origem
Eusébio +10: Outubro 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

mas qual e' o espanto?

nao tenho por habito ler cronicas, ver resumos, ler blogs ou comentarios de jogos dos corruptos e dos especiais. vejo o resultado final e, geralmente, e' sempre com pouco espanto que vejo os corruptos ganharem pela margem minima ou os especiais perderem pela mesma margem minima. tem sido assim ao longo dos meus 34 anos, com variacoes ao tema aqui e ali. o que me interessa sempre e' o benfica.

isto para dizer que parece que os corruptos este fim de semana passado jogaram contra o leiria. parece que o leiria so' nao pos os juniores a jogar porque daria muito nas vistas. o carlao ficou de fora por opcao tecnica, assim como o silas. depois o treinador do leiria disse qualquer coisa como "deveriamos ter feito mais" como se quisesse dizer "epa', perdemos mas foi contra o padrinho, por isso esta' tudo bem...". pergunto eu: qual e' o espanto? nao tem sido assim nos ultimos 30 anos?

desde que o campeonato da epoca passada acabou que se sabia que o desta epoca estava entregue. no fim de contas, o sistema alimenta-se com as vitorias dos andrades, e estes estarem 2 anos sem ganhar e' perigoso para as contas deles. em portimao o portimonense comeu relva ao jogar contra nos. o guarda redes deles, bem mandado por quem lhe paga o salario, disse um chorrilho de disparates depois do jogo, num jogo em que levaram um banho de bola. o mesmo se passou o ano passado sempre que jogamos com o olhanense ou a academica.

acho bem que estejamos atentos ao que por ai se passa, mas o que por ai se passa nao e' novo. depois de ponderar as coisas acho bem que nao se compareca nos estadios, para nao coadunar com o esquema montado. mas tambem preferia que nao se fosse a angola ver como as obras do novo empreendimento estao e levar a equipa atras. os sucessivos tiros nos pes que vamos dando, epoca apos epoca, uns por maus planeamentos desportivos, outros porque "valores mais altos" se impoem, impedem-nos de ser consistentes.

temos equipa, temos treinador. sera' que, por uma vez, podemos ter direccao? sera' que a viagem a angola e' assim tao relevante? sera' que deixar o coentrao andar nas bocas do mundo e' desejavel? sera' que deixar os jornais mandarem 3 ou 4 substitutos para jogadores do actual plantel e' o mais acertado? sera' que, por uma vez, podemos apontar a pistola para quem nos quer mal, em vez de a apontarmos a nos mesmos?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A incompetencia e a estupidez.

Inacreditavel. Ou nao. No fundo, no fundo, estava mesmo a ver-se. Como o Joao escreve aqui periodicamente, falta estofo. E eu comeco a desconfiar que falta tambem um bocadinho de talento, sobretudo na forma de um gajo que se foi embora para o Chelsea.

Roberto: se eu mandasse, mandavam-se mais dois milhoes aos gajos do Atletico. Comeco a desconfiar que foste barato.

Luisao: obrigado, capitao. Nao foi por ai'.

David Lewis: se eu mandasse, passavas os proximos meses com o cu sentado no banco. A ver se te acalmas, porque isto e' asneira a mais. Ate' para mim. (O Joao e o Diogo ja' se passaram ha' muuuuuito tempo) Com este trabalhinho que andas a fazer, esquece a canarinha, e esquece a meia-Europa que se diz andar atras de ti. Comeca e' a pensar se a camisola do Hercules ou do Almeria te assenta bem. E so' nao levas na pandeireta porque o teu substituto foi despachado pelo George Geesus para a segunda divisao inglesa (sim, que o Sidnei... nem brinca, viu?)

Gaitan, 'es uma besta. Se eu mandasse, ficavas sem um mes de salario para ver se para a proxima usas a cabeca ligeiramente melhor do que usas os pes (e olha que nem ai' se conseguiu ver nada de jeito).

Maxi: isto e' de ainda nao te terem renovado o contrato? Ou resolveste tornar-te numa auto-estrada? Dasssssse...

Direccao: o que dizer quando o banco tem de jogadores mais rodados o Peixoto e o Sidnei?

George Geesus: quando e' que te deixas de merdas, e percebes que isto da Liga dos Campionicos nao e' jogar contra o Arouca? Porra, mete o Airton e o Javi e o Ruben Amorim, mais o Carlos Martins a fazer de box-to-box e o Aimar la' mais 'a frente. Jogamos sem ponta-de-lanca, mas nao faz mal. Escusamos e' de levar banho de bola. E by the way, se leste aquela cena que escrevi ao David Lewis, a meia-Europa tambem nao deve estar muito virada para ti nesta altura do campeonato. Vai la' ler outra vez as regras da Liga Europa, e nao digas que vais daqui. E se te vejo a dizer que ainda podes ser campeao Europeu, ha' porrada.

Mais do que triste, estou sinceramente envergonhado.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

o pedido

A carta enviada pelo Presidente do SLB a todos os sócios, solicitando que estes não acompanhem a equipa nos jogos fora de portas, é um acto inédito e da maior gravidade.

