origem
Eusébio +10: Julho 2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

palermices (ou como nao perceber o mundo em que se vive)




este post parece nao ter muito a ver com futebol mas, como perceberao, tem muito a ver com o dito. vem a proposito do bloqueio das instalacoes do Benfica primeiro 'a TVI e, mais recentemente, ao MaisFutebol, por razoes que nunca foram devidamente explicadas, mas que, quaisquer que sejam, nao terao muito fundamento.

todos sabemos que ha' aqueles que gostam de nos e dirao maravilhas de tudo o que nos facamos, como ha' aqueles que tem prazer em escorracar e deitar abaixo. em particular, sabemos que o jornal A Bola nos e' ligeiramente parcial, como o jornal O Jogo e' parcial ao porto e o Record ao zbordem. nao e' novidade nenhuma. e se e' novidade para alguem, entao ha' que rever os niveis de atencao.

nenhum benfiquista gosta de ver nas capas do recori ataques, dia-sim-dia-sim, 'a gestao do nosso clube ou aos jogadores que nao foram contratados. e' a maneira que arranjaram de "botar abaixo" como diriam os irmaos brasileiros. como tambem ninguem gosta de ler o tribunal do jogo e ver esse verdusco do jorge coroado achar que o mergulho do malandro nas antas contra o benfica foi penalty e foi bem marcado. mas cada um diz e defende o que acha que e' justo.

no entanto, ninguem pode compreender a decisao da direccao do nosso clube em nao permitir o maisfutebol em estar presente na apresentacao do keirrison ou da tvi nao poder ter acesso aos 15 minutos da praxe para a imprensa, tudo porque o ze' eduardo teve a audacia de se candidatar a presidente do benfica. sim, sim, sei que era tudo uma cabala para vender os direitos televisivos aos espanhois, vender o di maria 3 vezes ao inter e o cardozo 4 vezes ao arsenal. sei disso tudo. mas o ze' eduardo nao ganhou. o que agora se passa, 'a la' vingancazinha de puto na escola que nao empresta as canetas ao chiquinho porque o chiquinho comeu mais um chocolate que ele, e' um "tas a ver? toma!". e isso, a meu ver, e' uma infantilidade e uma palermice.




nos dias que correm, nao e' bloqueando as entradas da imprensa que se protege o clube de ataques externos. nao e' impedindo a tvi de entrar no seixal que a tvi vai deixar de ter imagens para mostrar. alem de poderem comprar as imagens, por exemplo, 'a rtp ou 'a sic, podem ainda comprar a historia ao jornalista da bola ou do diario digital ou do expresso. bloquear a tvi e o mais futebol e' inconsistente e parecera', a quem ve de fora, birra. e nao e' com birras que ficamos mais fortes. como diria Sun-Tzu em "The art of war", mantem os teus amigos perto e os teus inimigos ainda mais perto.

o benfica precisa de rivais e vozes discordantes e venenosas. essas deveriam ser aproveitadas todos os dias para motivar o staff, desde a senhora que lava os calcoes ao luisao ate' ao lfv e ao rui costa, para que, quando o benfica contradisser todas essas vozes, poder pegar em todos os recortes de jornal, clips televisivos e links multimedia e mendar ao remetente com um simples "no comments". o isolamento do clube de meios de comunicacao que nao nos agradam nao ajudam a fortalecer o clube, abrindo, no entanto, portas para que o mesmo possa ser atacado.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Incompreensivel

Aceito que o Benfica receba de braços abertos valores conceituados que por qualquer razão tenham perdido o espaço nas grandes equipas europeias. São os casos de Micolli, Reyes ou Karagounis, que acrescentam algum valor à equipa durante uma ou duas épocas mas cuja contratação definitiva é simplesmente impossível.

Mas custa-me muito a aceitar que o Benfica sirva para os putos do Barcelona virem fazer a rodagem... Não somos nem nunca seremos, independentemente da diferença em termos de poderio económico, o Fátima do Barcelona. Se é para apostar em miúdos, temos o Nélson Oliveira que será uma estrela mundial a médio prazo.

