origem
Eusébio +10: março 2008

quinta-feira, 20 de março de 2008

E um porMAIOR

Eu nao pediria a demissao do LFV por qualquer motivo desportivo.
Mas se e' verdade que um arbitro qualquer recebeu uma peca qualquer como oferta por parte do Benfica, alguem tem que explicar ao senhor que essas coisas que ele aprendeu com o Veiga e que o Veiga aprendeu toda a gente sabe com quem nao tem lugar no Benfica. Se e' realmente verdade, proponho que o Benfica ofereca os tres pontos desse jogo, e todos os outros conquistados com esse mesmo arbitro a arbitrar, e que o LFV e quem raio teve a ideia se metam num contentor de carga a caminho do porto de Leixoes.

Ha coisas com que nem a brincar se brinca.

A maldicao do povo

O Benfica e', orgulhosamente, o clube do povo. Do mesmo povo que lhes elege os presidentes e as direccoes, para ao segundo empate pedir a demissao daquilo tudo. O mesmo povo que elegeu Damasios, Vales-Tudos, e que agora pede a cabeca do ultimo, que foi eleito com 95% dos votos. O mesmo povo que deu duas maiorias absolutas a Cavaco Silva, que detestou porque era autoritario, que meteu la o Guterres, que detestou porque e' um banana amolecido, o mesmo povo que pos la o Durao Barroso, que detestou porque e' uma besta trauliteira, o mesmo povo que pos la o Socrates, que detesta porque e' um arrogante e um ditador, ao mesmo tempo que clama pelo regresso de uma figura sombria nascida em Santa Comba Dao que custou a Portugal um seculo de atraso. Conclusao: O POVO E' UMA CAMBADA DE BESTAS!!!!!!!!
Quando estou com os azeites, acho que ninguem devia ter direito a voto sem antes passar um exame de Direito Constitucional ou, no limite, sem ter lido a constituicao uma vez que fosse. Ninguem devia poder reclamar seja contra o que for se nao provar, primeiro, que percebe do assunto (tipo, FAZENDO qualquer coisa de util no assunto em causa). Ninguem deveria poder participar numa manif a reclamar contra o que for a menos que provasse que tinha os projectos-lei na ponta da lingua.
Mas isso e' quando estou com os azeites, que e' mais ou menos o caso do presente momento. A BOLA, a biblia itself, anda ocupadissima a desenvolver uma campanha para por o Humberto Coelho a treinador do Benfica. Mas eu espreito os sempre analfabrutos comentarios dos leitores no maisfut e no recori e no correio da matina, e aquilo vai sempre parar ao mesmo: o Humberto, pa', fonix, e' que era, ou o camandro.
IIIIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estes broncos que agora querem o Humberto eram os mesmos que ha' um ano atras queriam o Camacho, e os mesmos que deram 95% ao Vieira, e os mesmos que o odiaram quando trouxe o Veiga, os mesmos que o atacam porque o director financeiro parece que e' lagarto, e os mesmos que agora acham que era preciso o Veiga voltar porque ele sim, e' que percebe disto (Carlitos, Everson e afins, ring a bell?), precisamente os mesmos que o atacavam pelo seu curriculum anti-benfiquista primario. Ah, e sao provavelmente os mesmos que queriam o regresso do Toni, ha' uns anos, e que ao segundo empate pediam a demissao dele, e que o Jesualdo e' que era, eh pa, mas esse Jesualdo nao percebe nada.
A grandeza do Benfica assenta em ter o povo. Nao e' dos ricos, nao e' dos pobres. E, definitivamente, nao ha' mais portugues que esta cena que descrevi nos dois paragrafos acima: uma multidao de trolhas a dizer que os calculos da quarta derivada da tensao do sexto pilar da ponte estao mal feitas porque o engenheiro e' estupido; uma multidao de malta que nao faz ponta de cornichon a reclamar que ha' um gajo que ganha 3000E porque se mata a trabalhar; uma multidao de malta que reclama, reclama, reclama, reclama, mas NUNCA FAZ NADA DE PRODUTIVO.
Qual direccao, qual treinador, qual plantel.
Nao se pode mudar a porra dos adeptos?

