origem
Eusébio +10: Janeiro 2010

domingo, 31 de janeiro de 2010

Carrega

A onda vermelha está cada vez mais forte. 52 mil adeptos levantaram a equipa quando a coisa se complicou e nunca permitiram ao Vitória (ou ao Elmano) qualquer veleidade. Mais 3 golos, mais 3 pontos e siga a marcha na caminhada até à vitória final.

Voltámos a fazer um excelente jogo, mesmo sem o brilho dos suspeitos do costume. Cardozo e Saviola trabalharam muitíssimo mas foram globalmente infelizes. Já Aimar, ao contrário da opinião global da critica, pareceu-me mais aguerrido que esclarecido e a sua exibição valeu acima de tudo pelo golo. É verdade que teve sorte no ressalto, mas a classe com que senta o Nilson antes de rematar é de génio. DiMaria esteve muito escondido o que na minha opinião só contribuiu para que tenha feito um dos melhores jogos dos últimos tempos. Coentrão não foi perfeito mas para mim é de longe o melhor lateral esquerdo do plantel e um grande candidato à titularidade na Selecção. Maxi Pereira fez um dos seus melhores jogos da época do ponto de vista ofensivo, mas defensivamente voltou a borrar a pintura. Luisão e Luiz pareceram mais nervosos do que o costume mas mantiveram a autoridade e a agressividade para aguentar o barco.

Três jogadores merecem um destaque mais cuidado:

- Javi Garcia voltou a fazer um jogo extraordinário. Parece mesmo que o Espanhol não sabe jogar mal e a sua maturidade em campo é impressionante para um jogador tão jovem. No entanto, uma atitude irreflectida podia ter deitado tudo a perder e ter mesmo custado os 3 pontos tão brilhantemente conquistados. A agressão é clara e o penalti também. Elmano não viu, como também não viu outros penaltis a favor do Benfica, mas a atitude do Javi é indesculpável e o sumaríssimo que se avizinha acaba por ser um mal menor.

- Carlos Martins chamou a si todo o brilhantismo que normalmente está reservado aos outros artistas. Dois remates fantásticos, no seguimento de outro na primeira parte que por pouco não levou o mesmo caminho. Uma entrada disparatada sobre Assis valeu-lhe o primeiro amarelo, e um deslize a meter a mão à bola o segundo. Carlos Martins é isto. A sua garra e ambição é digna de um verdadeiro campeão, a sua falta de inteligência emocional faz dele um eterno suplente. Um destaque no entanto para a sua pega com Cardozo: foi no sitio certo e na hora certa. Teve as proporções que devia ter, foi bem sanada e serviu para acordar a equipa. Brilhante também a forma como Jesus lidou com este assunto.

- Assis encheu o campo e não mereceu os assobios dos adeptos. Assis joga pelo Victoria com a mesma garra que jogou pelo Benfica. Garra essa que contribuiu em grande parte para o ultimo titulo do Benfica. Assis mostrou (mais uma vez) que tem lugar de caras no plantel do Benfica e que a sua saída foi mais uma das muitas cretinices de Quique Flores.

O campeonato segue já nesta quarta feira com um jogo difícil, contra uma equipa bem organizada e perigosa. Este jogo vem demasiado cedo... ainda estamos na ressaca de uma vitória importante e dura. Jesus vai ter que trabalhar muito a psique dos rapazes porque vai ser preciso um Benfica à Benfica para conquistar mais 3 pontos.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Vinte e cinco minutos de jogo...

... e o Carlos Martins ja' andou aos berros com o Aimar e com o Cardozo...
Mas o que e' que este gajo quer?!


