origem
Eusébio +10: Setembro 2011

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O fundo que nos manda ao fundo

Compreendo a importância que o Fundo tem no equilíbrio da tesouraria do Benfica. Em momentos de aperto, é fácil vender 10% aqui mais 20% ali sem que ninguém faça ondas e o despesismo galopante continue a imperar.

Já me custa mais que me tentem passar por otário quando dizem com fanfarronice que ao Benfica "basta vender 3 jogadores para ganhar 60 milhões de euros", quando sabemos cada vez melhor que o dinheiro que é propalado nos jornais nunca entra na sua totalidade nas contas da SAD.

Analisemos então em mais pormenor esta transferência. Segundo o comunicado emitido pelo Benfica, é fácil calcular o valor do passe de cada jogador:
- Gaitán (15% por 2.025.000) - 13.5 Milhões de euros
- Jara (10% por 600.000) - 6 Milhões de euros
- Nolito (20% por 1.300.000) - 6.5 Milhões de euros
- Bruno César (15% por 1.035.000) - 6.9 Milhões de euros
- Garay (10% por 1.175.000) - 11.75 Milhões de euros

Estranho que o prodígio criado por Fergusson seja avaliado em menos de meio-Coentrão. Estranho mais ainda que Nolito, que é um predestinado e um fora-de-série, esteja no mesmo patamar de Jara ou Bruno César, e valha 1/5 de DiMaria.

São gostos obviamente... mas digam-me sinceramente, se um árabe qualquer aparecesse a bater estes valores por qualquer um destes jogadores, quantos consideraríamos um bom negócio?

Deixo a minha opinião: Gaitan e Bruno Cesar, pelos valores propostos, até lhes fazia um embrulho com um laçarote. Do Jara, com a quantidade de avançados que temos, não ia ficar com muitas saudades. Em relação a Garay, nunca, jamais, em tempo algum. E Nolito? vão roubar para a estrada!!!! Não vendia por 6 nem por 12, e ia me doer vender por 24.

E assim, anel a anel, se caminha para o precipício...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GANHAR GANHAR GANHAR

e mainada....

O abismo

Passo a passo, LFV mantém o Benfica a caminho do precipicio. Mais uma época que se salda num prejuízo de 7 milhões de euros... Tal como tinha previsto, vender David Luiz e Ramires voltou a não ser suficiente para cobrir as loucuras que são anualmente investidas em jogadores. Agora não adianta chorar, mas fica o aviso que as vendas de Coentrao e Roberto não vão cobrir as loucuras deste ano...

Para pensar: O que o Benfica paga actualmente só de juros desta colossal e galopante divida é mais do que recebe por participar na Champions...

sábado, 24 de setembro de 2011

Sobre Gaitan

Fico estupefacto com a generalidade da imprensa/blogosfera destacar como positiva a exibição do Gaitan.

Será certamente uma embirração minha, mas não sou capaz de gostar de um jogador que em 90 minutos intervém directamente no jogo meia dúzia de vezes... mesmo que uma delas seja para marcar um golo importantíssimo...

Por acréscimo, penso o mesmo de um treinador que protege sistematicamente um jogador que é sempre o menos esforçado, voluntarioso, humilde, solidário e inteligente.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

psicanálise

É incrível como estes jogos no antro são todos iguais...

Um árbitro que sem influenciar nos lances decisivos, consegue inclinar o campo 10% pela forma como manipula o jogo a meio campo. As faltas assinaladas sobre o Cardozo são simplesmente de bradar aos céus, e a falta que deu origem ao primeiro golo ou a que deu amarelo ao Javi e ao Luisão são anedóticas. Uma arbitragem de Jorge Sousa saída de um manual de como influenciar um jogo sem dar nas vistas.

Depois, um Benfica sem ambição e cobarde... completamente bloqueado psicologicamente e incapaz de jogar à bola. Na primeira parte foram completamente incapazes e inconsequentes.

Pior que essa incapacidade é a falta de inteligência e maturidade evidenciada. Em termos mentais, uns autênticos amadores que mais pareciam uma equipa de iniciados completamente perdidos em quezílias inconsequentes.

E depois começou a segunda parte..........

