origem
Eusébio +10: Mas memorias

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mas memorias

Hoje, antes do jogo que acabou de acabar, lembrei-me daquela triste epoca em que jogamos contra o PAOK de Atenas para a UEFA. A eliminatoria foi decidida em penalties, e no fim a malta ganhou. Houve pessoal do Benfica a festejar de tal modo que parecia que tinhamos acabado de ganhar a trigesima oitava liga dos campeoes consecutiva.
Hoje empatamos (!!!!!) com o nonagesimo quinto classificado do campeonato alemao, que despediu o trinador ha duas semanas e esta num desastre total. Quase conseguiamos perder a eliminatoria, mas depois num bamburrio qualquer, safou-se a macacada. E parece que houve jogadores que se ajoelharam no chao, no fim do jogo, e que se fez uma festorra.
Iamos perdendo uma eliminatoria contra o Nuremberga, terra famosa pela qualidade das suas salsichas, mas dificilmente pela qualidade da equipa local de futebol.
Contra o Nuremberga. O Nuremberga. Nuremberga. Nuremberga. Nuremberga. Nuremberga.
So me apetece chorar. A serio.

6 comentários:

Diogo disse...

Nuno, bem aparecido. De facto o jogo de hoje so' me da' para estar muito preocupado e muito triste. O apuramento para os 1/8 de final da UEFA foram caidos do ceu mas nao resolveram nada: continuamos a jogar mal, o nosso treinador continua a borrar-se nas calcas a cada jogo e o Luis Filipe continua a ter lugar cativo na equipa.

Nao percebo como e' que alguem que diz, na semana passada, que "a jogar assim la' vao ter problemas", faz as escolhas de casting que o camacho fez: 3 (!!!!) medios defensivos, o Luis Filipe e o esperar que o maestro resolva o jogo. Alguem lhe devia escrever uma carta a explicar que isto e' o Benfica, nao e' o Getafe onde pelos vistos ele tem muitos amigos e que e' uma equipa que ele acha joga muito e que vai ser uma eliminatoria dificil.

Mas estamos parvos?? As unicas equipas a quem ele tem de se comparar sao o Real e o Barca, mais nada! Adiante.

A escolha de elenco foi, sem duvida, um desastre: parecia que jogavamos para o empate e rezavamos para que a bola nao lhes chegasse. Petit e Katsoranis ok. Mas fazer do Maxi e do Assis extremos quando se tem o Adu e o Di Maria no banco, mesmo com toda a inexperiencia, nao percebo. Depois fazer o Cardozo aquecer o banco quando ele esta' mais entrosado que o Makukula... enfim...

Por tudo isto, volto ao meu post anterior: quanto mais tempo e' preciso dar a esta malta? Nao estara' na altura de umas mudancas de elenco a niveis mais elevados?

Anónimo disse...

Tristeza? preocupacao? devem estar a brincar. ainda pensam que estamos nos tempos do Eusebio? ou que e' humilhante eliminar uma equipa ALEMA -- que ate' fez um bom percurso na taca UEFA ate' aqui -- por menos de 5-0 em cada uma das maos. Ate' ja' ouvi supostos "Benfiquistas" dizer que o Nuremberga merecia passar! Mas que ordinarice e' esta? que raio de adeptos sao voces? Ou pensam mesmo que o historial ainda ganha jogos? Acordem!

Assisti, de onde vivo, aos festejos de uma equipa com um largo historial na Europa (se bem que muito menor que o nosso) chamada Anderlecht que pela primeira vez numa dezena de anos chegou tao longe na taca UEFA. Acordem senhores, deviam estar felizes por termos passado.

Diogo disse...

Pedro,
o historial nao ganha, de facto, qualquer jogo. Seja o Benfica, o Real Madrid ou o AC Milan. O que apenas peco aos jogadores que tem a oportunidade de vestir o manto sagrado de darem tudo o que tem e mais um bocadinho para que o Glorioso ganhe.

Nao peco que o Cardozo seja o Eusebio, que o Makukula seja o Torres, que o Di Maria seja o Simoes ou que o Petit seja o Coluna. Alias, nao quero nada disso. Eu quero que eles sejam eles mesmos, que escrevam o seu nome no historial do Benfica pelo que fizeram enquanto estiveram no clube.

