origem
Eusébio +10: Novembro 2009

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

o filho da puta

Ficou provado que Jorge Sousa ou José Ramalho (ou os dois) falsearam factos em detrimento do Benfica. Nada de novo, dirão alguns, mas desta vez não há as desculpas do costume... Pelo menos um deles mentiu de uma forma tão deliberada e dolosa que apenas a sua irradiação é aceitável.

Enquanto o CD da Liga não sabe como descalçar mais um escândalo de um árbitro ligado ao Porto, pergunto-me:

- Porque é que a SIC é o único órgão de comunicação social que tem mostrado algum interesse neste assunto?

- Porque é que a Direcção do Benfica se mantém calada?

- Quantos Benfiquistas terão feito ouvir o seu descontentamento junto dos órgãos de comunicação social que preferem discutir o estado de espírito do balneário do Sporting ao desmoronar da verdade desportiva?

- se Cardozo apanhou dois jogos por uma não agressão, quantos jogos vão apanhar Ney e Mossoró?

- O CD da Liga estará exactamente à espera de quê para se pronunciar?

- o que é que impede o Benfica de recorrer à justiça civil para ser ressarcido pela fraude cometida por Jorge Sousa?

domingo, 29 de novembro de 2009

2 pontos perdidos

Minuto 93, canto a favor do Benfica, 3 jogadores encarnados sobem para a grande área e nem sequer se fazem à bola...

No jogo de ontem estavam em causa 3 pontos, os mesmos que valeu a brilhante vitória contra a Naval, ou estava em causa não perder para os queques?

Na minha opinião, o Benfica fez ontem o seu pior jogo da época. Pior do que em Atenas (onde faltou carácter), pior que em Braga (onde não deixaram ir mais longe), pior que contra o Marítimo e Guimarães (onde fomos manifestamente infelizes). Em todos esses jogos, fomos fieis à nossa identidade e por uma razão ou outra não tivemos a felicidade que procurámos. Ontem cuspimos na nossa história. A atitude que Jesus recuperou e que me fez sonhar nos últimos meses desapareceu, dando lugar a uma equipa medrosa, cobarde e infeliz.

Confesso a minha estupefacção com as declarações de David Luiz e Jorge Jesus no final do jogo... a (falta de) atitude estampada na cara dos jogadores durante 90 minutos foi o retrato da falta de ambição assumida. O objectivo do jogo não foi a conquista de 3 pontos, mas afastar decisivamente o Sporting da luta pelo titulo... como se o Sporting não estivesse afastado da luta do titulo há muito, e fosse preciso um empate (o sexto em 11 jogos) contra o líder do campeonato para os arrumar de vez. Por muito que Jesus tente florear a questão, os lagartos respiraram de alivio no final do jogo e o próprio Carvalhal não disfarçou o bom resultado conseguido... E nós perdemos 2 pontos, contra uma equipa frágil e completamente destapada na defesa. Sinceramente, não vai haver muitos jogos tão fáceis como os de ontem.

Individualmente, Javi e Ramirez são estrelas de outra constelação e mereciam outra sorte. Impressionante a forma como Javi se enfureceu por não lhe conseguirem estancar o sangue. Quim também esteve bem...

DiMaria foi confrangedor e Aimar uma lástima... desde que foram os dois convocados para a selecção que parece que tudo lhes sai mal, com a particularidade de Aimar não parecer nada preocupado com o assunto... ontem saiu de campo aos 67 minutos com um sorriso nos lábios... preocupante. Os laterais voltaram a ser medíocres, tal como Sidney que não sabe ter a bola nos pés. Espero que com a sua lesão, Miguel Victor possa provar a Jesus quão enganado está a seu respeito. David Luiz regrediu para os níveis de Agosto e mais uma vez foi o principal municiador de ataque do adversário, com uma série de faltas absolutamente idiotas cometidas perto da área.