(Afinal, parece que ja' ninguem lhe liga... :D
Como marcou dois golorros e a gente ganhou, eu hoje desculpo.)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

os caes, os acolitos e o papa

aqui ha' coisa de duas semanas, mais ou menos, o menino ruben micael mudou-se para o antro do ladrao. tudo bem, e' la' com ele. depois da falta de caracter que vi ao vivo na luz aquando da taca da liga, fica bem nesse clube. hoje, em vesperas de se saber que o heroi de banda desenhada e o romeno com tiques de vedeta vao levar uma multa que se preve, pelo menos, de 6 meses (dos quais, vao argumentar, ja' cumpriram 2), eis que vem este menino dizer que "ha', e' verdade!! quando levamos 6 na pandeireta, quando ja' estavam 2 la' dentro por parte do benfica, fui violado por 30 segurancas, 10 mulheres da limpeza, 4 caes, mordido por 3000 mosquitos, apanhei bones, etc e tal, tudo durante os 20 ou 30 metros que separam o relvado do balneario! a serio!!!".

ora, com esta bombastica declaracao de espumanco pela boca com cheiro a merda, a cs ficou encantada! mais um caso num tunel! e foi outra vez na luz! amanha ate' o belenenses se vai queixar do tunel da luz, vao ver! pois, porque os segurancas do benfica tambem foram para as autoestradas mandar pedras, que nem donkey kongs a lancar barris para o pobre do mario. ja' a seguir: deco, mourinho, carvalho, maniche, lisandro e lucho foram todos violados pelos mesmos segurancas!

haja pachorra!!! para as mentes tristes que nao percebem o "jogo", para os mentecaptos que se iludem com tais declaracoes e exigem justica, ha' que abrir os olhinhos.

que se passou nas ultimas 2 semanas? o rm assina pelo porto. as escutas do apito dourado sao libertadas e todos (todos!!) ouvem a pouca vergonha do combinar de arbitros, de pressoes 'a cd, de arranjinhos de frutas e cafes com leite. os lagartos, depois de aplaudirem de pe' o futuro ex jogador do clube que tinha tudo prometido mas acabou no antro, batem palmas 'as declaracoes do papa, exigem justica para que as escutas sejam invalidadas e ignoradas, endeusam um lateral direito que no verao tudo fez para ir para o antro tambem ele, e veem o seu paraiso idilico ser violentado por uma besta aos socos num raquitico.

entretanto, e dentro das 4 linhas, o benfica despacha com distincao 4 adversarios, todos fora de casa, com 3 vitorias ha' campeao, sem nunca levantar um dedo acusatorio ou provocador a arbitros ou situacoes que ofendem directamente o clube e os seus trabalhadores e atletas. ate' na organizacao de um jogo de beneficiencia fomos ridicularizados.

porque se passou tudo isto? para que as penas ao hulk e ao sapunaru sejam reduzidas, para que o pc nao seja acusado de nada, para que os lagartos levem o cantaro 'a fonte e se contentem com o 2o lugar outra vez (ao ponto de preferirem a derrota com o braga do que lutar para serem campeoes). o merdoso do costume que escreve na bola (o mst) e o seu fiel anormal seguido (o barranhoso) ja' escrevem que as escutas deveriam ser destruidas (vide excelente blog do pedro ferreira na tertulia).

e' contra esta gente mesquinha e merdosa que temos de lutar todos os dias. mas seremos campeoes. e a taca da liga, mesmo a feijoes, tem de ser para ganhar para os por a todos no lugar. esta liga de fantoches e marretas nao merece o benfica.

BENFICA SEMPRE!!!

o Valdo...

O Valdo foi o meu ídolo de infância, como foram o Magnusson, o Thern, o Paneira, ou o Mozer. Foi um privilégio o meu benfiquismo ter crescido ao lado de alguns destes nomes. Ver ontem o Valdo de águia ao peito encheu-me de emoção. Está igual ao Valdo que enchia o relvado, que usava a cabeça para pensar e os pés para chutar, o Valdo que corria devagar mas fazia a bola voar, o Valdo que cadenciava todo o futebol daquela fenomenal equipa. Snif...

Foi bonita a massa humana que aderiu ao espectáculo, as estrelas que vieram a Lisboa, o dinheiro angariado. Foi fantástico ter todo o universo futebolístico de olhos postos na Luz. E glorioso o voo da Vitória perante o olhar estupefacto de Henry ou Zidane.

Somos grandes, enormes, gigantes. Os meus parabéns ao LFV por este fantástica celebração de Benfiquismo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eusebio +muitos

Diz a imprensa que Deus faz hoje 68 anos.
Assim sendo, mais nao resta que lamentar que nao possamos ter agora Eusebio -40, e desejar ao Maior que tenhamos Eusebio +muitos.

