origem
Eusébio +10: Maio 2014

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Siqueira

É estupidamente simples: ou aceita um ordenado equivalente ao do Maxi ou nem interessa discutir o valor do passe. 

Quando é que os adeptos vão entender que o que faz mexer o mercado são as folhas salariais e não os valores dos passes?

Para mim Siqueira é passado e espero que encontremos outro lateral tão bom ou melhor que ele com um ordenado que se enquadre na realidade do Benfica antes do final de Junho. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jogador do Ano 2013/14

Inequivocamente, Luisão!!!

Se fosse uns anos mais novo Luisão andaria nas bocas do mundo: seria convocado para o Mundial, seria umas das transferências record deste defeso, e estaria em todos os 11s das melhores equipas da Europa que os jornalistas se entretêm a fazer por esta altura.

Do ponto de vista técnico, Luisão fez uma época absolutamente brutal. Foi um muro no centro da defesa e fez sobressair ao seu lado outro senhor jogador (esse, por ser mais novo e mundialista, vai ter mesmo de sair), formando os dois uma das melhores duplas de centrais do mundo (quantas mais haverá desta qualidade?).

Luisão fez um número de jogos record, passou ao lado das rotatividades e esteve sempre em alta rotação. Não se poupou às piscinas dum lado ao outro do campo e marcou (marcaram) muitos golos importantíssimos neste final de época.

Tacticamente, Luisão é hoje uma extensão de Jesus no campo. Não comete um erro e toda a linha defensiva joga ao toque da sua batuta.

Luisão foi um verdadeiro líder. Começou a época mal, como todos os outros, e disse coisas que jamais poderia dizer. Mas teve o mérito de unir os jogadores à sua volta, contra tudo e contra todos, mesmo contra nós. Acabou em grande, com um discurso humilde e ainda assim ambicioso.

Todos os anos por esta altura, Luisão faz a rábula do "vamos ver o que vai acontecer", chorando mais uma renovação de contrato. Este ano, não só não o fez, como promete acabar a sua carreira de manto sagrado vestido. Vale o que vale neste mundo da bola... Mas Luisão este ano merecia mesmo a renovação do contrato... não por causa de qualquer ameaça, mas porque fez dentro do campo para o merecer.

Luisão ganhou este ano o estatuto de glória.
O seu nome não ficará apenas nos livros como mais um numa época cinzenta.
Luisão contribuiu para engrandecer o nome do Benfica, e isso nós não esquecemos.

Para mim ele personifica o talento e a ambição.
É um campeão.
É a figura maior do Benfica 2013/14.

sábado, 24 de maio de 2014

Mais vale cair em graça do que ser engraçado

Se David Luiz vale 60 milhões, Garay vale 600...

É daqueles jogadores que impressiona, pelo cabelo e pela entrega, mas como defesa está a anos-luz dos melhores do mundo...

Mourinho conseguiu o que queria... empurrou-o para o meio campo porque não suportava vê-lo na defesa, e conseguiu que um árabe o levasse por uma fortuna colossal...

David Luiz será sempre um dos nossos... e contamos com ele para espalhar Benfiquismo por muitas capitais europeias... mas como jogador, aposto que Mourinho partilha da minha opinião e está agora a esfregar as mãos de contente...

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pena

Apesar do EXCELENTE trabalho que Jorge Jesus tem feito no Benfica, não posso deixar de sentir uma enorme tristeza ao ver Marco Silva assinar por 4 anos pelos lagartos....

Espero estar enganado, mas o tipo não só parece ser um treinador muito competente, como um grande homem.
 
Muitos 2º lugares é o que eu lhe desejo....

terça-feira, 20 de maio de 2014

ja' agora...

Parece que daqui a dias a seleccao do Mendes vai para o Brasil.  (mesmo que o Ricardo, do Ontem, ache que e' muito Mexico 86 discutir escolhas de PB, nao percebo como se leva Meireles em vez de Tiago, para dar um exemplo...)