O que e' que o Humberto fez na vida para merecer ser treinador do Benfica? E ele deve apetecer-lhe porque anda a por-se mais a jeito que as colegas da mae do Bimbo-mor que trablham ali pelo Cais de Sodre. Treinar o Salgueiros durante um ou dois anos? Ou aquela brilhante prestacao no Euro-1234 em que so nao fomos eliminados na primeira fase porque o titular dele se lesionou e o Nuno Gomes partiu aquela cena toda? Que qualificacoes tem o Humberto para treinador do Benfica? Pela parte que me toca, o Ze Romao e o Mario Reis estao mais qualificados. O Humberto foi um grande jogador, e um grande capitao numa epoca dourada do Benfica. Mas tambem foi uma epoca negra do futebol, e do desporto em geral. Muitos pozinhos de perlimpimpim, muitos chazinhos, muita ignorancia e pouca ciencia. Era a 'epoca em que o talento resolvia tudo, porque nao havia trabalho. Hoje em dia, o talento ainda resolve, mas muito menos e so, e apenas SO', se conjugado com trabalho. E trabalho de qualidade. Qual e' o modelo de jogo do Humberto? Qual e' o modelo de treino? Que tipo de plantel e' que ele quer? Ninguem sabe. Provavelmente, nem ele sabe. Vai pensar nisso depois. E ninguem sabe porque? Porque ele nao e' treinador. E' golfista. Entao, que va' jogar golfe. Curiosos, ja' la' temos muitos, nao precisamos de mais. Prefiro um lagarto que sabe o que faz do que um curioso Benfiquista que "a gente ja' trata disto menes".
Se e' por Benfiquismo, entao pomos la' o Eusebio. Estou para ver quem e' que assobia o homem.

Depois, o Scolari. Parece que ha' para ai' malta que quer o Scolari a treinar o Benfica. O Scolari e' aquele gajo que insistiu em jogar durante anos com o Ricardo e o da-treta-lui-meme a titulares, no matter what. Enquanto houve modelo de jogo importado do Mourinho, houve modelo de jogo. Quando o modelo se esgotou, houve entrega, porrada, e um ou dois gajos a resolverem os jogos. Agora, so' sobra mesmo isso: entrega, porrada do Bruno Alves que no Europeu da' expulsao aos cinco minutos da primeira parte, e talvez o Ronaldo a resolver qualquer coisa se nao lhe der para a parvoeira e se nao levar um castanhao aos dez minutos de jogo e se nao encontrar defesas que olham para a bola em vez de olharem para o bailado dele como quem ve o poster central da Playboy (dizem, que eu nunca vi). O modelo de jogo do Scolari e' jogarem sempre os amigos, nao precisa que prestem, basta que sejam os meus lambe-botas. Nao, obrigado.

Basta de amadorismos, de curiosos, de aprendizes de feiticeiros. Se nao me escandalizaria se os americanos elegessem o Obama, apesar de ter menos anos perdidos nos meandros da realpolitik, porque ele vai dar a inspiracao e os assessores vao dar a transpiracao, para posicoes tecnicas, como treinador de futebol e neurocirurgiao, e' preciso pessoal que tenha capacidade tecnica, experienca COM SUCESSO na sua implementacao, capacidade de aglutinar em torno de si aqueles que vao trabalhar com ele, e capacidade de ter mao naquilo tudo para atingir os obectivos.
Chama-se Joaquim, John, Mustafa, Pekka-Piikka, Olstrund, ou Maria Antonieta? Nao quero saber. O principal e' definir-se o enquadramento. Se e' verdade que foi por ai' que o Rui Costa comecou, entao comecou bem. Vamos jogar NESTE modelo, precisamos de um treinador que implemente ESTE modelo e de um plantel que sirva ESTE modelo. Nao e' preciso ir para a Harvard Business School para perceber nocoes basicas de estrategia.
Ou se fazem as coisas como deve ser, ou a lista dos nossos futuros-ex-Dons-Sebastioes vai cobrir o caixao.

Benfica esmagaria se nao estivesse esmagado pela estupidez reinante.

sábado, 15 de março de 2008

Como se "ganham" campeonatos

Hoje vi um bocadinho do jogo dos porcos. Sim, admito. Estava sem nada para fazere pensei ver o jogo dos porcos contra um dos seus clubes satelite. E cedo percebi porque e' que o Benfica nao ganha campeonatos. Fica tudo bem exemplificado com a atitude dos jogadores bimbicos para com o jogador com mais futebol do Leixoes, o Jorge Goncalves. O Fucile passou o jogo a dar-lhe pancada e nao viu nenhum amarelo. Foi preciso esperar 85 minutos para este senhor levar um amarelo (por coincidencia, por fazer falta sobre um jogador do leixoes que esta' contratado ao clube regional das antas). Tanta pancada levou o Jorge Goncalves que comecei a ter pena do rapaz. Mas, por volta dos 80 minutos, esse as de jogador que e' o Bruno Alves salta mais alto que o Jorge Goncalves e arreia-lhe tamanha pitonada na coluna que nem sei como o Jorge Goncalves se levantou. Tambem nao percebo como e' que o Bruno Alves pode andar com pitons que parecem pitons de golfe num campo de futebol, mas nao sei se as regras da FIFA sao rigidas nesse sentido, mas adiante...

