origem
Eusébio +10: Setembro 2010

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

explicações

Para ler e reler.

Duas medidas de gestao a tomar imediatamente

Medida um - pegar no salario que se paga ao Cesar Peixoto, e entrega-lo todo como suplemento ao salario do Fabio Coentrao. Faz o trabalho dos dois, e o outro nao estar la' resolve muita, muita coisa.

Medida dois - mandar calar por um periodo de seis meses cada elemento da equipa (incluindo jogadores, treinadores, roupeiro, tratador de relva e dirigentes) que diga que vamos/queremos/sonhamos ganhar a Liga dos Campeoes.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

as aventuras de carlos no pais cor de rosa

Acabei de saber o que está por trás de toda a novela Queiroz/Madail/Mourinho e estou com uma vontade enorme de emigrar (outra vez).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

curiosidades

algumas curiosidades (im)prensadas:

1- todos os dias, desde o arranque do campeonato, que temos que gramar com "o melhor arranque desde...", "o pior comeco em...", "os 16 melhores ao cabo de...". uma palavra aos jornaleiros: sim, a historia e' interessante e e' importante mante-la viva. e' disso que se fazem memorias e que se controi orgulho em ser desta ou daquela equipa. mas gaita, ja' se ia parando com as referencias historicas. nao me interessa que os andrades tenham o melhor arranque desde 76, que o braga o pior desde 69, que o benfica nao sofra 3 derrotas nos primeiros 4 jogos desde 1900-e-troca-o-passo. foquem-se no presente e ponham as noticias que nos interessam ca' fora.

2- sim, o cardozo marca muitos golos. mas, tal como o ponto acima, temos agora que gramar a contabilidade de quanto tempo esteve a bola no pe direito, no pe esquero, na coxa, na virilha? nao basta dizer que marcou 2 golos? e' preciso saber que o varela correu 24 metros para a esquerda, 2 para tras, apontou o cu para o ceu com um angulo de 45 graus e depois marcou golo? estas manias de estatisticas fazem sentido no baseball, em que se jogam 136 jogos/equipa/epoca. nao fazem sentido no futebol.

3- e' muito curioso que so' um jornal (online, por sinal), num artigo de opiniao meio escondido, aponte o dedo ao merdail e ao ridiculo de pedir ao messias que venha salvar a paroquia (mesmo que so' por 2 jogos). nenhum outro jornal (desportivo ou nao) comentou esta imbecilidade, esta pequenez de espirito, esta incompetencia directiva por parte de alguem que tem sido um verdadeiro cancro para a federacao e para o futebol portugues. qual sera' o estado de espirito do senhor "com tranquilidade" depois de saber que a escolha para os proximos 2 jogos nao era ele mas um gajo que treina o real? ja' chega de brincar com a malta pa'. alguem que ponha o merdail na rua.

4- queixa crime contra o diap? really? no comments. vai la' para inglaterra ser o eterno apanha-bolas que ai e' que te orientas. palhaco d'um raio... como e' que os jornalistas nao lhe mandam um berro ou o poem no lugar e' que nao percebo...

em grande forma!!!

não sei quem será o seu preparador físico? se terá feito a pré-época em altitude? se será obra do nutricionista? ou arte de um psicólogo desportivo? se ultrapassou o período de adaptação? se será a perspectiva de fazer o contrato de uma vida? ou o apoio incondicional dos seus adeptos?

Qual Moutinho ou Varela? Qual Coentrão ou Cardozo? Qual Bracalli, Toscano ou Carriço?

Victor Pereira, ele sim, está em grande forma e a fazer um arranque de campeonato absolutamente notável!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

e afinal era tão facil...

... querer, garra e ambição!

A receita para o sucesso do ano passado foi simples: uma entrega e ambição ímpares, num plantel com muito talento.

Este ano o talento não é tanto. Ramirez fazia em 80 metros o que Martins faz em 30. DiMaria não foi capazmente substituído, deixando Coentrão como única alternativa credível para todo o flanco esquerdo. E depois há ainda Roberto... Mas é agora claro (depois do terceiro jogo da semana) que não é devido ao mau momento físico da equipa que já perdemos 9 pontos este campeonato. O problema é muito mais profundo.

simples

entre o jogo dos patriots e o de minnesota, enquanto o favre baqueava e o brady comecava a fazer asneira, vi o benfica. e que benfica!! e o que vi deixou-me muito animado. um jogo mandao, a encostar os especiais 'as cordas, a nao deixa-los respirar. o rapazinho do biafra conseguiu arrancar uns amarelos ridiculos, o xistra, na duvida, apitava para o lado dos verdinhos, mas o benfica de ontem deu cartas. o resultado pecou por escasso (especialmente o 3o golo, que o coentrao devia ter mandado la' para dentro).

como eu dizia 'a miuda, ontem ate' o cesar jogou bem. um jogo enorme do coentrao, um jogo bom do luisao, um cardozao(!!!) e o roberto a mostrar que, no fim de contas, ele ate' nem e' mau (a defesa 'a cabecada do escanzelado foi fantastica).

grande (ENORME) benfica!