A danca, parte 2

Depois do plantel, a equipa tecnica.  Aqui jaz o possivel sucesso de 14/15. 

Ja' sabemos o que JJ "gasta".  4-4-2 em losango, muitos berros para toda a malta, mas, com o passar dos anos, um futebol mais matreiro, mais cinico, mais eficaz.  Um futebol mais... italiano? 

Conte estara' de saida da Juventus, poleiro para o qual JJ estara' mais do que indicado.  E porque Italia?  Porque JJ em Inglaterra nao se daria bem (nem ponho em causa a lingua, mas sim a personalidade), os francius nao nos gramam e em Espanha... bom, seria outra possibilidade, mas nao ha' equipas com ambicao suficiente para JJ com o lugar vago.

A outra hipotese seria o Milan, onde JJ e Berlusconi se entenderiam 'as mil maravilhas.  A instabilidade milanesa poderia ser um belo cartaz para convencer JJ: "Veni, vidi, correggere, vici".


Se JJ saisse, teriamos um mitico "twofer" como se diz por aqui:  1) um novo treinador com novas ideias e 2) a oportunidade de estabelecer um novo estilo de jogo no Benfica, mais "miolado", mantendo o cinismo.  O meu preferido passaria por MS (sim, pode ser overrated, mas o que fez em 2 epocas no Estoril e' de se tirar o chapeu), que nao teria de aprender o que e' jogar em Pacos de Ferreira ou no Algarve (em termos de condicoes de "jogo") e sabe como sao venenosos os ataques vindos de norte.  Nao sendo possivel, e olhando para o panorama andradiano do resto dos treinadores da 1a divisao, teriamos de buscar fora, onde Pellegrini (tera' os dias contados?) ou Terim (muito velho?) seriam interessantes.  Mas teriam o seu periodo de adaptacao.

Com isto tudo, e mesmo nao podendo com a personalidade do homem, acho que JJ continua a ser o homem para o que ai vem.  Nao gosto ca' da ideia de "Ferguson do Benfica" (ate' porque Ferguson tem um palmares inantigivel por JJ, a meu ver), mas 'a falta de melhor, com mais ou menos casmurrice, tem de se dar a mao 'a palmatoria e admitir que, sim, ele sabe disto.


Que comece a danca

Depois de uma epoca gloriosa, os nossos bravos merecem as ferias.  Jogadores e equipa tecnica, aproveitem bem o descanso que para o ano ha' que continuar nesta senda de vitorias.

Mal o apitador de servico no Domingo apitou para o comecar da festa, comecaram logo a surgir boatos em jeito de certeza, certezas em jeito de incognitas, e incognitas que passaram a factos, sobre para onde iriam os nossos rapazes, ja' que o Benfica nao poderia manter tal plantel.

Sem sequer ter vontade de entrar por ai, ha' que pensar no que se pode passar durante este periodo natalicio de Verao.  A ver:

- Andre Gomes e Rodrigo ja' foram vendidos.  A especulacao de para onde irao nao tem que trazer 'a baila o Benfica, visto que nos nao teremos palavra no seu futuro, a nao ser que quem os comprou os queira a rodar connosco por mais algum tempo (o que, admito, teria de ser visto com bons olhos).  Os mais provavel e' irem parar ao Valencia.

- Cardozo, depois de tantos golos e tantas epocas de manto sagrado vestido, perfila-se como candidato a saida.  Um erro, na minha opiniao, mas talvez aconteca mesmo.  Ja' na casa dos 30, pode estar perto da porta de saida ja' que nunca foi de lamber o cu.  Uma epoca em menos evidencia po-lo a jeito.  Mesmo saindo Rodrigo, penso que Cardozo tambem saira'.

