origem
Eusébio +10: Abril 2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Yes, we can, and raios, yes, we will

Falta um ponto. Mas eu quero seis.

Estou com uma serenidade anormal para este periodo. Faltam cerca de 56h para sermos campeoes, e estou aqui na boa. O jogo que ai' vem nao me aquece nem me arrefece. Nao quero saber se e' no antro, se e' arbitrado por alguem que gosta de fruta ou se e' alguem que prefere cafe' com leite.
Estou com a serenidade que e' trazida pela confianca. Como quando vou dar uma apresentacao importante. Nessas alturas, vejo sempre colegas a quem tremem as pernas e falha a voz. Tenho a sorte de conseguir concentrar-me no essencial e por isso evitar ataques de panico (excepto talvez quando apanho altas sessoes de turbulencia bruta nos meus voos transatlanticos nocturnos...).
E o essencial e' simples: eu sei o que tenho para fazer, e a unica coisa que me incomoda e' que o/a gajo/a que fala antes de mim nunca mais se cala para eu ir kick-ass and smash pumpkins. Como diria o Paulo Bento, com muita tranquilidade.
Quando temos a confianca de que esta' tudo no ponto, quando sabemos que estamos preparados para o que ai' vem, nao ha' razao para sustos e tremores e temores. E' ir e resolver o assunto. Pode correr mal? Pode, pode sempre correr mal. O computador pode falhar, a voz pode ir-se, um competidor maluco pode estar na assistencia e resolver pegar fogo 'a cena. E' provavel? Hell, no.
Quando se faz o trabalhinho de casa e estamos la', e' na base da filosofia Crocodile Dundeeiana: no worries.

Por isso, como acredito que o Benfica esta' la', porque o George Geesus percebe mais daquilo a dormir que nos todos percebemos acordados, mesmo fazendo o integral dessa cena toda ao longo do tempo, desde zero a mais infinito, porque os jogadores estao la', porque os adeptos estao la', porque estamos todos la', esta' tudo la', vou esperar, com toda a serenidade do mundo, pelo apito final, para por o cachecol de fora da janela e deixar todos os transuentes da I-95, onde vou estar naquele momento, saber que o Benfica ja' chegou ao destino. Com a paz que se sente quando chegamos, depois de uma longa e ardua viagem, a casa, ao sitio onde pertencemos.

E depois, na semana seguinte, e' coroar a chegada com mais uma vitoria, a mostrar o que se quer da Catedral para o ano: casa sempre cheia, e mais dois pontos do que fizemos este ano la'.

E uma ultima palavra para o Senhor George Geesus - e digo Senhor, assim com maiuscula e por extenso, porque o respeitinho e' muito bonito, e quem esta' acima, esta' acima, e quem esta' la' em cima esta' mesmo la' em cima (e isto do la' em cima nao tem nada a ver com os disparates dos milagres e dessas asneiras todas, que eu sou agnostico ate' ao osso): meu caro, obrigado por tudo. Nao sei por quantos vamos ganhar os dois jogos que faltam, mas nem por um segundo imagino que nao ganhemos. Mas, meu caro George Geesus, fique a saber o seguinte: ganhando ou nao, sendo campeoes ou nao (como se o nao fosse possivel!), nao interessa. A minha contabilidade faz-se por pontos por epoca e, meu Caro, estamos la'. Aconteca o que acontecer a partir daqui, nao interessa. So' tenho a dizer obrigado. Obrigado por tudo. Foi uma honra imensa ter um treinador que sabe onde esta', que sabe para quem trabalha, e que percebe de bola como o raio que parta. Aconteca o que acontecer, esta epoca nao se vai perder nos meandros dos meu cortex cerebral. E quando a epoca acabar, vou esgravatar os posts antigos todos em que eu disse que o senhor nao era o treinador certo para o Benfica e elogiei aquela besta daquele espanhol cagao e estupido, e vou vergastar-me com eles ate' doer. E depois lembro-me dos jogorros que a equipa treinada por si fez, para me passarem as dores. Boa sorte, meu caro, para si e para os seus, e espero que sejamos nos os seus por muitos e longos anos cheios de sucessos, vitorias e brilho.

Benfica esmaga!