É evidente que espero que o Keirrisson marque 30 golos por ano e que depois vá ser uma estrela para o Barça. Mas sendo assim, para quê renovar com o Nuno Gomes por dois anos? Vamos ter um dos jogadores mais caros do plantel a ganhar bolor no banco? E a contratação do Weldon foi para quê? Vamos emprestá-lo a um Setúbal ao fim de 5 dias? E quer isto dizer que Mantorras não volta a vestir o Manto Sagrado?



PS - Nem me apetece perder tempo a bater no ceguinho... estratégia? politica de contratações? completamente inexistentes... olhem para os 6 avançados... 9 se contarmos com o Marcel, o Makukula e o Adu... milhões deitados ao lixo sem qualquer explicação...

receios

Há uma grande diferença entre ter bons jogadores e ter uma equipa campeã. A prova disso é que há 20 anos que em Portugal não ganha a equipa que normalmente dispõem de melhores valores técnicos. Não, não estou a falar de arbitragens (isso é outra conversa). Estou a falar de competitividade. Mais sobre este assunto aqui.

Não duvido que Aimar, Saviola e Dimaria são excelentes jogadores. A questão fundamental é como é que reagem quando estiverem a jogar na Trofa, numa noite de Inverno, enterrados num lamaçal, a serem escarrados cada vez que se aproximam da vedação, contra uma equipa que não se percebe muito bem se pratica kickboxing ou futebol. Aí é que se vê a fibra dos campeões.

Eu, infelizmente, vi com os meus olhos o Cardozo (ídolo actual dos Benfiquistas) a sair do campo por vontade própria e ir sentar-se no banco do Estádio da Luz com a equipa a perder 3-0 porque o jogo estava mesmo a terminar e ele já tinha levado porrada que chegasse... e eu até gosto muito do Cardozo, mas são estes pormenores que fazem a diferença.

Apesar da euforia que invade actualmente os benfiquistas, confesso que não estou assim tão optimista. É verdade que a contratação de Jesus impôs imediatamente um rigor e uma ambição que não se viam há muito tempo. Mas a fibra que outros têm, eu confesso que ainda não a vi. Tenho muita curiosidade para ver os próximos jogos em Guimarães. O talento está lá, a ambição também... haverá colhões?

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fala quem sabe

DN - O Benfica precisa de uma estrutura à FC Porto?

Humberto Coelho - O Benfica precisa urgentemente de uma estrutura à Benfica.

domingo, 26 de julho de 2009

o fio, o brio, e o caneco

** o caneco **

comecemos pelo ultimo. num dos mais prestigiados torneios de verao, o benfica foi a primeira equipa portuguesa a ganha-lo. o resto sao tretas. parabens benfica.



** o fio **

pois e'. o benfica comeca a apresentar um nocao do que e' jogar 'a bola. pressao alta, posse de bola, trocas de bola rapidas e com nexo, jogadores na frente em movimentacoes constantes, defesa mostrando sinais de que jogo a jogo fica mais solida. numa mao cheia de alteracoes que foram feitas nao se viu desaparecer o momento da equipa e os jogadores parece ja' terem percebido em que terrenos tem que pisar.

jogadores a ter em conta durante a epoca:

1) maxi. ou melhor, super maxi. o patric ate' pode ser muito bom, mas eu quero que o maxi fique por muitos anos na luz. e' que ele esta' um senhor lateral. mais um jogo excelente deste rapazola.

2) david luiz. a central nao engana e nas subidas nas bolas paradas e' sempre referencia. esta' confiante e a equipa pode ganhar com isso, desde que a confianca nao lhe suba 'a cabeca.

3) shaffer. bom a atacar precisa de mais consistencia defensiva. mas o rapaz entrega-se, e isso nao pode ser posto em causa.

4) javi garcia. foi caro, sim, mas sabe o que faz dentro de campo. pode ser a grande contratacao, depois da saida do katso e da provavel saida do yebda.

5) ramires. uau. o rapaz tem pulmao e aquelas pernas levam-no de uma ponta 'a outra em 3 passadas. so' e' preciso que a linha avancada o acompanhe, mas parece ser um jogador muito interessante. bom toque de bola e boa disputas nos lances, nao os dando por perdidos. gostei.


os outros ja' foram dissecados ao longo da pre-epoca (cardozo esta' tip-top shape, aimar a jogar mais recuado e' uma delicia, saviola tem pinta de craque, coentrao e' um caso serio de jogador da bola, dima esta' mais crescido e mais objectivo). esta equipa da-me esperancas para uma belissima epoca. mais canecos se seguirao, se continuarem assim.