- Garay deve estar de malas feitas.  Independentemente de onda possa parar, nao estou a ver o Benfica a ser capaz de competir, a niveis salariais, com as equipas mais endinheiradas da Europa.  Nem me admiraria se o Real o quisesse de volta (pensando em quem eles tem como central, e sendo Garay metade deles, e' de bradar aos ceus se eles nao se mexerem nesse sentido...)

- Outro com "selo" deve ser Enzo.  Para enorme pena minha.  O nosso motorzinho, trazido 'a vida por JJ (ou, potenciado, como o proprio gosta de dizer) pode ser o maior rombo nas nossas aspiracoes de 2014/2015.  Aliada 'a possivel saida de Gomes, sao 66% dos nossos 8 (e estou a incluir Amorim neste lote).  O Bernardo Silva pode ser trabalhado para o lugar, mas pode ainda ser verde para todas as competicoes que vamos ter. E um 8 como Enzo (tipo... Tiago) nao e' barato.   Se sair, menos de 50 milhoes e' asneira.

- Gaitan vai voltar a ser o pao nosso da imprensa, sem ir a lado nenhum.  Para ser muito sincero, nao estou a ver Gaitan a vingar numa equipa com Van Gaal ou com Mourinho, e menos com Ancelloti.  Como o Barca esta' recheado de Gaitans, como o City nao deve andar 'a procura e o PSG tem um puto brasileiro de qualidade, so' mesmo por grande aperto financeiro vejo o Gaitan sair, seguindo o caminho de Witsel para um clube russo sem dimensao europeia.  O que, para a classe de Gaitan, e' um tremendo passo atras (como foi para Witsel).  Prevejo que fique.

- Nao vejo nenhum dos servios sair.  Nem mesmo Markovic.


Dos restantes (menos mediaticos), nao vejo muitas mexidas.  Entendo a provavel saida de Artur (Oblak tem de ser o nosso guarda redes para os proximos 10 anos!!), Maxi nao sai, Luisao e' para ficar.  Amorim e' jogador da casa e Lima, embora goleador, nao e' atractivo para ligas mais atractivas.  Resta Salvio, que e' craque, mas nao devera' sair.  O que deixa o plantel com lacunas.  Vamos entao a "entradas" (ou "ficadas", em 2 casos):

- Siqueira e Silvio tem de ser para comprar.  E' imperativo manter 1) o melhor lateral esquerdo desde Leo e 2) um fantastico lateral portugues que faz as duas alas bem.  Juntos custam 20 milhoes?  Eu dou uma perninha (para alem das quotas que ja' pago)!

- Saindo Enzo e Gomes, precisamos de um 8.  Tiago ja' esta' a ficar velho, o Manuel Fernandes e' um coninhas, e o Chelsea nao se quer ver livre de Matic ou Hazard.  Mas talvez o Real empreste Xabi Alonso.  Porra, um gajo pode sonhar.   Mais realista:  um 8 de qualidade, com o Bernardo Silva a entrar durante a epoca.

- A saida de Rodrigo (e Cardozo?) implica a entrada de um avancado movel.  Temos 1 que esteve emprestado, e' tuga, e conhece o treinador.  E' so' preciso que este aposte nele...

- Se sai Gaitan, Ivan na esquerda, Salvio na direita, Marko na frente ao lado do gajo do ponto acima (ou mesmo do Lima).

- Apostaria num 10, mas JJ nao.  Por isso, remete-se o BS para a B ate' ter rotinas de 8 (ver ponto acima). 

- Joao Cancelo e' bom, mas e' muito puto.  1 epoca a rodar?


Ficam a faltar os "emprestadados" que dificilmente vao calcar (e sim, inclui o Ola John).  Isso fica para outras nupcias.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Competência

Uma dúzia de escandalosas oportunidades desperdiçadas, 2 ou 3 penaltis roubados, incapacidade de controlar o jogo, e mais lesões. Houve ambição e muita incompetência por parte de vários intervenientes. Justiça é que faltou... E talento também...