BENFICA SEMPRE!!!

sábado, 18 de setembro de 2010

di.......

mourinho deve ser mesmo um génio... era capaz de jurar que nos 3 anos q vestiu o manto sagrado, nunca dimaria ousou tocar na bola com o pé direito... entretanto o moço vai para madrid, e à primeira que recebe a bola perto da área, quando era suposto arrancar com a bola no pé esquerdo até à linha, faz a diagonal e com o pé direito faz um golo de antologia.

caro Florentino, manda mas é o cheque de 25 milhões (e sabe se lá mais o quê) pelo outro pé do homem.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Deixar a vida em campo, Pablito?

Nao sera' preciso tanto. Nem a pele.
Deixem apenas esforco e talento.
E, se nao for pedir mais, meia-duzia na baliza certa.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

homenagem a Jesus

Antes de mais, começo por dizer que acho totalmente lamentável, os adeptos que durante o jogo assobiam jogadores do Benfica por falharem um passe ou um remate. Os adeptos que não percebem que quem dá o que tem a mais não é obrigado, sinceramente, deviam pensar noutra coisa e deixar os Peixotos e os Robertos para quem os contratou. No entanto, e como o prova a nossa história de clube lutador, grandes jogadores foram maltratados pelo peso do terceiro anel quando não mostraram o orgulho ou o empenho a que obriga quem veste o manto sagrado. Se há jogadores que ao fim de 2 ou 3 anos no Benfica ainda não perceberam que tudo o que lhes exigimos é que lutem até à exaustão, então esses jogadores estão a mais no clube. E eu, como benfiquista, sinto-me totalmente no direito de atacar todos aqueles que se acham maiores que a camisola que trazem vestida (e são neste momento uma mão cheia deles).

Admiro muito Jorge Jesus... admiro tanto que até lhe desculpo a fanfarronice dos últimos meses... e até admiro a forma como tem procurado justificar (e não desculpar) este confrangedor inicio de época. Convenhamos que deve ser mais fácil pôr uma equipa como o Benfica a jogar à bola, do que explicar as dificuldades que ele tem enfrentado. Tiro-lhe o chapéu por continuar a defender todos os que o rodeiam, mesmo sabendo que tudo o que tem dito não passa de areia para os nossos olhos:

- as péssimas arbitragens explicam muito mas não explicam tudo. como ainda ontem se viu, o árbitro ajudou e não foi por causa disso que fomos mais ambiciosos e lutadores.

- a razão para o péssimo futebol praticado é muito mais psicológica e motivacional do que simplesmente má forma física. o Mundial pode explicar a lentidão de Cardozo e Luisão, mas não explica a de David Luiz e Javi Garcia.

- o Hapoel não vai ser a equipa sensação da Champions, e aposto que não faz mais do que um ponto nesta fase de grupos. Acho que é uma equipa que lutaria para não descer na nossa Liga, e no entanto, ontem teve mais posse de bola e foi francamente mais perigosa (sobretudo na primeira parte).

Quanto a Oscar Cardozo, e apesar da forma como Jesus o procurou desculpar, o seu gesto foi tão inaceitável como premeditado. Se Jesus quer de facto proteger o seu estado de graça, manter o apoio incondicional dos adeptos à equipa e também salvaguardar o seu melhor avançado, então afaste-o rápida e silenciosamente por umas semanas. O que ele fez não é aceitável nem desculpável. Invente uma lesão qualquer e recupere o homem física e psicologicamente, caso contrário, a coisa vai ficar feia e vai acabar por sobrar para ele também.


PS - E finalmente, que bom ver-te Pablito Aimar!!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Proxima deslocação: Maritimo

"Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa."

Como se eu precisasse de mais uma razão para odiar LFV...

Depois dos episódios das últimas semanas, mais do que nunca a nossa equipa tem de se sentir apoiada. Mais do que nunca, os Benfiquistas têm de mostrar ao País a sua força. Mais do que nunca eu quero ir ver o Benfica, e gritar bem alto o nome do Glorioso.