P.S.: Nao fosse o colinho que deram ao Braga, e tivessemos nos podido chegar aos jogos da Euroliga com o melhor onze, e alguem duvida que rebentavamos com aquilo tudo que ate' fazia fumo? Por isto, temos que dar os parabens ao Vitor Pereira e aos corruptos. Eles conseguiram dar cabo de uma estoria que tinha tudo para fazer Historia.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Curtas

- Extraordinária demonstração de ambição da nação benfiquista este fim de semana na catedral.

- Coroação da nossa fantástica equipa de futsal e mais um feito extraordinário do desporto nacional com o cunho do glorioso.

- Vergonhoso o apoio dado por LFV a Fernando Gomes. Percebo que seja uma guerra perdida mas entre conviver com as moscas ou ignorá-las, prefiro ignorá-las ainda que o cheiro a merda tenha vindo para ficar.

- Perfeitamente justificada a decisão de abandonar o hóquei profissional. Uma modalidade que faz com que o futebol pareça ser dirigido por meninos de coro. Concentre-mo-nos pois nas iminentes conquistas da nossa equipa de volei, e no potencial do nosso basket e futsal.

- Parabéns à Telma Monteiro por mais uma medalha, ainda que na minha opinião ofuscada pela decisão do Benfica de abandonar a modalidade. A Telma, tal como a Vanessa e o Nelson, vai passar a ser um mero produto de marketing do Benfica.

- Lamentável o horário escolhido para os jogos desta jornada. Joaquim Oliveira voltou a enrabar todos os adeptos de futebol enquanto a Liga assobia para o lado. É por estas e por outras que a renovação do contrato com a sportv é inaceitável, independentemente das consequências económicas imediatas que possa vir a ter.

- Olegário ou Proença este fim de semana no Dragão? Olegário é pior árbitro, mas talvez seja mais justo. Proença é um óptimo árbitro mas com uma capacidade inata de roubar o Benfica. Eu aposto no Proença... depois de dezenas de jogos do Benfica arbitrados por escumalha da AFPorto, nada melhor para sustentar a tese do colinho que deixar um "benfiquista" apitar o jogo da consagração. Sinceramente, acredito que venha quem vier, terá tanta pressão em cima que só não fará melhor se não conseguir (exceptuando obviamente o Jorge Sousa).

- Notas para este fim de semana: Acima de tudo, não perder a cabeça. Faltam 2 jogos. Por muito mal que corra o próximo, não podemos por em risco a nossa capacidade de ganhar o último jogo na Luz. Não é difícil adivinhar o ambiente que nos espera no Porto. Se conseguirmos manter a cabeça fria e concentrar-mo-nos em jogar à bola, tenho a certeza que este fim de semana pontuamos. Mas para isso temos que ser inteligentes, alimentar o nervosismo dos Andrades e nunca cair em conflitos estúpidos. Se é verdade que o titulo está perto, a pressão não deixa de estar toda do lado deles. São eles que estão em risco de ser humilhados em casa. Tal como fizemos em Faro, temos de nos concentrar em jogar bem à bola, e ter muita cabeça fria quando as coisas aquecerem.

- Está a chegar a fase final do Nacional de Juniores. Não se apoquentem os que já sofrem em antecipação com o final de uma época fantástica. Apoiar os miúdos e continuar a encher a catedral até Julho é uma obrigação de todos os Benfiquistas.

- Para terminar, um dia gostava de poder andar à porrada com o Carlos Queiros...

sábado, 24 de abril de 2010

para tudo!!!

sim, estamos no intervalo, mas eis o que eu vejo n'A Bola enquanto espero pelo reatar da partida:

Gillette Stadium

nao me interessa quanto custa! eu vou! nuno, tas nessa?


BENFICA SEMPRE! e dia 19 de maio, BENFICA PERTO!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

chico espertismo e sacanices

sacanice:
pois e'. vamos gramar com o lucilio no sabado. alias, ate' me admira nao ser o andre soares dias.

chico espertismo:
o queiros e' que pos o fabio a lateral. pois foi. e o meu outro carro e' um ferrari, como dizem alguns autocolantes. sera' que este gajo nao tem vergonha? convocou o fabio 2 ou 3 vezes durante o apuramento para jogar como extremo e agora vem reclamar sapiencia futebolistica? isto vai parecer mal, mas eu quero a seleccao do queiros (que nunca sera' a minha) humilhada na africa do sul. cabrao de merda.

ja' agora, um relembrar aos senhores do recori:
podem ir parando com os palpites, que quando alguem for contratado logo serao notificados. por voces ja' tentamos contratar 3 medios ofensivos, 2 pontas de lanca, 3 guarda redes, e ja' vendemos 4 jogadores. parabens. conseguiram chegar ao ridiculo mesmo antes da silly season comecar. que tal uma nova encomenda de sarna para se cocarem e uns comprimiditos para a azia?


