origem
Eusébio +10: Agosto 2012

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

negocios para eleicao

estamos a 2h de terminar o prazo de transferencias e parece que as movimentacoes do benfica estao feitas (salvo um 11th hour bid por jogadores como witsel ou cardozo).  olhando para quem fica e quem sai, isto parecem negocios tirados de um jogo de Football Manager por um puto de 15 anos.  

ha' muitas coisas que me escapam, mas a ver se ha' quem explique:

Javi? Nolito? Djaniny? Michel? Lima? Silvio?

para nao me alongar muito:

- javi e' insubstituivel, ainda para mais no ultimo dia de transferencias;

- nolito tem mais futebol numa unha do dedo mindinho do pe' direito que qualquer ola john ou gaitan;

- djaniny tem 21 anos, lima tem 29 -- vamos so' comprar lima para que nao nos possa marcar golos?  ou vamos jogar com 2 avancados agora que nao temos javi?  ou melhor ainda, com 4 avancados, para que rodrigo e salvio se valorizem?  para nem sequer falar na dispensa do nelson oliveira.

- michel foi contratado para que, para ajudar a fazer a feijoada brasileira nos estagios?

- silvio e' um bom regresso, mas nao nos queiram vender a ideia de que e' o lateral esquerdo que vai dominar, porque a posicao natural dele e' a lateral direito.


estas contratacoes em cima do joelho sao incompreensiveis.  ou melhor, percebem-se: ha' muito dinheiro a rodar e alguem tem de ganhar com isso...  mas e' bom saber que vamos jogar num 4-0-1-2-3.  vai ser de arromba!  cuidado barcelona, ai vem o tiki-taka sem medios, que isso e' para os fracos.

Sexta-feira negra

Obrigado, grande Javi!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jasus

Acabou de sair o Barça...
O Jasus não tinha uma erecção assim desde os seus 19 anos....




desafiando a sorte

para hoje, as minhas escolhas (desportiva e financeira):

desportiva:
arsenal
benfica
anderlecht
cluj

financeira:
barcelona
benfica
juventus
dortmun

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

quarteto

cardozo, rodrigo, michel e kardec.  dos quais cardozo nao esta' certo. 

viva o mestre da tactica e a visao empresarial do rei-sol!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Shoot me in the head


Tanto Benfica na equipa B

Sigo com cada vez mais entusiasmo o percurso da nossa equipa B!!!
E se as minhas expectativas já eram altas, confesso que estou agradavelmente surpreendido com o que tenho visto: talento, ambição, orgulho, alegria. Sente-se o espírito e a mística do Benfica naquele grupo de jovens. E ao preço a que estão os bilhetes, não tenho dúvidas que cada vez serão mais os Benfiquistas a preferir seguir esta equipa e a acarinhar estes rapazes como eles tão merecem.

PS - Miguel Rosa é um diamante, daqueles bem grandes e já lapidados. Tem lugar de caras em qualquer equipa da primeira Liga. Só por azar logo foi cair no único clube onde o treinador da equipa principal acha que os médios centros são uma futilidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ilusões

Os incautos acreditam que regressou o rolo compressor, e que o Melgarejo ainda vai ser/render mais que o Coentrão.

Mas enquanto o modelo táctico for este (e é), andaremos de goleada em goleada até à derrocada final:

Ontem o rei da bazófia voltou a encher o ego... mas vai nú, cada vez mais nú... e continua a mascar de boca aberta...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

negocios sem sentido

ja' aqui expressei a minha admiracao por saviola, um jogador que acho anda a ser mal aproveitado pelo mestre da tactica.  parece que o benfica o quer libertar.  tenho que me adaptar a essa realidade.  no entanto, nao percebo o negocio que possa estar a ser feito.  senao vejamos:

- saviola recebe 1,5 milhoes de euros por epoca.  caro para um jogador que nao joga (again, mal aproveitado e que pouco ou nunca se lesionou -- ao contrario daqueles que mesmo sem treinar se aleijam --, mas adiante).  por isso, e' natural que o benfica queira aliviar a folha salarial.  tudo bem.

- saviola tem uma clausula de rescisao de 20 milhoes de euros.  comprado por 5, reaver esse dinheiro era o minimo exigido.

- eliseu nao vale os calcoes que veste, mas o benfica tratou logo de oferecer 3 milhoes por ele.  incrivel como se oferece este valor por um jogador banal no *malaga* e apenas se oferece 700 mil euros por um jogador que viria da *juventus*.  mesmo nao sendo titular, a exigencia de ziegler na juventus ha-de ser muito maior que a de eliseu no malaga, mas adiante.