Individualmente:
Enormes Artur, Luisão e Garay.
Javi e Witsel passaram o tempo a atrapalhar-se um ao outro e na primeira parte nunca se entenderam defensivamente.
Aimar esteve irreconhecivel, mas mais uma vez, completamente desacompanhado.
Maxi foi vistoso mas globalmente muito abaixo do habitual, ainda que tenha a desculpa de estar sozinho no corredor.
Emerson não se viu, para o bem e para o mal.
Nolito foi o melhor do Benfica e estava a prometer na segunda parte. A sua substituição é patética.
Gaitan foi uma nulidade atroz, excepto o fogacho do minuto 82 (este vai ter um post dedicado a si durante a semana).
Cardozo foi enorme. Pena aquela regra que diz que ele não pode disputar um lance sem que seja assinalada falta.

Jesus no seu melhor...

Parabens aos 1500 bravos que foram a Palermo e que muito se fizeram ouvir


PS - Escrevo a quente.. frustrado.. porque este Porto não mete medo a ninguém.... Aqueles 11 jogadores, noutro estádio, com outras camisolas (e outro arbitro) eram cilindrados pelo verdadeiro Benfica.. obviamente que estou orgulhoso pelos jogadores que sem excepção se bateram com muito brio.

A receita

CORAGEM, INTELIGÊNCIA E AMBIÇÃO.

Primeiro, não se deixem intimidar. As pedras são as armas dos fracos e o reconhecimento de que somos os mais fortes.

Segundo, não se deixem enganar. As armadilhas vão ser muitas e é preciso cabeçinha e sangue-frio para as ultrapassar. Dignidade e muita inteligência, para respeitar e ser respeitados. Nesta guerra não há lugar para otários.

Terceiro, não há vitórias morais. O campo, as balizas, as bolas são iguais às de qualquer outro adversário. Defender com rigor e nunca deixar de tentar marcar golos, porque só a vitória interessa.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ainda Cap

Brilhante Jesus... simplesmente brilhante...

Num jogo em que o nosso lateral esquerdo vai ser posto à prova por um jogador dificílimo de parar e um artista do mergulho, ainda para mais num ambiente terrível onde vai brilhar o palhaço do costume, é simplesmente brilhante a opção de não levar o Capdevilla sequer para o banco.

Jogadores como Capdevilla, duros e experientes, que já viram de tudo e tudo sabem, são de facto desnecessários neste tipo de jogos... Bom mesmo é irmos à Andradolândia jogar com 7 titulares que não fazem a mais pequena ideia do que os espera.

Saberá Jesus quantos vezes durante a ultima década o Benfica conseguiu acabar com 11 jogadores nas visitas ao antro do corrupção? Qual é o Plano B para uma eventual expulsão do Emerson? o Jardel?!? o tal polivalente que nem para central serve quanto mais para lateral esquerdo?!?

E sinceramente... o Rodrigo Mora?!? Cardozo, Saviola, Rodrigo e Mora? Jesus faz sistematicamente isto de levar 4 avançados para o banco e depois acaba por usar só 1... Não faria muito mais sentido levar (já nem digo o Cap mas) o David Simão ou o Miguel Victor?!?

Merda... não quero agoirar mas isto parece-me um tiro no pé de proporções cósmicas...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A verdade vem sempre ao de cima

O Presidente do Real desculpou-se dos 30 milhões pagos por Coentrão argumentando que o Benfica pagou 12.5 por Garay... embrulhem mais esta negociata de LFV os que acreditaram que Coentrão saiu pela cláusula de rescisão.

Não ponho em causa o valor de Garay, mas 12.5 milhões por um defesa suplente só pode ser para rir... Agora só falta vender metade do passe do Garay a um Fundo de Investimento por 4 milhões...

pois claro que e'.

Jorge Sousa é o árbitro do FC Porto-Benfica.

afinal, igualdade pontual e' algo que faz comichao la' pelo antro... esta vai ser das antigas...

Duvidas

Ao contrário do que a comunicação social vai dizendo, duvidas para sexta feira só tenho uma: Gaitan, Bruno César ou Amorim? Qual deles vai ser capaz de desequilibrar no ataque sem nunca descurar o apoio à defesa? Não confio no Gaitan, Ruben parece-me demasiado em baixo de forma, e sobra o javali (q por sinal até jogou muito decentemente na ultima jornada).