BENFICA SEMPRE!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reservado

Tem piada? se calhar .
Foi arriscado? vagamente.
o video no utube ficou à maneira? sem duvida.

Não deixa no entanto de ser (mais) uma demonstração humilhante de como as últimas duas décadas contribuíram para a sportinguização do nosso Glorioso.

Que me desculpem os que tem mais sentido de humor que eu, mas isto não é o Benfica.

Primeiro, porque ainda não ganhámos nada de nada, e a ver pelos últimos 3 jogos, a qualidade do nosso futebol parece cair a uma velocidade inversamente proporcional ao nosso nervosismo. Estivemos a perder por 2 na Figueira, levámos um banho de bola do Sporting na primeira parte, e em Coimbra fizemos a pior exibição da época. Temos várias peças fulcrais completamente de gatas (Saviola, Cardozo, Luisão, Javi e DiMaria) e estaríamos na merda se não fosse a inspiração divina do Weldon. Psicologicamente, estamos aterrados com a possibilidade de falhar. Isso foi visível depois do 1-0 em Coimbra, e está estampado na cara do Jesus de há um mês para cá... Esta equipa precisa desesperadamente de banhos, massagens e de um psicólogo que a ajude a lidar com o medo de que se está a apoderar.

Segundo, porque os 3 jogos que faltam vão ser extremamente difíceis. A Olhanense precisa desesperadamente de um pontinho, o Porto A de certeza que morrerá em campo para não nos ver sorrir, e no fim, o Rio Ave... bom, vejam a dificuldade que tivemos este ano nos jogos em Vila do Conde e revejam o jogão que estes fizeram há algumas semanas contra o Porto. Eu peço aos Deuses que o Braga escorregue depressa, porque se nós tropeçarmos, duvido muito que nos consigamos levantar.

Terceiro, tenho a certeza que os jogadores não gostaram desta brincadeira. Tenho ainda mais certeza que Jesus (e RC e LFV) gostaram menos ainda. Numa altura que a equipa precisa de tranquilidade e de apoio, por-mo-nos a cantar de galo é idiota e contraproducente. Em vez de moralizar só aumenta a pressão sobre os jogadores e alimenta os seus medos. Venham me dizer que nós somos o Benfica e não temos medo de nada.... o caralho! a equipa, desde o Presidente ao Quim, está cagada de medo. Só quem nunca competiu não sabe o que é o medo de ganhar. Quem tem estofo, vai sem medo à procura da estocada final. Mas nós ainda não temos, e andamos a correr às voltas à espera que o touro morra sozinho.

Por fim, ser campeão passa por saber ganhar. E saber ganhar é algo que nos distingue da corja que nas últimas décadas tem ganho mais do que nós. Ridicularizar os 26 pontos de avanço, lembrar as promessas a Pedroto, tudo isso é dar valor a quem não o tem ou merece. Lançar foguetes antes da festa, comemorar de formas inusitadas, tudo isso faz parte de uma realidade que não faz parte da história do Glorioso. Elevação e ambição, é o que eu peço à nossa equipa e aos melhores adeptos do mundo.

domingo, 18 de abril de 2010

provavelmente...

- o pior jogo da época.

- a exibição mais descaracterizada

- campeões daqui por 7 dias.


Para mim este foi sem sombra de dúvidas o pior jogo da época. Num relvado que nada ajudava quem queria jogar à bola, o Benfica resolveu não jogar à bola... talvez o golo caído dos céus aos 2 minutos tenha sido contraproducente, mas hoje, não fomos o Benfica pressionante, ambicioso, esclarecido e irreverente que Jesus criou. Estivemos amorfos, passivos e descrentes. Felizmente, mantivemos o instinto assassino, sendo capaz de marcar 3 golos tendo feito pouquíssimo para os merecer. Só assim conseguimos superar a noite de horror de Quim e (mais uma) de Xistra. Nunca pressionámos e nunca segurámos a bola. Para complicar, fomos de uma intranquilidade assustadora na defesa.

