origem
Eusébio +10: Maio 2008

quarta-feira, 28 de maio de 2008

devo dizer...

... que ja' estou a gostar do QF. depois de muitos tiros para o ar dos jornais todos (vem A, vem B, vem A e B sse C vier tambem, entre outros titulos), o QF pos a malta no sitio.

Do Valencia nao. De outros lados tambem nao. Depois se vera'.

(NOTA: O link nao funciona... os gajos da bola lixaram-me o post....)


O maisfutebol confirma ;)



E pronto. la' terao os tipos do Recori que trabalhar um bocadinho mais, ou os camones do jogo atirar com mais 2 ou 3 nomes... Que chatice, pensarao eles.


G'anda Quique!


BENFICA ESMAGA!

cuidado

Se o Albelda vier de facto para o Benfica, ficarei muito contente porque se tratará de certeza de uma vais valia para o plantel.

Mas, se Quiche e Costa procuram um médio defensivo experiente, que represente "... a fortaleza, o espírito de sacrifício, a simplicidade, humildade e solidariedade,” não concordam que já há no Benfica um internacional português com essas caracteristicas e que merece o maior respeito de adeptos, treinadores e dirigentes? Concordo que precisamos de alternativas válidas a Petit que fez uma época verdadeiramente miserável, mas é preciso algum cuidado na forma de fazer essa transição. E não temos no plantel uns 4 ou 5 médios defensivos? O que precisamos desesperadamente é de jogadores capazes de fazer a transição para o ataque e nesse aspecto neste momento devemos ter meio Rodriguez...


PS - A ida de Eriksson para o Mexico confirma todos os meus receios relativamente a esta personagem. o homem quer é sol, tequilla, e provavelmente umas miudas fresquinhas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

há coisas que não mudam...

este post tem o grande objectivo de empurrar o post anterior um pouco mais para baixo... sendo assim, de que é que se pode falar? Do Benfica, nada de nada... uma corrida louca por um treinador que começou com 3 meses de atraso e que vai, inevitavelmente, acabar mal. Depois da nega de Eriksson, parece que Flores e Laudrup tambem não se querem vir enfiar neste cemitério de treinadores... cada vez me cheira mais a Peseiro, ou, temam, Jesus... é desta que vou meter um ano sabático de futebóis.


Bom, se é para dizer qq coisa sempre posso falar dos andrades e dos especiais. Isto porque eu não escondo que tenho alguma simpatia pelos especiais. É algo que não consigo evitar. No fundo são o clube que mais alegrias me deu nos últimos anos, e deve ser a equipa com mais benfiquistas do campeonato. Se o Nuno Gomes vai renovar o contrato por ser um simbolo no balneário, então eu não tenho qualquer duvida que o Miguel Veloso e o João Moutinho têm muito mais sangue benfiquista nas veias do que o plantel inteiro do Benfica. Por falar em Moutinho, este tipo vê-se que é tão Benfiquista que ontem os Andrades fizeram dele um autêntico, saco de porrada. Primeiro foi o João Paulo que o tentou partir ao meio com uma entrada a pés juntos que falhou a bola por mais de um metro mas acertou em cheio no puto. Depois, foi o Lucho, que num acto típico de mau perder e desespero, também entrou aos pés do Moutinho (sem bola) com requintes de malvadez. O Lucho não se contentou em ceifar o Moutinho como ainda levantou bem os pés para ver se apanhava mais qualquer coisa. O Lucho levou amarelo porque todos sabemos que a regra 26 alignea 23 ponto f diz que nenhum árbitro pode expulsar mais do que um andrade por jogo. Foi por causa dessa mesma regra que quando o Moutinho se levantou depois de mais uma porrada foi agredido pelo Lizandro e pelo Fucile, e claro, que nem amarelos viram. Quem tambem pintou a manta foi, espantem-se, o Bruno Alves, que enfiou uma cotovelada no Djaló, dentro da área, que ninguem viu. O Bruno Alves é o melhor candidato para o prémio do homem invisivel porque depois de um ano em que pontapeou jogadores no pescoço, pisou outros no joelho e distribuiu cotoveladas a torto e a direito, acabou a época com um registo fantástico de 2 amarelos. É de pasmar. Claro que o rol de agressões não podia ficar completo sem a tradicional cotovelada do Quaresma. Espantem-se também, em cheio no pescoço do seu colega de selecção, o pequeno João Moutinho. Claro que não deu amarelo. Só para terminar o ramalhete, uma pequena referência a um golo mal anulado aos especiais. De facto, Olegário Benquerença, fez um trabalho excepcional e de uma consistência exemplar, na linha do que mostrou desde o frango do Baia na Luz que saltou meio metro de dentro da baliza. Aliás, nestas coisas de Taça, parece que aos andrades se aplicam umas regras diferentes. o jogo de ontem foi em tudo igual à ultima vitória do Benfica no Jamor onde uma exibição extraordinária de Lucilio Baptista culminou com duas batatas no bucho do Nuno ESPIRITO SANTO. Razão tem Pinto da Costa que confia sempre na justiça divina. Curiosamente, tanto Jesualdo como Mourinho se queixaram muito da arbitragem. São coisas que correm no sangue... por falar em sangue, desenganem-se os que acham que estou a defender os especiais, porque esta crónica é unica e exclusivamente sobre o Benfiquismo que corre nas veias de alguns. Eles podem vestir de encarnado, verde ou azul, mas percebe-se tão bem que uns têm e outros não.