Mas foi essa entrada do Bruno Alves, aliada ao arraial de pancadaria por parte do Fucile e uma tendencia arbitral para assinalar faltas a favor dos porcos sempre 'a entrada da area do Leixoes, que percebi como e' que o Benfica nao ganha campeonatos com mais frequencia. E' que nao interessa ter o Adu, o Di Maria, o Cardozo ou o Nuno Gomes. Nao interessa jogar bonito. Nao interessa ter as camisolas mais bonitas. Nao interessa ter o Rui Costa. O que interessa mesmo e' entrar com o piton. O que interessa mesmo e' ser uma besta dentro do campo e entrar para partir canelas. O nosso Binya e' queimado em praca publica. Mas o Fucile e' que e' craque. O Katsoranis e' que devia ter sido irradiado, mas o Bruno Alves e' louvado pelo facto de os arbritos "nao verem" entradas como a de hoje. Enfim...

E' pena ver que campeonatos se ganham com mais facilidade se os jogadores entrarem a matar...

sexta-feira, 14 de março de 2008

O andar triste

Tenho andado a ler blogs do nosso clube apos mais um desaire da nossa equipa, desta vez em Madrid. Metade dos bloguistas desanca na equipa, a outra metade desanca no LFV. Mas todos desancam. Isto levou-me a pensar no nosso clube, no que o clube representa e do que o clube precisara'.

Mas, acima de tudo, queria comecar por dar o meu apoio a 90% dos jogadores do nosso clube. Uma equipa que tem o Quim, o Moreira, o Leo, o David Luiz, o Katsoranis, o Petit, o Di Maria, o Adu, o Nuno Gomes, o Cardozo, o Mantorras, o Makukula, o Cristian Rodriguez, e o Rui Costa nao e' uma equipa vulgar. E' uma equipa de topo. Aceito que nao sao craques (tirando o Rui) para entrarem no Real Madrid e partirem a loica, mas sao os nossos craques. Acredito que andem tristes com a falta de resultados e alguma instabilidade. Mas nao foi entre Junho e Fevereiro que passaram de bestiais a bestas. E' preciso perceber que eles comecaram a epoca a ensaiar um 4-1-2-1-2 que foi mandado 'as urtigas para usar um 4-2-3-1 para o qual nao tinhamos jogadores. Em vez de se reforcar o lado direito com um extremo, foi-se buscar o Makukula e o Sepsi, posicoes para as quais estavamos mais ou menos. Acabamos a epoca sem um extremo direito de raiz (volto a dizer o que disse no inicio da epoca quando o Simao saiu que desde o Poborsky que nao temos um extremo direito de raiz -- o Simao era esse rapaz, mas jogava sempre do lado esquerdo).

Claro que ha' jogadores que estao a mais: Luis Filipe trouxe pouco, o Edcarlos e' uma nulidade (nao tem nada a ver com o David Luiz), o Maxi Pereira e' um polivalente que joga mal em qualquer posicao.

Mas o problema mais critico do Benfica nota-se na indefinicao de todo o clube: um presidente que acha que sabe muito de futebol mas contrata jogadores pelo nome, a falta de comunicacao entre as varias equipas de futebol -- falta um modelo de jogo a nivel de clube, 'a la' Ajax, e a falta de comunicacao entre os varios sub-departamentos do futebol (a ausencia de um director desportivo para o futebol abriu esta lacuna que nunca mais foi preenchida).

