origem
Eusébio +10: a mudança que temos de exigir

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

a mudança que temos de exigir

quando luis filipe vieira chegou ao benfica o clube estava a tentar sair de uma situação muito complicada por acumulação de erros (propositados ou nao) de gestões anteriores, principalmente as dificuldades de adaptação do clube a uma nova realidade financeira, especialmente no que ao futebol diz respeito. as gestões de jorge de brito e joao vale e azevedo deram no que deram, com prejuízos demasiados para a instituição benfica. a chegada de manuel viradinho trouxe alguma estabilidade e, com esforço e trabalho, o clube conseguiu tornar uma situação extremamente difícil em algo que poderia ser sustentável. a passagem de testemunho de viradinho para luis filipe vieira, que tinha estado nos bastidores a fazer algum do trabalho sujo em termos financeiros, ocorreu num clima de euforia e de que, finalmente, o clube se iria tornar num tubarão europeu. as derrotas eleitorais de luis tadeu e bagao felix pareciam indicar de que os benfiquistas tinham escolhido LFV para o que desse e viesse.


pouco depois da sua eleição, LFV começou o seu reinado de promessas de mundos e fundos. "campeões europeus de futebol", "domínio avassalador em todas as modalidades", "representações internacionais em todos os eventos de nomeada". em 8 anos como presidente do clube LFV conseguiu falhar a todas as promessas. mesmo os mais acérrimos defensores, que reclamam o reconhecimento do trabalho feito no futsal e no basquetebol, nao podem deixar de reconhecer que e' apenas do esforço da vanessa, do nelson ou de jogadores de futsal pagos com sandes de chouricao que o clube e' reconhecido internacionalmente e que nao ha qualquer influencia da direcção nestes feitos memoráveis.

quanto ao futebol, a historia e por demais conhecida. o campeonato de 2004/2005 foi ganho pela presença de duas figuras de personalidade fortíssima no clube (giovanni trapatoni e jose veiga) e que o de 2009/2010 foi ganho apenas pela vontade de um treinador com passagem mais ou menos gloriosas por clubes em ascensão (braga e guimaraes) ou do meio da tabela (estrela e berlinenses) em como conseguiria vencer se lhe fossem dadas condições para isso. antes de jorge jesus ou de trapatoni tivemos fernando santos (corrido nao se percebe bem como ou porque, mas que e' reconhecido como aquele que pos o benfica a jogar 'a bola como 'a muito nao se via), koeman (vice campeão holandês com uma equipa mediana), quique flores (vencedor da liga europa com um atlético em nada inferior ao benéfica da época passada), camacho (que se abotoou bem 'a custa do benfica), jesualdo (que nao sendo nada de especial, la' nos conseguiu roubar 3 títulos).

para cada treinador, paletes de jogadores, desde brasileiros a argentinos passando por espanhois sobre valorizados e gregos em alta por causa do euro, com visivel deterimento de aposta em jogadores formados no clube em favorecimento de jovens vindos de canteras mais "milionarias". em 8 anos, 2 campeonatos, 2 tacas da liga, mas que nao nos faltem argentinos de qualidade duvidosa ou espanhois pagos a peso de ouro.

a entrada de rui costa para a direcção, para acalmar os benquistas mais cépticos da gestão em curso, foi apenas mandar areia para os olhos. sem o rui, o aimar, o saviola, o rimares nunca teriam assinado pelo clube. mas apos o trabalho do rui estar feito e o campeonato ganho, deixem lfv tomar as rédeas do clube novamente e nao perguntar a ninguém quem e' preciso para que posição. porque um presidente que vendeu pneus sabe mais de futebol que um ex-jogador ou que um treinador que anda nisto ha' 30 anos.

esta' na hora de LFV sair do benéfica. o sacudir a agua do capote, o apontar o dedo a quem nao tem culpa no cartório, o por responsabilidades na contratação de jogadores que nao foram bem sucedidos mas vangloriar-se naqueles que foram vendidos a real madrid ou chelsea, a mais que provável vangloriacao pela presença de valores seguros na selecção nacional (carlos martins, fabio coentro…), sao pontos a mais para exigir a que se demita. ja' chega de mandar areia para os olhos. nos nao estamos aqui para bater palminhas e dizer vivas por termos um presidente que conseguiu construir mais 3 prédios de habitação em angola ou conseguiu comprar 10 sacos de bananas no brasil.

o tempo e' de reflexão mas em janeiro, em vez de sair o fabio ou de se equacionar a dispensa do JJ, talvez se devesse exigir a saída de LFV. ano novo, vida nova. neste caso, ano novo, direcção renovada.

rui, para quando uma chegada 'a frente? para quando por o benfiquismo 'a frente de tudo e dar um murro na mesa a exigir mudanças?


o benfica estará' sempre no meu coração. LFV ha' muito que nao faz parte do meu benfica.

3 comentários:

Joao disse...

ha uma coisa que me intriga neste reinado de LFV... a forma como ele continua a usar o argumento do "temos um estadio e um centro de estagio" e o "recuperamos a confianca dos mercados".

Tanto um como o outro sao pateticos...

Entao os outros clubes não têm tambem estadios e centros de estagios? e que ainda por cima conseguiram-nos em condicoes financeiras muito mais vantajosas? Se ele tivesse conseguido construir toda a infraestrutura sem gastar um tusto (como outros fizeram), isso sim seria motivo de orgulho... agora, é preciso ser algum génio para se endividar brutalmente e construir umas toneladas de betão?

Segundo, financeiramente, o Benfica está muitissimo pior do que esteve no final das eras Vieira de Brito, Damasio e Azevedo... muitissimo pior... nunca um presidente teve acesso a tanto dinheiro (atraves da criacao da SAD e sucessivos aumentos de capital), conseguiu esbanjar todo esse dinheiro em contratações miseráveis (quantos jogadores contratou LFV com rendimento desportivo e economico?), acumulou prejuizos gigantescos (a uma média de 20 milhoes por ano), e ainda por cima ganhou tão pouco???

Qual é o motivo de orgulho? o facto dos bancos nos emprestarem dinheiro??? até ao ano passado os bancos emprestavam dinheiro a toda a gente... resta saber em que condicoes (juros) é que estamos a conseguir esse dinheiro e se conseguimos valorizar (pausa para rir) os nossos investimentos acima desse juro...

dezazucr disse...

E o LFV já veio sacudir o água do capote: "Jesus tem o plantel que pediu".

Lembro-me bem de Jesus numa entrevista à RTP referenciar Huntellar e de mencionar que queria jogadores experientes em detrimento de jovens. Desde aí, e a já tinhamos contratado jara e gaitan, ok que a pedido de jesus, só se contrataram miúdos.

Águia Preocupada disse...

LFV será o homem que vai fechar a porta, não tenhamos dúvidas!
O Clube já passou por tempos conturbados, é certo. Mas nunca nenhum presidente acumulou um passivo tão assustadoramente elevado (mesmo relativamente aos tempos em que ocorreram) como o actual.
LFV está a prepar-se para se perpectuar, pois com esta política quem é que se atreve a apresentar uma candidatura! Para mim, o benfica está à beira da insolvênvia!