domingo, 18 de maio de 2008

quarta-feira, 14 de maio de 2008

a batuta

o rui costa distingui-se, ao longo de 27 anos (desde que comecou no Damaia), por ser um organizador de jogo sublime, controlando os tempos do jogo que nem um maestro controla uma filarmonica. ou seja, sob a batuta que os pes do rui agitavam, o jogo do benfica, do fafe, da fiorentina e do milan, muitas jogadas bonitas foram feitas, muitos passes bonitos, muitos golos conseguidos. o rui decidiu terminar a carreira no clube que o trouxe para a ribalta, e nos, benfiquistas, muito agradecemos.

agora o rui e' dirigente e, devo confessar, estou um pouco espantado com o impacto imediato que teve, e que pode elevar o "momentum" do clube para um nivel nunca antes atingido. 2 dias depois de ter trocado o fato-treino pelo armani e a gravata de seda, ja' temos lateral esquerdo, ja' pos os jornalistas no sitio, e ja' assegurou que o rodriguez e' para ficar e que o jorge ribeiro pode ser que venha. houve um pequeno percalco com o sven, mas assim que o rui falou explicou logo que, como andamos a pedir ha uns tempos que seja a atitude, se e' para vir para o benfica nao ha' muito que pensar: "as condicoes sao x, se quer vir vem, se ha' que pensar entao e' porque ha' interesses secundarios e com isso o clube nao pactua".

rui, so' te peco uma coisa: nada de perder o gas. vamos agora arranjar um treinador, um extremo direito (please please please), o pedro mendes e dar umas chapadas ao luis filipe. depois tambem te deixo emprestar o dabao a um clube ingles, vender o edcarlos, emprestar o binya a um clube italiano, e fazeres o novo "man-in-charge" perceber que o adu, o di maria, o rodriguez e o fabio coentrao podem todos jogar na mesma equipa, onde o cardozo pode fazer dupla com o puto argentino, o adu joga a 10, o coentrao 'a esquerda e o rodriguez 'a direita numa especie de 4-1-2-1-2 bem aberto nas alas (ja' agora, o vertice do triangulo sera' o petit, ja' que o katsoranis anda triste e quer ir embora). quanto ao nuno, ve se o animas. ele era bom jogador mas anda com um rendimento baixito, baixo demais para o benfica. ele gosta de pastilhas gorila? talvez super gorila...

terça-feira, 13 de maio de 2008

bye svennie

Parece que o Eriksson deixou de ser hipotese para treinador do Benfica. Fico contente por duas razões. Primeiro, porque me agrada muito o perfil de treinador que Eriksson personifica: estrangeiro mas com conhecimentos do futebol português, competencia tecnica e tactica, e muito estofo para lidar com imprensa e adeptos. Segundo, porque tenho o pressentimento que Eriksson não ia ser feliz no Benfica: o Benfica precisa de alguem com mais alma, com mais pulso e mais garra, alguem com muita fome de vencer.