Pedir aos jogadores do Benfica para ganhar uma eliminatoria da taca UEFA ao penultimo classificado do campeonato alemao nao e', nem pode ser, pedir muito. Ter uma equipa amorfa a partir dos 30 minutos de jogo, sem conseguir por os alemaes no lugar deles, e' preocupante. Nao ver isso e dizer que temos sorte por termos passado e' ainda mais preocupante. Porque o Benfica, com o Di Maria, o Cardozo, o Rui Costa, o Petit, o Quim, o Katsoranis e o Luisao devia ter arrumado o jogo e a eliminatoria em 10 minutos.

Nuno disse...

Pedro,

sim, o Nuremberga merecia passar. Os outros nao sei, mas eu nao sou suposto, sou mesmo benfiquista. E e' por ser benfiquista que me doi a alma quando fazemos uma festa destas por ganhar a uma equipa de merda. Sim, merda alema, mas nao deixam de ser o Pacos de Ferreira la' do sitio.

Ganhar nao e' humilhante a menos que se faca batota, como certas colectividades gostam. Mas chegar ao estado a que chegamos, em que como dizes tu, e o Camacho, e muito bem, ja nao e' o tempo do Eusebio, e' humilhante. Porque caimos no fundo do poco e a caminhada para a superficie esta a demorar tempo demais e nem sequer parece estar, 'as vezes, na direccao certa.

Eu respeito muito o trabalho do LFV, e espero que ganhe as proximas eleicoes. Prefiro-o a ele a qualquer papagaio tipo Jaime Antunes rodeado de Manueis Alegres e merdekas afins. A culpa nao e' apenas dele, ele teve que tirar isto da lama - expressao dele, e tenho que concordar.

O problema, o problema mesmo a serio, e' que o Benfica era, ate' 1989, um cliente regular das finais europeias. E agora de vez em quando vamos 'a liga dos campeoes, e iamos perdendo com o Nuremberga. Nos ultimos 15 anos, ganhamos um campeonato, e ainda nao percebemos muito bem como. Um!
Tivemos os anos negros do Damasio, tivemos os anos negrissimos do Vale Tudo, tivemos os anos Johny Walker to Vilarinho e do seu amigo Toni. Passaram pelo Benfica centenas de jogadores, metade dos quais completamente inuteis. Contudo, tambem passaram jogadores suficientes para se fazer uma equipa como deve ser. Alias: temos, neste momento, jogadores suficientes para fazer uma equipa como deve ser, excepto para a posicao de extremo-direito e medio box-to-box (desde que o Tiago se foi embora que nao ha', e os extremos parecia que tinhamos muitos porque o Simao parecia conseguir jogar nas duas faixas ao mesmo tempo). Houve jogadores que chegaram, mostraram valor, e foram embora dar resultados a outros clubes. Houve jogadores que nunca mostraram valor (Luis Filipe, Nelo, Tavares, King, Hassan, etc, etc, etc, etc, etc,) e que nao se percebe como foram la' parar. Houve outros que tinham valor mas foram mal aproveitados porque as circunstancias queimaram tudo o que havia para queimar.

Sao estas coisas que me preocupam. Ganhamos ao Nuremberga, yyyyyyyaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!! Somos muita bons. Pelo menos ate' o Getafe nos eliminar, o Braga empatar mais um jogo na luz, perdermos com o lagartanhedo no jogo do ano para eles, perdermos nas antas, e perdermos o terceiro lugar.

Andamos a lutar para o segundo lugar. Achas isto normal?

dezazucr disse...

Se não me engano, depois do jogo com o Paok, calhámos com aquela equipa de vigo de revoltante memória. Temo, pois calhámos novamente com uma equipa espanhola à qual ninguém reconhece nada.

Joao disse...

Nuno, excelente posta. Concordo 100% na análise ao jogo.

Já concordo menos na avaliação ao Presidente. Se é verdade que o LFV fez um excelente trabalho a retirar o benfica da lama, também é verdade que tem feito um péssimo trabalho enquanto gestor da equipa de futebol. Na minha opiniao, o trabalho do LFV esta feito. Agora ou se remete a vendedor de kits e deixa o futebol para quem sabe, ou vai ter que sair... e quanto mais demorar mais pequena sera a porta por onde vai ter de passar.

O Dezazucr leu-me os pensamentos... quando me apercebi que tinhamos pela frente o Getafe só me veio à cabeça Vigo Vigo Vigo. Sinceramente, tenho muito medo que este benfica seja humilhado por qualquer equipa espanhola do meio da tabela.