Individualmente, é impossível não destacar Weldon. Os 5 golos que leva nuns 200 minutos em campo são esclarecedores da sua utilidade. É rápido, lutador e letal. Um jogador útil em qualquer equipa e uma excelente alternativa (boa e barata) a Saviola. Rúben Amorim voltou a ser dos melhores em campo, tal como Maxi e Coentrão. Rúben foi mesmo o único jogador que foi capaz de não entregar a bola ao adversário assim que tocava nela.

Pela negativa, DiMaria (que vai ser idolatrado por ter conseguido mais duas assistências) fez um jogo execrável, tendo perdido bolas atrás de bolas, para além de ter sido uma nulidade no apoio aos colegas. David Luiz acusou a responsabilidade e fez uma primeira parte nervosíssima tendo acumulado erros sucessivos (felizmente melhorou imenso na segunda parte). Sidnei não borrou a pintura mas não disfarça o nervosismo.

Esta noite acho que fomos bafejados pela sorte. Essa mesmo que costuma bafejar os audazes. E eu acredito, que empurrados pela onda encarnada, jogando bem ou mal, para a semana somos campeões.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Obrigado, meus Herois!

Nem vale a pena falar da arbitragem inteligentissima, a inclinar o campo na direccao absolutamente oposta 'aquela que os cornos reclamam. Nem vale a pena falar dos cartoes vermelhos que ficaram por mostrar ao Tonel e ao Grimi (dois!). Nem vale a pena falar dos penaltis que o arbitro nao quis ver, e das faltas que preferiu nao ver (quando o Benfica ia sair e passava a ficar em contra-pe') nem das que viu sem existirem (para ver se eles chegavam ao empate). Nao vale a pena falar de menoridades, mesmo que o melhor jogador adversario hoje, como quase sempre, tenha equipado de amarelo. Nao vale a pena falar de tretas.

O que vale a pena, e' dizer obrigado aos meus Herois, e desejar muitos anos de vida a George Geesus.

Tres pontos. Faltam sete. Estamos quase, quase, quase, quase la'.
Mas mesmo quase.

Benfica esburganha.

P.S.: Corno que e' corno, sempre sera' corno, mas no meio desses ha' uns que sao orgulhosamente cornos enrabados e ainda batem palminhas.

O Francisco Costa e' um barrasco

E o Moutinho mete asco.

Eles nao merecem este post, mas o recheio que neste momento lhes alarga a regiao rectal merece.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fundamental ganhar amanha

Nao por ser contra o lagartanhedo, mas pelas razoes que passo a enumerar.
O Braga continua a ser levado ao colinho, na esperanca de pressionar o Benfica (nao conseguida) e de garantir que o Benfica nao levanta o pe' do acelerador no campeonato para ver se descarrila na liga Europa (conseguida - seria a suprema humilhacao dos corruptos ver o Benfica a vencer na Europa, e eles sabem melhor que ninguem que a melhor forma de vencer na Europa e' nao ter que se preocupar com o campeonato - perguntem ao Augusto Duarte e ao Beira-Mar, que eles explicam tudinho, e se ficarem com duvidas perguntem ao Tapie, ao Marselha e ao Valenciennes que eles fazem um desenho).
Adiante: conseguida que foi a saida do Benfica da Euroliga, nome com que George Geesus brilhantemente rebaptizou esta competicao (e se ha' quem tenha autoridade para baptizar e' ele, the man is who the man is), o objectivo seguinte e' deixar o Benfica 'a merce de um erro arbitral. Naturalmente, se chegassemos aos corruptos com apenas tres pontos de vantagem contra o Braga, haveria circunstancias diversas que nos fariam perder aquele jogo, nem que os gajos tivessem que chamar o Jorge Sousa outra vez, mais o Bertino Miranda de um lado, o Pedro Proenca do outro, o Soares Dias a quarto arbitro, e mais tres ou quatro macacos em lista de espera para o que desse e viesse.
O colinho do Braga vai continuar enquanto isso der esperanca de lixar o Benfica (claramente a "vitoria" do sistema este ano seria derrotar o Benfica, e isto ainda nao acabou), mas assim que ficar evidente que nao vai dar para lixar o Benfica, o colinho do Braga vai acabar porque ha' uma equipa corrupta que esta' a cinco pontos da entrada na Liga dos Campeoes. Sendo que eles podem sempre deixar tudo para as duas jornadas finais (uma aposta como o Braga esta' a quinze dias de uma fantastica e brutal quebra de rendimento, naturalmente por questoes fisicas ou entao porque o treinador resolve usar a mesma tactica suicida que valeu tres pontos nas antas ao dono??!?!), duvido que o facam porque isso implicaria que os corruptos teriam mesmo que ganhar ao Benfica, e apesar de eles saberem que jogam com catorze, estao tao destomatados que nem assim tem a certeza de ganharem... imaginem o fedor que vai naquelas Dodot...

