origem
Eusébio +10: o pedido

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

o pedido

A carta enviada pelo Presidente do SLB a todos os sócios, solicitando que estes não acompanhem a equipa nos jogos fora de portas, é um acto inédito e da maior gravidade.

Grave, porque é uma ameaça aos valores do desporto, um atentado à nossa identidade enquanto clube, e uma afronta à nossa paixão enquanto adeptos.

A situação a que chegou a gestão do futebol nacional justifica esta tomada de posição por parte do Benfica? Talvez... sinceramente não sei...

No fundo, estes são os dois lados da moeda:

- De um lado temos o Sistema a ameaçar todos os clubes e associações que ou perpetuam esta associação criminosa que actualmente gere o futebol ou são aniquilados. Veja-se o exemplo de clubes como o Farense (e agora o Maritimo) que desapareceram quando ousaram desafiar o poder instituido.

- Do outro temos o Benfica a dizer, ou apoiam o nosso candidato (o da verdade desportiva) ou acaba-se a mama. Vejam como o Portimonense (que classificou recentemente o FCP como "clube amigo") deve estar à rasca face à eventualidade de perder a receita de uma casa cheia no Estádio do Algarve, que deve certamente representar mais de 50% da sua bilheteira anual.

Parece-me que qualquer uma das posturas é execrável e desonesta.

No fundo, o que me preocupa actualmente é perceber se os fins justificam os meios. Será mais uns anos de Madail assim tão calamitoso? Não pode o Benfica contra-atacar o Sistema de outra forma, sem entrar nesta chantangem que nada nos orgulha? Não pode o Benfica colocar uma sombra por trás de cada árbitro, de cada assistente, de cada observador, de cada delegado ou juiz? Não pode o Benfica denunciar internacionalmente de uma forma eficaz a vergonha que se vive em Portugal?

Se calhar, não... se calhar não há mesmo limites para a falta de vergonha... se calhar os fins justificam mesmo os meios... se calhar, é mesmo uma questão de "legítima defesa". Mas se assim é, se se esgotaram os meios e é imperioso impedir este final calamitoso, então expliquem-me:

Porque é que LFV andava há 3 mses de braço dado com o actual Presidente da Liga?
Porque é que LFV continua a tratar Oliveira como um amigo, em vez de cortar definitiva e indefinidamente relações com essa personagem que tanto mal nos tem feito semana após semana?
Porque é que continuam a passar a mão no pelo de Vitor Pereira?
Porque é que LFV se continua a sentar em todas as tribunas desses clubes que alimentam o sistema?
Porque é que vamos participar na Taça da Liga?
Porque é que pactuamos com a Selecção do Jorge Mendes a soldo da Federação?
Porque pactuamos com programas televisivos de um anti-benfiquismo primário?

Parece-me que há muitas formas do Benfica atacar o Sistema sem ser através da presença dos seus adeptos.

A primeira, seria apresentar candidatos independentes, honestos e competentes a todos os cargos que gerem o futebol. Nunca o fizemos...

A segunda, apresentar ideias concretas para melhorar o estado do nosso futebol... Nunca o fizemos...

A terceira, denunciar eficazmente os actos criminosos.... que lindo seria entrarmos no Estádio do Lyon com uma tarja a dizer "SEMPRE EM FRENTE"

A quarta, não pactuar com as figuras mais sinistras do sistema e com os clubes que a alimentam... enfim...

A quinta, boicotar não os estádios, mas todos os meios de informação que se recusam a denunciar o Sistema.

Não sou ingénuo ao ponto de pensar que estas medidas iriam resolver todos os problemas. Claro que não iam. Mas pelo menos davam-nos a dignidade e a moral (que sinceramente não temos) para atacar com todos os meios o Sistema.

Por fim, entristece-me perceber que este pedido está condenado ao fracasso, e apenas vai aumentar o fosso que nos separa dos clubes menores. Este tipo de medidas não vai atrair ninguém para o nosso lado e só vai perpetuar o anti-benfiquismo que se alastra pelo país de uma forma impressionante.

O que LFV pede agora aos adeptos talvez se justifique. Mas comece ele por dar o exemplo, em vez de pedir aos adeptos para abandonar a sua equipa.