Proença fez uma boa arbitragem. Um erro grave ao ter decidido não ver a mão na bola de Polga que daria o 2º amarela antes dos 70 minutos. Embora seja um lance muito difícil de ver e de ajuizar, Caneira atinge Cardozo na face com uma violenta cotovelada. Se fosse no meio campo era falta e amarelo... mas na área não se assinalam aquelas faltas (excepto o Sr Jorge Sousa).

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

pois claro...

... o Proença ...

Esse grande Benfiquista que nos rouba escandalosamente sempre que tem oportunidade e que Victor Pereira admitiu já estar escolhido para este jogo há mais de 2 meses.. Pudera, a única razão pela qual este asco de gente ainda não tinha sido nomeado para um jogo do Benfica era para ter a certeza que ia de "consciência" limpa fazer o serviço a Alvalade. É engraçado como é que árbitros deste calibre nunca calha serem nomeados para jogos na Luz. Proença, Sousa... seria tão agradável podermos recebe-los em nossa casa e retribuir todas as prendas que nos têm dado... Outro que não tem aparecido é o Xistra, mas esse aposto que nos vem visitar daqui por 3 jornadas.

Para não esquecer, nunca:

terça-feira, 24 de novembro de 2009

as diferenças

Eu também não gostei particularmente do jogo de Domingo, e menos ainda do resultado...

Pasme-se no entanto com a quantidade de "jornalistas" que procuram uma semelhança entre esta eliminação da Taça 09/10 com a eliminação da taça UEFA 08/09. Parece que há exactamente um ano estávamos a 1 ponto do primeiro lugar (Leixões), 4 pontos à frente do Porto, e quando fomos eliminados de uma competição a partir daí foi o descalabro... De facto, as semelhanças são muitas e o melhor será mesmo que nos preparemos para a eventualidade de não voltar a ganhar um jogo este ano...

Vamos a ver se nos entendemos... o jogo com o Guimarães não foi certamente famoso... talvez tenha sido mesmo o mais fraco da época com a excepção do jogo com o AEK. Mas de uma coisa não tenho duvidas: este jogo com o Guimarães, se tem decorrido o ano passado, tinha sido simplesmente o melhor jogo da época. Jogámos mais à bola nos primeiros 15 minutos do que em muitos jogos completos o ano passado. Criámos mais ocasiões de golo nos últimos 5 minutos do que em muitos jogos completos o ano passado. O Aimar (que deve ter sido o pior em campo) jogou muito mais do que em qualquer jogo da época passada. E agora 'chupem e sigan chupando'... não adianta agoirarem porque este comboio já não vai parar. Estou convencido que o próximo jogo com o Sporting vai ser uma brincadeira. Que a seguir os autocarros do Porto B e C vão ser despedaçados nos primeiros 15 minutos. E daqui por um mês vamos poder encomendar as faixas de campeão. E venham os Xistras e Proeças todos que não metem medo a ninguém...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

os tabloides e o complexo

nao podia deixar passar em claro 2 das noticias "bombasticas" deste fim de semana. comecemos pela que nos interessa directamente, a da possivel venda do di maria em janeiro. isto desde a segunda jornada que anda assim: ja' todos perceberam que o benfica tem um plantel de outro mundo, entao toca de o comecar a vender antes que se torne um monstro que nao se pode derrubar. a bola, jornal que ate' tinha em alguma consideracao, baseou-se num tabloide ingles para mandar ca' para fora a venda ja' acordada do di maria para o manchester city, por 40 milhoes de euros, numa operacao relampago que os "citizens" teriam feito para que se adiantassem ao muito badalado interesse do manchester united e do chelsea. pergunto eu: nao seria mais logico 'a bola, ou a qualquer outro jornal portugues, pegar num telefone e fazer uns 2 ou 3 telefonemas? tipo, ao benfica, ao empresario do jogador e ao manchester city? sera' assim tao dificil procurar a verdade nas noticias? temos mesmo que encomendar tudo o que pomos nos nossos jornais?