Continuo a acreditar que a aposta vai recair em Carlos Queiroz, Scolari, ou um Italiano pouco conhecido.

domingo, 11 de maio de 2008

festa

A festa programada para hoje no Estádio da Luz deixa-me perplexo. Parece que vai haver homenagem, bandeiras, medalhinhas, plaquetas, e muitas camisolas. Até o Nuno Gomes se descaiu ao afirmar que vai surpreender o Rui Costa com a braçadeira de capitão... e eu pergunto-me, o Benfica não joga hoje a ultima oportunidade de poder disputar a Liga dos Campeões para o ano?


É por estas e por outras que não passamos de um grupo de bons rapazes que dão uns pontapés na chincha aos domingos. Isto não é sério, não é digno do Benfica e é por causa desta atitude que não somos capazes de esmagar o Estrela da Amadora mesmo que a nossa vida dependesse disso. Não há dinheiro que compre a competitividade e a vontade suprema de ganhar. PC percebeu-o há muito... LFV (e RC) parece que ainda não.

O jogo de hoje vai acabar mal, é inevitável. Mas as causas e as consequências são muito mais graves do que nós queremos fazer crer.

PS - Rui Costa merece uma despedida digna do Benfica. Talvez na pré-época um jogo qualquer de estrelas ou um torneio triangular entre o Benfica, Milan e Fiorentina. Quanto ao jogo de hoje, nem acho que Rui Costa deva ser titular...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

engracado...

apitadelas finais. ja' foram conhecidos os "castigos" para os casos em analise no processo do apito dourado. achei hilariantes as decisoes, e passo a explicar porque.

o boavista vai descer de divisao por coaccao sobre a equipa de arbitragem. isto vai ajudar a salgueirizacao do boavista. mas, no fim de contas, e' uma pena semelhante 'a da juventus. por seu lado, o responsavel pelo exercicio da coaccao em nome do clube, o seu presidente, fica suspenso por 4 anos, que resultaram em 1 ou 2 pelo crime se ter dado ha' uns anos. a ver vamos se nao sera' assim... patetico. mas como o dito nao tera' intencao de voltar ao futebol, ja' que extorquiu tudo o que queria do boavista, esta'-se bem.

o arbitro do porto-beira-mar de 2003/4 foi suspenso por 6 anos. e' pena que seja so' este a ser suspenso.


mas o melhor viria depois: o porto, o clube que corrompeu o dito arbitro, perde 3 pontos por esse jogo e 3 pontos por um outro com o estrela. ou seja, 6 pontos. mais nada. ou seja: corromper um arbitro, se bem feito, pode ser, no maximo, igual a usar um jogador que assinou por 3 clubes na mesma epoca. como e' que a liga tem o descaramento de penalizar o porto da mesma forma que penaliza o belenenses eu nao percebo. alem do mais, tentativa de corrupcao ou coaccao e', no fim de contas, o mesmo. descida de divisao e comecar o campeonato com menos 6 pontos seria a pena adequada, como aconteceu nos casos italianos!!!

sso todos, de facto, cordeirinhos bem mandados...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

um dia de esperança

8 de Maio de 2008 pode ficar na história do futebol português como um dia absolutamente revolucionário, por duas razões:

- A Liga de Clubes vai finalmente pronunciar-se sobre o processo apito dourado, esperando-se que possa finalmente castigar de uma forma exemplar, todos os clubes, dirigentes e árbitros que têm contribuido para a vergonha e descrédito do futebol português.