** o brio **

o que me leva 'a parte do brio. andam cansados, queixam-se das intensas cargas de trabalho, mas devem levar tanto naquelas cabecinhas que entram em campo com a pica toda para ganhar. hoje o ajax poderia ter sido goleado. num esquema matreiro em que a posse de bola foi dada ao ajax mas em que a pressao era alta, o benfica marcou 3 golos excelentes (o toque do saviola para o golo do dima foi de genio) e nunca entrou em euforias. estava a jogar, atrevo-me a dizer, 'a benfica. hoje, ao ver o benfica jogar, pensei "venha o milan, o barca e o real. comemo-los a todos". a defesa do ajax tremia como varas verdes quando o benfica impunha velocidade e subia pelos flancos. ha' MESES que nao via isso acontecer. os rapazes andam a suar a camisola e isso agrada-me. cada vez mais parece que comecamos a ter entrosamento como equipa, e isso so' pode trazer coisas boas.


BENFICA SEMPRE!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

os putos não mereciam...

A decisão da FPF relativamente ao Sporting-Benfica em juniores é inteiramente justa: derrota para as duas equipas, multa pecuniária e 3 jogos sem adeptos para cada clube. Os dois clubes são culpados (eles mais do que nós) e é normal que ambos sejam castigados.

Pena é que quem pague a factura sejam os putos. Em qualquer país minimamente civilizado, os 40 selvagens que foram a Alcochete para participar numa batalha (facilmente identificáveis pelas imagens televisivas) deviam ser proibidos de entrar num recinto desportivo durante 10 anos. Em vez disso, continuarão impunes e quem ficou privado de fazer o que mais gosta foram os putos.

Era bonito que a direcção do Benfica se disponibilizasse a repetir o jogo em questão, nem que fosse para um amigável, indo a Alcochete exibir todo a nossa coragem e fairplay, e mostrar àquela escumalha que a nossa equipa de juniores é infinitamente superior à da suposta melhor academia do mundo.

NELSON OLIVEIRA ESMAGA!!!

weldon e outras notas

vou comecar pelo jogo de ontem. nao, nao vou comentar o apitamento. o apitamento foi uma sucessao de equivocos, mas o senhor de laranja tambem tinha ar de panilas imberbe, por isso nao se podia esperar mais. alias, este tambem foi um bom treino para o que ai vem daqui por 1 mes, mas adiante.

gostei de ver o benfica jogar. pressao alta, procura da bola, jogadas com cabeca tronco e membros e um entrosamento cada vez maior entre algumas pecas importantes (dima, oscar, saviola e aimar prometem fazer estragos). gostei da exibicao do ruben, e o miguel esta' a fazer-se um senhor central. o quim voltou a asneirar, mas nao fez pior que o moretto, que nos poucos minutos que esteve em campo teve uma oportunidade soberana de oferecer um golo ao atletico -- o jogador do atletico nem pareceu acreditar quando uma bola pontapeada pelo nosso guarda redes anda 30 metros 'a altura da barriga ate' lhe chegar aos pes... -- e o carlos martins comeca a entrar-me nos nervos, na continuacao da epoca passada (muito passe falhado, muita asneira, muita mania de vedeta).

a segunda parte trouxe um puto oxigenado cheio de energia e que promete ser um caso serio na luta pela titularidade do lado esquerdo. o shaffer voltou a mostrar que e' bem mais jogador que o sepsi ou o jorge ribeiro, o patric continua sem impressionar e o ramires nao teve tempo de mostrar grande coisa.

uma nota para o mantorras: este tipo tinha tudo para ser um grande avancado. era so' aprender a lei do fora de jogo e ter tido sorte com lesoes e era capaz de fazer muita coisa. o entrar e na primeira vez que toca na bola quase marcar, de cabeca, entre os centrais do atletico, mesmo num jogo a brincar, e' de louvar.