Alguém me sabe dizer o que fazem os árbitros assistentes nos penalties? Pareceu me que estavam em boa posição para ver que o Beto estava em cima da linha da pequena área quando o Cardozo bateu o penalti......

a Taça

Normalmente peço-vos apenas para me encherem de orgulho.
Desta vez, de orgulho já estou cheio.
Esta época, e a passada também, foi das mais gloriosas que me lembro de viver.
Por isso esqueçam lá as vitórias morais.
Pode ser um auto-golo fantasma em fora de jogo com a mão depois da hora... tanto me faz... mas ganhem o jogo... Turim ficaria linda e aposto que o pobre do Marquês sente-se tão só lá em cima o ano inteiro com a merda daquele leão...

Que mal Benfica....

Ver a parada de "vedetas" que vai à borla ver a Final da Liga Europa no avião fretado pela direcção do Benfica é de deixar qualquer um de rastos.

Depois da loucura que foi a corrida aos bilhetes, o amadorismo e a falta de respeito com que foram tratados os adeptos que tanto queriam ir a Turim, ainda temos de ver esta nojice completa que é um avião infiltrado de paineleiros, traidores, corruptos e mentecaptos... convidados da estirpe do Miguel ou do Kennedy, mais uma mão cheia de presidentes de clubes que tanto nos querem mal... tudo a enfardar croquetes à borla, viagem e jogo, cortesia de LFV... em nome de quê?

Parece que convidaram todos os presidentes de clubes da 1ª e 2ª Liga, menos o PdC... fizeram mal...  Com tanta merda que lá está, mas valia terem levado o peidoso também...

Do mal o menos, alguém se deve ter enganado e convidou o Mozer, o Ricardo, o Chalana, o Paneira e o Petit.... Apontem-lhes às rótulas camaradas... Confio em vocês....

Desejo para Turim

que facamos justica à nossa História.
E viva o Benfica.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Um sonho

Tenho um sonho...
Não, não é ganhar a Liga Europa...
Nem sequer conquistar a dobradinha, o triplete, ou o poker...
O meu sonho é muito mais ambicioso.
Por isso não passa de um sonho.
O meu sonho é ver o Benfica a conquistar 3 pontos na 1ª jornada do Campeonato 2014/15.
Eu sei que sou louco.
Todos os sonhadores o são.
Mas eu era gajo para escalar o Marquês e pintar o leão de encarnado se conseguíssemos ganhar o próximo jogo do campeonato.

sábado, 10 de maio de 2014

valeu tudo

ao Benfica, valeu:

- ver que o Bernardo e o Djuricic tem futebol nos pes;
- ver que o Andre Almeida e' para manter;
- ver que o Lindelof, de tao feio que e', devia jogar sempre, para meter medo aos adversarios;
- ver cartoes por tudo e por nada


aos andrades valeu:
- cruzamentos com a bola fora
- encostos ao arbitro
- agressoes do danilo e do alex sandro (como e' que acabaram  o jogo e' um misterio)
- penalty inventado da praxe
- e deu para ver que sao uma merda: nem contra as 3as opcoes do Benfica, com jogadores que pouco jogaram juntos durante a epoca, conseguiram impor o jogo em casa deles...


VIVA O BENFICA!!!

Parabens pelo excelente campeonato!!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Luisão

A época que o Luisão está a fazer, não só do ponto de vista técnico, táctico e físico, mas também como líder, e como exemplo de ambição, sacrifício e humanismo, é simplesmente indescritível.

Se pela sua longevidade será sempre uma referência na história do Benfica, pelo que fez esta época, entrou definitivamente na galeria das nossas maiores glórias.

Parafraseando RAP, o que Luisão fez esta época, "honra tanto a camisola como ela o honra a ele".

Obrigado Luisão.