- O Benfica prepara-se para apresentar a nova estrutura técnica do departamento de futebol, esperando-se o início de um novo ciclo onde o futebol ficará entregue a profissionais sérios e competentes, que personifiquem a mistica benfiquistas, e que, espera-se, possam levar de novo o clube à glória a que habituou os seus adeptos.


8 de Maio de 2008 pode tambem ficar na história como mais um dia triste para o futebol português, por duas razões:

- A Liga de Clubes em vez de exterminar de uma vez todas as moscas que povoam a merda em que se tornou o nosso futebol, vai afugentá-las com um pano. Uma ou outra, as já moribundas, vão cair. Mas todas as outras vão regressar com mais pujança que nunca, em todo o seu esplendor e com o orgulho reforçado. O resultado deste longo processo está à vista, e eu arrisco-me a adivinhar: o moribundo Boavista desce de divisão o que culminará na sua inevitável Salgueirização; major e filho vão ser suspensos por dois anos o que é irrelevante pois já encheram os bolsos e abandonaram o barco; O FCP vai perder 3 ou 6 pontos no campeonato de 2004, o que em termos práticos representa rigorosamente nada; e PC e sua corja vão ficar suspensos por 2 meses durante o Verão o que como já sabemos não tem qualquer repercursão. Siga a banda. E de árbitros vendidos nem se vai ouvir falar...

- O SLB Benfica apresenta um treinador de curriculo aparentemente inatacável. Infelizmente esse treinador tem actualmente 60 anos, um fraco por mulheres novinhas, um ordenado superior a todo os avançados do plantel, e nos ultimos tempos mais apetência por investimentos imobiliários no Algarve do que propriamente por sucessos desportivos. Neste ponto, tem aliás muito em comum com o nosso Presidente. Erikson diz-se que revolucionou o futebol português nos final dos anos 80 e apesar de andar arredado destas bandas há práticamente 15 anos, há coisas que não mudam e ele ainda se deve saber equipar no túnel das Antas. Erikson mudou mentalidades, diz-se que na forma como abordava o treino (a sistematização táctica se preferirem), como forçava a competição interna entre o plantel, e também na prática das comissõesinhas. Erikson foi pioneiro na prática de comprar sempre através do mesmo empresário com a respectiva repartição de lucros. A nova estrutura do futebol benfiquista reune todas as condiçóes para ser um sucesso. Basta para isso amordaçar o presidente e dar-lhe a pasta de vendedor de kits. Aproveitar a experiencia, sensatez e benfiquismo do Rui Costa para liderar tudo o que tenha a ver com a formação e protecção do plantel. Preservar a mistica benfiquista salvaguardando valores como Sheu, Aguas, Chalana, Alves, Pietra e quem sabe promovendo Petit. Assegurar a disciplina e a competitividade com uns duros dentro do balneário como Álvaro e Mozer. E aproveitar os conhecimentos tacticos e capacidade de gestão e liderança de um grande treinador que terá certamente os adeptos e a imprensa do seu lado. Se a isto juntarmos os milhões de um Berardo qualquer e isto pode fazer-se... ou não... basta para isso que LFV mantenha a verborreia habitual, que Rui Costa entre por caminhos obscuros e que Erikson venha gozar a sua reforma dourada. Aceitam-se apostas... eu estou pessimista.

terça-feira, 6 de maio de 2008

ausencia...

Uma pergunta, este ano foi particularmente diferente dos anteriores?

Não foi, salvo a excepção de uma campanha muito feliz na Champions há 2 anos, o que se passou com o futebol do Benfica este ano é exactamente a mesma coisa que aconteceu nos anos anteriores. Não foi um acidente nem um ano mau... Basta ver que nos ultimos anos ficámos sistematicamente atrás do Sporting, com o Braga a morder-nos os calcanhares. Desde a equipa maravilha ao melhor plantel dos ultimos 10 anos, chegamos à mesma conclusão: não valem a ponta dum chavo.