Mais que treinador -- que agora temos de ir buscar -- o Benfica tem de se re-organizar administrativamente. Precisamos de um director desportivo para ontem, precisamos de uma definicao do modelo de jogo (4-4-2, 1-2-3-4, 4-3-2-1, 4-2-3-1, 4-3-3, qualquer coisa!!!) que se adapte as todas as equipas de futebol, a partir dos infantis (o que faz com que a cantera possa entrar para a equipa principal para exactamente a mesma posicao, sem se notar dificuldades na adaptacao ao esquema tactico) e precisamos de uma visao para o futuro realista. Custa admiti-lo, mas o Benfica ainda nao tem capacidade para vencer a liga dos campeoes. Uma visao realista passa por organizar o clube a todos os niveis e dizer, abertamente, aos benfiquistas "so' podemos lutar pelo campeonato por agora. qualquer coisa mais e' bonus. o nosso treinador e' x e vai se-lo por mais uns anos, para implementar o modelo de jogo. nao vamos contratar estrelas mas prometemos que quem venha vai dar o seu sangue, suor e lagrimas pelo clube."

Sem directivas especificas, honestas e realistas nao sairemos da tristeza que neste momento nos assola. Por isso, vamos deixar de bater nos nossos rapazes, que sao os nossos craques, e vamos fazer votos para que isto mude num futuro MUITO breve.

Benfica Esmaga!!!

terça-feira, 11 de março de 2008

o cancro

Enquanto a blogosfera e a imprensa escrita se entretem com a escolha do novo treinador do Benfica, eu confesso que estou cada vez mais pessimista relativamente ao futuro do meu clube.

O Benfica tem um cancro no cerebro! Todos os medicos (adeptos) o sabem, mas ninguem o quer diagnosticar. Aliás, é muito mais simples ir tomando umas aspirinas para disfarçar as dores do que proceder a uma cirurgia extremamente complexa e com probablidades diminutas de sucesso. Entretanto, e como as aspirinas começam a não fazer muito efeito, debatemos furiosamente se precisamos de tylenol, benuron, advil, ja para não falar dos muitos genéricos que para ai há, e claro, a medicina popular portuguesa através de uns xaropes de cacto.

E pronto, lá vamos andando contentes a discutir o nome do próximo treinador que vamos enterrar.

LFV disse hoje uma coisa espantosa, aliás, ele tem dito coisas espantosas todos os dias:
- primeiro, depois de camacho e rui costa assumirem as suas responsabilidades, LFV, do alto do seu pedestal não só sacudiu a água do capote como acrescentou que foi apanhado completamente de surpresa (pergunto-me se ele tem visto os jogos) e que o Benfica já tinha sobrevivido a coisas muito piores.
- segundo, disse que a experiencia lhe dizia que era má ideia mudar de treinador no final da época... mas mudar no inicio da época todos sabemos que é sucesso garantido.
- e terceiro, que encontrar um treinador para o Benfica não era um bicho de sete cabeças. Não sei de quantas cabeças será o bicho mas creio que o LFV já decapitou umas 6 (Mourinho, Jesualdo, Trap, Koeman, Santos e Camacho) e não me parece que tenha ainda acertado no homem certo para o Benfica... ou para ele.

Está na hora de LFV ser "promovido" a vendedor de kits. Obrigado por tudo, foi o homem certo na altura certa, mas o seu trabalho está feito. Se quizer continuar a vender kits entre o Mondego e a Guiné Conacri, nós agradecemos e prometemos que será o eterno vendedor do mês. Responsável pelo futebol do Benfica, nem mais um dia.

domingo, 9 de março de 2008

Venham mais cinco...

... de uma assentada que eu pago ja'...

O reu dos ultimos meses foi condenado e num acto de auto-clemencia, argumentou que o tribunal nao tinha competencia para o condenar 'a morte, pelo que se auto-condenou ao desterro. Adeuzinho, obrigado pelos servicos, pelas gentis palavras de despedida, e ate' sempre. Quando passar por Lisboa, uma saltada ao camarote, ha' sempre la' uma cadeirita para si. No banco, e' que nao me parece.

Agora que a carcaca ainda esta' quente, ja' os abutres esvoacam. Quem e', quem e', quem e'. Para mim, ha' duas respostas possiveis.

1) Ninguem. O Joao Alves sabe mais de futebol que 95% dos putativos candidatos. Ele e o Chalana tem capacidades mais que suficientes para fazer o servico ate' ao fim da epoca. Vantagem: o plantel precisa de um banho de benfiquismo, e estes cairam no caldeirao da pocao magica quando eram pequninos.

2) Alguem. Se vier, vem para o que resta deste ano e para a epoca seguinte. A vantagem e' que podia ir preparando a nova epoca. A desvantagem e' que se o que resta desta correr mal, fica ja' queimado e como nao o vao correr ao fim de tres meses, ficaria a epoca seguinte perdida tambem.