com isto tudo, anda o benfica no mercado 'a procura de jogadores. acho que ja' perceberam (sera'? finalmente?) que precisamos de um guarda redes com outra estaleca (embora um puto de 22 anos brasileiro nao me pareca a melhor solucao... a ver vamos...). o javi garcia vem para lutar com o ruben (porque o yebda prometeu muito mas esta' numa fase ma' que ja' dura ha' uns meses...) e o ramires ou o ruben vao tambem lutar por um lugar a interior direito (coitado do ruben... em 2 dias ganhou mais 2 concorrentes ao lugar... mas gosto da atitude de guerreiro dele e da fuga ao vedetismo facil).

e parece que precisamos de avancado tambem. eu ainda esperava uma surpresa enorme ontem, em que o reyes entrava na segunda parte do jogo com o manto sagrado vestido para delirio total, mas como nao acredito no pai natal la' me resignei ao facto de que o reyes ja' nao vem para o benfica. mas vem o weldon. o weldon. sim, leram bem. o weldon. quem? pois e'. um gajo que no belenenses marcou uma duzia de golos em 24 ou 25 jogos foi o avancado escolhido para entrar nas fileiras e fazer parte do panteao dos eleitos como o eusebio ou o nene. (esse panteao tem sido insultado com nomes como pringle ou hassan, mas nem quero pensar nesses...). enfim... faltam-me palavras para descrever o meu estado de espirito. mas quero MUITO que me engane a respeito do weldon...

terça-feira, 21 de julho de 2009

O novo patrocinador do Real Madrid

Faites vos jeux

Confesso que acordei bem disposto e optimista. Pensei, se calhar o moço é mesmo bom de bola e vai ser um reforço muito importante para a equipa.

E ligo o computador para ver que afinal o Garcia não vem por empréstimo mas a titulo definitivo por 7 milhões de euros!!! 7 milhões de euros por um gajo de 22 anos que em 2007 fez uma boa época no Osasuna...

Não faço ideia quem é que nos anda a emprestar dinheiro para estas loucuras, mas sei que alguém o terá de pagar e duvido que seja LFV. A grande bandeira da estabilidade financeira ardeu há muito tempo.

Disparates...

Parece que uma cambada de jornaleiros avencados foram convidados a sair da conferencia de imprensa da apresentacao do Ramires.

Sinceramente, acho isto um disparate pegado.

Quer gostemos desses animais ou nao (e o facto de eu usar o termo animais acho que resolve esta questao), o negocio da SAD depende da comunicacao social e nao ha' necessidade de dar mais osso a comer aos caes...

Isto parece-me um desvio inutil de atencoes, atraccao de publicidade negativa, enfim, numa palavra, arranjar chatices onde elas nao eram necessarias.

Comeco a desconfiar que o pior inimigo do Benfica nao e' o oliveirinha mas alguem com responsabilidades na politica de comunicacao. Diz que ha' um gajo qualquer que e' pago para isso, nao e'?

Eu sei que o povo diz que nao se atiram perolas a porcos, mas tambem diz que nao e' com vinagre que se apanham moscas... e nos estamos a falar literalmente de moscas...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

e Balboa aqui tão perto

Parece que do nada todos os problemas do Benfica se resolveram. A peça mais importante do tabuleiro, o pêndulo da equipa, o famoso número 6 está encontrado.

Javier Garcia, 3 vezes titular na liga espanhola é o homem do leme!


Rapidinha do dia - Javier Garcia vai ser tão preponderante no plantel do Benfica como:
a) Balboa
b) Tote
c) Okunowo
d) Pesaresi
e) Todos os anteriores