o presidente do benfica ja' veio dizer que o dima nao sai em janeiro. menos nao era de esperar, pois nao querera' ser alvo de multa pela cmvm e nao quer alertar os adeptos. eu vejo 2 cenarios possiveis:

1) os clubes interessados batem a clausula de rescisao do jogador e ai nao podemos fazer nada; ou
2) o clube rejeita todas as propostas abaixo desse valor, renegoceia a clausula de rescisao para os 60 milhoes e vende-o depois do mundial. e' irrealista pensar que di maria fica no benfica depois da africa do sul...


continuando na onda dos tabloides, ainda pensei por um segundo que o lagartanhedo pudesse tirar um coelho da cartola e fosse buscar o terim. ai teri(a)m algo com que se rejubilar. mas, no fundo, sao osguinhas rastejantes e gostam de lambuzar o esterco e eis que contratam esse craque, o carlos "autocarro" carvalhal. e' agora que os vamos ver na 2a divisao!!! :) porque o carvlhal? primeiro, porque ninguem quer pegar naquela malta queque sem ser indemenizado 'a partida por lidar com prima donas, e depois porque o carvalhal conseguiu nao perder com o Glorioso. na senda do que disse o paulo bento (e nao o faco mais benfiquista por isso), o complexo com o benfica reflecte-se ate' na escolha do treinador... devem estar 'a espera que o domingos saia do braga para, entao, se salgueirizarem ainda mais e se renderem ao condado papal de vez. mas calha bem que seja o carvalhal: na proxima jornada vamos a alvalade, espetamos 3 aos eternos rivais e vingamo-nos do autocarro maritimista da primeira jornada. e como o carvalhal gosta de treinar clubes do meio da tabela, assim nos ajudamos 'as suas pretensoes...


BENFICA SEMPRE!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

lembro-me do Verão de 1999

... quando no primeiro dia de treinos encontrei na velha Catedral um amigo a quem logo perguntei:
- Que tal o Bossio?
- É grande, mas não sei não... cada vez que voa parece um pedregulho a aterrar na relva... mas o pequenino, cuidado com ele... parece um gato e agarra tudo.

Foi assim que conheci Robert Enke... uma das poucas coisas de jeito que VA fez pelo Benfica... infelizmente, da mesma maneira que o foi buscar também ele se foi embora... sem honra nem glória. É a triste sina de muitos que se acham maiores que o maior dos grandes.

Javi coracao de aguia

1-0. no fim, nao podemos ganhar sempre de goleada mas o que importa e' ganharmos os jogos.

O Benfica fez hoje um jogo cheio de crenca. Contra uma naval muito fechada, com 9 homens atras da bola e um marinho 'a espera de sobras para, em velocidade, criar perigo, o benfica mandou-se para cima deles e nao os deixou respirar. Gostei da atitude, embora, por vezes, ficasse um pouco preocupado com a constante procura de furar pelo meio quando estava visto que so' la' iamos com cruzamentos para a area. O que deu para sentir uma falta tremenda do Tacuara.

No lugar do Tacuara jogou o nuno. confesso que estava 'a espera do keirrison comecar de inicio, ja' que seria um jogador mais fixo na area. a escolha do nuno nao me pareceu errada, note-se, embora tivesse aquele feeling que isto podia correr mal. e tanto correu mal que o nuno teve 2 oportunidades claras (uma delas de baliza aberta) e conseguiu fazer o mais dificil em ambas. por falar no keirrison, parece que os bilhetes para barcelona andam mais baratos...

Num jogo com tanto coracao e tanta vontade de triunfar so' se pode destacar a equipa pelo seu todo. no entanto, houve um conjunto de jogadores que se elevaram: david luiz foi intransponivel; saviola (tirando um ou outro passe falhado) correu kilometros la' na frente, nunca parando quieto; di maria esforcou-se por tornar o jogo mais rapido. Mas a estrela maior (e nao so' pelo golo) tem de ser Javi Garcia. Que alma! Que coracao! Que raca! E um posicionamento em campo instrumental para nao deixar o adversario jogar.

