origem
Eusébio +10: Sete meses

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sete meses

E' o tempo que falta para comecar a nova epoca. Mas semana, menos semana.
Lembro-me de na epoca passada, no meio do cinzentismo do entao treinador-em-funcoes, ter escrito aqui algures que o melhor era mandar o gajo embora e comecar a preparar a epoca de 2008/09. Ainda nao e' tarde.
Este ano, vendeu-se o abono de familia do ano passado (e dos ultimos tres ou quatro anos), apesar de termos, aparentemente, vinte milhoes para rebentar com o mercado. Mas cheira-me que deve ser polvora seca, porque o mercado continua la', e a unica coisa que rebentou foi que um gajo que a malta queria foi parar ao Lyon, e que um romeno qualquer com 21 anos chegou agora para ser dispensado no fim da epoca e lhe pagarmos os salarios durante tres anos (cada vez que eu arraso uma contratacao, os gajos tornam-se maquinas de jogar 'a bola, com excepcao ao Luis Filipe).
A equipa parece malta que se junta ao fim-de-semana para uns toques de bola. O que e' particularmente estranho quanto parece que a maior parte dos treinos do Camacho, a acreditar na Bola, sao peladinhas atras de peladinhas. Das ganas, sobra apenas a memoria. Os 11 camones nao so parece que nunca se viram, como parece que estao ali a fazer o frete das suas vidas. E quando ha' algum sinal de que afinal ate' se viram antes, e' porque um ressentimento antigo (la' esta', ja' se conheciam) e' subitamente despertado e resolvem envolver-se 'a castanhada a meio de um jogo.
Isto esta' uma merda.
Parece-me que o melhor que ha' a fazer e' comecar ja' a preparar a epoca que vem. Mas claro que e' inutil preparar uma epoca nova baseada nos pressupostos actuais - mesma politica desportiva (sabe-se la' qual e' o titular que vai ser vendido duas horas antes do primeiro jogo; contratar jogadores que nunca chegam a jogar e quando jogam so' fazem merda - e agora estou a pensar no Burjesso e no Fonseca), na mesma estrategia de jogo (nao jogar uma bosta e meter o Mantorras e/ou o Adu a 15 minutos do fim para ver se cai um golo do ceu; ter um ponta de lanca e nao o saber usar; ninguem para transportar a bola e por o Nuno Assis a medio esquerdo; nao saber se o Rui Costa e' o box-to-box que rebenta com ele em meia-hora ou o apoio ao ponta de lanca que o deixa sem bola o jogo todo; querer orientar a equipa em torno do Rui Costa quando este joga a dez, a dez, puro e duro, e ter um sistema de jogo em que nao existe numero dez; nao espancar periodicamente o Luis Filipe; ter a defesa em desconcentracao permanente; o meio-campo incapaz de ganhar uma bola e ainda mais incapaz de a manter; etc.).
Estou a pensar como e' que resolvia a cena se isto fosse no Maneijare. So' que no Maneijare eu costumo nao ter este problema porque evito que a coisa chegue a este estado - que e', consensualmente, a resolucao mais simples para qualquer problema...
Agora nao tenho tempo, mas mais logo espetarei aqui com o meu plano estrategico para resolver os problemas todos do SLB.

3 comentários:

Diogo disse...

Nuno, tambem andavas ausente. Bem reaparecido sejas.

A minha ao momento terrivel que o glorioso anda a viver e' muito cinica e comeco a deixar de ter paciencia para tanta bandalheira. Por um lado temos um presidente que gosta muito de sacudir a agua do capote (alias bem mencionado pelo post anterior, do Joao). Temos ainda ex-funcionarios do clube (e funcionario aplica-se a qualquer marmelo que por la' tenha passado) que a cada 10 dias manda bitaites e palpites -- nunca com a intencao de prejudicar o clube, segundo dizem, mas sabendo o mal que tanto palavreado faz.