Honra aos vencidos e aos vencedores

Ganhar sem espinhas, a mostrar quem somos, e depois honrar os vencidos, a mostrar mesmo quem somos.
Benfica, tinha saudades tuas. Welcome back. Nao tenhas pressa de partir.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Michel

Acabo de ver um video do jogo de despedida do grandenorme Michel Preud'homme, substituído por um pino com nome de doenca.

Vi o jogo na Luz, na velhinha Luz, e lembro-me da aura de desgraca que pairou pelo estádio ao primeiro frangorro da coisa. (Sim, foi logo no jogo de estreia, para nao haver dúvidas)

Ver aquela equipa do Benfica, recheada de sucata, até me faz doer a alma.

Vou ali vomitar.

terça-feira, 6 de maio de 2014

VADE RETRO!!!!

A propósito disto, se o Benfica não emite 500 comunicados nas próximas 2 horas a desmentir categoricamente tal cavalidade, amanhã de manhã vou-me imolar agarrado à estátua do Eusébio.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ai orelhas......

Há muitas razões pelas quais jamais votei (ou votarei) em LFV. Bastou ver o video de (auto)promoção da campanha Sócio Zero Euros para me recordar de muitas delas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

cerrar fileiras

A epoca esta' a ser de sonho.  Faltam 5 finais.  Todas de elevado risco.  Como se diz por estes lados:

"Keep your head high, hunker down and get to work."

A epoca acaba a 18 de Maio.  Vamos fazer desta epoca a coisa mais fenomenal.  Depois logo se pensa em quem fica, quem vai, quem renova, quem volta.

VIVA O BENFICA!!!

PS: O Antonio Conte, o Pirlo, o ingles do apito, o Platini, o Maradona e mais toda a cambada que andava 'a espera que o BENFICA se vergasse perante corruptos, levou uma licao.  O Garay so' nao continuou porque ja' nao haviam mais mascaras.   O Salvio ate' com gesso no braco joga.  O Ruben Amorim pos-se um anao de 2 metros.  O Maxi so' nao mordeu o Asamoah porque nao o deixaram.  O Oblak fez a baliza ficar do tamanho da baliza do hoquei.  Fomos enormes.  Fomos SPORT LISBOA E BENFICA.  Nao tinham medo, mas tambem nao meteram medo nenhum.   

Mérito

Mérito a quem o merece. 

Noutros relvados, Eusebio e Coluna não demoraram a impor o seu talento e repuseram a ordem natural das coisas. Os deuses do futebol voltaram a estar do lado dos bons. 

Que orgulho Benfica. 
Que orgulho tão grande. 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Com um orgulho muito seu

As camisolas berrantes.

Quanto orgulho, meus herois. Quanto orgulho.

Pirlo

Pirlo, Andrea Pirlo, o meu poeta pedal. Continuas a ser o meu poeta pedal. Mas calado tambem es um poeta.

QUE EQUIPORRA DO CAMANDRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBRIGADO, MEUS HEROIS. OBRIGADO.

o equivoco de conte

Em jeito de antevisao do jogo de mais logo, e como que querendo fazer esquecer os comentarios de ha' uma semana, Antonio Conte vem dizer que o Benfica e' a Juventus de Portugal.

Deixe-me que o corrija, To'.  A Juventus foi condenada de corrupcao e foi para 'a serie B, por resultados combinados.  O Benfica nunca foi condenado de nada.  A Juventus tem um equipamento 'as riscas, a 2 tons.  O do Benfica e' so' uma cor.  A Juventus gosta de jogar nos bastidores.  O Benfica nao o faz.

Com estes 3 reparos apenas, diria que o CRAC e' que e' a Juventus de Portugal...

E caso ele nao tenha visto, o CRAC foi despachado pelo Benfica, mesmo estando nos a jogar com 10 durante 2 horas.  Naquela da amizade...


'Bora la' Benfica, vamos mostrar a corruptores e a corrompidos (monsieur Platini...) de que fibra somos feitos.