origem
Eusébio +10: Janeiro 2008

sábado, 26 de janeiro de 2008

Por as cabras no curral

Quando antes de comecar o jogo ouvi o boca-aberta dizer "Vamos jogar para ganhar ao Benfica e chegar ao segundo lugar! Meti-me nestas alhadas e agora quero ganhar! Assumo, eu assumo que vamos jogar para chegar ao segundo lugar!", pensei "hoje esta' ganho".

Quando ouvi que o 'arbitro se chamava Joao Ferreira, pensei "rima com roubalheira, e hoje vai haver poesia".

Quando o Cardozao meteu aquele primeiro golorro, fiquei mais descansado. O Di Maria ate' parecia que comeca a nao ser uma nulidade completa, o espanador que jogou a defesa-esquerdo estava mais ou menos a funcionar, e o Luis Filipe nao falhou nenhum passe que eu tenha reparado (mas deve ter sido porque teve pouca bola).

Agora que acabou o jogo, estou preocupado porque nao sei onde estao o Rui Costa e o Nuno Assis (nao os vi na segunda parte, espero que nao se tenham perdido detras da bandeirola de canto), e noto que as previsoes se confirmaram. Ganhamos, de facto, e houve roubalheira, parecida 'aquela do Benfica-Porto.

Uma cena interessante: temos um ponta-de-lanca que marca golos. Marca e' de fora da 'area, mas marca. Outra coisa interessante: jogamos sempre com um ponta-de-lanca so', portanto a compra duis Marucuca deve ser basicamente para arranjar companhia ao Mantorra.

E por fim, vai haver poesia, como previ tambem, mas desta vez por accao mais activa da minha parte. Sr Ferreira: va para o vernaculo daquilo a que David Mourao Ferreira designava artisticamente por "undecimo dedo dos meus dedos". (E ouvir um atrasado qualquer que joga pelo Guimaraes dizer que o arbitro os empurrou para tras... ya, man!! Nao aumentes a dose dos comprimidinhos que nao e' preciso...)

ESMAGA!!!

(Cheira-me que o periodo de tempo que resta ate' 'as eleicoes do ano que vem, ou de 2010, nao sei bem, vai ser altamente conturbado para o Benfica. A proxima direccao vai ser a responsavel por mandar a Olivedesportos tomar naquela parte, ou por continuar o desastre e renegociar o contrato, e como se sabe o Oliveirinha nao brinca em servico. O Vale Tudo que o diga...)

sábado, 19 de janeiro de 2008

dar oportunidades: quando e ate' quando?

hoje o benfica jogou com o feirense para a taca de portugal. ganhou por 1-0 com um golo do cardozo. deveriamos estar todos radiantes mas eu nao estou. estou ate' bem lixado com o resultado. e tudo passa por uma conjunctura do momento que eu, sinceramente, nao percebo. passo a explicar.

nao vou dissecar a equipa do benfica. apenas um ou outro jogador. comeco pelo nosso "defesa direito", acabando no "extremo direito" e num dos nossos centrais. estes jogos, da taca, sao bons para jogadores que sao pouco utilizados darem qualquer coisa de novo 'a equipa, sempre sabendo que o benfica tem de ganhar. sao tambem uma boa oportunidade, principalmente com uma equipa tecnicamente inferior, para jogadores novos e para os miudos.

ora o que e' que o camacho decidiu? depois de contratar um defesa esquerdo "com potencial" e de ter o seu titular lesionado, da' o lugar esquerdo a um defesa direito e poe um tipo que joga com o numero do veloso a fazer o lado direito. mais uma vez esse rapaz nao fez nada de jeito (antes pelo contrario). ou seja, mais uma oportunidade dada e deitada a perder. nao se teria ganho mais em por o ruben lima ou o sepsi a jogar um bocadinho, com o nelson a fazer o lado direito?

Passemos entao ao butt. comeco seriamente a duvidar da capacidade deste rapaz. um bilhete de retorno 'a alemanha nao era mal pensado. e' que percebem-se erros pontuais, mas erros tecnicos a cada remate cruzado ou cruzamento... enfim... tal como o luis filipe, mais uma oportunidade dada e deitada fora...

temos ainda o caso do maxi. o maxi e' daqueles jogadores que tem dias. era bom era que ele tivesse mais dias. ja' li muita critica a dizer que nao joga bem em lado nenhum, mas o rapaz ainda nao jogou no mesmo lugar mais do que 2 ou 3 jogos seguidos... e' natural que comece a perder qualidades, digo eu. hoje nao percebi bem se ele tinha de jogar mais no miolo ou mais na ala, mas dado que o nuno assis tambem ja' perdeu o gas com que veio para o benfica... para os dois, nota negativa.