Benfica esmaga!

domingo, 24 de janeiro de 2010

e pronto -- parte deux

"A agência Lusa baseia-se na lei contra a violência no desporto de julho de 2009 para afirmar que as imagens recolhidas através de circuitos internos de televisão não podem ser utilizadas, por si só, para fazer prova em processos disciplinares contra agentes desportivos. Apenas a clubes e SAD." -- in Recori


Aaaaaaaaaaahhhhhhh! A agencia Lusa e' que se baseia. pronto. ao menos sabemos que as decisoes do conselho de disciplina sao baseadas naquilo que a agencia lusa pensa que esta' correcto. como a agencia lusa nao viu nada de mal nos socos que os suplentes do braga mandaram no cardozo, ou na agressao do vandinho ao treinador adjunto do benfica nesse mesmo jogo, ou mesmo a cotovelada valente que o bruto alves mandou ao jogador do pacos de ferreira, para nao falar no golo do falcao com a mao ou na sapatada 'a voleibol da meretriz uruguaia na luz, entao e' porque nao aconteceu e nao pode ser passivel de serem acontecimentos puniveis. esta' explicado. e' que a agencia lusa e' que manda nesta merda toda.

e' nojento o que os avencados andam a fazer para desculpar agressoes a agentes desportivos apos um jogo de futebol ou no intervalo do mesmo. e' nojento que todos batam palmas a esta campanha anti benfica. cambada de corruptos.

somos o benfica. somos portugal.

BENFICA SEMPRE!!!

sábado, 23 de janeiro de 2010

e pronto.

ate' estou admirado ter levado tanto tempo ate' aparecer uma tentativa de abafamento do que se passou no pos Benfica-Andrades deste ano. depois de escutas, chapadas, insultos, jogos que nunca mais acabam, la' foram descobrir um video do tunel da luz do ano passado onde os andrades andam todos exaltados a descarregar as frustracoes em alguem porque o lisandro teve de arrancar um penalty e mesmo assim levaram um baile de bola. mas ja' la' chego.

o que se ve, entao, no dito video que e' assim tao chocante?

1) ve-se um gajo levantar o pe. um gajo de fato e gravata que, acusam logo, e' do benfica. deve ser porque estava de fato e gravata...

2) ve-se o rui costa impavido, a olhar para uma confusao com os andrades todos aos berros e a socar todos os que lhes aparecem 'a frente. do lado do benfica, nao ha' nenhum movimento.

3) ve-se o helton a agredir alguem, o hulk a agredir alguem, o bruno alves e o meireles a quererem agredir alguem. ou seja, o habitual para aqueles lados. querem sempre agredir alguem, parece...


ora, os "isentos" pasquins o que tiram daqui? que o benfica provocou, que mexeu em camaras, que os jogadores do porto ate' nem bateram em ninguem, que coitado do lucho que estava pronto para tomar banho mas teve de vir ao corredor ver a zaragata. ou seja, os andrades desatam a arriar em alguem supostamente ligado ao benfica ou 'a seguranca contratada pelo benfica e isto vai ser usado para limpar o que se passou este ano, em que um individuo foi parar ao hospital por agressao. consumada.

o delegado da liga nao viu nada de relevo, a policia escreveu que so' foi acalmar animos, mas nos e' que somos os maus...

ja' agora: o dito jogo, para relembrar, foi aquele em que o senhor proenca inventou um lindo penalty do yebda sobre o lisandro, quando o lisando esta' a 2 metros do yebda e se atira para o chao. e' que, depois de tanto esforco para tentar arrancar um empate, percebe-se a exaltacao. no fim de contas, eles deveriam era ter entrado na cabine do arbitro e desancado o senhor, por nao ter feito aquele penalty valer por 2...

isto ha' cada um... cambada de corruptos de merda. esta' visto que os tentaculos do polvo se estao a encolher e nao sabem mais o que fazer.