Grave, porque é uma ameaça aos valores do desporto, um atentado à nossa identidade enquanto clube, e uma afronta à nossa paixão enquanto adeptos.

A situação a que chegou a gestão do futebol nacional justifica esta tomada de posição por parte do Benfica? Talvez... sinceramente não sei...

No fundo, estes são os dois lados da moeda:

- De um lado temos o Sistema a ameaçar todos os clubes e associações que ou perpetuam esta associação criminosa que actualmente gere o futebol ou são aniquilados. Veja-se o exemplo de clubes como o Farense (e agora o Maritimo) que desapareceram quando ousaram desafiar o poder instituido.

- Do outro temos o Benfica a dizer, ou apoiam o nosso candidato (o da verdade desportiva) ou acaba-se a mama. Vejam como o Portimonense (que classificou recentemente o FCP como "clube amigo") deve estar à rasca face à eventualidade de perder a receita de uma casa cheia no Estádio do Algarve, que deve certamente representar mais de 50% da sua bilheteira anual.

Parece-me que qualquer uma das posturas é execrável e desonesta.

No fundo, o que me preocupa actualmente é perceber se os fins justificam os meios. Será mais uns anos de Madail assim tão calamitoso? Não pode o Benfica contra-atacar o Sistema de outra forma, sem entrar nesta chantangem que nada nos orgulha? Não pode o Benfica colocar uma sombra por trás de cada árbitro, de cada assistente, de cada observador, de cada delegado ou juiz? Não pode o Benfica denunciar internacionalmente de uma forma eficaz a vergonha que se vive em Portugal?

Se calhar, não... se calhar não há mesmo limites para a falta de vergonha... se calhar os fins justificam mesmo os meios... se calhar, é mesmo uma questão de "legítima defesa". Mas se assim é, se se esgotaram os meios e é imperioso impedir este final calamitoso, então expliquem-me:

Porque é que LFV andava há 3 mses de braço dado com o actual Presidente da Liga?
Porque é que LFV continua a tratar Oliveira como um amigo, em vez de cortar definitiva e indefinidamente relações com essa personagem que tanto mal nos tem feito semana após semana?
Porque é que continuam a passar a mão no pelo de Vitor Pereira?
Porque é que LFV se continua a sentar em todas as tribunas desses clubes que alimentam o sistema?
Porque é que vamos participar na Taça da Liga?
Porque é que pactuamos com a Selecção do Jorge Mendes a soldo da Federação?
Porque pactuamos com programas televisivos de um anti-benfiquismo primário?

Parece-me que há muitas formas do Benfica atacar o Sistema sem ser através da presença dos seus adeptos.

A primeira, seria apresentar candidatos independentes, honestos e competentes a todos os cargos que gerem o futebol. Nunca o fizemos...

A segunda, apresentar ideias concretas para melhorar o estado do nosso futebol... Nunca o fizemos...

A terceira, denunciar eficazmente os actos criminosos.... que lindo seria entrarmos no Estádio do Lyon com uma tarja a dizer "SEMPRE EM FRENTE"

A quarta, não pactuar com as figuras mais sinistras do sistema e com os clubes que a alimentam... enfim...

A quinta, boicotar não os estádios, mas todos os meios de informação que se recusam a denunciar o Sistema.

Não sou ingénuo ao ponto de pensar que estas medidas iriam resolver todos os problemas. Claro que não iam. Mas pelo menos davam-nos a dignidade e a moral (que sinceramente não temos) para atacar com todos os meios o Sistema.

Por fim, entristece-me perceber que este pedido está condenado ao fracasso, e apenas vai aumentar o fosso que nos separa dos clubes menores. Este tipo de medidas não vai atrair ninguém para o nosso lado e só vai perpetuar o anti-benfiquismo que se alastra pelo país de uma forma impressionante.

O que LFV pede agora aos adeptos talvez se justifique. Mas comece ele por dar o exemplo, em vez de pedir aos adeptos para abandonar a sua equipa.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Benfica-Arouca às 21h

Merda para isto... parece que a Olivedesportos tambem já controla a Taça de Portugal...

Se é para não comparecer aos estádios, que tal começar já este Sábado?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Se a figura do Grilo Falante no final do jogo dos Andrades já foi totalmente patética e confrangedora, o que dizer da multa de 250 euros aplicada pelo Concelho de Disciplina da Liga?

No seguimento da mesma, porque não castigar a entrada assassina de Fucile com um puxão de orelhas e um pedido de desculpas?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

deja vu

Mais um jogo e mais um penalti clarissimo não assinalado contra os Andrades. Já são tantos que lhes perdi a conta... este foi o 5º ou o 6º da época?

Mesmo assim, o anormal do grilo falante tem a desfaçatez de ir para a televisão berrar contra um penalti na área do Guimarães que só ele viu, e contra a injusta expulsão do Fucile por entrado de pitons ao calcanhar de um adversário. Fucile que por sinal devia ter ido para a rua muito antes desse lance quando cometeu um penalti que só Carlos Xistra não quis ver.