Esta sugestão é um acto de profunda imbecilidade. É imbecil porque só serve para antagonizar os nossos adversários e porque não tem qualquer consequência prática.
E tanto maior é a imbecilidade, que o próximo jogo fora é logo contra o Marítimo, um clube que merece o nosso maior respeito pela forma como se tem defendido dos ataques do Polvo.

Nunca acompanhei o Glorioso à Madeira... alguma vez teria de ser...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

mijando fora do penico

Do alto do meu Benfiquismo (que deve ser mais rasca que o dos demais), tenho vindo a testemunhar o que mais temo poder vir a acontecer ao nosso glorioso clube... Não estou a falar das arbitragens (de facto miseráveis), nem do Roberto (de facto medíocre), nem dos 9 pontos perdidos em 4 jornadas (impensável)... Estou a falar da choraminguisse instalada, ao jeito de vocês sabem quem...

Fizemos a pré-época de peito cheio... Champions para aqui e para acolá... entrevistas e mais entrevistas... sobranceria a rodos... nem parecia haver necessidade de disputar o campeonato porque o vencedor estava mais que encontrado... Os Andrades venderam os seus dois melhores jogadores e contrataram o Noddy e o Grilo Falante... a grande contratação do Sporting foi o Maniche, está tudo dito... Só o Braga nos poderia meter algum respeito mas de certeza que este ano o trabalho que o Jesus lá deixou feito se ia começar a diluir e todos iam ver a massa de que é feito o Estava-a-olhar-para-a-relva.

No entanto, confirmem por favor os seguintes factos relativos à preparação do plantel:

- A SAD vendeu DiMaria (por 25M e sabe-se lá mais o quê) e contratou para o seu lugar um #10 de 22 anos (por 8.5M). Vendeu ainda o Ramirez e conseguiu o empréstimo de Salvio, um avançado de 20 anos, por 2 milhões (por 20% do passe).
- A SAD comprou ainda Jara (5.5 milhões) para a posição de Saviola e Weldon; Roberto por 8.5 milhões (um jogador que custou 1 milhão ao Atletico depois de uma época como titular do Huelva, fez a primeira volta como 3º guarda redes e a segunda volta como titular do Saragoça); e Rodrigo (6 milhões) para ser imediatamente emprestado ao Bolton.
- A SAD vendeu Makukula (por valores não divulgados), Halliche (por 2.5), emprestou Miguel Victor (para ficar com Fabio Fario), Yebda e Urreta (que foi considerado o melhor jogador da 2ª volta do campeonato Uruguaio).
- A SAD não conseguiu encontrar no mercado nenhum lateral direito que possa ser alternativa a Maxi, nenhum lateral esquerdo que possa ser alternativa a Coentrão, e nenhum médio/extremo esquerdo ou direito que possam ser alternativas minimamente semelhantes a DiMaria ou Ramirez.
- Ficaram no plantel quatro jogadores para a posição 10 (Aimar, Martins, Gaitan e Menezes), três para a posição 6 (Javi, Airton e Ruben), um médio esquerdo (Peixoto) e zero médios direitos... qualquer outro arranjo não passa de meras adaptações de jogadores não rotinados.
- A SAD não renovou contratos até agora com qualquer dos Mundialistas ou dos jogadores ditos com mercado (Coentrão, Maxi, Luisão, David Luiz e Cardozo).
- A SAD renovou o contrato de Jorge Jesus, tendo este passado de 500 mil euros para 2.4 Milhões anuais (segundo o Correio da Manhã).


Já agora, confirmem por favor o seguinte relativamente à relação do clube com as instâncias desportivas:

- LFV apoiou publica e descaradamente a nova direcção da Liga de Clubes, encabeçada pelo braço direito de PC;
- LFV passou o Verão a elogiar o "parceiro" e "amigo" Joaquim Oliveira;
- LFV tomou o partido de Carlos Queiroz na sua guerra particular contra a Federação, o Secretário de Estado do Desporto e a Comissão Nacional Anti-Dopagem.