6 comentários:

Diogo disse...

tenho andado um pouco afastado do blog por razoes profissionais, mas este teu post fez-me comentar. em breve, concordo em absoluto.

ja' o disse aqui (e quase fui crucificado por faze=lo, por visitantes nossos) que e' uma ASNEIRA abandonar a equipa. e' anti-desportivo e nao nos traz nada de bom. como adepto nunca deixarei a minha equipa desamparada. como socio, nunca deixarei o meu clube desamparado.

o que LFV tenta fazer com este apelo e', parece-me, uma tentativa de dizer aos clubes mais pequenos "veem, que se nao houver benfica nao tem dinheiro?". com as linguas viperinas nos bastidores e' o mesmo que atirar barro 'a parede. nao e' por ai que se vai. e', como dizes e bem, apresentando alternativas crediveis ao sistema. e' lutar com armas honestas em todos os campos. e' dar chapadas de luva branca.

o apoio a fernando seara e' um bom comeco. mas o seara nao se chega 'a frente sem madail sair. e mesmo que madail saia, ficam la' os CD e CJ escolhidos a dedo pelos tentaculos do polvo. fica um fernando gomes na liga que e' dragao de ouro. fica um vitor pereira na arbitragem que e' um anti-benfiquista primario, lagartixa desde pequeno, que nao tem pudor em admiti-lo.

o abanar do sistema nao se faz por ausencia de publico. faz-se por nao dar ao polvo o que o polvo quer. cancelemos as negociacoes com a sporttv. saiamos da taca da liga. nao comparecamos na dragao se formos apedrejados. vamos pedir a que nao existam comentadores a representar o benfica em certos programas de televisao enquanto o panorama futebolistico nacional se mantiver como esta. mostremos que nao estamos aqui para sermos bombos da festa. isso LFV ainda nao conseguiu fazer.

a meu ver, sao medidas mais radicais e mais eficazes que pedir aos socios e adeptos para nao aparecerem nos jogos fora.

Anónimo disse...

não estar de acordo com o solicitado pelo nsso residente è fazer o jogo e estar do lado dos andrades corruptos.

Anónimo disse...

Faço um apelo aos benfiquistas; Abatam o polvo corrupto. Depois, entao trerao terreno aberto para as suas lutas internas.

Anónimo disse...

A esmagadora maioria dos benfiquistas não sabe nem sonha o que se passa nos bastidores do futebol. Se tivesem consciencia do polvo, estariam todos de acordo com o pedido do nosso Presidente.

Miguel Silva disse...

Chantagem?! Não levar o meu dinheiro para os cofres daqueles que apoiam os corruptos e, cada vez que jogam contra o Benfica fazem o jogo da vida deles, é chantagem?
No meu dinheiro mando eu (pelo menos enquanto o Sócrates não me tirar o resto). Já evitava ver o Benfica no terreno de corruptos antes do presidente pedir o mesmo!
Leiam as declarações do presidente do Arouca... "o Pinto da Costa é amigo do clube"... Pois é... Já vai espumar para a Luz, não é? Chulos não vêm um tostão meu. Morram à fome ou peçam esmola ao "amigo Pinto da Costa"...

Ah, e isto não invalida que o presidente do Benfica tenha cometido erros. Cometeu, e muitos! Mas não é por isso que vou dar dinheiro a ganhar a chulos!

Joao disse...

Caro George "Anonimo" Bush,

Não ir às putas não faz de mim paneleiro. Não concordar com LFV não faz de mim Andrade. Eu sou do Benfica! E actuo em função do que são os interesses do Benfica.

Para mim não é nada claro que seguir o pedido do LFV seja o melhor para o Benfica. Como tenho um cérebro e gosto de usar de vez em quando, uso este blog para discutir com os meus amigos o que eu penso ser o melhor para o Benfica. Não sou presunçoso ao ponto de achar que sei qual é caminho certo (e neste caso não sei mesmo), mas sou suficientemente inteligente para ter aprendido a questionar. E é isso que estou a fazer... a questionar a razoabilidade desta posição.

Se eu gostasse de obedecer sem questionar ia para a tropa. E se todos os Benfiquistas fossem como você o Vale e Azevedo ainda era Presidente do Benfica.



Miguel, concordo inteiramente consigo em relação ao direito que temos de decidir onde gastar o nosso dinheiro. Por norma eu não acompanho a equipa fora porque a minha avozinha ensinou-me a não ir a casa de gente ordinária (muito menos sustentá-los). O irónico desta situação é que eu já sigo o pedido de LFV há muito tempo. No entanto, revolta-me que LFV se ache no direito de fazer este tipo de pedidos aos sócios. E desculpa a minha insistência, mas passar a mensagem que ou os clubes ficam do nosso lado nas eleições ou têm o estádio às moscas é um acto de chantagem primário.