sexta-feira, 17 de julho de 2009

95% de votos, 200% de responsabilidade

A recem-empossada direccao ganhou umas eleicoes muito esquisitas com 95% dos votos, parcialmente devido a falta de comparencia de alternativas, e parcialmente devido ao facto de as pseudo-alternativas que compareceram serem uma cambada de estupidos de primeira ordem.
Isso agora nao interessa, e' assunto arrumado.
Ha', contudo, um aspecto importante: parece que este mandato, o do "fecho do ciclo" que parece ja' estar fechado ha' muito tempo, era o mandato dos sucessos desportivos. Foi o que disse o mandatario da candidatura, e o que disse o presidente da direccao (que ate' disse mais, que nao era nem um nem dois campeonatos, mas tres ou quatro, qualquer coisa assim; nao me lembro se a palavra era mesmo campeonato ou apenas titulo, mas como presidente do Benfica estou certo que LFV sabe que no Benfica titulo=campeonato, e o resto e' conversa para colectividades de segunda categoria).
Estamos, portanto, no mandato em que se aposta tudo no sucesso desportivo. Claro que isto e' uma coisa complicada, sobretudo em Portugal quando se tem que jogar contra 14 em todos os jogos, e quando metade das equipas abre as perninhas perante o principal adversario (que tende a jogar sempre com 14). Parece que LFV proibiu (finalmente, finalmente, aaaaaaaaaaaaaleeeeeeeeeeeluuuuuuuuuuiiiiiiiaaaaaaaaaaa!!!) que se falasse das arbitrages. No fundo, ele e toda a gente sabe o que e' que a casa gasta, e nos temos que ganhar independentemente de tudo o que esta' contra nos. Somos demasiado grandes para ser calimeros e alem disso nao temos estadios com ar de casa-de-banho. So' ha', portanto, uma coisa a fazer (que e' a conjuncao destas todas): ter uma equipazorra que nao da' hipoteses, ter um treinador que nao seja toto', nao deixar de cerrar os dentes nem mesmo por um segundinho, e cada vez que alguem nos meter um golo, cinco minutos depois tem que estar duas batatas la' dentro e o animal que meteu o golo no estaleiro para os proximos seis meses.
Para ter uma equipazorra que nao de hipoteses, temos que ter nao so' um onze de titulares que sejam simplesmente inatacaveis e capazes de rebentar com tudo o que lhes aparecer 'a frente, mas tambem um plantel equilibrado, que permita que a equipa mantenha um rendimento alto apesar de lesoes, castigos e quebras de forma dos "titulares". E vamos sublinhar as lesoes, nao so' por causa de certos historiais particulares de jogadores e treinador, mas tambem porque quando jogarmos contra as 250 equipas que tem meio-plantel emprestado pelos corruptos, as lesoes traumaticas vao ser mais que muitas, e o Cardozo, o Aimar, o Saviola, e a maior parte dos outros nao so' vao ficar com fracturas expostas como tambem vao ser expulsos por dar brutais femoradas e peroniadas nos pitons dos adversarios, ou alternativamente monstruosas bochechadas e queixadas nos cotovelos e joelhos dos animais.

Esta conversa toda so' para dizer o seguinte: nao percebo o que e' que estao 'a espera de arranjar um trinco de arrebentar fechaduras que seja um verdadeiro tractor em campo e fora dele, aguente sessenta jogos por epoca incluindo prolongamentos e penalties e falhe menos de metade dos passes; nao percebo o que e' que estao 'a espera de arranjar um guarda-redes A SERIO (Quim ja' era, Moretto nunca foi); e nao percebo como e' que nao percebem que o treinador anda a gritar aos sete ventos que precisa de mais um ponta-de-lanca (fonix, comprem um ao homem!!!).
Portanto: guarda-redes, trinco, e avancado. INDISCUTIVEIS. E JA'!

Irra!

(Joao, desculpa "postar" logo em cima, mas queria falar disto porque me parece que se esta' a cometer um erro de tamanho tsunaminico...)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

no bom caminho

Não foi um grande jogo nem uma grande exibição. Mesmo assim, contra uma equipa muito organizada e super fechada fomos capazes de manter durante grande parte do jogo o controle da bola e o domínio territorial. Apenas durante uma fase de 5 a 10 minutos em que o Moretto voltou a mostrar ser uma aberração andámos um bocado perdidos, de resto o jogo esteve sempre controlado apesar de alguma dificuldade em chegar perto da baliza. Confirmo a primeira impressão que estamos a anos-luz do Benfica de Quique, mesmo sem uma série de jogadores importantes. Há que trabalhar e jogo a jogo continuar a ganhar ganhar ganhar...