VIVA O BENFICA!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

nao acho bem

nao e' de hoje e nao e' por ser o keirrison. mas nunca achei bem a jogadores de um clube, pagos pelo clube, estarem a treinar 'a parte. nao se arranja colocacao: e' uma chatice. mas o clube tem um dever empregador para com os atletas. por isso, tem de dizer aos atletas que nao se conta mais com eles e que se vai tentar arranjar colocacao, mas nao se devem isolar os atletas que nem pessoas com peste. nao sao craques, o treinador nao os quer. muito bem. mas ao menos que os deixe treinar, fazer umas corridas e dar uns toques na bola com o resto dos atletas empregados pelo clube. o shaffer, o jorge ribeiro, o balboa e o keirrison nao sao nada de especial e dados ninguem os quer. mas nao deveriam ser escorracados. e' so' a minha opiniao.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

E nem foi preciso jogarmos...

Diz que ontem esteve uma noite linda demais em Lisboa...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

mais 3!!!

Viram o jogo da primeira volta? Não? Vejam o jogo de ontem e imaginem tudo ao contrário!

Primeiros 30 minutos confrangedores da parte do Benfica. Parecia que ainda estávamos no pântano de Guimarães tal a nossa incapacidade de controlar a bola e o recurso permanente ao chutão para a frente. Muito preocupante este arranque do jogo, aliás, muito na senda do que foi a primeira parte em Vila do Conde. O Maritimo beneficiou de vários pontapés de canto e num lance fortuito chegou a acertar no poste. A bola esteve muito tempo no nosso meio campo onde Aimar lutava muito e jogava pouco, completamente desamparado no povoado meio-campo do Marítimo.

Há meia-hora, praticamente no único lance em que conseguimos sair do meio campo com a bola controlada (mesmo com alguns ressaltos pelo caminho) Cardozo fica isolado, faz duas asneiras com o pé direito, e quando a bola finalmente cai no pé esquerdo assiste primorosamente Saviola. Um golo que nada fizemos por merecer mas que mudou completamente o jogo. Nos minutos seguintes os jogadores do Marítimo fizeram o favor de entregar o jogo numa salva de prata.

Erros clamorosos a apontar a João Ferreira só o penalti não assinalado sobre Aimar. O lance da primeira expulsão inequivocamente arrumou o jogo. Expulsões directas por protestos não são muito frequentes, ainda para mais aos 30 minutos. De certeza que nenhum Benfiquista ficaria indiferente se o mesmo sucedesse a um dos nossos. Esta aleatoriedade de critérios em relação aos protestos e à intimidação a que os árbitros estão sujeitos é incompreensível. Custa-me a acreditar que o jogador do Marítimo tenha dito algo mais grave do que o Guarin e o Alves disseram no final do jogo ao Costa. Não estou a criticar a decisão do João Fereira, mas é evidente que uma decisão tão rara tem obrigatoriamente de ser polémica (como polémicas deviam ser todas a vezes que as televisões captam um jogador a insultar um árbitro e estes nada fazem). Em nome da transparência e da credibilidade do futebol seria muito interessante que Victor Pereira divulgasse as afirmações que levaram à expulsão e que clarificasse de uma vez qual deve ser a resposta dos árbitros nestas situações. Aliás, Victor Pereira, depois do que se passou no Porto e em Coimbra, vai ter muito que dar ao dedo esta semana...

Individualmente há muito pouco a destacar... Maxi fez um jogo muito bom no ataque mas foi uma lástima a defender. Voltou a estar envolvido num lance perigoso dentro da área e confirmou a tendência para a asneira das últimas semanas. Procurei seguir o Éder Luiz... deu para ver que é rápido e que sabe levantar a cabeça, mas o jogador que ontem me encheu mesmo as medidas foi o Manú.

Terminou finalmente um ciclo teoricamente terrível. Ao contrário do mês de Novembro em que jogámos muito e pontuámos pouco, Janeiro começou com exibições desgarradas e pontos preciosos. O Campeonato descansa agora para recomeçar daqui por 15 dias com uma série de jogos complicados entre os nossos adversários mais directos. Será então a altura de encher a catedral e de arrancar para o titulo com mais uma vitória e exibição arrebatadora.

domingo, 17 de janeiro de 2010

ambição, ambição, ambição!!!

Já disse aqui várias vezes que o Benfica precisa desesperadamente de reforçar a posição 10. Aimar é um génio intermitente, Martins não tem a qualidade técnica para fazer o lugar e Menezes é um erro de casting para recordar. O ano passado sonhei com a contratação de Luis Aguiar, suspirei com a sua ida para a Russia por 3 milhões de euros e enfureci-me com o seu regresso a Braga esta semana. Este ano o meu desejo era Ruben Micael, pois acredito que tem o talento e o carácter para se impor de imediato e para vir a ser um grande jogador a nível europeu.