E por fim estes em relação aos primeiros jogos da época:
- O Benfica foi batido inequivocamente pelo FCP, num jogo em que os Andrades deram uma demonstração categórica de garra e ambição, e onde os jogadores do Benfica cometeram várias agressões de fazer corar o Bruno Alves.
- Na primeira jornada os adeptos receberam a equipa com gritos de "campeões somos campeões" enquanto se refastelavam nas cadeiras à espera da chuva de golos... O Benfica acabou por perder com a Académica, num jogo sem casos e onde não criou praticamente uma oportunidade de golo. Roberto serviu de bode expiatório (algo injustamente) passando incólumes os jogadores de campo (excepto Coentrão) que mais refastelados estiveram durante os 90 minutos.
- Na segunda jornada perdemos por 2-1 (com o golo solitário já em descontos), onde os frangos de Roberto e a má arbitragem de Pedro Proença esconderam mais uma exibição confrangedora quer a nível técnico quer mental.
- Na terceira jornada Roberto salva os únicos pontos conquistados até agora, num jogo muito complicado, ao defender um penalti que daria o empate quando ainda restavam 70 minutos e apenas 10 jogadores.
- Na quarta jornada, nova exibição confrangedora num jogo onde o Vitória teve as melhores ocasiões e onde Olegário Benquerença tudo fez para impedir o Benfica de jogar.


Feito o exercício, onde é que está a surpresa?

- Estamos a ser roubados? claro que estamos... duma forma ainda mais vergonhosa do que no passado... não só estamos a ser roubados como os nossos adversários estão a ser levados ao colo (vejam os jogos de Porto, Braga e Sporting da terceira jornada... porque será? se calhar alguém deu de mão beijada a faca e o queijo aos ratos mais ressaibiados do barco e ainda lhes estendeu uma passadeira vermelha e ofereceu uns canapés... queriam o quê?

- Não jogamos nada de nada? pois, parece que afinal o plantel maravilha que calhou a Jesus este ano está um bocadinho desiquilibrado.

- A equipa é uma sombra da do ano passado? pois, é o que costuma acontecer quando há jogadores que podiam ter ido para outro lado ganhar mais dinheiro e ficaram por cá com os mesmos ordenados do ano passado... a motivação ficou-lhes esquecida algures em África... ou então perdeu-se algures no meio dos caracóis.


E agora? Bom, o primeiro problema é o mercado já estar fechado porque senão podíamos ir buscar um Freddy Adu qualquer que iria empolgar as massas pelo menos até Outubro. Segundo problema, despedir Jesus depois de lhe dar 2 anos de contrato por 2,4m/ano custa quase tanto como um Rodrigo e ainda por cima há um monte de adeptos com t-shirts a dizer JESUS É O SENHOR. Terceiro, culpar Rui Costa depois de o ter secundarizado é um bocado redutor... Sobram então os alvos do costume...

Vamos então culpar os árbitros pelo nosso insucesso e pela nossa incapacidade interna. Já agora, como o vamos fazer: com inteligência, ameaçando pela calada, pressionando na véspera dos jogos, usando-os como alvo na motivação dos adeptos e dos jogadores, mostrando a toda a classe o pesadelo que é afrontar o Benfica? Ou vamos chorar como uns bébés depois do mal estar feito?


Agora a sério: usar os árbitros como desculpa é um atentado à identidade do Benfica... fazê-lo como bébés chorões é, lamentavelmente, o primeiro passo para a sportinguização.



PS - Parece que amanhã há Champions e o árbitro não vai ser da AF do Porto. Começa-me a cheirar que os lenços não tardam... tenham bom senso e virem-se para a tribuna. É lá que mora o responsável e o principal culpado.

nao cair na tentacao





apesar da raiva que todos nos benfiquistas sentimos pelo que se tem passado desde o primeiro apito, e' preciso manter a cabeca fria. mais importante, e' nao deitar a perder tudo o que se lutou muito fortemente para se conseguir o ano passado. em particular, tenho lido pelos varios blogues benfiquistas e respectivos comentarios alguns pontos de batalha que nos, adeptos, deveremos tomar. se concordo com alguns, nao posso concordar com uma mao cheia deles. a ver:

1- cancelar conversacoes com a sporttv: ja' discutimos isso neste blog e todos gostariamos que acontecesse, mas tal nao vai acontecer. a posicao do benfica, no entanto, tem de se extremar, em virtude do que tem acontecido desde que esses senhores comecaram a transmitir jogos de futebol. por na mesa um minimo de 60-80 milhoes por epoca se querem os direitos de transmitir os jogos do benfica.

2- manter a cs fora das instalacoes do benfica: nao. isto e' cair no jogo deles, para que possam dizer o que querem e lhes apetece. sim, ha' muita besta que o que quer e' dizer mal do benfica. estar a impedir-lhes a entrada no estadio ou nas instalacoes de imprensa da luz e' estar a dar mais armas para nos atacarem. deixem-nos entrar, deem-lhe uns cafes e umas bolachas (no sentido literal e nao no figurado usado pelos marmelos la' de cima) e a cada improperio ou a cada insulto, processa-se a entidade patronal dos mesmos.