Individualmente, voltei a gostar muito do Aimar... quem o viu e quem o vê. Coentrão e Urreta (tal como DiMaria) estão de facto jogadores diferentes e podem vir a ser apostas interessantes para o futuro, mesmo achando que são peças que não encaixam no losango. Imagino que o Saviola vai encher todas as capas dos jornais mas confesso que não gostei muito da sua exibição. Esperava um jogador tecnicamente muito mais evoluído e criativo... mas por enquanto parece ser apenas um rato de área que está sempre no sitio certo na altura certa... se continuar a marcar dois golos por jogo lá terei de me conformar. Realço ainda o facto de termos estado muito perigosos nas bolas paradas, e o remate monstruoso de Cardozo no final do jogo.

Sábado há mais... provavelmente contra o FCPorto C (ou será o D, o E, ou o J?).

impressionante

Segundo o MaisFutebol o Porto tem 35 jogadores que não fazem parte do plantel, o Sporting 19 e o Benfica 17. Os nossos são:

Por colocar:
Guarda-redes: Walter Moraes;
Defesas: Marc Zoro, Luís Filipe e Tiago Gomes ;
Médios: Andrés Díaz e Binya;
Avançados: Freddy Adu, Makukula e Ivan Santos.

Emprestados:
Edcarlos (Fluminense, Brasil), Marcel (Vissel Kobe, Japão), Ruben Lima (Nacional), André Carvalhas (Fátima), David Simão (Fátima), Leandro Pimenta (Beira Mar), Yshmael Yartey (Beira Mar) e Miguel Rosa (Oliveirense).


PS - é de facto fácil perceber porque é que o clube que mais factura em transferências na Europa vai acumulando prejuízo atrás de prejuízo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

e afinal era tão facil...

Se Quique Flores viu os últimos dois jogos do Benfica, devia cavar um buraco bem fundo e meter-se lá dentro, sem antes passar um cheque indemnizando o Glorioso de cada cêntimo que lhe foi pago.

E todos os Benfiquistas que o endeusaram e defenderam até à ultima jornada, peçam-lhe a pá emprestada e cavem um buraco ainda mais fundo para que as vossas vozes conformadas e derrotistas se sumam para sempre.

Confesso que tenho muito orgulho em nunca me ter inibido de criticar Quique e a sua flagrante incompetência (e a de quem não teve coragem de o pôr na rua ao fim de um mês), mesmo sendo acusado constantemente de não ser um "benfiquista verdadeiro".

Não é altura de embandeirar em arco, de tecer elogios ou de ir a correr encomendar as faixas. É tempo para trabalhar... mas deixem-me ao menos respirar fundo porque há um ano que não via o Benfica a pressionar e a trocar a bola.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

He Whose Name Must Not Be Spoken...

A entrevista do, digamos, treinador, Paulo Sousa ao MaisFutebol (que eu me recuso por motivos óbvios a reproduzir neste blog) é das coisas mais cómicas que já li na vida. O PC nem precisa de dizer mais cretinices porque o vencedor do momento mais anedótico da Silly Season está encontrado. Parabéns Paulo Sousa!


PS-Quem era o Presidente do SLBenfica que supostamente terá tentado contratar Paulo Sousa antes deste ingressar no Espanhol? Pago uma rodada de tinto a todos os Benfiquistas Verdadeiros que acertarem!

lesões lesões e mais lesões

Começa a pré-época e parece que já temos meia equipa no estaleiro (Amorim, David Luiz, Sidnei, Balboa e... Mantorras). Nada de grave, esperemos, mas confesso que há coisas que me assustam.

Tal e qual Manuel José - que quando entrou na Luz disse logo que com ele os jogadores iriam ter outra capacidade física e vai de pôr os moços a dar voltas ao campo toda a manhã - Jesus também quer mostrar trabalho e anunciou em voz grossa que se treina 3 vezes ao dia, logo a começar com 4kms de corrida antes do pequeno almoço.

É giro, porque os adeptos costumam gostar destas coisas... todos dizemos de vez em quando que "para o que os gajos ganham deviam era de correr o dia todo". Quem não costuma gostar muito destas palhaçadas de andar a correr de barriga vazia são os jogadores. Caniggia disse uma vez que "era futebolista e não maratonista", a propósito dos métodos arcaicos de Artur Jorge que punha os jogadores a correr uma hora por dia à volta do campo como se fossem fundistas. Curiosamente, nem Artur Jorge nem Manuel José ficaram muito tempo no Benfica e não consta que os jogadores tenham tido muitas saudades deles.