Um parabens ao Peiser (estava inspirado o rapaz). E um "weird..." para o LB, ja' que teve uma arbitragem minimamente decente.

Parabens guerreiros! Descansem estas duas semanas porque o proximo cliente costuma choramingar por tudo e por nada...

BENFICA SEMPRE!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

real salario (ou como queiroz vai fracassar... again)

eu nao quero pensar muito no que o senhor lucilio vai fazer daqui a bocadinho, por isso decidi fazer algo que os meus colegas de blog nao fizeram, que e' divagar um pouco sobre o "caso" cristiano. nao e' coisa que me rale um cabelo que seja, mas sempre se pode discutir um bocadinho todo este desentendimento entre o cristiano, a federacao e o real, provocado exclusivamente pelo gajo que escolhe jogadores.

vejamos as coisas da forma mais simples: num jogo da champions o ronaldo sofre uma entrada dura no tornozelo que o manda para o estaleiro. durante esse periodo o real joga 6 jogos, so' ganhando nos ultimos 2. nao sendo inteiramente dependente de ronaldo, o real viu-se, de repente, privado de um jogador que cria desequilibrios e, com isso, resolve jogos. pelo meio, o gajo que escolhe jogadores convoca o ronaldo para um jogo da seleccao e o rapaz agrava a lesao. pedido de desculpas ao real? nao ha. a fifa entende que os clubes nao podem prender os jogadores quando estes sao convocados, mas sacode a agua do capote quando jogadores chave em determinados clubes se lesionam em jogos pelas respectivas seleccoes. e sacode a agua do capote apenas porque sabem que quem paga os milionarios ordenados aos jogadores sao so clubes, que depois tem de arcar com seguros de saude e custos medicos dos jogadores, que as federacoes nao o fazem.

ora, entretanto temos mais 2 jogos para decidir que nao vamos ao mundial. sao jogos para cumprir calendario, e quanto mais depressa passarem melhor, porque podemos discutir apenas e so' o benfica. o gajo que escolhe jogadores achou por bem comecar uma guerra com o real madrid por causa do cristiano ronaldo e a sua lesao. afirma ele que a lesao nao e' verdade, que o jogador ja' correu nos treinos durante o fim de semana, que tem mais e' que ser liberto e que vai jogar. o merdail veio logo apoiar a decisao deste anormal, como que pondo o futuro da seleccao nos pes do ronaldo. que se lixe a saude fisica do jogador, a capacidade mental que se exige (a um rapaz que claramente nao tem todas as capacidades de bom senso que se exigiriam num capitao, mas isso sao contas de outro rosario), e que se lixe o real madrid.

isto e' muito engracado. os outro 17 convocados devem entrar em campo ca' com uma vontade de jogar 'a bola que isto so' pode correr mal. quando se diz, para todos ouvirem, "vou convoca-lo e vai jogar se estiver bom" e' o mesmo que dizer que o simao, o nani, o raul meireles, o deco, o liedson, o fabio coentrao, o pedro mendes, e por ai fora, nao sao do mesmo calibre que o ronaldo, que vai ganhar os jogos todos sozinho (pergunta: esta aventesma tem visto os jogos miseraveis do cristiano pela seleccao?). quando e' que este endeusamento aparvalhado vai acabar?

o senhor merdail e merdas queiroz podem fazer uma seleccao so' com o cristiano e poupavam muito papel 'a malta. e depois podem os 2 ir viver para a madeira com o outro anormal e pedem independencia do "contenente" e fica o problema resolvido.

esta treta do libertar clubes para as seleccoes tem de acabar. sim, todos queremos ver os melhores jogadores jogar uns contra os outros. mas para isso e' que ha' a champions e (to a lesser degree) a taca uefa. esse jogadores sem os clubes nao seriam ninguem. as imposicoes e proteccoes que a fifa oferece 'as federacoes e' um insulto a quem gasta milhoes em salarios de jogadores. se vivessemos num mundo em que jogar 'a bola era um hobbie que nao era remunerado, entao muito bem. a partir do momento em que um clube paga 96 milhoes de euros por um jogador e lhe paga um salario semanal que deve andar na casa dos 50,000 dolares por semana, que se lixem as seleccoes e a fifa. se o jogador esta' lesionado nao joga pela seleccao e acabou.