De resto, Nolito tem de jogar bem perto de Cardozo. Javi, Witsel e Aimar têm de encher o meio campo. Na defesa, Jesus que não se esqueça de levar Capdevilla para o banco porque Emerson vai passar um mau bocado...


PS - Maxi ainda não renovou. Porquê?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

dar a mao 'a palmatoria

nao pude ver o jogo (mais uma vez a tv portuguesa na america nao foi de fiar...) mas ao ler as cronicas bloguistas e jornaleiras, tenho de dar a mao 'a palmatoria. nolito e' craque, aimar e' sobrenatural e o benfica, passo a passo, la' vai trilhando o caminho das vitorias. parabens rapazes.


BENFICA SEMPRE!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

benfica - manchester

eu nao quero ser pessimista, e foi por isso que apaguei o meu post original. mas achar que o benfica fez um jogo soberbo, para mim, doesn't fly. anda tudo excitadissimo com o passe de letra do gaitan e com a solidez defensiva do benfica. pois deste lado do atlantico o que eu vi foi um lateral esquerdo que e' um susto e um medio que e' um jogador banalissimo se lhe tirarem as 2 muletas com que jogou: javi e witsel. a quantidade de bolas perdidas pelo gaitan e' assustadora. a incapacidade de tudo do emerson e' de bradar aos ceus. pontos positivos foram o jogo do javi, do luisao, do garay. vi uma equipa do benfica que se atrapalhava toda (jogadores uns em cima dos outros, perdas de bola infantis, nervosismo 'a flor da pele). e vi um treinador do benfica sem ambicao: quando se tem a oportunidade (por infelicidade do manchester) de jogar contra 2 centrais verdinhos e se tira o aimar para por o matic, quando se dao instrucoes ao saviola para depois lancar o bruno cesar (aos 90 minutos), e' por medo. sim, se calhar nao podemos jogar de peito feito contra o manchester. em old trafford. na luz, esperava mais.

BENFICA SEMPRE!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

a unica razao...

... para eu gostar do djokovic a partir de hoje.


US Open - tenis de puta madre

Os jogos Djokovic-Federer e Djokovic-Nadal foram dois espectaculos de proporcoes tao brutais que ate' doi so' de pensar que aqueles tipos andaram quatro horas e tal a bombar daquela maneira. Aquilo nao foi tenis, foi 'opera.

Se um dia o Benfica jogasse como estes tres tipos jogaram nestes dois jogos, era coisa para esmagar.

(E um aparte: quando vejo os defensores da pseudo-igualdade a guinchar histericamente por premios iguais para as mulheres e os homens nos torneios de tenis, fico sempre a pedir que deixem as senhoras jogar quatro horas e meia 'aquele ritmo. E' que no fundo os homens recebem apenas 1/3 do que as mulheres recebem: o premio e' o mesmo, e eles jogam tres vezes mais tempo.)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

os penalties

Cardozo tem uma taxa de concretização de 76%

É muito ou pouco? Aceitável ou inaceitável?

Para mim está no limite... é que já nem é tanto os que ele falha... são os que entram que me assustam de tão mal marcados que são... onde está o Cardozo que não falhava uma bomba a rasar o poste esquerdo?

domingo, 11 de setembro de 2011

importante, moralizador e mto fraquinho

Nada de novo relativamente ao jogo de hoje. O destino estava traçado quando se viu a constituição da equipa. Regressámos ao 5-1-4 que Jesus tanto gosta. Desta vez saiu a fava a Witsel que ficou perdido no meio campo, a mostrar que não sabe jogar sozinho e que é a muleta de Aimar que o faz brilhar.

3 penalties caídos do céu devem representar a quota que tínhamos para a primeira volta do campeonato. O primeiro é indiscutível, o segundo não tenho a certeza, e o terceiro tb me parece claro. Até ao primeiro penalti pouco fizemos para merecer o golo. No final da primeira parte acelerámos muito e podíamos ter morto o jogo. Mas a segunda parte foi de uma mediocridade atroz e acabámos com o coração nas mãos.

