origem
Eusébio +10: a cacofonia, o abanar da cauda e o fio de jogo

terça-feira, 25 de agosto de 2015

a cacofonia, o abanar da cauda e o fio de jogo

E ao fim de 1 mes e meio (mais ou menos) de trabalho, a carta de despedimento de RV ja' esta' a ser escrita.  A mim, isto faz-me uma confusao do camandro.  Passo a explicar. 

O treinador anterior viu-se 'a rasca para ganhar um campeonato ao Braga (treinado pelo supra sumo Domingos), perdeu 2 campeonatos para adjuntos de interpretes, perdeu uma Liga Europa contra o Sevilha.  Fartou-se de ganhar Tacas da Liga, mas insistiu em manter Artur na baliza quando se via que o homem andava aos papeis (tecnicamente e mentalmente), e so' quando viu o lugar em risco decidiu apostar em Oblak.

Ha' muita conversa de fio de jogo e de quao arrasador o Benfica desse treinador era.  Sim, ganhamos 8-1 ao Setubal no seu primeiro ano.  Logo a seguir foram 4  Belenenses.  A malta animou.  Com teimosia (muita), implementou um sistema tactico no primeiro ano que funcionava (Ramires era peca fundamental nesse esquema) que depois levou tempo a engrenar nos anos seguintes.  E' preciso ver que foi esse mesmo treinador que mandou o Enzo embora e so' quando perdeu Ramires e nao tinha mais ninguem decidiu apostar no argentino, 2 anos depois.  O mesmo treinador insistiu no seu menino querido Cesar Peixoto para a lateral esquerda e escorracou o Quim da Luz. 

Nao foi tao mau como dar a lateral esquerda a David Luiz, mas o brilhantismo de Saviola, Aimar, Cardozo, Ramires, Javi Garcia, nao foi ele que descobriu.  Fala-se muito mal de Quique Flores (que era um treinador mauzinho), mas foi ele que trouxe Aimar de Espanha e o pos num regime de treino especifico para evitar recaidas em lesoes constantes.  Sim, o Benfica com JJ jogou, na sua primeira epoca, o dobro do que jogou o de Quique, mas Quique nao teve as armas de Jesus, assim como nao tiveram Fernando Santos, Camacho, Trapatonni ou, agora, Rui Vitoria.  Rui Vitoria nao e' Trapatonni, atencao, mas o italiano, com apenas um Simao e mais 11 marrecos, foi campeao, enquanto Jesus precisou de jogadores da classe de Saviola (essencial na primeira epoca), de Ramires, de Aimar, de muito Cardozo, de Angel DiMaria (que nao foi trazido por ele, sendo amadurecido no clube por 3 treinadores antes dele).  O mito do catedratico so' e' mito porque o comum adepto teima em ter memoria curta. 

Depois da primeira epoca, com a saida de Ramires, perdemos 3(!!!) campeonatos seguidos para a mesma malta.  3!  Com ajoelhamentos pelo meio, com 5-0 na Luz, com muita asneirada pelo meio.  E nao estamos aqui a falar das pessimas campanhas europeias da champs.  Todas elas de envergonhar os pergaminhos do clube nessa materia. 

Chegamos entao a Rui Vitoria.  Como o Benfica perdeu a Supertaca para os especiais, e perdeu com o Arouca, coisa que o Messias nunca faria. (Mas espera: quantas tacas de portugal ganhou o Messias em 6 anos?  1! Contra o Rio Ave!  Quantas supertacas ganhamos em 6 anos? 1! Contra o Rio Ave, nos penalties!! Mas isso e' 'a grande treinador.)  Adiante. 

O pecado maior de Rui Vitoria, nesta altura, e' ter perdido a identidade.  Eu posso estar a ser muito romantico ao dar mais tempo a Rui Vitoria, mas nao percebo o porque deste tentar satisfazer a Direccao mantendo um sistema tactico que claramente nao e' o seu, mantendo uma postura claramente submissa, tentando nao fazer muitas ondas.  O que se deveria pedir a Rui Vitoria era para ter uma voz de lider, de liderar.  Se nao gosta do 4-4-2 kamikaze, que o altere.  Se nao gosta de Samaris a 6 ou de Pizzi a 8 que o diga.  Se nao quer Jonas a 9 e quer o Mitroglou na bancada, (que e' o lugar dele, pringle #2) que o assuma.  Mas nao deve cair no erro de tentar replicar o que JJ fez, porque ele nao e' JJ. 

Sim, nao ha' fio de jogo.  Sim, nao ha' ideias.  Mas se calhar Pizzi precisa dos berros de JJ que RV nunca dara' e se calhar Eliseu so' se da' bem com um treinador que mastigue pastilhas.  RV tem que romper com o passado recente (ie, epoca passada) e comecar do zero.  E' a unica coisa que se pode pedir a RV.  Sim, tem que ter em conta o historial de jogadores fulcrais (Luisao, Gaitan, Jonas), mas tem que dar 'a equipa o seu cunho, o que ainda nao se viu (se o seu cunho e' o 2-0-8 estamos mal...).

No meio da cacofonia dos adeptos, do abanar da cauda de RV, da ausencia do fio de jogo, e da inexplicavel "ausencia" da Direccao, o Benfica segue 'a deriva.  E isso e' culpa apenas e so' de LFV.  Mas esse la' vai passando pelos pingos da chuva.  Mas a carta, essa, ja' esta' a ser redigida, aposto...

4 comentários:

Nuno disse...

tens toda a razão. embora eu discorde com a teoria de que estaos a jogar mal e porcamente porque ele está num híbrido entre o sistema antigo e o sistema novo (?!), ou que não insistiu suficientemente no sistema preferido dele, admitindo a hipótese, só há uma coisa a perguntar: não introduziu o sistema que preferia porquê? O que o impediu? E os seis avançados no domingo, foi o sistema de quem?

Como já escrevi, não quero saber do outro gajo, o comportamento dele há muito que o devia ter conduzido à porta da rua, mas tenho sérias dúvidas se este tem capacidade para conduzir a equipa e, tendo-a, se tem capacidade para por essa capacidade a funcionar. No Guimarães a treinar jogadores de 19-23 anos sem currículo, basta ser o irmão mais velho. No Benfica, tem que ser o tio tresloucado que lhes escavaca uma cadeira nas trombas se for preciso. E quem diz aos jogadores, diz ao rei-sol. Nunca uma cadeira teria sido tão bem empregue.

O Soberbo disse...

Ah, o velho mito de que o JJ ganhou o campeonato ao Braga. Pelos vistos, nesse ano, o Porto tetracampeão estava na segunda divisão. Não. O Benfica ganhou o campeonato a todas as equipas que disputaram esse mesmo campeonato.
Mesmo com todas as condicionantes (tempo, saídas, pré-época...) o trabalho de Rui Vitória é péssimo. Uma vitória em 8 jogos, 3 dos quais oficiais, com perda de um troféu e da liderança. Nada justifica isto.

Borrego das Cartas disse...

Onde é que se assina este post por baixo? Tudo o que aqui foi dito é o que penso. Grande post!

João disse...

Concordo...
Rui Vitória tem de largar a bagagem e assumir-se como treinador principal...
Não basta ser um pós-semi-catedratico-porreiraço.