origem
Eusébio +10

sábado, 25 de fevereiro de 2017

a inutilidade de discutir arbitragens

como sempre, e' moda discutir arbitragens.  ha' ate' macacos amestrados e os seus caes de fila que gostam de ir a talhos ou restaurantes de arbitros para discutir como eles acham que a arbitragem deveria ser.

como o jogo de ontem nao escapou 'a ira dos anti-benfiquistas primarios, mesmo se o benfica marcou 3 golos, apenas um simples ponto:

- se a arbitragem fosse infalivel, o chaves teria ficado a jogar com 10 a partir dos 6 minutos (primeiro erro do arbitro).  ora, diz a logica que se isso tem acontecido:

a) o benfica *poderia* ter marcado antes dos 18 minutos;
b) a jogar com 10 o chaves talvez nao andasse tao arrojado pela area encarnada e o tal penalty aos 49 minutos nao era caso.


mas estes dois pontos tambem poderiam nao ter acontecido.  o que todos os trauliteiros que passam a vida a falar de arbitros e de arbitragens nao percebem e' que se o julgamento in loco dos lances nao fosse subjectivo (e deixo a interpretacao da subjectividade de lado, ja' que entraria por implicacoes de dolo ou nao), o futebol acabava por ser um jogo de playstation em que entradas mais rispidas dao logo expulsao, em que os fora de jogo sao sempre bem tirados, em que o cai-cai martins nao sacaria um penalty por jogo.

o futebol e' apaixonante tambem pelo erro (do arbitro, do treinador, do jogador).  nao fosse assim, nao houvesse erro, o chaves ontem tinha acabado o jogo com 9 jogadores e isso, contra o benfica e o mitrodinamite, seria uma cabazada das antigas.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

aneis e fios

na semana em que LFV andou doido para ver se vendia 2 ou 3 dos aneis do plantel (ate' agora foi so o Guedes, vamos ver o que amanha nos espera), o Benfica foi eliminado da taca da liga pelo Inacio e perdeu hoje em setubal contra o couceiro e esta' a por-se a jeito para entregar o ouro ao bandido.  prioridades...

quanto ao jogo de hoje, so' um pequeno apontamento: equipa para champions, equipa para tetra, nao pode acabar o jogo em desespero.  por muito que queiram dizer que e' a carne do assador e merdas desse genero, uma equipa que acaba o jogo com Zivkovic, Carrillo, Rafa, Jonas, Mitroglou, Jovic, e Luisao na frente, e' porque nao tem ideia do que fazer em campo.  E isso, por muito que queiram mascarar, e' uma afronta ao futebol e ao futebol do Benfica.

Esta' na hora de acordar Rui, ou esse contrato assinado vai ser de muito curta duracao...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

a nudez do rei

e assim de repente, o rei perde a roupa toda.  ando ha' 7 meses evitar escrever sobre o que vou vendo nos jogos do benfica para nao agoirar.  no fim de contas, vamos na frente com uma vantagem algo folgada, e nao ha' necessidade para grande alarido.  mas enfardar 3 golos do moreirense custa.

nao sei qual e' o problema de fundo, mas ha' coisas que nao percebo, e isso e' que me deixa preocupado.

RV e' capaz do melhor e do pior.  Mexeu na equipa bem contra o Boavista, e evitou um grande escandalo (indepedentemente de arbitragens tendenciosas, que nao vale a pena enfatizar).  Mas ontem pareceu ser uma barata tonta, demorando a mexer, e a mexer mal (lesao do Lisandro 'a parte).

Um dos grandes problemas que vejo e' a insistencia (e, quica, a proteccao) em alguns jogadores com rendimento baixo:  Pizzi, Salvio, Luisao, Samaris.  Deste lote, Luisao comeca a ser peso morto na equipa, Pizzi e' jogador para jogar contra o Tondela mas pouco mais, Samaris parece alheado, e Salvio e' cabeca no chao e correr ate' 'a linha.

E' interessante ver como jogadores como Cervi, Zivkovic, Guedes, dao uma profundidade e criatividade muito diferentes ao jogo do Benfica.  Ver o Zivkovic por a bola onde quer, por comparacao com o invariavel balao do Pizzi, e' o mesmo que comparar o Valdo com o Pringle.  Ver Luisao com os bofes de fora... enfim... Depois temos o Salvio, que eu sempre gostei e que acho um jogador fantastico, mas que so' dura 30 minutos no maximo.  Nao porque nao tenha qualidade, parece-me e' que falta pulmao.