Portanto, ganhar amanha e', mais do que necessario, fundamental. Se ganharmos amanha, ficamos com seis pontos, e eu aposto, mas aposto mesmo, que nas proximas duas semanas o Braga vai perder pelo menos um pontinho e vamos celebrar o titulo em casa contra os Corruptos-C, com o animal Costa a apadrinhar a festa (sim, vai haver porrada, e' claro que vai haver porrada, quantos menos jogadores estiverem disponiveis para a semana seguinte melhor para certas agremiacoes corruptas...).
Ou seja: ganhamos amanha, os corruptos comecam muito lentamente a tirar o tapete aos bracaros (e adivinhem quem vai ser culpado pelo Domingos pelos erros arbitrais que lhe vao tirar o segundo lugar? Naturalmente, o Benfica, como o Miguel Sousa Tavares ja' insinuou a semana passada, alegando que a roubalheira escandalosa do Braga-Guimaraes foi uma coisa com o intuito de beneficiar o Benfica e prejudicar o Porto... eu nao fiquei minimamente surpreendido, estava 'a espera dessa e de muitas outras que ai' virao). Nao ganhamos amanha, e o Braga vai continuar a ser levado ao colinho por mais uns jogos - nao duvidemos nem por um segundinho que perante a oportunidade de impedir o Benfica de ganhar o campeonato, os corruptos estao a cagar-se de alto para a Liga dos Campeoes... ate' porque o amiguinho que eles vao colocar na liga, mais os outros amiguinhos que ja' la' estao, vao tratar de os reembolsar se eles nao forem... brincamos ou que? Os gajos sao corruptos mas dos bons, nao dormem.

Por isso, nao quero saber da treta das finais e do raio. Amanha nao e' um jogo de vida ou de morte. E' so', e apenas um jogo de morte. Da morte dos corruptos. Ou da nossa. Pode ser pessimismo, mas se nao ganharmos amanha, duvido que sejamos campeoes. E isso, tendo em conta o futebol de puta madre que jogamos o ano inteirinho, contra tudo, contra todos, e sempre contra 14, seria um crime de lesa-futebol, e sabe-se la' que consequencias brutais teria para o grande colinho do Benfica: os adeptos.

Aos onze rapazes que amanha entrarem em campo, mais os tres que entrarem durante o jogo: meus caros, seremos muitos milhoes em campo a lutar. Cada perna vossa estara' levantada pelos milhoes que pelo mundo fora pensam e vivem o Benfica 24h por dia, sete dias por semana. Metam a redondinha onde e' preciso, e gritos de golo serao ouvidos pelos vinte e quatro fusos horarios do planeta. Quem der tudo, sobrevivendo ou nao, e' e sera' sempre um dos nossos herois. E nos, os milhoes que pelo mundo fora pensam e vivem o Benfica 24h por dia, nunca esquecemos os nossos herois.

Amanha, meus caros, joga-se a epoca. Nao percam o que tanto vos custou ate' agora a conquistar. Nao, nao estou a falar dos pontos e dos golos e das exibicoes. Isso vai e volta, sempre se arranja em qualquer lado (embora do quilate com que nos tem brindado este ano seja, reconhecidamente, dificil). Estou a falar da confianca imensa que os adeptos (os milhoes que pelo mundo fora pensam e vivem o Benfica 24h por dia) tem depositado em voces, e de forma inteiramente merecida.

Ha' poucas entidades insubstituives no Benfica: os fundadores; os imortais campeoes Europeus; o Eusebio acima de tudo o resto; e os adeptos. (E aparentemente pelos tempos que correm, o George Geesus, my Lord!)

Por isso, meus bravos, meus herois, amanha entrem em campo a pensar que mesmo que nao saiam vivos daquele rectangulo, tem que sair vencedores. Eu la' estarei, em cada lufada de ar que inspirarem, em cada molecula de O2 que reduzirem a agua, em cada electrao que usarem nesse processo, em cada molecula de acido lactico que produzirem, em cada molecula de glucose que o vosso glicogenio libertar, em cada fosfato de creatinha que for usado, em cada ADP que for refosforilado, em cada vesicula de acetilcolina que se fundir com a membrana pre-sinaptica dos vossos terminais neuromusculares. Eu, e todos nos, estaremos la'. Ha' os que nunca caminham sozinhos, e ha' os que nunca ESTAO sozinhos. Mais do que nos, os milhoes que pelo mundo fora pensam e vivem o Benfica 24h por dia, sete dias por semana, estarmos com voces, nos estamos EM voces.