Globalmente, a sensação que passa é que esta equipa, com tanta qualidade técnica, devia jogar muito mais do que o que joga. No entanto, jogo após jogo não se vê o mais ínfimo fio-de-jogo e continuamos a viver graças ao talento individual dos jogadores. Só Jesus parece acreditar que a equipa está em crescendo...

Individualmente, Artur e Garay ficaram mal no lance do golo do Vitória. Não deixam por isso de ser as duas melhores contratações (qualidade/preço) da época.

Maxi e Emerson são como o sol e a lua... um leva a equipa para a frente, o outro para traz. Pobre Capdevilla, que pior que não ser convocado, tem de ver um matraquilho a ocupar o seu lugar. Espero que esta semana seja a vez de Maxi renovar.

Nolito e Bruno Cesar têm muitas semelhanças... são morenos, baixos, esquerdinos... mas só um sabe jogar à bola. curiosamente, nem um nem outro são médios esquerdos.

Gaitan tem melhorado substancialmente nos últimos jogos. Mais dinâmico, e muito mais metido para dentro do campo, combinou muito bem com Maxi e Saviola... quarta feira vai sair um golo de bandeira.

Menos de 40 mil hoje na Luz... como é que todos os outros sabiam que o Aimar não ia ser titular?

Por fim, a sensação que Rui Vitória e Nuno Assim têm lugar de caras no Benfica.

sábado, 10 de setembro de 2011

Jesus é burro

Aunar e Nolito no banco. Gaitan e César a extremos. Witsel sozinho no meio.
A receita da teimosia e da mediocridade.

LFV, o nosso treinador está no banco errado.

Pelo menos a águia voou certinha e nada me daria mais prazer do q engolir o meu ódio a Jesus daqui a 2 horas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

mais lagartices

Godinho Lopes decidiu bem. Não apoiou Seara nem Franco, escolhendo Herminio Loureiro como seu eleito. Faz todo o sentido...

Infelizmente, boas decisões são irrelevantes aqui no Papado. Com o apoio dos clubes da segunda liga e de muita canalha da primeira, o andrade Fernando Gomes será o mais que provável Presidente da Federação. PC esfrega as mãos de gozo porque o escolhido dele até era um Lagarto. LFV e Godinho Lopes bem podem começar a besuntar o cú com vaselina...

Ano após ano, nem muda a merda nem mudam as moscas...


PS - Soares Franco prestou-se a ser o candidato lebre dos Andrades a troco de quê?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O empreiteiro

Lula da Silva esteve esta tarde no Estádio da Luz. Ao que parece, a visita esteve relacionada com a construção dos estádios para a Copa de 2014...

Lula diz que gostou do que viu...

Eu não sei se ria se chore....

lagartices

Soares Franco é uma prostituta alcoolica.

E Godinho Lopes? Será que também vai abrir as pernas a mais um pacto de não agressão com os Andrades?

Rivalidades à parte, Benfica e Sporting têm de estar juntos na renovação do futebol português. Se não gostam de Seara (q por acaso é muito próximo de Duque), apresentem alternativas crediveis e jamais apoiem um badameco como Soares Franco.

PS - Já agora, PC precisa do sportem para quê?

sábado, 3 de setembro de 2011

O q se vai sabendo

" o que é que queres?!? Ele nao queria o homem"

Foi o q me disse em jeito de desculpa alguém ligado à estrutura de futebol do Benfica.

Factos:
- Capdevilla, Artur e Nolito foram contratados à revelia de Jesus.
- Urreta, Yebda, David Simão, Nelson Oliveira, Miguel Victor também nao sao descobertas do catedrático.
- Jesus descobriu Jara, Gaitan, Pérez, Cesar, Emerson e outras aberrações como Menezes, Peixoto, Kardek ou Fernandez. A ultima foi Eduardo...

Até agora, Artur e Nolito sobrevivem à custa do seu inegável talento, mas nao duvidem que tanto um como o outro têm a corda no pescoço. Ao mais pequeno deslize Eduardo e Bruno Cesar entrarão em cena.
Capdevilla teve azar... Ao chegar tarde nao teve oportunidade de mostrar o seu valor e como tal vai penando ao som das alarvidades q Jesus manda para o ar numa tentativa de o menosprezar. O catedratico da Reboleira menosprezou um campeão do Mundo, o Barcelona B e os jovens vice campeoes do mundo em sub20. Entretanto desfaz-se em elogios aos suplentes do Corintias e do Lille...