O 4-2-3-1 do RV tem espaco para evoluir.  Mas parece-me que a evolucao tem de passar por meter o Andre Horta a 8, o Andre Almeida a 6 (enquanto nao ha' Fejsa), e Jonas a 9 1/2 ou 10.  Depois, dependendo do adversario ou do ritmo, Jimenez ou Mitroglou, com o primeiro a ser jogador para jogo rapido e o segundo para jogo de maior contencao.  Nas alas, Ziv e Franco.  E de uma vez por todas, que se arranje um lateral direito (o Nelson pode ter as loas todas, mas ainda nao me convence -- preferia ter um Panucci a um Marcelo, anyday), e se o Eliseu e' para acabar contrato e deixar ir, porque e' que e' ele a jogar nas vezes do Grimaldo e nao o Hermes que acabamos de contratar.

Do meu sofa parece tudo obvio e facil, e bem sei que o trabalho do Rui vai muito para alem daquilo que eu vejo ao fim de semana e que ha' gestao do plantel para todas as frentes etc.  Mas perder a semi-final da Taca da Liga para o Inacio... foda-se Rui.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

trim the fat

entao e o carrillo, ja' se pode dar um par de patins ao moco?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Nunca te esqueceremos Luis Filipe

Luis Filipe é a cereja em cima do bolo, o crème de la crème, o Emerson dos Emersons, da passagem de Jorge Jesus pelo Benfica.

Um talento futebolístico nascido no reconhecido Palmeiras onde foi sucessivamente emprestado, primeiro ao Bragantino, depois ao Mogi Mirim, ao Boa Esporte, ao Penapolense e ao Criciuma... em nenhum foi capaz de mostrar o seu potencial. Mas Jorge Jesus vê coisas que os meros mortais não veem e achou que iria fazer daquele diamante em bruto um Cafu. E durante umas 3 ou 4 semanas lá andou pelo Seixal até ter sido recambiado para Vera Cruz. "Os melões só se sabe se são bons depois de abrir" afirmou o grande mestre, justificando os 2 milhões de euros que o Benfica dispensou pelo passe, mais os 400 mil euros de ordenado anual. E lá seguiu o diamante por lapidar, onde ao longo de mais dois anos passou pelo Joinville, depois pelo Paysandu, o Rio Claro, e por fim o Oeste.

Entretanto, diz-se que aquele puto muito bom do Valência vai para o Barcelona.... o Cancelo... ganda melão... quem diria....

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Marco Silva

No Hull City, para provar que nao ha' trabalho impossivel quando se tem muita qualidade como ele tem.  Parece que ja' se esqueceram que ele pos o Estoril, que tinha um plantel que devia ter 1/10 do orcamento do Hull, a lutar pelo 4o lugar.

Muito boa sorte Marco.  Que um dia voltes a casa para treinar o meu Benfica.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016

Há um ano e meio escrevemos aqui que a saída de JJ foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica. Alguém hoje dúvida?
2016 foi um ano excepcional. Para além das conquistas e das vitórias, temos o Benfica de novo a ser Benfica. 
Que orgulho!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Raul

E se o Raul afinal até fosse um ponta de lança? Ontem fingiu bem... 

Enormes tri-campeões!!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Monstros invisiveis

De todas as coisas extraordinárias que se passam em torno do Benfica, a que mais me agrada é quase não se falar do Fejsa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

RGS

O Rui Gomes da Silva envergonha-me.
O que ele faz na sua vida privada é-me indiferente. Tanto pode ir para a CMTV como para a Casa dos Segredos. O que ele faz enquanto Vice-Presidente do Benfica é de uma pequenez atroz. 
É claramente um caso de identidade trocada à nascença. Convinha que alguém do lado de lá da segunda circular viesse reclamar o filho perdido ou que o Presidente do SLBenfica o fosse entregar  à instituição de onde o recolheu. 
Se queremos sustentar Benfiquistas que estão encalhados na vida, sugiro que comecemos pelo Isaías. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

milagres so' em fatima

Anda tudo escandalizado porque o Benfica perdeu em Napoles com uma equipa que tem traquejo e que nao anda nisto numa de relax.  A mim nao me surpreendeu nada.  Alias, o que surpreende no Benfica europeu (o Benfica para consumo interno e' diferente) e' chegar aos 1/4 de final da champions para jogar com o Bayern.  Isso acontece de vez em quando e com jogadores com outra estaleca.