Confesso que preferia a opcao 1. Uma estrategia tem que ter auto-sustentacao para golpes destes. Para se mostrar que o projecto e' mais importante que as pessoas, nao se pode fazer de entradas e saidas um circo de vaidades.

Benfica esmaga!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Cenas maradas...

Afinal, parece que o sapo inchado do Sr. Ferreira, que desde Julho do ano passado anda a beber da fonte que patrocina o cafe com leite e a bastonada aos jornalistas que nao se deixam comprar, e que tanto gosta ultimamente de mostrar a cremalheira nova, nivea de branca, brilhante de Hollywood, vai mesmo ter que guardar o aparentemente tao estimado dragao de ouro. E' muito triste, muito triste. :D :D :D

Aproveito para desejar uma gutte nacht 'a blogosfera.
Afinal, papar alemaes, com milagres ou sem milagres, nao e' para todos.
Nos papamos os nossos, com milagres. Mas as tropas do papa engasgaram-se com os deles. A tradicao ja' nao e' o que era, e consta que o papa de verdade e' alemao e tudo...

:D :D :D :D :D :D :D :D :D

(Adorei especialmente que tivessem tido que gramar com o prolongamento. Finalmente encontramos o Atletico deste ano. Danke!)

Ja' foram por menos...

Ontem, pela primeira vez em pelo menos 5 anos em que vivo nos US, vi o programa de televisao do SIC com os 3 comentadores do costume: o ranhoso do Dias Ferreira (este homem da'-me um asco... vixe....), o Guilherme Aguiar (idem) e o Seabra. Por entre muitas discussoes de (como diz o Nuno) 578 penalties nao assinalados a favor do Sporting, os 11 cartoes vermelhos que ficaram por mostrar ao Benfica e em como o Tonel foi violentamente agredido de tal forma que o Cardozo devia ir preso e ser irradiado do jogo da bola, o Guilherme Aguiar descuidou-se e deixou entender que o Porto ja' se anda a mexer para ficar com o Leo e o Rodriguez.

E isto fez-me pensar no Yuran e no Kulkov. E no Sousa. E num rol de mal-agradecidos. Mas essa e' a diferenca entre esses jogadores (os mal-agradecidos) e os 2 em questao. Porque os 2 em questao por varias vezes disseram que gostavam de ficar no Benfica. Ora, se eles gostam de Lisboa e saem do clube nao e' por culpa deles. E' por culpa de pessoas com mais responsabilidade nos corpos sociais do clube, nomeadamente no topo da cadeia alimentar. Ou seja, se o Leo e o Rodriguez seguirem, de facto, para o Porto, nao se pode fazer mais do que lhes dizer "Obrigado". Ao Leo, especialmente, por tudo o que fez no tempo que passou no Benfica (que ja' me parecem 20 anos...). Mas nao se pode ficar contente com a atitude da direccao. Porque se o Adu, o Di Maria ou o Sepsi sao apostas de futuro, faltam as apostas de presente. Aka, Leo e Rodriguez. Por isso, sr. Luis Filipe Vieira, esta' na altura de perceber que o seu tempo ja' passou e esta' na altura de passar o testemunho. Nao preciso que o presidente do clube perceba de futebol se for um bom gestor e arranjar alguem que trate do futebol (tipo... o Veiga, que decidiu despachar...). Mas a partir do momento em que o Veiga saiu que o futebol do Benfica ficou um desastre, desde treinadores a contratacoes mal feitas. Um bocadinho de dignidade e respeito para com o clube que lhe deram as luzes da ribalta nao lhe ficaria nada mal.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Autoestradas pintadas de vermelho

Pois bem, tenho andado a matutar no que vi ontem. Se gostei de alguns dos nossos rapazes, do espirito racudo que apresentaram contra as lagartixas e como as puseram no lugar, nao fiquei nada satisfeito com outros. Em especial aqueles que decidiram abrir completas autoestradas para que o sportem pudesse atacar. Nao e', sr. Nelson? Nao e', sr. Edcarlos? Nao e', sr. Di Maria? Nao e', sr. Maxi?