- eliseu ja' jogou na presente edicao das competicoes europeias.  ziegler nao.  no entanto o escolhido e' eliseu.

- saviola foi oferecido A CUSTO ZERO ao malaga para se ter eliseu.


este negocio, so' com o que tem sido ventilado na imprensa, e' tudo MENOS benefico para o benfica.  compramos um lateral esquerdo mediano por uma exorbitancia e o jogador nem pode jogar na europa (a menos que esteja enganado), desperdicamos um dos melhores avancados (com mais cultura tactica, mais talento, mais flair...) que alguma vez passaram pelo benfica, e fica tudo contente e de bolso cheio.  em janeiro quero ver qual e' o lateral esquerdo que vamos comprar para substituir o eliseu...



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

os B que sao A

hoje, finalmente, em dia de jogo dos B, pude entao ver o resumo do jogo da equipa B contra o feirense.  foi so' um resumo (obrigado 'a malta do blog RedPass por terem la' o video), mas deu para ver que, em termos de qualidade, temos la' uma mao cheia (ou duas) de miudos que sao craques.  o ivan cavaleiro pareceu-me um bom avancado centro, rapido e movel, e as alas pareceram funcionar bem.  nao deu para ver bem qual e' o modelo de jogo implementado mas, a julgar pelas palavras do norton de matos, deve ser semelhante ao da equipa principal.  os golos sofridos pareceram ser por inexperiencia e falta de agressividade nos 2 lances.

o mika tem MUITO potencial.  o rapaz e' bom.

que pena tenho de nao poder ver mais desta equipa...

domingo, 19 de agosto de 2012

bla bla bla e o Miguel Rosa

Cronica do jogo: leiam qualquer uma escrita nos últimos 3 anos e não fugirá muito à verdade: carradas de talento, alguma ambição, tiros nos pés quanto baste, pouco discernimento, alguma intranquilidade, zero fio de jogo e um jackpot de substituições absurdas.

Enquanto a blogosfera se entretém a desfazer a infeliz aposta em Melgarejo (que apenas faz o que pode e sabe), eu prefiro dar destaque ao completo desnorte táctico em que Jesus continua a insistir. Contra o meio campo fortíssimo do Braga, Javi jogou bem encostadinho atrás e Witsel lutou completamente sozinho contra 2 e 3 adversários. Bruno César voltou a ser uma completa nulidade encostado à esquerda, onde pouco ataca e menos defende (pareceu-me que ele acabou a primeira parte com 2.5 kms percorridos, o que a ser verdade é um escândalo), e Sálvio (mesmo tendo feito um excelente jogo) esteve longuíssimo do centro do terreno. É repetitivo estar a dizer isto semana após semana, anos após ano, mas muito mais grave que a aposta em Melgarejo, é esta insanidade do WM, com a equipa completamente partida ao meio, onde 4 defendem e 4 atacam e os outros nem sabem bem o que estão a fazer. Nos últimos 20 minutos, com um homem a mais e com o momento necessário para dar a volta ao jogo, a equipa foi completamente inconsequente. E fica o aviso: sem Witsel este Benfica é cilindrado pelo Braga.

O actual plantel tem tudo para resultar em 4x3x3 (ou no 4x2x3x1 que tão bem funcionou na pré-época). Um tridente ofensivo com Nolito (ou Melgarejo), Rodrigo (ou Cardozo) e Sálvio (ou Enzo Perez), e com Javi, Witsel e Aimar bem juntos no centro do meio campo, a equipa ficaria infinitamente mais consistente.

Deprimente os benfiquistas-verdadeiros que aproveitaram a visita à Vieirolândia para assobiar os nossos jogadores. Só tiram as palas da cara para assobiar o primeiro que falha um passe. Quando vão entender que é na tribuna que está o responsável pela mediocridade que se vê no campo?

PS - Na equipa B (mais um bom jogo) está um menino que tem lugar de caras no meio campo da equipa principal. Joga 10 vezes mais que o Bruno Cesar, gosta 1000 vezes mais do Benfica, e deve ganhar bem menos de metade... tem o defeito de ser Português e não consta que pertença a nenhum fundo de investimento.

pe'-coxinho

isto nao foi arranque de pe' esquerdo.  isto foi um arranque de pe'-coxinho.  no seguimento do "brilhante" fim de epoca de 2011/2012, entramos sem fio de jogo, sem saber o que fazer 'a bola, com jogadores em sub-rendimento, com uma sensacao de que a bola queima nos pes. 