Tudo isto é meramente especulativo, obviamente... O que já não é especulativo é o estado em que ficou o plantel do Braga depois da passagem de Jesus, como referiu hoje Domingos:

"É pena que haja cinco jogadores com pubalgias. Não me lembro de um clube com tantos casos destes. Isso limita o trabalho. Os jogadores vão tardar a aparecer ", lamentou, recusando imputar responsabilidade ao departamento médico. "Não estou a colocar em causa o departamento médico, mas são muitos casos e gostaria de ter todos os jogadores aptos, até pelo tempo que tiveram de férias, disponíveis." Mas afinal, de quem é a responsabilidade? "Não me perguntem. Mas não é normal. Desde 1986 que não ouvia falar de pubalgias..." - ironizou, sem nunca referir os métodos de Jorge Jesus como responsáveis por tantas lesões. Recorde-se que, no ano passado, o Braga terminou a época com apenas 12 profissionais disponíveis para jogar."

Haja fé no nosso corpo clínico e no tão badalado Laboratório de Alto Rendimento...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

a vontade

a vontade e' uma coisa muito bonita. se se aliar 'a raca e 'a motivacao pode, num jogador de futebol, ser uma arma muito importante. vem isto a proposito das novas e nao tao novas (e das indefinidas) contratacoes do nosso clube.

o reyes, com dias on e off na epoca passada mas dando a entender que e', mesmo, de outro campeonato, cedo mostrou vontade em permanecer no clube. a empatia que tinha com os adeptos, aliada a uma capacidade tecnica fora-de-serie, fazem dele um jogador apetecivel para a "torcida" e teria de ser considerado uma peca fulcral em qualquer plantel futuro do benfica. mas, atendendo ao seu preco e ao seu salario, torna-se algo incomportavel para o clube. e' com grande pena que vejo isso acontecer. mas, bem vistas as coisas, um contrato de 4 anos a 3 milhoes/ano sao 12 milhoes de investimento, ao qual se juntam os 2.75 ja' gastos e os 6.5 que o atletico quer. no fim, sao 20 milhoes de euros (mais coisa menos coisa) que o clube tem de comportar... eu quero muito o reyes no benfica, mas temo que isso implique alguma ginastica financeira que pode ser complicada de justificar e gerir, sobretudo se os resultados desportivos tardarem em aparecer...

ja' o falcao, o rapaz que anda nas bocas do mundo por causa de uma (mais que provavel) transferencia para a luz, ja' mostrou que quer vir para a europa e que jogar com o aimar e o saviola o entusiasmam. esquece-se ele (ou nao lhe disseram) que o cardozo e' o seu competidor directo e que, se ele quer um lugar na equipa, entao toca de marcar 25 golos por epoca tambem. e' competicao saudavel, sem duvida, mas sera' que ele joga em mais posicoes que nao um numero 9? nao sei muito sobre ele nem se tem tal versatilidade... jogar com saviola-cardozo-falcao na frente implicaria um rearranjo tremendo do meio campo (aimar/ramires/ruben ??) e nao sei se seria o mais indicado...

chegamos entao ao novo puto-maravilha-mas-que-para-o-ser-tem-de-mostrar-no-campo. esse ramires. eu ate' vi alguns jogos das confederacoes so' para o ver jogar, e o rapaz tem jeito. mas acho que esta' na altura de levar uma bofetada. porque a minha falta de paciencia para com o petiz? vejamos: quando o rapaz assinou o contrato, antes da final da libertadores e das confederacoes, andava todo contente por vir para a europa. fez um jogo pelo brasil nas confederacoes e comecou logo nas entrevistas a dizer "nao, nao estou arrependido de ter assinado pelo benfica". agora quer jogar no mundial de clubes com o cruzeiro. depois deve querer ir para o manchester em fevereiro. e dar banho ao cao em marco. e mijar contra a arvore em abril. o gajo ate' pode ser muita bom, ate' me pode obrigar a ter que engolir as minhas palavras, mas ate' comecar a deixar a pele em campo (tipo, espremer a camisola na tv e deixar ali, em frente 'as camaras, 3 litros de suor), mas ate' la' ja' me comecam a chatear as constantes entrevistas. menos paleio e toca de honrar o clube que te vai dar a oportunidade de brilhares nos palcos europeus!