Nunca tive qualquer ilusão que o seu destino seria o Porto. PC e Rui Alves comem do mesmo prato e Jesualdo precisa desesperadamente de uma alternativa credível ao Lucho. Se o Sporting não o conseguiu ir buscar há duas semanas era óbvio que o negócio já estava apalavrado com alguém. O comportamento recente de RM na Luz e as declarações sobre Nené indiciavam claramente o que se estava a passar. Foi necessário mais um mau jogo no Dragão para RM se transformar num punhado de areia lançado aos olhos dos andrades. Não deixa de ser irónico que os lagartos aplaudiram o RM ontem em Alvalade enquanto estavam a ser comidos pela enésima vez pelos seus amigos do Norte. Enfim, apesar de me irritar o facto de o FCPorto ter feito o que me parece ser um grande negócio, sinceramente também me orgulha o facto de LFV se distanciar de gente como Rui Alves.

LFV, por sinal, fez ontem um excelente discurso no Funchal, dando uma chapada de luva branca em PC: «Nunca fomos, nem seremos um factor de divisão do País, porque verdadeiramente somos o País, nós somos Portugal.» Mais discreto mas com muito mais requinte, RAP mete MST no bolso ridicularizando-o com as mesmas palavras que o portista usou para nos atacar...

Tanto PC como MST passaram os últimos 15 dias a ladrar, procurando encontrar nas arbitragens desculpas para a sua péssima forma. Ontem foi um fora de jogo mal assinalado... podíamos ir ver quantos golos em fora de jogo meteu o Porto o ano passado, mas nem se justifica... em matéria de fora de jogo basta ver o que se passou em Paços na primeira volta para ficarem todos bem caladinho. Podíamos também discutir a agressão (mais uma) do Bruno Alves que passou impune. Ou então aquele monumento ao fair-play que foi a bolada do Beluchi à cara do Ozeia. Aliás, o pobre Ozeia fica na história como o único jogador do mundo que vai para a rua por levar com uma bola na cara e outra no peito (apesar do nariz a sangrar de Djuricic tb ser um sério candidato). Nesse lance Varela e Farias (ou seria Falcão) merecem um Óscar pela convicção com que pediram falta após o corte limpo do Ozeia... lembro-me que em Faro o ano passado houve quem pedisse a cabeça de DiMaria por este ter feito a mesma partida ao Lucilio Baptista... Coisa pouca foi também o golo de Falcão com a mão que toda a imprensa fingiu não ver. Apesar da falta de repetições oferecidas pela SportTV o lance é claro, Falcão marcou o golo do empate com a mão direita, enganou o árbitro num lance com influência no resultado e devia obrigatoriamente ir para a bancada no próximo jogo. Tenho um pressentimento que MST não vai ter nada a dizer sobre isto na terça feira.

Entretanto, e falando de coisas verdadeiramente importantes, a Jesus peço a receita do costume: ambição, ambição, ambição, inteligência e elevação. Este ciclo de difíceis jogos fora de casa terá hoje o seu grande final e acredito que este fim de semana ficará registado como o dia D da nossa fuga na corrida para o titulo.

BENFICA ESMAGA!!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Para quê Jesus?!?

Jesus.... para quê??? Como se não fosse suficiente o facto do jogo não interessar para nada, justifica-se meter tantos titulares naquele pântano?

O Aimar de inicio? Maxi, Luisão, Fábio, Peixoto e Ramires 90 minutos em campo?

Nuno Gomes não podia ter jogado mais? Miguel Victor nem nestes jogo merece a confiança do treinador?

Conquistou-se um ponto que não tem grande valor, perdeu-se a oportunidade de rodar jogadores menos utilizados, e mais importante a oportunidade de poupar os nossos jogadores mais importantes.

Que inveja tenho eu do Braga que não só poupou todos os titulares nestas duas jornadas como foi eliminado desta competição absurda.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

sinais de desespero

Não tenho por hábito comentar a actualidade dos nossos adversários e há muito que não vejo um jogo de futebol em que não participe o Benfica.