Facto: Jesus nao esta a agir em defesa dos interesses do Benfica.

Nao acredito q Jesus tome decisões exclusivamente com o objectivo de ganhar. Porque o faz, sinceramente nao sei:
- porque tem muito mais poder do que o que devia ter?
- para marrar com Rui Costa e Carraça?
- porque tem interesses financeiros obscuros?
- porque é infinitamente estúpido?

A minha opinião sobre este homem está formada e cada dia q passa no Benfica é um dia a mais... Q o despecam rapidamente e que a indemnização seja proporcional aos danos q podemos causar na sua reputação e carreira é o meu desejo.

O q me interrogo verdadeiramente é o papel de Carraça, Rui Costa e Vieira nesta luta de galos. É ou nao é Jesus um funcionário do clube com uma clara hierarquia acima de si?! Nao esta ele sujeito a obedecer a ordens sob risco de ser sujeito a processos disciplinares e despedimento com justa causa como qualquer mortal?

Como é possivel a direcção do Benfica continuar a pactuar com actos de pura prepotência e péssimo profissionalismo por parte de um seu funcionário?

PS - Cap nao merece isto... Nem o Nolito nem David Simão nem Miguel Victor... Jovens q há primeira oportunidade se irão embora por causa dos interesses de alguns que nada têm a ver com o Benfica... Isto nao é o Benfica.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Praça dos "heróis"

É só a mim que isto dá arrepios?


É que cada vez que eu vejo o Eusébio entalado entre o Media Market e o Mural dos Fundadores, imagino aquela estátua a ganhar vida e o pontapé canhão a rebentar com aquela merda toda... agora parece que vão enfeitar a estátua com azulejo... diz que quem comprar um pedacito de mármore é um herói.

Estou irremediavelmente farto do empreiteiro-chefe e da forma como agride a nossa história... perdoem-me os carneiros mas eu acho que os heróis são o Águas, o Cavém, e o Coluna... esses merecem ser reconhecidos e lembrados... jamais quem dá 129.90 euros por um azulejo.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estou farto destes catedraticos analfabrutos

O copo ja' estava muito cheio, mas esta embirracao de JJ com Capdevilla fez transborda-lo. Nao e' aceitavel que um funcionario do Benfica prejudique toda a equipa, toda a epoca, todos os objectivos, nao apenas do ponto de vista desportivo mas tambem do financeiro, porque ha' muito dinheirinho em jogo, por motivos relacionados com a sua agenda pessoal, com a sua falta de formacao intelectual e interpessoal, com a sua caganca atrevida de rufia mal-educado, e com a sua incapacidade de perceber o significado de hierarquia.
E tambem nao percebo como e' que a hierarquia lhe da' carta branca para fazer um disparate desta magnitude. Para o caso de alguem nao ter reparado, vamos jogar com o Luis Filipe do lado esquerdo. E nao venham com tretas que isto e que aquilo, e' outro Roberto mas em mais escuro. Facto. E depois de ele custar pontos irreparaveis venham entao chorar.
Fosse eu a mandar, e nao so' o Capdevilla tinha sido inscrito, como o Emerson tinha sido despachado (aposto que os gajos do Saragoca eram malta para o contratar sem espinhas) e o JJ ia treinar os juniores ate' final do contrato.
Sim, ele pos o Benfica de 2009 a jogar como nao se via ha' decadas. E sim, ele tambem pos o Benfica de 2010 a jogar como se estivessemos em 1996-7-8-9...

Estou farto deste gajo. Facto.

incompreensivel!

lista para a champions nao deve incluir capdevilla, mas inclui jardel. resposta do mestre-da-tactica: prefere um central que faca varias posicoes. ai sim? eu acho que a maioria dos benfiquistas preferia ter seguranca no lado esquerdo da defesa (que o emerson nao da') e um central que jogue bem a central (miguel vitor) do que ter capdevilla a ver os jogos em casa e o jardel aos papeis a cada jogo que calca botas.

o' jj, estas-te a por a jeito pa'...