BENFICA SEMPRE!!!!

sábado, 4 de julho de 2009

mais 3 anos...

de navegação à vista.

de endividamento galopante.

de desresponsabilização e desculpabilização.

de demagogia populista.

de falta de ambição.

de autocarros de sul-americanos.

de banalização internacional.

de treinadores a prazo.

e de insucessos desportivos.


Se nos últimos anos o ciclo dá mais sinais de se agudizar do que de se inverter, é um mistério para mim como é que mais de 90% dos Benfiquistas continuam a votar LFV.

Encerrado este periodo de turbulência dou comigo a pensar que Bruno Carvalho, José Veiga e Quaresma foram as melhores coisas que aconteceram a LFV. Contra adversidades deste (falta de) calibre não há merda que não se aguente à tona. Se LFV fosse mais esperto não duvidava que tinha sido um plano muito bem engendrado... infelizmente foi obra do acaso e da medioridade que nos rodeia e persegue.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

C... de Campeão

De um lado uma incógnita, do outro a mediocridade. Porque o Benfica não é isto, os meus 20 votos foram entregues... lista C, de Coluna, de Chalana, de Campeão.

BENFICA SEMPRE!!!


PS - Um exemplo de cultura democrática o que vi hoje no Estádio da Luz.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

com as devidas desculpas pela linguagem do post anterior

mas e' mesmo aquilo que me sai dos dentes perante o cenario actual...

'as putinhas que interpoem providencias cautelares eu digo...

puta que vos pariu a todas.

Cambada de cornos que nem tomates tem para se apresentarem a eleicoes.

Se o Vieira e', na opinicao dessas putinhas destomatadas, tao mau, qual e' o medinho?

Arranjem gonadas, cambada de cornos, deixem-se de merdas em tribunais e candidatem-se a serio! Com ideias a serio! E com candidatos a serio! Que merda de movimento e' aquele que nem um candidato a presidente consegue arranjar?! E que raio de lista e' que se constitui primeiro e depois andam 'a procura de um lider?!?!?!?!?!?!?!?

Cambada de merdosos!

Se tem ido a eleicoes sem manobras javardas, tinham arranjado chatices ao LFV. Ele ia ficar na corda bamba, o voto de protesto ia ser captado por esta pseudo-oposicao de pesporrentos. Assim, com estas jogadinhas de barrascoides de quinta categoria, vao levar uma banhada eleitoral na pa', e o LFV ainda se vai rir da cara de cu deles todos. E raios partam, eu tambem.

Nao suporto gente de merda que brinca com tecnicalidades em vez de se mandar 'a luta.

PUTA QUE OS PARIU.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

e agora Vilarinho?

Minutos depois do presidente da assembleia geral do Benfica confirmar a realização das eleições esta sexta-feira, rebenta a bomba e um tribunal diz que LFV não pode ser candidato.

Por muito que me revolte a ideia de Bruno Carvalho vir alguma vez a ser presidente do Glorioso, reconheço que este, juridicamente, tem toda a razão.

O Benfica rege-se por estatutos próprios. LFV e o seu comparsa Vilarinho, "benfiquistas verdadeiros", têm feito nas últimas semanas tábua rasa desses estatutos. Primeiro, fazendo cair os órgãos sociais e marcando eleições sem qualquer fundamento para tal. Segundo, ignorando a consequente obrigação a gestão corrente, tendo nas últimas semanas contratado 1 treinador, 4 jogadores e vendendo direitos de imagem pelo periodo de 12 anos.

Bruno Carvalho deve ter os dias contados tal será a violência com que a massa benfiquista o atacará. Mas não se enganem... não é BC, nem PC, nem Movimento, nem Cofina que estão por detrás desta palhaçada. A culpa é mais uma vez de LFV que se comportou de uma forma vergonhosa, sem qualquer respeito pelos outros candidatos, pelos sócios, pelos estatutos e pelo Benfica. E mais uma vez, quem sai a perder desta novela é o Benfica, por culpa unica e exclusiva dos seus dirigentes. Agora, preparemo-nos para tempos conturbados.