se o fabio coentrao jogar nos playoffs e se lesionar com gravidade, a federacao, o merdail, ou o gajo que esolhe jogadores vao pagar o ordenado ao rapaz? vao pagar as contas do medico? pois... e' tudo muito bonito, mas fazem barulho porque sabem que o clube tem razao...

E' o chico-espertismo portugues na sua plena forma...

Cuidado! Atencao!

Hoje 'a bola na Catedral. O esferico a rolar e o publico a puxar pelo melhor clube do mundo, o clube que nos amamos, pelo qual sofremos, com o qual vibramos. Jogamos hoje contra uma equipa muito forte, auxiliada pela Associacao Naval 1o de Maio. O artilheiro mor dessa formacao e' um elemento perigosissimo e temos de ter em atencao a sua qualidade tecnica e a facilidade com que mete a mao no bolso. Com ele na frente jogam 2 alas poderosissimos, que sao capazes de fazer a diferenca entre a linha de meio campo e a linha final, sempre capazes de enervar e anular jogadas de perigo do Glorioso. Como 3 para 11 era uma batalha ingloria, juntam-se a estes 3 craques 11 rapazes que vestem de verde e branco e que vao ser durissimos a defender. E' preciso ter cuidado com lesoes, sabendo que entradas mais rispidas de jogadores deles podem levar a lesoes nesses mesmos jogadores, geralmente ao nivel da cara ou da cabeca, com as muito perigosas lesoes ao nivel do joelho a serem possiveis tambem, estas ultimas com direito a 3 reboloes pelo tapete maravilhoso do nosso estadio (2 para esquerda e 1 para a direita, ou vice versa).

Agora que vamos jogar 11 contra 14 ja' e' mais justo. E quando marcarmos o 1o golo temos de ir para cima deles e marcar mais 3, so' para que nao hajam precalcos...


Ai que o sistema ainda tem de fazer reboot...


BENFICA SEMPRE!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Desperado...

podia ser o titulo do hard-core do sistema, 'a rasquinha, depositando todas as esperancas em que a equipa de Lucilio Baptista consiga como de costume emperrar a maquina.

Pode ser que lhes saia o tiro pela culatra...

sábado, 7 de novembro de 2009

complexos

Parece que foi preciso um treinador estar farto de os aturar para alguem chamar os bois pelos nomes.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

dificil de justificar

hoje tivemos noticias de dois acontecimentos relacionados com o nosso clube que sao dificeis de explicar ou justificar sem ficarmos todos equivocados (ou nao) do porque de tais decisoes. comecemos pela (talvez) mais simples.

o cardozo, que ate' nem estava a jogar nada de especial no sabado, deva 2 chapas e um soco numa confusao armada pelo treinador de guarda redes do braga, acaba expulso e leva 2 jogos de suspensao. calha bem, porque ja' se estava a distanciar muito do falcao e podia ser que este ja' nao o apanhasse. afinal, parece que um 'tacuara' e' bem mais mortal que um 'falcao', por isso toca de andar 'a chapada a ver se o primeiro se passa e se deixa apanhar. ate' me espantou nao ter levado 5 ou 6 jogos, para os entendidos da qualidade futebolistica dos jogadores poderem andar a lamber o cu ao pinto da costa e ao falcao mais 'a vontade...