o plantel do benfica e' infinitamente superior ao plantel dos andrades b.  mas por estupidez do mestre da tactica (chamar de teimosia e' ser brando a este ponto) deitamos 2 pontos 'a rua.  ser casmurro e fanfarrao da' nisto:  melgarejo e' uma nodoa a defender (um auto-golo e um erro crasso no segundo deles), rodrigo nao fez pre-epoca e foi titular, witsel jogou desapoiado quando carlos martins viu do banco, bruno cesar nao foi aimar, aimar nao pode ser mandado para um jogo quando vem de uma lesao que foi contraida no primeiro jogo da pre-epoca.  foi erro atras de erro.  jogar numa especie de 4-4-2 quando se sabia que o braga vinha jogar para o empate e povoar o meio campo da' nestas coisas.

faltam 29 jogos.  2 pontos ja' foram ao ar.  vamos ver quantos mais serao precisos perder ate' se dar guia de marcha ao mestre da tactica ou se as eleicoes vao ser mais importantes.


BENFICA  SEMPRE!!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

o seu a seu dono

Luis Filipe Vieira deu um murro na mesa.  Aparte de tudo, gostei.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

os louros

se mais sinais fossem precisos para mostrar que o actual presidente do Benfica e' popularucho e nao se preocupa muito em defender os mais simples direitos do clube, fazendo o clube ser respeitado em todas as instancias, passa pela sua completa ausencia dos meios sociais e/ou legais no "episodio" que se passou com o apitador de servico no jogo do ultimo sabado na alemanha.

luisao tentou fazer o que lhe competia (defender a equipa) quando o sub-capitao e o carlos martins trocavam ideias com o alemao.  ao faze-lo, as coisas descambaram (teatro ou nao, um capitao de equipa -- e um sub-capitao -- tem de respeitar as decisoes do arbitro, sejam ou nao correctas, e a base do "encosto" nao e' digna de jogadores do Benfica.)

a imprensa adorou todo o "circo", pedindo opinioes a quem nao tem base para as sustentar (andrades e lagartos bem podem meter o rabinho entre as pernas porque de encontroes a arbitros ou coaccao de bandeirinhas percebem bem eles.)  luisao desculpou o acto, jogadores presentes e ausentes desculparam luisao.  claro que o estratega mor, o tal que e' doutorado em tacticas e futebol, achou tudo ridiculo, rindo-se da situacao dentro e fora das 4 linhas, com mais ou menos imprensa de roda.  o lagarto que agora se senta no banco (o antonio), essa autentica carraca que ja' de tudo disse do benfica mas que vieira achou por bem trazer para o clube, mandou 2 bacoradas ca' para fora ainda antes de chegar a lisboa.

no meio disto tudo, queixas vao para fifa, para a uefa, para esta amostra de federacao de futebol (ou do que dele resta) de portugal, e mais tinta corre pelos jornais, com os jornaleiros contentes e fazendo 1as paginas de um "nao-evento".

tudo esperado, no fim.  o que nao esperava era que o rei-sol, o ilustre lider, nao dissesse UMA palavra.  nao se chegasse 'a frente e dissesse, ao presidente do Fortuna Dusseldorf, "Calma amigo, porque esta' a falar do Benfica."  nao se chegasse ao pe' do Luisao e dissesse "Nao estiveste bem.  Nao e' assim que nos comportamos em jogos de futebol quando tens o manto sagrado vestido."  Nao chamasse a equipa tecnica e a carraca ao escritorio e nao mandasse um berro a dizer "Se vos apanho a rir, por razao que seja, quando as coisas sao graves, a carta de despedimento segue no mesmo instante."

o rei-sol anda preocupado, isso sim, e' com as eleicoes.  toca de inaugurar casas, contratar o Salvio, justificar a venda de Witsel, fazer negocios com o River Plate.  o que interessa e' nao fazer ondas e achar que dispensar o Mora para ficar com o Kardec e' que faz sentido.  e' nao perguntar o porque da adaptacao de Melgarejo 'a lateral quando se assinou o jogador indicado pelo iluminado.  importante mesmo e' nem sequer pensar, ver, ouvir ou ligar ao Benfica, futebol ou modalidade, porque o tempo e' de eleicoes e ha' que converter mais uns quantos socios ou adeptos que garantam votos ou musculo para o dia das eleicoes.

eu ja' nem quero saber se o lateral esquerdo chega hoje, amanha, ou so' quando o Witsel sair.  e comeco a encarar com naturalidade o facto de cardozo,saviola, aimar, javi, garay estarem todos na calha para seguirem o belga mais depressa do que possamos pensar.  o que me preocupa mesmo e' que lfv vai ganhar as eleicoes outra vez de forma (mais uma vez) pouco democratica, que o acordo com os oliveirinhas esta' alinhavado e que a direccao continua a ser composta de lagartos e andrades.  mas viva o rei-sol.  porque defender o benfica e' secundario, quando ha' tanto dinheiro que e' movimento em nome do clube que o clube nunca ve...