Mas mais preocupante que isso tudo e' a apatia que se vive futebolisticamente. Temos uma coleccao de cromos da bola que, segundo andam a pregar, daqui por 2 anos vai dar 50-0 ao manchester united. porreiro. mas o que eu queria mesmo era uma coleccao de toscos que cada fim de semana ganhasse por 1-0 ao setubal ou ao gil vicente. Os nossos cromos actuais sao todos futuras vendas de 50 milhoes de dolares cada. porreiro. mas nao se arranja nada mais barato mas que corra e consiga ganhar jogos?

E' ainda irritante ver a apatia do Camacho. Comeco a pensar se ganhamos alguma coisa na troca. E Joao pos o dedo na ferida: o FS podia ser o que se quisesse, ter tiques que nos davam em doido, e ter um curso de engenharia nao sabemos bem de que nem onde foi tirado. Mas o Benfica jogava, os caramelos eram postos com o tal losango e sabiam o que tinham de fazer. O Camacho v2.0 parece que anda aos papeis. Raramente se levanta do banco (acho ate' que o Carcelen se levanta bem mais do que ele) e sempre que uma camara o mostra parece que se esta' a queixar. Se se quer queixar que se levante e mande uns berros la' para dentro, gaita!!!

Por fim, os milagreiros. Pronto, e' giro acreditar em milagreiros, ainda bem que os temos no plantel, etc. Mas e que tal pensar que os milagres podem acontecer entre os 0 e os 30 minutos e nao entre os 80 e os 90? O Adu nao merecia mais minutos de jogo por esta altura? Diziam no sabado os relatistas que o Adu tem 330 minutos (mais ou menos) em todas as competicoes em que o Benfica participou e marcou 5 golos. O Cardozo e o Nuno Gomes devem ter 10x mais minutos e o mesmo numero de golos. O mesmo em relacao ao Mantorras: porque nao arrenbentar com a defesa adversaria logo no inicio entrando o Mantorras por ali a dentro, meio tosco, meio coxo, mas ao menos sabendo que ou lhe cortam as pernas (ie, lhe marcam fora de jogo) ou a rechonchuda so' para no fundo das redes?

Uma palavra final em relacao ao arbitro de sabado. Amigo, tiveste um dia mau. Um dia pessimo. Mas explica-me la' como e' que tu, estando a 6 metros do Leo, e o teu auxiliar estava a uns 20, voltaste atras com a decisao de marcar o penalty porque ele te disse que era fora da area? o homem deve ter uns olhos de falcao, porque eu costumo jogar 'a bola e sei que as linhas so' se vem quando se esta' bem perto delas. Mas como o auxiliar tambem viu que o cabelo do Nuno estava 1 milimetro a' frente do ultimo defesa e por isso o golo tinha de ser anulado por fora de jogo, tenho de concordar que o homem ve bem para caramba....

Joao disse...

Grande posta Nuno, bem aparecido!

Eu sugeria que o teu plano comecasse por:
- promover RC a presidente
- promover LFV a supervisor das casas do Benfica e vendedor de kits mor.
- promover Camacho a director desportivo
- contratar um badameco qq para treinador que saiba dizer mais do que "vamos la" e "para cima deles" e que tenha a minima noção do que é o campeonato portugues... estou a pensar nuns anormais do género Queiroz, Peseiro ou mesmo no asco do Carvalhal.

Diogo disse...

Joao, concordo. Alias, vide o meu comentario: trocava-se o Rui pelo Adu ou um puto de 18 anos qualquer para fazer o lugar (seja que lugar for), o Rui entrava ja' para presidente para nao se perder muito mais tempo, o Camacho entrava para director desportivo para coordenar o que quer que seja que directores desportivos coordenam, o LFV ficava com umas passagens na TAP para ir aos Acores, Madeira e vir aos US de vez em quando.

quem se punha a treinador: Desde o Carlos Brito ao Eriksson, vale tudo. Com as devidas excepcoes ao Pacheco, Manel Ze', Quinito e por ai fora...