origem
Eusébio +10: O que ele valia...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O que ele valia...

Até depois do cataclismo de ontem (sim, é um cataclismo, já lá vou), o idiota do Jesus consegue chamar a si o protagonismo e vangloriar-se (e desculpar-se) com a exibição de Roberto... "mostrou tudo aquilo que eu sabia que ele valia"... imbecil... o que eu gostava era que o Benfica mostrasse tudo aquilo que um treinador de futebol minimamente competente lhes devia ensinar, tipo defender bolas paradas...

Eu não alinho nesta conversa de que o Benfica ficou pelo caminho por causa de uma exibição milagrosa do Roberto. O Benfica fica pelo caminho porque perdeu 3 pontos em Paris, onde o Anderlecht pontuou.  O Benfica fica pelo caminho porque fez uma exibição vergonhosa e empatou na Luz com o Olympiacos. O Benfica ficou pelo caminho porque não foi competente em Atenas.

O Benfica ontem fez um grande jogo. De longe o melhor jogo da época. Para isso muito contribuiu o facto de ter jogado com meio-campo (dah) e uma ambição que esta época ainda não se tinha visto (e que duvido que voltemos a ver). O Benfica criou muitas oportunidades, controlou o jogo, teve posse de bola, e anulou o adversário. Enormes Enzo, Gaitan e Amorim. Gostava muito que Jesus, em vez de andar a dizer parvoíces, explicasse porque tivemos de esperar até Novembro para ver este Benfica.

O Roberto... O Roberto limitou-se a cumprir o seu papel de guarda-redes com eficácia e não teve ajuda divina em nenhuma defesa... Não foi o Roberto que adiantou muito a bola e permitiu a mancha do guarda-redes (Markovic), não foi o Roberto que fez um passe ao guarda redes quando seguia isolado (Silvio), não foi o Roberto que acertou na perna do guarda redes quando tinha a baliza escancarada (Markovic), não foi o Roberto que tentou marcar de calcanhar dentro da pequena área (Matic). Roberto fez o que se espera de qualquer guarda-redes, o que no caso dele é, reconheça-se, surpreendente.

Também surpreendente é a forma como o Benfica aborda os lances de bola parada. O que se tem visto, e não é de agora, é um aproveitamento quase nulo dos cantos a nosso favor, e uma incapacidade de os defender com segurança. O jogo de ontem é paradigmático. Acabe-se com as desculpas em torno do Roberto e analise-se com seriedade a eficácia do Benfica em lances de bola parada. Sabem porque é que o Roberto ontem não falhou? Porque o Benfica não foi capaz de marcar um único canto ou livre com a bola tensa para o coração da área. Simples, queriam frangos do Roberto? soubessem marcar um canto em condições! Sem bolas rasteiras, sem balões ao segundo poste. Simplesmente bolas tensas a cruzar a linha da pequena área.

Queriam passar a fase de grupos? Queriam jogar a final da Champions no Estádio da Luz? Então não sofram golos infantis! Alguma equipa de top sofre um golo daqueles? Um jogador a cabecear completamente sozinho no coração da área? Aquilo é o trabalho do catedrático da táctica? Do mestre das jogadas de laboratório?

Algum Benfiquista aceita que se afirme que o que nos impediu de ganhar foi um Roberto?

3 comentários:

Diogo disse...

Ponto 1: Joao, grande posta.

Ponto 2: ja ca faltava a malta vieirista da pala nos olhos... Enfim...

Nuno disse...

Os entendidos dos economistas também foram os que enfiaram com o sistema bancário nos porcos e nos deixaram a limpar a porcaria...

João disse...

Curiosas estas versões mais polidas do Manuel. Mas a merda é a mesma e não escapa ao FILTRO DEMOCRÁTICO BENFICA SEMPRE.

FLUSHHHHHHHHHHHHHHHH