Como o Nuno disse, e bem, isto de andar a brincar aos clubes formadores tem destas coisas.  O  Andre' Horta e bom rapaz, tem talento, mas quando lhe aparece um touro 'a frente, esta' bem abelha.  O mesmo se aplica ao Nelson Semedo, ao Jose' Gomes, ate' mesmo ao Grimaldo.  E' que isto de jogar com os putos da B da' para ganhar ao Chaves ou ao Feirense, mas quando a vaca muge e' o deus me valha.

Aliado 'a falta de caparro dita pelo Nuno, esta' o desligar ou o nao ligar de pecas chave.  Julio Cesar nao e' menino e ja' ganhou tudo.  Mas mamar 4 golos do Napoles e' inadmissivel (3, se descontarmos o penalty que e' sempre lotaria).  Nao interessa se sao de bola parada ou bola corrida.  E' muito golo.  E' claro que nao caem sobre ele as culpas todas, porque as falhas de marcacao nos cantos nao sao dele, as faltas infantis nao sao dele, os penaltys nao sao criados por ele.  E ai a culpa tem de cair sobre a rapaziada 'a frente dele.  Mandar o Andre Almeida 'a selva quando o rapaz nao tem ritmo de jogo para jogar num sistema que a equipa nao usa regularmente (claro que treinam diversos sistemas, mas rotinas de jogo sao diferentes em competicao versus treino) e' preocupante.  Carrillo nao trouxe nada, mas Salvio nao anda a trazer nada 'a porradoes de tempo.

Rui Vitoria precisa de fazer reset.  E precisa de, de uma vez por todas, por a jogar os melhores e os mais competentes.  Salvio, Carrillo, Pizzi, Julio Cesar, andam a precisar de uma folga, para recalibrarem os neuronios.

Isto muda com Jonas?  Talvez.  Mas era melhor que comecasse a melhorar sem Jonas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Una notte a Napoli

Pesadelo que não é surpresa para ninguém.
Esta equipa não tem caparro. Estamos a jogar com muitos pezinhos mas cabedal, só o Fejsa e o Mitro. O centro da defesa anda a dar golos de bola parada há 4 ou 5 jogos. O Horta parece um franguinho e joga naquela posição onde o ano passado foi um tractor que apareceu e nos salvou a época.
Vão 4 secas e ainda falta mais de meia-hora. Não vai acabar assim.
É muito bonito por os putos do Seixal no 11 titular, mas é preciso osso do bom para aguentar o barco, que isto não é o campeonato de júniores...

sábado, 10 de setembro de 2016

Agora sem pontas-de-lanca

Grande meia-hora que podia ter deixado o Taralhouca com sete no bucho.
Inacreditável como se falham tantos golos, desta vez bem dentro da grande-área.
Inacreditável como parece haver um buraco no centro da nossa defesa. Jardel já voltou, a ver se o Lisandro volta ao banco depressa para as coisas normalizarem.

E o Rafa, bom... caros sao os que nao prestam. Estou aqui em ansias para ver mais deste menino.

Benfica esmaga.

sábado, 27 de agosto de 2016

Jonas

Espero sinceramente que a chamada de Jonas de volta ao lugar onde pertence nao seja um disparate que venha a resultar numa recaída e na perda do dito cérebro pedal para o resto do campeonato.
Posto isto, que ele saia do banco aos 65 minutos e enfie cinco lá para dentro adicionadas a quatro assistencias para o Mitrogolo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Curtas

Quando um jogador do Benfica diz que fez suficiente para ganhar, claramente não é um jogador do Benfica. Fez a falta que deu origem ao golo.. marcou o penalti à coninhas.. estava todo sorridente no fim do jogo... e depois brinda-nos com estas pérolas.. e tudo por apenas 22 milhões.

Sálvio mostrou aos mais esquecidos que é um fora de série. Podem vender todos os Taliscas e Carrilhos pelos amendoins que derem por eles, mas por favor fiquem com os que já demonstraram que são mesmo bons. Tudo lhe saiu mal e ainda assim foi de longe o melhor.