depois temos o caso caricato do treinador (nao vou bater no katso, no rui, no di maria ou no nuno porque me pareceram os menos mauzinhos). eu compreendo que ele tenha as suas ideias e que nao queira por muito em risco. mas contra o feirense pediam-se mais "ganas". e nao vale a pena dizer que nao se gostou da exibicao. jogar contra o feirense, que tinha 3 centrais, so' com o nuno gomes na frente, e' mau de mais. por o adu e o cardozo ao intervalo pelo maxi e pelo di maria nao e' ser iluminado: e' admitir que se cometeu um erro crasso na preparacao do jogo. eu nao quero bater muito no camacho, mas ele tambem comeca a ter muitas oportunidades e poucos resultados (um 2o lugar a 11 pontos do 1o e uma atitude derrotista nao sao bons atributos...).

vamos esperar pelo proximo jogo. pode ser que as coisas mudem um pouco. mas se era este o comeco do "novo ciclo" que o lfv queria, nao augura muito de bom para o resto do mesmo...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Nao percebo


Se isto e' o nosso amigo do BlogdaBola a brincar com os jornaleiros, ou se e' mesmo verdade...
O tordo que hoje foi lançado ao ar dá pelo nome de Makukula. Como a Benfica SAD não desmentiu a notícia imediatamente no seu site (como tem sido recorrente nos últimos dias) tudo indica que este possa ser O tordo que nos vai encher de esperança e confiança.

A contratação de Makukula merece três reparos:
- primeiro, algum internacional português com menos de 30 anos (ainda para mais avançado) custa apenas 4 milhoes de euros? se calha o makukula não espatifar os dois joelhos ao fim de uma semana (parece que ele tem curriculo nessa matéria) e marcar uns golitos no próximo Europeu (onde terá de enfrentar a dura concorreência do Hugo Almeida e do Nuno Gomes) e o Benfica faz um negócio da china, ou do congo.
- segundo, com o Makukula em campo o Cardozo será o homem ideal para fazer de segundo ponta de lança, num estilo rápido e ágil. vai ser de estalo.
- se aos dois gigantes juntarmos o Mantorras em campo devemos tranformar-nos num portento ofensivo. Sugiro ao Camacho que passe a jogar com 5 centrais, 2 trincos e o dito tridente. Não será estéticamente bonito, mas em termos de eficácia, cuidado Real Madrid.
- ah, comecem já a encomendar tapetes de relva porque devemos ter que mudar de relvado todos os meses.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

só mudam as moscas

"O árbitro Carlos Xistra não escondeu a satisfação por ter recebido a insígnia da FIFA e passar a ocupar o lugar de Paulo Paraty, que atingiu o limite de idade, nas competições internacionais. "

E mais...

"Da lista de árbitros internacionais consta agora: Lucílio Baptista, Bruno Paixão, Jorge de Sousa, Paulo Costa, Duarte Gomes, Carlos Xistra, Olegário Benquerença, João Ferreira, Pedro Proença, Carlos Xistra"

Meus amigos, isto não é uma lista de árbitros internacionais. Isto é, sem a mais pequena sombra de dúvida, a composição da equipa que mais pontos ganhou ao Benfica nos últimos 10 anos. Dizem-me voces "eh pa, mas as equipas têm 11 jogadores e tu só tens 10 árbitros." Carissimos, o décimo-primeiro sabemos todos muito bem quem é, porque a fruta e os rebuçados são só para adoçar a boca. Esta lista é a prova empirica do que conta mesmo é a progressão na carreira e todos estes bois sabem o que é preciso fazer para ir subindo... à xistrada!

De chorar a rir

A ideia aventada pelo jornal dos alagartanhados de que o Benfica estaria a estudar a possibilidade da hipotese da eventualidade de talvez apresentar uma proposta para contratar aquele defesa central que todos os anos estava quase a ir para o Real Madrid e que agora nem sequer no Real Merda consegue jogar...
Ri tanto que ate' tive que sair do gabinete, para nao incomodar o pessoal...
Sobretudo na parte em que se insinuava que podia ser uma cena complicada visto tratar-se de um "inimigo". Inimigo, aquele gajo???? Esse rapazito foi um dos melhores amigos do Benfica! So' estragou a amizade quando se foi embora, porque se tem ficado onde estava a malta ate' agradecia...
Ihihihihihihihihihihihihihiih!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

ai sim?

“Na vida existem sempre ciclos. Tivemos um ciclo muitíssimo bom e pensamos que vamos dar início a outro, o qual durará mais tempo do que o anterior” - LFV

"Vou trabalhar para chegar se não ao valor de Maldini, mais acima ainda" - Sepsi


... é que não tenho mais pachorra para isto.........