UMA palavra.  era so' isso.  mas quando ganharmos 7-0 ao carcavelinhos, la' estara' ele, para colher os louros e prometer mundos e fundos.  isso, meu caro, nao e' ser presidente do Sport Lisboa e Benfica.

domingo, 12 de agosto de 2012

Até tu Luisão?

O que aconteceu na Alemanha é de uma gravidade extrema... Pior do que isso, é triste, muitissimo triste.... Onde andas tu Benfica?

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Lindo

Os autores disto deviam ter como recompensa o direito a partir o Mural dos Fundadores (ou lá como se chama aquela merda que o Orelhas levantou para fazer sombra à estátua do Eusébio) à biqueirada.


Parabéns rapazes. Está lindo. Viva o Benfica!

As borlas

Nao, claro que não renovei o meu RedPass. E não sou nem mais nem menos Benfiquista do que os que o fizeram. Tenho inúmeras razões para tal decisão... basicamente, porque me envergonha a intrujice e o mercantilismo do que há de mais sagrado, porque não aceito que um plantel seja construído numa perspectiva de valorizar activos, porque não consigo olhar para um treinador que nem falar sabe, e porque não me revejo num presidente que usa o Benfica unicamente em defesa dos seus interesses pessoais.

Saúdo o turbilhão em que está a blogosfera, onde posts como este, me dão esperança que o actual status quo está a chegar ao fim, e com ele esta nefasta dinastia.

Ser um carneiro não faz parte do DNA Benfiquista. Eu serei sempre sócio do Benfica, apoiarei as modalidades e a formação, e estou com muitas expectativas para acompanhar entusiasticamente a Equipa B. Mas para ver os Gaitans e os Eliseus, usarei os bilhetes da CGD e da PT que tantas vezes me oferecem e eu sistematicamente recusei.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

benfica 2012/2013, visto do mexico

ao menos a praia sempre ia lembrando que ainda falta quase 1 mes para o fecho do periodo de transferencias.  e' que, com a pre epoca (ou os jogos de preparacao) concluida, e depois do que li depois de volta da terra maya, temos:

- 1 lateral esquerdo a menos (luisinho para emprestar?  jj, really?)
- 1 avancado gordo para ficar (michel no plantel?  jj, really? vai tirar o lugar a quem?  ao cardozo, ao rodrigo ou ao saviola?)
- 1 medio box-to-box a menos (witsel no real?  lfv, really?  jj, really?  e' assim que vamos ser campeoes ano sim-ano sim?)
- 1 avancado movel despachado (mora mais uma vez emprestado.  mas o michel fica, que esse e' que e' bom)



os jornaleiros querem-nos fazer crer que o botia e' que foi desviado 'a ultima da hora e que  o angel e o pocognoli estiveram com um pe' no benfica mas preferiram clubes de meio da tabela dos campeonatos espanhol ou italiano.  mas isso e' conversa para encher chouricos.  no entanto, fico preocupado por nao haver tomadas de posicao a negar interesse em paletes de jogadores, fico apreensivo quanto 'a falta de um lateral esquerdo (adaptar o melgarejo funciona bem na pre-epoca e mesmo que resulte continuamos a precisar de alguem que de garantias em todos os jogos -- despachar o luisinho parece-me um tiro nos pes, pois afinal e' para isso que temos uma equipa b...), e fico muito preocupado com a nao realizacao de que witsel e', neste momento, um dos insubstituiveis (juntamente com aimar, cardozo, artur, garay, javi, luisao e maxi). 

parece-me que continuamos a nao reforcar a equipa e que continuamos na senda dos milhoes ilusorios das transferencias (e' preciso lembrar que os 40 milhoes que o real possa dar pelo witsel vao ser repartidos entre clube, empresario e fundos de investimento, o que representa uma fatia muito pequena que vai efectivamente entrar nos cofres do clube).  e' preciso perceber que o objectivo principal do benfica e' (e tem sempre de ser) a conquista do campeonato.  nao e' adaptando extremos e vendendo jogadores influentes que la' vamos.  a saida de witsel pode ter consequencias tao ou mais evidentes que a saida de ramires.'