Hoje não resisti às manchetes e li o discurso que PC fez na casa não sei de onde. Num impulso de masoquismo li ainda (e pela primeira vez em muitos meses) a crónica do seu fiel escriba MST.

Bom, começo por recomendar vivamente a leitura desses artigos pois trata-se das coisas mais cómicas que eu li há muito. Primeiro, PC diz-se ilibado de todas as acusações, parecendo ignorar o facto de que foi ele o primeiro a dar-se como culpado ao aceitar a sua suspensão pela Comissão de Disciplina da Liga. Mais, nunca até hoje ele negou ter recebido árbitros em casa ou o teor das escutas divulgadas publicamente. Do pouco que eu liguei aos vários processos, creio que toda a sua defesa se baseou na ilegalidade das escutas e na falta de honestidade da sua ex-mulher. Segundo, passa ao contra ataque, sugerindo a instauração de um apito encarnado, referindo-se ao que se passa "nos campos deste país"... obviamente não tem por onde pegar para acusar o Glorioso, manda antes tiros de pólvora seca para o ar. É pena, porque eu até gostava muito que de facto se abrisse um Processo Encarnado. Podia por exemplo inquirir a arbitragem do Elmano este fim de semana e o ENCARNADO mostrado ao guarda redes do Leiria. Podia também ser sobre o sangue ENCARNADO que escorria do nariz do dito guarda-redes do Leiria. Ou mesmo as orelhas ENCARNADAS do Falcão quando o dito guarde redes do Leiria lhe implorou que dissesse a verdade ao árbitro. Também ENCARNADO foi o cartão que viu o Cardozo em Braga por ter levado uma chapada e dois socos. De ENCARNADO continuam a jogar o Ney, o Vandinho e o Mossoró depois de cometerem agressões a menos de 2 metros de um árbitro assistente e amplamente divulgadas pela comunicação social. ENCARNADO de vergonha deve andar o responsável por esse inquérito... é que já passaram 73 dias desde o caso Túnel de Braga e 22 desde o caso Túnel da Luz e parece haver muito mais pressa em resolver o segundo que o primeiro.

Em relação ao MST, depois do banho monumental que levou do lagarto Zé Diogo Quintela, responde com uma crónica que é um monumento à desonestidade intelectual. Após a semana passada ter divulgado a sua promessa de não comentar arbitragens, começa a crónica de hoje com a descrição das 3 expulsões que foram perdoadas a jogadores do Benfica no jogo da Taça da Liga. É bestial ver a tese do colinho sustentada em expulsões perdoadas em jogos da Taça da Liga, sobretudo quando na recente visita do seu clube à Luz foram perdoadas expulsões evidentes ao Rodrigues e ao Pereira, e a forma perfeitamente ridícula como esta semana foi expulso o guarda redes do Leiria. Depois desculpabiliza os actos de Hulk e Sapunaru com o facto de ser proibida a presença de Stewards nos acessos aos balneários (uau!). Por fim, recusa-se a discutir com Quintela a inconsistência no seu discurso com o argumento que 8 juizes são mais credíveis que a Carolina, como se uma coisa tivesse alguma coisa a ver com a outra.

Resumindo e concluindo, PC regressou ao nível de outros tempos e MST mantém o (baixo) nível de sempre. Tanto um como o outro percebem que a equipa do Porto não vale a ponta de um chavo, que a triste figura que fizeram na recente visita à Luz vai ter consequências graves, e que para o ano o Porto provavelmente nem vai disputar as eliminatórias de acesso à Champions. Vai ser um Verão complicado no negócio do alterne quando os únicos anéis que há para vender são o Burro Alves e o super-herói. PC já tentou ressuscitar Pedroto mas duvido que tenha actualmente a força para por os seus acólitos a pedir Lisboa a Arder. Talvez faça mais sentido tentar ressuscitar o Calheiros e o Martins dos Santos, porque esses sim faziam milagres. Ou então vai ter de convencer o Vitor Pereira a escolher o Jorge Sousa para apitar todos os jogos do Benfica.