Cesse tudo o que a musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta. Amanha, rolo compressor, sem misericordia. Take no prisioners.

Ganhem. E sem espinhas.

P.S.: Falo apenas para os jogadores, e nao e' por ter a presuncao de pensar que eles vem ca' ler isto. Para George Geesus, nao tenho palavras: a minha ignorancia dos assuntos da bola, comparada com a profunda sapiencia que ele ja' mostrou que tem, nao me permite abrir a boca ou estender os dedos no teclado. George, estamos nas suas maos. Faca o que quiser, faca o que puder. Faca o que fizer, ja' e' um dos meus herois (dos nossos, George, dos nossos). Obrigado por tudo, e felicidades. Muitas felicidades. De preferencia ao leme do SLB, SLB, Glorioso SLB.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bate chapas, tinta Robialac

E terca-feira despachamos os lagartanhosos.
Tres pontos que vao ser menos tres para a meta.
Estamos quase la'.
E agora ate' podemos descansar 'as quintas-feiras.
As semanas vao parecer mais longas. Mas so' la' para sexta-feira, porque as goleadas vao continuar a chegar para mais tres ou quatro dias pos-jogo.

Benfica esmaga.
Para o ano, so' nos param na final da Champions. E com a Taca nas maos. Esta' na hora do Gutman ir dar banho ao cao.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

como eu calava anfield

nao sei se ja' o disse, mas nao posso com o benitez. e depois de esta ave rara ter vindo mandar bitaites sobre como vai eliminar o benfica e como o liverpool de agora e' melhor que o de 2006 (porque o benfica, pelos vistos, ficou parado no tempo...), e como vai jogar com 3 centrais etc e tal, eu digo-lhe mesmo: BRING IT ON!!

ja' muitas vezes frisamos que o importante, para o benfica, tem de ser o campeonato. mas eu comeco a preferir ficar de fora na liga europa apenas nas meias do que ter que aturar este "fat spanish waiter". eis entao como eu escalonava o benfica para, amanha, despachar o liverpool:

quim (chega de experiencias); ruben, dluiz, luisao, fabio; javi; ramires, dimaria; carlos; cardozo, eder luis.

substituicoes no segundo tempo: ramires por aimar (descendo o carlos para interior direito); carlos por maxi (subindo o ruben) e cardozo por kardec (para o miudo fazer mais uns minutos e, quem sabe, mandar uma la' para dentro).

isto fazia com que, no domingo, joguemos com:

quim; maxi, luiz, luisao, fabio; javi; ramires, dimaria; aimar; cardozo, saviola (?)

e despachamos os especiais.

que comece o jogo!!

BENFICA SEMPRE!!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

reminiscencias do passado

confesso que hoje, por volta das 4:20 da tarde (NY) me apeteceu dizer "merda pra isto". o post do joao passou-me varias vezes pelos olhos, principalmente o "baquear agora...". nao me conseguia concentrar no trabalho e so' queria era ir para casa, ligar a tv, e ver quem e' que andava a asneirar. pensava eu isto quando, de uma assentada, o weldon manda duas la' para dentro. e antes de acabar estava la' o 3. pensei outra vez "merda pra isto" porque estou a ficar velho e o meu coracao comeca a nao gostar de tanto nervo em tao pouco espaco de tempo. na segunda parte pareceu-me, pelo que ia ouvindo do relato, que podiamos (deviamos) ter metido la' mais 4. ficamos pelo 4-2. menos 1 jogo, a mesma diferenca pontual, e um rejuvenescer da (minha) esperanca benfiquista.

mas como reminiscencias do passado passam nao so' pelo passado recente mas tambem pelo passado mais distante, pensei logo no 3-1 do nene aos andrades na final da taca de portugal em 81, dos golos em catadupa do mats, do magnifico jogo do jvp no lumiar sobre chuva intensa, das "bombas" do isaias, da classe do valdo, da garra do mozer. lembrei-me que o benfica e' aquilo que hoje ficou espalhado pela figueira: e' saber que, mesmo comecando ao jogo quase a perder, nos somos mais que isso tudo e vamos dar a volta. o weldon, o cardozo e o dima mostraram hoje que essa raca e esse querer, tao bem descritos numa de muitas cancoes homenageando o clube, esta' ali, naqueles 24 jogadores.