e agora a que eu nao percebo mesmo, e o merdail (mais uma vez) mostrou que nao tem espinha dorsal e que e' um merdas que nao deveria existir no futebol nacional:

no ultimo jogo do campeonato de juniores da epoca passada, encontravam-se benfica e lagartos para uma mera formalidade, ja' que um empate bastava ao benfica para se sagrar campeao mais uma vez. a qualidade do plantel junior do benfica ficou bem esplanada durante a epoca, mostrando aqueles miudos que eram, sem margem para duvidas, os melhores. o sporting sabia que era dificil ganhar o jogo e devia andar a fazer-lhes confusao o facto do benfica celebrar o titulo na sua casa. juntam-se as familias daqueles miudos todos na academia lagarteira para um jogo da bola que deveria ser apenas isso. no meio dos espectadores, elementos da claque sportinguista, que concerteza queria dar forca aos seus miudos, com a va esperanca de que eles ganhassem o jog e conseguissem, por muito trabalho contra uma equipa claramente superior, transcenderem-se e ganhar um campeonato que estava muito dificil de conquistar.

nao me oponho a nada disso. como comentamos aqui na altura, o sporting errou (embora nunca o admita, porque nao querem dar o braco a torcer) ao manter o jogo na academia. por varias razoes, mas a principal por tirar aos miudos, muitos deles dos quais que nunca irao jogar em estadios grandes, o gozo de jogar num estadio dos "adultos". ora, elementos de claques do benfica decidiram fazer a viagem ate' alcochete para apoiar a sua equipa, como e' natural. estava, no fim de contas, um titulo em jogo, com a grande probabilidade de ser nosso. chegados a alcochete, all hell breaks loose. insulto chama insulto, cantico puxa cantico e pedra (pelos vistos) chama pedra. chovem pedras dos 2 lados. nem quero discutir quem comecou. quem levantou o braco para mandar uma pedra, benfiquista ou lagarto, devia ser impossibilitado de entrar num recinto desportivo ate' aprender regras de desportivismo e civismo.

no fim, um jogo interrompido e um titulo por atribuir. o cabeca de cotonete muito chorou, muito clamou por justica. o rui apenas disse que aquele nunca seria o local indicado para tal jogo, muito menos com a pouca forca policial que foi deslocada a alcochete (mais um erro do sporting, especialmente tendo em conta o historial de "mimos" entre os adeptos das duas equipas, que nao e' coisa nova...).

o caso entra, assim, em varias instancias de justica desportiva. o CJ fica muito wishy-washy sobre quem e' o verdadeiro campeao, e a unica coisa que sugere e' a suspensao de adeptos em x numero de jogos para ambas as equipas, dado o envolvimento de ambas nos disturbios causados. ou seja, tomando em consideracao o parecer do CJ o titulo ficaria na luz, apenas baseado na diferenca pontual. mais uma vez: ambas os clubes foram julgadas culpados nos desacatos pelo CJ. ambos. culpados. tanto que se traduziu na atribuicao de uma derrota por 3-0 a cada clube, nao mudando nada na classificacao final do campeonato de juniores. ou seja, em jogo jogado, dentro das 4 linhas, o benfica foi melhor que restantes equipas, fez mais pontos, e ganhou.

mas a federacao nao gostou da decisao e mandou o parecer 'as urtigas. atribuiu o titulo 'a equipa em 2o lugar, num acto puramente arbitrario. a decisao da FPF apenas se centra na punicao de um clube quando os 2 foram julgados culpados pelas devidas instancias judiciais. ou seja: quem precisa de jogar bem 'a bola quando se pode fazer um choradinho, mandar uns linguados ao chefe-mor da claque dos lagartos e ganhar campeonatos assim?

celebrem bem o titulo. assenta-vos que nem uma luva. nao jogam o que devem e por choradinhos la' levam a agua ao vosso moinho. eu, por mim, muito me orgulho em ser benfiquista. nunca gostei de atitudes desculpabilistas para resultados menos conseguidos no campo, mesmo quando ha' clubes condenados de corrupcao a quem nada acontece ou clubes que preferem o choradinho para se contentarem com um titulo de juniores. no campo, no rinque, no tapete, na estrada, quero os titulos do meu clube ganhos por merito.

BENFICA SEMPRE!!!