Fora de brincadeiras, o verdadeiro contra ataque vem aí. Os jogadores do Benfica têm de perceber que a partir desta semana os jogos deixam de se ganhar com fintas e tácticas, mas com inteligência, determinação e autoridade. Toda a estrutura técnica tem de ser capaz de proteger e mentalizar os jogadores para os obstáculos que se aproximam. A direcção tem que calçar as galochas e enfiar-se até ao pescoço onde as moscas (árbitros, dirigentes e jornalistas) andam.

As palavras de PC devem servir-nos de aviso e também como motivação acrescida. Quando o desespero substitui a fina ironia, significa que somos temidos. Orgulhe-mo-nos disso.

Caminhemos com elevação até à vitória final.

E Pluribus Unum

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O GIGANTE...



... do costume. Ao meu cepticismo de inicio de época, o Argentino responde com golos e exibições cada vez mais convincentes. O Saviola do inicio da época que parecia ter apenas o dom de saber estar no sitio certo na hora certa, transformou-se num Saviola maratonista, tacticamente irrepreensível, generoso, humilde e absolutamente letal. Desde Novembro que Saviola vai disfarçando a ausência de Aimar parecendo muito mais envolvido na construção de jogo, e também o eclipse de Cardozo resolvendo com golos vários jogos importantíssimos.

A excitação mediática em torno de David Luiz tem ofuscado não só a excelente forma de Luisão, como a ascensão de Miguel Victor. O nosso miúdo já não é um jovem promissor e certamente não merece a falta de oportunidades que Jesus lhe tem dado. O Miguel tem mais de 3000 minutos nas pernas com a camisola do glorioso (em jogos oficiais), tendo sido titular em 15 jogos do Campeonato o ano passado. Este fim de semana contra a Naval voltou a mostrar toda a sua classe, não perdendo uma bola para o seu adversário directo e sem cometer uma única falta (a única assinalada foi ridícula). É verdade que não tem a espectacularidade do David Luiz, mas é muito mais rápido, eficaz e seguro. Espero que Jesus tenha percebido que o Miguel não só já não é um miúdo, como é um excelente jogador.

DiMaria voltou a fazer uma exibição confrangedora... Javi e Peixoto terão feito os seus piores jogos de águia ao peito... Martins e Ramires tiveram uma relação muito complicada com a bola... E mesmo assim ganhámos, fora, contra um adversário muito forte, sem ajudas exteriores, de uma forma absolutamente irrepreensível e convincente.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ronaldinho

O que eu tenho a dizer sobre esta noticia é isto:

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH


Pelas seguintes razões:
1. O Ronaldinho ganha actualmente 6.5 milhões de euros por ano.
2. O Ronaldinho ganha actualmente 6.5 milhões de euros por ano.
3. O Ronaldinho ganha actualmente 6.5 milhões de euros por ano.
4. O Ronaldinho tem mais um ano e meio de contrato com o Milan.
5. O Milan pagou há pouco tempo quase 20 milhões de euros pelo passe do Ronaldinho.
6. O Ronaldinho recusou há ainda menos tempo uma choruda transferência para o Manchester City.
7. O perfil das contratações do Benfica são promissores jovens brasileiros e não estrelas que custam o seu peso em ouro sem qualquer hipótese de valorização.
8. O Ronaldinho não tira actualmente lugar no plantel do Benfica a ninguém.
9. Mais, Ronaldinho não encaixa minimamente no actual esquema táctico de Jesus.
10. A vinda do Ronaldinho para o Benfica (seria o 14 brasileiro) ia transformar o balneário não numa escola de samba mas numa favela do Rio de Janeiro.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

tanto a dizer

"O denominador comum nas equipas de sucesso é que os jogadores são inteligentes. Isso não significa, necessariamente, que sejam educados. Podem analisar um problema e encontrar uma solução. O denominador comum numa pessoa de alto nível de rendimento é que pode avaliar objectivamente o seu desempenho. Se falar com um jogador depois de um jogo e lhe pedir para avaliar seu desempenho, se ele analisar bem, você sabe que ele é o tipo de jogador que vai a conduzir para casa e a pensar "eu fiz isto errado, fiz aquilo bem". A sua avaliação será correcta e, da próxima vez, ele corrigirá. Este jogador tem uma oportunidade. Aquele que jogador que tem um jogo de altos e baixos e diz que acha que foi fantástico, é o jogador com quem temos que nos preocupar. E isto é verdade muito para lá do futebol." Arsène Wenger.