sim, o aimar anda a jogar um peido. sim, o carlos martins e' fucao. sim, o cardozo marca 1 em 5 ou 6 ultimamente. sim, o david luiz tanto tem jogos brilhantes como jogos em que sai (quase) tudo mal. e sim, ate' o quim tem frangos monumentais. mas, e nao sei se por causa do jj, do rui ou de obra divina, estes rapazes querem ganhar e mostram-no no campo. hoje demos um passo muito importante na decisao do titulo. 15 pontos em disputa, 6 de vantagem. ate' termos o titulo seguro, nao ha' descanso.

venha o liverpool. sim, quero ganhar. por 3 ou 4. la'. mas se formos eliminados nao me chateia. chateia-me mais o aimar nao andar a jogar nada ou o cardozo falhar golos de baliza aberta...


BENFICA SEMPRE!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

GANHAR hoje


Faltam 6 jogos... faltam 3 vitórias (se tanto).

O sonho está ao alcance de uma vitória na Figueira, uma vitória contra o Sporting, e uma vitória em Coimbra. É só isso que nos separa do sonho... 3 vitórias contra equipas acessíveis com os seus campeonatos já resolvidos. Vá... aceite-se um tropeção num destes 3 jogos... faríamos a festa de campeões em casa contra a Olhanense e no fim de semana seguinte ia-mos passear as faixas para o Porto.

Nestes 6 jogos que faltam, 3 são teoricamente difíceis e os outros 3 mais acessíveis. Seria trágico baquear nos ditos jogos fáceis e entrar nos difíceis sob o espectro de poder perder a liderança. Este fim de semana mostrou-nos que as forças ocultas estão mais vivas que nunca e o discurso do Inácio não faz prever nada de bom. Por causa disso, o jogo de hoje é o mais importante dos 6 jogos que faltam. Porque se ganharmos hoje, para a semana sabemos que estamos a dobrar a esquina... e quando o campeonato estiver ao alcance da nossa mão, ninguém nos vai conseguir parar.

Poupar jogadores? sem duvida... depois de assegurar o campeonato e de empurrar irremediavelmente o Porto para a Liga Europa... são 3 vitórias, 3 miseras vitórias... 3 jogos onde fissuras, contracturas e outras quadraturas, não só não nos impedem de jogar, como nos motivam para ganhar.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

jogamos para car****!!!

em primeiro lugar, e um pouco contra a tendencia manifestada pela net fora, eu sou um admirador do torres. acho que o rapaz e' bom jogador. pronto. mas nao posso com o benitez, e quero mesmo e' que o liverpool perca tudo para ver se correm de la' com o espanhol.

dito isto, e depois de ter visto parte do jogo ja' depois dos factos, descansadinho num bar a beber uma cervejola para celebrar a vitoria do benfica, so' tenho mesmo para dizer que o benfica 2009/2010 (e espero que o 2010/11-2050/2051) joga para car****!!! o liverpool, com 11 ou com 10, nao fez diferenca, foi encostado 'as cordas pelos nossos rapazes. hoje ate' nem vou bater no cardozo que falhou 3 golos de baliza aberta quase. hoje vou so' dizer que podem trazer o messi, o ronaldo, o torres, o villa, o fletcher, o rooney, o pato, o kaka, o ronaldinho. os nossos rapazes vao po-los a todos no bolso e o jj vai mostrar 'a europa do futebol como e' que se joga 'a bola.

pelo pouco que ia vendo, o liverpool quase nao saia do meio campo deles. quando saia, o torres mandava-se para o chao para ver se o massacre parava um bocadinho. o mascherano nao sabia quem havia de marcar, o gerrard foi apagado do jogo, o insua mostrou que o nosso extremo adaptado a lateral e' bem melhor que ele (mesmo se, por vezes, tem erros infantis), o agger fica muitos pontos abaixo do david luiz e do luisao.

hoje, como sempre, estou orgulhoso do meu benfica! segunda feira despachamos a naval (que e' o que interessa) e na 5a vamos a inglaterra dar um festival de bola. porque o liverpool nao joga um corno...


BENFICA SEMPRE!!!