origem
Eusébio +10: A lógica da batata

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A lógica da batata

Isto nao é um post sobre o treinador passado, porque desde que ele saiu nao quero saber onde, quando, como e porque. E nao é um post sobre o treinador presente, porque me parece que nao temos. O que até nao faz grande diferenca, porque como tenho aqui escrito, com o LFV a minar tudo o que permita ao Benfica reerguer-se a sério, até podia vir o Mourinho, o Guardiola e o Klopp, que nao fazia grande diferenca.
Isto é um post sobre o facto de nao jogarmos uma batata podre. Podemos contar trinta remates por jogo, mas se sao todos feitos ali da zona da meia-lua, com seis camones à frente da bola, é pouco provável que de golo. Um dia aqui e outro dia ali, dará. Mas isso nao é estratégia. E despejar barrotes para dentro da área também nao, porque o grande Mats Magnusson já nao joga há muitos anos e até tem uma barriguinha apreciável (eu mantenho a minha em solidariedade) e tanto o Van Bombocas Hoijdoink, ou lá como se escreve, e o Joao Tomás já fecharam a loja, e o Rui Águas está em Cabo Verde. Mas continuem a tentar, a táctica do "pode ser que de" às vezes dá.
Aliás, a continuar nesta do "pode ser que de", ou naquela táctica nova da segunda parte em que jogámos em 3-1-6 (ou, para os mais conservadores, 3-2-5), até se pode vender o Gaitán e o Jonas por bom preco, porque eles assim nao fazem grande falta. Já o Júlio César, agarrem e aumentem-lhe o salário, porque este ano ele vai trabalhar que nunca mais acaba.
Mas fiquei um bocado triste que o jogo nao tivesse mais uma substituicao. Sempre podiamos ver o Nelson (grande máquina, by the way!!) a ser substituido pelo Goncalo Guedes, para podermos jogar em 2-1-7.

Como disse, isto nao é um post sobre o treinador, até eu nao sou adepto de treinadores do SLB, sou adepto do SLB. E quero é ver a equipa a jogar, a jogar convincentemente, e a ganhar. Por isso vou ser optimista e assumir que ainda nao estamos de volta aos anos lindos de 2003 ou mesmo 1997.

P.S.: Nao sei se ele disse ou nao, mas fica aqui registado: para mim, treinador que diga coisas do estilo "temos que levantar a cabeca" é despedido com justa causa em directo.

3 comentários:

João disse...

Pior... Disse que criou oportunidades de golo suficientes para ganhar...
Regredimos 30 anos e voltamos a ter um treinador que troca defesas por avançados Qd precisa de golos.
Grande jogo do Arouca.
Horríveis Mitroglou e Gaitan.
Mais uma grande entrada de Vitor Andrade.
Julio César e mais 10.

Nuno disse...

O Victor Andrade tem ganas e é bom a levar a bola lá para a frente, mas depois insiste em chutar assim que chega perto da grande área, e vai tudo com os porcos. Com um bocado de trabalho, vai ao sítio e faz uma grande ala com o Nelson.

O outro é que veio dizer que ah e tal, a boa batia sempre nos adversários e nunca entrava. É o que costuma acontecer quando se chuta de qualquer maneira porque nao se sabe entrar na área... isto vai ser um ano lixado...

Diogo disse...

E' a tactica 'a Quinito, da carne e dos assadores. Enfim. A pobreza de jogo que o Benfica mostra e' assustadora. Isto na Champions vai ser deprimente. Mitroglou nem para ir aos figos, Pizzi e' confrangedor, Jonas a vir buscar jogo ao primeiro terco do terreno e' de levar lagrimas aos olhos, a entrada de Carcela e' incompreensivel assim como incompreensivel e' a saida de Samaris (bem mais lucido que Pizzi).

Ainda nao se viu um plano para este Benfica. Ja' nem discuto se o 4-4-2 e' apropriado ou nao (continuo a achar que nao e o jogo de ontem reforcou essa ideia...). Mas e' que os 11 maneis que vestem o manto sagrado estao para ali mandados naquela do "vamos la' ver o que isto vai dar". Repare-se que a troca do Victor Andrade (que entrou bem) pelo Ola John foi estranha, mas de certo que a ideia foi "bom, deu resultado antes...". Ola John, de quem nao gosto, estava bem no jogo, ao contrario de Pizzi ou Mitroglou. Faria mais sentido por o holandes na esquerda, Gaitan no meio e Andrade na direita e se, entao, nao corre bem, que se tire o holandes (ou mesmo Gaitan, que ontem se ficou pelos toquezinhos 'a Roger, que sao bonitos mas nao dao em nada). Agora, tirar Eliseu (outro patinho feio e jogador mediano) para por o Carcela que nao trouxe nada senao numero la' para a molhada, tirar o Samaris para mandar la' para dentro mais um armario, e as bolas a serem perdidas no meio do terreno e nao serem transportadas pelos flancos (como seria de pensar, tal era a densidade populacional na area do Arouca), ou a serem rematadas pelo Victor Andrade, enfim...

RV vai ser o nosso Paulo Fonseca, seguro por arames ate' Maio para, depois, LFV aparecer e dizer "a culpa nao e' minha que nao chuto na bola". E assim vai fazendo um bocadinho mais de papel de imitacao rasca e barata do bimbo de contumil.

Do jogo fica que Julio Cesar e' de outro mundo. Pouco mais. Nelson e' bom mas tem erros por inexperiencia (naturais) e Victor Andrade e' racudo. O Lisandro foi dos mais esclarecidos. O Mitroglou continua na sua senda de ser mais um Pringle, e nisso nao me tem desiludido.