3- culpar o JJ e os jogadores: nao podemos ser ingratos. li um comentario a um post da tertulia que a culpa e' do jj que foi pago pelo crac para deixar o benfica assim e que os jogadores que nao sairam nao valem nada. e' preciso ter calma. os jogadores nao desaprenderam de jogar 'a bola, o jj nao passou de bestial a besta. o arranque nao foi famoso mas nao podemos comecar a assobiar a fazer as paneleirices de lencos brancos e afins.




mas mais importante que isto tudo, um ponto FUNDAMENTAL, e' nao deixar a equipa sem apoio nos estadios dos inimigos (ou seja, nos outro 15 estadios). no interesse do polvo esta' o enfraquecimento do benfica. foi notorio o ano passado que quando a onda vermelha se levanta ninguem nos para. nao serao uns larapios de preto com apito nas trombas, nao sera' farpas pateticas mandadas por um papa nojento e moribundo, nao serao coices 'a bruto alves que nos derrotaram, nao serao pedras que nos fazem baquear. isto e' uma guerra (ao longo dos meus 30+ anos de futebol que sempre foi assim) e deixar os nossos guerreiros ir para a batalha sem apoio e' aceitar que nao se ganhe nesses estadios porque os inimigos sao "maus e nos vao fazer maldades". nos sabemos isso! por isso temos de cerrar os dentes, juntar fileiras, e INVADIR os estadios inimigos. eles que ponham os bilhetes a 100 euros. nos enchemos o estadio deles. MAS, quando eles vierem ao nosso, os bilhetes deles vao estar a 200 euros, e de borla para os associados. chega 'a hora do jogo e haverao sempre 2000 lugares extra para benfiquistas.

nota final: eu nao posso estar no meu lugar na catedral porque vivo no estrangeiro. mas, por favor, vamos ENCHER a Luz. todos os 65000 lugares. em TODOS os jogos. vamos mostrar aos nosso herois que eles ainda sao os nossos herois.

BENFICA SEMPRE!!!


editado: tirei a referencia ao filme que tanto transtorno causou. pronto. fica a imagem. entendam como quiserem.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

fruta

isto hoje vai a quente, porque o que se passou em guimaraes foi mau de mais. e nao, nao estou a falar do jogo pobre do cesar peixoto. hoje, mais uma vez (e vamos so' em 4 jornadas, atencao!!!), ficou provado que este ano tudo se vai fazer para que o benfica entre no campo practicamente a perder. o senhor larapio que foi encomendado conseguiu nao ver 2 penalties clarissimos contra o guimaraes, conseguiu anular 2 jogadas de 1 para 1 com o guarda redes que dariam o 1-1 e o 3-1 (fosse o penalty sobre o aimar marcado), e conseguiu amarelar um numero incrivel de jogadores do benfica. quase so' faltou amarelar o roberto e o ruben amorim! enquanto isso se passava, o nosso querido "amigo" flavio meireles conseguiu passar o jogo todo a distribuir fruta sem que nada fosse assinalado, o bruno teles a mesma coisa e o toscano... enfim... ainda falam do di se mandar para o chao. este senhor e' artista!

quanto ao jogo jogado, pouco a dizer. infelicidade do benfica num jogo em que foi superior. o roberto nao tem culpa nos golos embora tivesse gostado que ele tivesse sido mais lesto a sair dos postes no lance do primeiro golo. a defesa do benfica anda muito verdinha, com erros sucessivos do luisao e do david luiz, e o maxi parece que anda na lua e com medo. o javi nao engana e o aimar ja' comeca a precisar de pilhas. gostei do jogo do gaitan e do carlos martins, ambos trabalhadores e desequilibradores. o cardozo anda sem jogo e o saviola teve muito azar (podia ter marcado mais 2 neste jogo).

ha' que levantar a cabeca e continuar a trabalhar! forca benfica!!

BENFICA SEMPRE!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Benfica universal

Hoje de manha em New Haven, CT.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ze Torres



eu nunca o vi jogar. o meu pai sempre me falou muito do ze torres quando eu era miudo. palavra puxa pergunta ao petiz e cedo percebi que eu apenas podia ser do clube do ze, do eusebio, do coluna, do simoes. nunca o vi jogar, nunca o conheci em pessoa, e pouco sei sobre o nosso ze. mas hoje sinto que perdi um familiar. para a historia ficam as muitas vitorias com o manto sagrado vestido. para a historia fica a dedicacao ao clube. para a historia fica jose torres, o bom gigante. 'a familia as condolencias. o benfica esta' de luto e uma homenagem condigna exige-se.


BENFICA SEMPRE!!!