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sete meses

E' o tempo que falta para comecar a nova epoca. Mas semana, menos semana.
Lembro-me de na epoca passada, no meio do cinzentismo do entao treinador-em-funcoes, ter escrito aqui algures que o melhor era mandar o gajo embora e comecar a preparar a epoca de 2008/09. Ainda nao e' tarde.
Este ano, vendeu-se o abono de familia do ano passado (e dos ultimos tres ou quatro anos), apesar de termos, aparentemente, vinte milhoes para rebentar com o mercado. Mas cheira-me que deve ser polvora seca, porque o mercado continua la', e a unica coisa que rebentou foi que um gajo que a malta queria foi parar ao Lyon, e que um romeno qualquer com 21 anos chegou agora para ser dispensado no fim da epoca e lhe pagarmos os salarios durante tres anos (cada vez que eu arraso uma contratacao, os gajos tornam-se maquinas de jogar 'a bola, com excepcao ao Luis Filipe).
A equipa parece malta que se junta ao fim-de-semana para uns toques de bola. O que e' particularmente estranho quanto parece que a maior parte dos treinos do Camacho, a acreditar na Bola, sao peladinhas atras de peladinhas. Das ganas, sobra apenas a memoria. Os 11 camones nao so parece que nunca se viram, como parece que estao ali a fazer o frete das suas vidas. E quando ha' algum sinal de que afinal ate' se viram antes, e' porque um ressentimento antigo (la' esta', ja' se conheciam) e' subitamente despertado e resolvem envolver-se 'a castanhada a meio de um jogo.
Isto esta' uma merda.
Parece-me que o melhor que ha' a fazer e' comecar ja' a preparar a epoca que vem. Mas claro que e' inutil preparar uma epoca nova baseada nos pressupostos actuais - mesma politica desportiva (sabe-se la' qual e' o titular que vai ser vendido duas horas antes do primeiro jogo; contratar jogadores que nunca chegam a jogar e quando jogam so' fazem merda - e agora estou a pensar no Burjesso e no Fonseca), na mesma estrategia de jogo (nao jogar uma bosta e meter o Mantorras e/ou o Adu a 15 minutos do fim para ver se cai um golo do ceu; ter um ponta de lanca e nao o saber usar; ninguem para transportar a bola e por o Nuno Assis a medio esquerdo; nao saber se o Rui Costa e' o box-to-box que rebenta com ele em meia-hora ou o apoio ao ponta de lanca que o deixa sem bola o jogo todo; querer orientar a equipa em torno do Rui Costa quando este joga a dez, a dez, puro e duro, e ter um sistema de jogo em que nao existe numero dez; nao espancar periodicamente o Luis Filipe; ter a defesa em desconcentracao permanente; o meio-campo incapaz de ganhar uma bola e ainda mais incapaz de a manter; etc.).
Estou a pensar como e' que resolvia a cena se isto fosse no Maneijare. So' que no Maneijare eu costumo nao ter este problema porque evito que a coisa chegue a este estado - que e', consensualmente, a resolucao mais simples para qualquer problema...
Agora nao tenho tempo, mas mais logo espetarei aqui com o meu plano estrategico para resolver os problemas todos do SLB.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

basta!

O que é verdadeiramente deprimente na actual situação do Benfica é que semana após semana, jogo após jogo, empurrão após empurrão, José Veiga - recentemente promovido a bode expiatório de tudo de mau que acontece no Benfica - parece ter razão. O Senhor Luis Filipe Vieira precisa de se calar depressa pois quanto mais critica José Veiga por coisas que são da sua exclusiva responsabilidade, mais o desempenho da equipa dá razão ao bate-chapas.

Relativamente ao incidente protegonizado na última semana retiro apenas uma conclusão: ou de facto se tratou de um choque entre dois jogadores super-competitivos e nesse caso temos que louvar a sua entrega e passar uma esponja sobre este assunto; ou há premeditação em criar disturbios para precipitar uma saida e nesse caso o Sr Katsouranis vai treinar para a praia de Carcavelos até ao final do seu contrato.

PS - Se se tem mantido o FS ao leme, quantos pontos teriamos hoje no campeonato? o que devia estar a preocupar os Benfiquistas nesta fase não é o dedo do Katso ou a renovação do Leo, mas sim o porque do Benfica do FS ter MUITO mais fio de jogo que o de Camacho... As "ganas" e o "salir a ganar" funcionam durante uns tempos, depois convinha juntar ao querer um bocadinho de futebol....

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

2008 e' nosso!

antes de mais, um bom ano para todos. que 2008 seja o ano da afirmacao do ruben lima, do yu dabao, do binya, do maxi, do christian, do angel, do oscar, do romeu. e que seja o ano que levantamos mais um caneco. nao se afigura facil, mas o que e' facil nao tem graca.

parece que vamos ter uns 20 novos reforcos, apesar do camacho so' querer 2 ou 3. e' que ja' perdi a conta. ele e' o fred, e' um extremo esquerdo com alcunha, um lateral esquerdo com nome de refrigerante... sei la'... tantos nomes que ja' me perdi. de todos, so' quero um reforco. o reforco do benfica como a melhor equipa nacional, que luta e joga para ganhar, que mostra a raca, a forca e o querer que deram azo a hino. de resto, podem vir 2, 3 ou 23 para balancar o plantel. mas ao menos que os que venham sejam de facto mais valias.

BENFICA ESMAGA!