Wenger, muito melhor do que eu alguma fiz, substancia a minha teoria que jogadores como David Luiz ou DiMaria nunca passarão de jogadores entusiasmantes para serem grandes nomes do futebol.

LFV a seguir as pisadas do idolo...

Esta fica aqui guardadinha para comentar no futuro...

Profissionais nos quadros do Benfica:

Plantel do Benfica (27 jogadores): Moreira, Quim, Júlio César; Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, Roderick, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Shaffer e César Peixoto; Ruben Amorim, Javi Garcia, Ramires, Urreta, Fábio Coentrão, Di María, Aimar, Carlos Martins e Felipe Menezes; Cardozo, Mantorras, Keirrison, Weldon, Nuno Gomes e Saviola;

Reforços de Janeiro (3 jogadores): Airton (ex-Flamengo), Alan Kardec (ex-Vasco da Gama) e Éder Luís (ex-At. Mineiro);

Profissionais não integrados no plantel (5 jogadores): Sepsi, Jorge Ribeiro, Fellipe Bastos, Balboa e Freddy Adu;

Profissionais cedidos em Portugal (17 jogadores): Halliche (Nacional), José Alves «Coelho» (P. Ferreira), Leandro Silva (V. Guimarães), Marc Zoro e Rúben Lima (V. Setúbal); Romeu Ribeiro (Trofense), Yartey e Leandro Pimenta (Beira Mar), Ivan Santos, Miguel Rosa, André Soares e Adriano Silva (Carregado), João Pereira, André Carvalhas e David Simão (Fátima); Abel Pereira e Ivanir Rodrigues (Mafra)

Profissionais cedidos no estrangeiro (8 jogadores): Walter Moraes (12 Octubre, Paraguai), Edcarlos (Cruz Azul, México), Andrés Diaz (Barcelona, Equador), Marcel (Santos, Brasil), Binya (Neuchatel Xamax, Suiça), Patric (Avaí, Brasil), Yebda (Portsmouth, Inglaterra) e Makukula (Kayserispor, Turquia).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

eh pa', o' silvio...

(post dirigido ao silvio cervan)

eh pa', o' silvio, deixa esses atrasados mentais a falar sozinhos. tens paciencia de santo para os aturares, e deves deixar meio mundo benfiquista parvo a tentar perceber porque nao espetas duas lambadas e tres papo-secos nesses alarves. deixa essa merda de programa e deixa os anti a espumar pela boca.

BENFICA SEMPRE!!!

matar saudades

ser imigrante tem destas coisas. nao da' para decidir que jogos podemos ver ao vivo, em pleno estadio da luz, sentindo o cheiro da relva, o vibrar do publico. mas tive a oportunidade de rever o joao, o que e' sempre um prazer acrescido.

dia de bola implica nervoso miudinho, mesmo quando o adversario e' o nacional e a competicao em causa nao e' a mais interessante do nosso calendario. depois de um cacheol de 5 euros comprado fora do estadio por esquecimento do meu "old faithful", la' nos sentamos no piso zero, por tras do banco visitante. a aguia sobrevoa o publico bem perto e o jogo comeca ja' ja'. e' a primeira vez que vejo muitos destes rapazes que vestem de vermelho ao vivo, ja' que e' a primeira visita 'a catedral em quase 4 anos.

jogo vivo nos primeiros minutos, quezilias aqui e ali, muitos cantos e alguns golos que ficaram por marcar. chegamos ao intervalo 0-0, com um certo amargo de boca. vem a segunda parte e depois de uns bruaas o nuno gomes assiste o saviola para o golo. a garganta abriu-se para um muito reprimido grito de golo, com 4 anos de atraso. estava tao feliz como na primeira vez que vi um golo do benfica ao vivo. chegou o fim do jogo e o benfica ganhou, como eu queria. no fim, o saudosismo de saber que tao cedo nao voltarei aquele lugar sagrado e uma certa vontade de levar um bocadinho daquela relva para casa.

desculpem se nao dissequei o jogo. mas hoje foi um dia para viver o benfica como ha' muito nao o fazia. sabe bem ir 'a luz. sabe bem cantar o hino do benfica a bom som com toda a minha "familia". sabe bem ser deste glorioso clube.