A unica excepção foi o ano em que foi o Veiga a mandar. Apesar de não termos uma equipa de outro mundo, era uma equipa equilibrada, unida e competitiva. Uma equipa que se percebia que era dirigida por alguem que não tolerava a derrota e que acreditava em ganhar acima de tudo, custe o que custar.

Com o LFV a assumir o controlo do futebol têm sido feitos enormes disparates, mas sempre sobre a aura da equipa maravilha. Vejam que nestes ultimos anos de LFV perdemos jogadores como Marchena, RRocha, Miguel, Tiago, MFernandes, Karagounis, Micolli, Simão, e tudo indica que este ano vamos ainda perder o Leo e o Rodriguez, e provavelmente o Luisão e o Katsouranis. Quem sobra? O Cardozo? o puto DiMaria? onde estão as mais valias desta equipa? Não é por acaso que estamos em 4º lugar.

Eu gostava muito de perguntar ao Manuel Cajuda, quantos jogadores do Benfica entravam de caras na equipa do Vitória? Eu gostava muito de saber se o Nuno Gomes seria titular de alguma equipa da primeira divisão?

É este o estado a que chegou o Benfica. Uma equipa técnicamente fraca, muitissimo desiquilibrada, fisicamente deplorável, sem identidade e sem fio de jogo, e acima de tudo com uma competitividade indigna do historial do Benfica. Isto resume-se de uma forma simples: não há liderança. O Presidente do Benfica é uma figura ausente. Ausente fisicamente e ausente de ideias, agarrado a uns moinhos (que apesar de reais) não podem ser a sua unica preocupação.

Resumindo, o trabalho do LFV valeu enquanto empreiteiro, dinamizador dos adeptos e vendedor de kits. Esgotados estes três papeis, resta o de gestor de um clube desportivo, e ai a sua prestação tem sido consistentemente mediocre, desde o futebol passando por todas as modalidades. Est+a na hora Sr. LFV, enquanto cabe na porta.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Basta!!!

Escrevi este post em 30 de Julho de 2006, na pré-epoca do primeiro ano do Fernando Santos:

"Em relacao ao nosso treinador, q admito nunca ter visto com bons olhos, parece-me ser o menos culpado da situacao q se vive actualmente. Disse ele ha mais de um mes q para preparar a epoca capazmente precisava de ter o plantel definido quanto antes. parece-me a mim q quanto mais o tempo anda menos definido esta o plantel. Desde q voltaram aos trabalhos, aumenta o numero de jogadores sem certezas de quem vem e de quem fica. Duvido q o Fernando Santos tenha algumas responsablidades nesse aspecto (...) Temo q os adeptos vao ser lestos a sacar do lenco branco. Haja bom senso e virem-se para a tribuna quando chegar a hora de os abanar."


Quase 2 anos após, esta leitura não podia estar mais actualizada. O Benfica vai terminar o campeonato pela 3ª vez abaixo do 2º lugar que dá acesso directo à Champions. Aliás, este ano, tudo indica que vamos ficar em 4º lugar, atrás de uma equipa com um orçamento substancialmente inferior ao nosso e de outra que o ano passado estava na segunda divisão. A culpa não é do José Veiga, nem do Koeman, nem do Fernando Santos, nem do Camacho, e muito menos do Chalana, Rui Costa ou Luisão.

O verdadeiro culpado, o único que insiste em sacudir a água do capote e em não assumir as suas responsabilidades, abandonou ontem o Estádio ao intervalo, supostamente por problemas cardiacos, e nem pode ver a tochada com que foram brindados os atletas do Benfica quando chegou a sua vez de sair. Problemas cardiacos tenho eu e todos os outros adeptos, socios e accionistas minoritários, que semana após semana pagam para ver mais uma exibição patética do Benfica. Sr. LFV, a cada dia que passa a porta está a ficar mais pequena. O Sr. arrisca-se um dia destes a não caber nela e a precisar de um empurraõ para sair.

Eleições antecipadas, já! E se esse pateta é assim tão corajoso, que se candidate outra vez.

BENFICA ESMAGA