Lindeloff, corta-me esse cabelo.

Semedo, parece querer ser um clone do Quaresma. Copiou o penteado, a falta de discernimento, a impetuosidade, os centros disparatados... mas às vezes marca grandes golos e o povo adora.

Grimaldo bate na bola como há muito não se via. Por favor, Pizzi, Sálvio e companhia, nas bolas paradas larguem a merda da bola.

A primeira parte do Horta foi algo de extraordinário. A segunda parte do Fejsa foi impressionante. Curiosamente o nosso meio campo voltou a ser inexistente.

Preocupante nisto tudo é que a equipa até tem fio de jogo e parece estar a fazer exactamente o que o treinador lhe pede. Plano A: a bola sai do central para o lateral, que joga colado à linha para o extremo, que por sua vez bombeia para a área; a bola é devolvida e recuperada pelos médios que devolvem ao central; repetir até à exaustão de um lado e do outro do campo de forma inconsequente. Por vezes o adversário faz uma falta ou lança a bola fora, e aí entra o plano B: todos lá para cima e chuto para a molhada. O Plano B tem sido até agora muito mais eficaz que o plano A.



domingo, 21 de agosto de 2016

Merdas

Quem foi a anedota que enfiou dois pontapés nas pernas de um adversário e causa uma falta completamente desnecessária que origina o golo do Setubal?

Arbitragem a lembrar os anos 90. 
Uma personagem a quem só falta o apelido Costa e a vergonha. Um golo sofrido em fora de jogo e mais de 10 faltas escandalosas por assinalar. 

Setubal, grande jogo com as armas de que dispõe. Ou seja, pressão, defesa cerrada, antijogo e complacência de um boi. 

Este Benfica tem tanto de talento como de inofensivo. Tacticamente é incompreensível a vertigem para jogar colado à linha. Enormes Grimaldo, Horta, Fejsa e Salvio. 

Carrilho, como já se esperava, não dá nada de nada à equipa....

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

um banco de luxo ou uma dor de cabeca?

Vamos partir do principio que os jogadores que estao no Benfica nao vao sair, a nao ser os que estao envolvidos no negocio Rafa.  Temos entao:

Potenciais titulares
Ederson
Nelson Lindelof Jardel Grimaldo
Pizzi Horta Fejsa Rafa
Jonas Mitroglou

Banco
Julio
Almeida Luisao Lisandro Eliseu
Salvio Samaris Cervi
Zivkovic Jimenez Carillo

Faltam ainda: Kalaica, Goncalo, Celis, Danilo e outros que ambicionarao alguns minutos (Jovic, Saponjic, Guzzo).

Sem duvida, um plantel recheado de qualidade.  Mas vamos deixar, so' no banco, 60M euros investidos (Salvio, Jimenez, Samaris) e putos como o Zivkovic ou o Cervi que tem rodos de qualidade e futebol?  Isto tem tudo para garantir sucesso e a luta pelo lugar na equipa titular vai ser intensa, mas tambem tem tudo que correr mal.  Quando o Carillo recuperar o forma fisica, quando o Zivkovic marcar golos de bandeira, quando o Jimenez comecar a resolver jogos emperrados, tera' RV capacidade de encostar o Pizzi ou o Mitroglou, por exemplo?

Rafa

Entao, no fim de tanta conta e de tanto bater o pe', avaliamos o Rafa em 18M, mais ou menos?  Esperemos pelo comunicado, mas gostava de saber o que vamos dar para ter uma capa de jornal vistosa.

domingo, 14 de agosto de 2016

Back to basics

Rui, vamos-nos entender:

- ganhar 3 pontos, muito bom. 
- permitir que o Tondela tivesse 5-6 oportunidades escandalosas, muito mau. 
- não criar mais de 2-3 lances de perigo e só marcar de bola parada, muito preocupante. 
- não ter saído de Tondela com o saco cheio, um milagre. 
- manter os médios colados às linhas, sempre a mais de 30 metros uns dos outros, anos 50.
- atacar pelo meio, prioridade. 
- atacar pelas alas, alternativa. 
- Horta, cracalhão.
- Cervi, futebol de rua. 

Entendidos?

sábado, 13 de agosto de 2016

jogo 1

mais:
lindelof, andre, pizzi, fejsa, cervi

muito mais:
grimaldo

menos:
mitroglou