Hoje nem vou falar na falta de fio de jogo, na falta de coerencia futebolistica do nosso clube, da falta de sorte da linha avancada ou da muito comprometedora dependencia Rui Costiana. Hoje tenho de dar nas orelhas do Nelson, do Di Maria, do Maxi e do Edcarlos. E' que te-los la' ontem ou nao ter teria o mesmo efeito. O Nelson fez o favor de passar o jogo aos papeis, nao sabendo se havia de fechar ao meio ou tapar a linha. O Edcarlos nao sabia se havia de ajudar o Nelson ou limitar-se a marcar o seu homem. O Maxi nao se viu (a nao ser num remate de meio da rua, fez pouco mais). E o Di Maria ja' comeca a chatear: esta' bem que nao e' extremo direito, mas e' profissional e tem que dar o litro seja em que posicao for. E ontem nao deu o litro. Nao deu nem o centilitro. Deu talvez um decilitro quando passou para a esquerda mas a producao anda muito abaixo do que e' esperado dele.

Mas foi tao gritante esta falta de entendimento das varias linhas que o Rui Costa vinha 'as linhas mais recuadas ajudar e buscar jogo, o Binya limitava-se ao charuto para a frente e o Katsoranis tentou em demasia sair com a bola colada ao pe quando tinha pela frente 3 ou 4 lagartos.

Gostei, mais uma vez, do Rodriguez e do Leo (que pena nenhum deles ficar -- erros destes e' que me deixam pior que estragado e me levam a ficar irritado com o LFV). Gostei bastante do Binya. E o Cardozo tem o azar do esquema tactico que usamos, mas e' sem duvida um jogador acima da media: com um Drulovic ou um Paneira este rapaz marcava golos como ninguem.

Temo que daqui por dias, para a UEFA, venha de Espanha um desastre imensuravel... Porque nao nos vao dar tantas facilidades como os lagartos e porque nao vao perdoar erros infantis...

Nao vale a pena bater mais no Camacho, mas ja' nao o aturo. Nao acredito que o jogo do Benfica seja igual ao jogo de um Barreirense, encolhido e com medo do adversario, a mandar pontapes para a frente a ver se eles nao atacam muito...

sábado, 1 de março de 2008

É matemático...

Estamos a cerca de 24h de despachar o lagartanhedo para o quinto lugar, que é ligeiramente mais próximo do real valor deles (a segunda divisão da Associacão de Futebol de Lisboa).

Temos que o Luisão não joga. O que, à partida e colocando como linha de base os jogos que ele tem feito este ano, seriam seis pontos a mais para nós, mas como nos últimos dois ele parece que tem andado a carburar melhor, é um ponto a menos para nós. Claro que isso parece implicar que joga o Edcarlos, o que são três pontos a menos, ou o Zoro, que é uma incógnita. Saldo, [-4,-4-|x|], válido para qualquer x € R, embora desconfie que o x em causa é negativo (daí o módulo, naquela da salvaguarda)...

O Petit também não joga. Menos cinco pontos. Saldo, [-9,-9-|x|].

O Nuno Gomes também não joga. Zero pontos. Mas como eu tinha a fezada que ele hoje ia fazer o poker que lhe anda a escapar, menos dois. Saldo, [-11,-11-|x|].

Mas porque Luisão, Nuno Gomes e Petit não jogam, sobra só o Quim do conjunto de jogadores que sabe que o lagartanhedo é sempre esburganhado na casa-de-banho abarracada do viscondado. Menos quatro pontos.

Só que o Rui Costa joga. Mais dez. E o Bynia também (e parece que com ele a titular, nunca se perde). Mais catorze.

Em cima disto, o Liedson parece que não joga. Mais cento e vinte e cinco. Saldo, para ninguém se perder, [134,134-|x|].

Mas temos o Luis Filipe no banco, e o Maxi Pereira em campo. Menos sete para o segundo. Menos oitocentos e setenta e nove milhões, quatrocentos e vinte e sete mil, novecentos e setenta e dois para o primeiro, caso fique no banco o tempo todo, elevado à potência 23428458394852903 se for aquecer, e ao factorial do número resultante no caso anterior se entrar em campo, elevado a n sendo n o somatório dos minutos que ele faz sofrer cada um dos benfiquistas que esteja a prestar atencão.

Portanto, se o Luis Filipe não puser o patame em campo, está ganho. Caso contrário, estamos lixados, mesmo considerando os setenta pontos de ter o Cardozo em campo, e os
duzentos e oitenta e cinco de termos o Rodriguez, uis Zoro, uis Marukuka, uis Mantorra e uis Adu no banco. O que implica, para continuar o raciocínio matemático, que se dos seis jogadores de campo que se sentam no banco, o gajo opta por mandar o Luís Filipe jogar, é porque é mesmo burro.

quod erat demonstrandum