fazer com a bola.

4-4-2 proximo do losango conforme explicadinho aqui:
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2015/08/sugestao-rv-1442-los-angeles.html

É muito próximo da forma de jogar dos últimos anos, perfeitamente ajustada aos jogadores que temos no plantel.

Diogo disse...

eu sempre fui da opiniao que o 4-4-2 e' um sistema que nao tem forca no meio. e continuo com essa opcao. repara que nesse sistema, sem Lima, estas a pedir a Jonas para fazer trabalho de sapa (porque nao tens criativo, ja' que o tens encostado 'a linha -- mesmo que chames aos alas medios interiores) e entregar a bola a Mitroglou/Jimenez para a finalizacao. Jonas, a meu ver, e' jogador para o tal 9 1/2 que o catedratico gostava, em que joga e faz jogar. com uma frente movel, com alas com capacidade criativa tambem ('a la' Gaitan, ou mesmo Guedes), podes fazer muitos mais estragos. nunca poria o Jonas sozinho na frente, mas sim como falso medio, tipo Espanha em 2010. avancados fixos e' em inglaterra, e mesmo esses estao em vias de extincao (Crouch) ou a ser re-inventados como medios (Rooney).

Borrego das Cartas disse...

Não sei se o Jiménez será mais móvel que o Mitroglou. Até ver, daquilo que conheço dos dois, continuo a preferir o grego.

João disse...

Não sei se viste o jogo com o Estoril ao vivo.
Eu vi, e não tirei olhos do Mitroglou.
As minhas filhas correm mais numa tarde de parque infantil do que o grego correu no jogo todo.