origem
Eusébio +10: Junho 2007

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Golden Foot

Ja' que nada se passa de critico, e ja' que o tipo da DISH Network trouxe a box errada e tenho de esperar mais umas horas ate' ter TV e noticias em tuga, decidi dar uma volta pelo mundo internetico. E dei de caras com a votacao do Golden Foot pelo site da Bola. Ora bem, agora os tugas que frequentam o nosso blog vao-me cair todos em cima. Mas entre os nomeados estao o Figo, o Maldini, o Ronaldo, o Del Piero, o Beckham, o Cafu, o Cannavaro, o Giggs, o Roberto Carlos, o Raul e o Henry.

A premisa do Golden Foot e' dar um premio a um jogador com mais de 29 anos que tenha contribuido em excelencia, pela personalidade e titulos individuais e de equipa, para o futebol. De entre todos os artistas o meu voto vai para o Maldini. Passo a explicar.

O Maldini joga 'a bola como profissional desde os 18 ou 19 anos, sempre no mesmo clube, venceu a Taca dos Campeoes e a Champions numerosas vezes e sempre mostrou ser um jogador integro. Aos 38 (ou 39?) anos continua a ser um jogador fulcral na estrategia milanista. Incluir no lote o Figo, o Beckham ou o Raul e' favorecer quem marca golos e marca livres bonitos em deterimento de quem tem sido um dos melhores defesas de todos os tempos (para ficar na historia ao lado de um Beckenbauer). Por tudo o que o Maldini fez pelo futebol italiano, pelo futebol do Milan, e pelas demonstracoes de profissionalismo, so' ficava bem coroa-lo com prezado premio.

sábado, 23 de junho de 2007

graveto

Números muito interessantes foram hoje divulgados pela Deloitte no Anuário de Finanças do Futebol 06/07.

Receitas:
Benfica - 63, 5 milhões de euros
F.C. Porto - 45, 9 milhões
Sporting - 40,2 milhões.

Resultados correntes sem transferências:
Benfica - 4 milhões de euros de prejuízos
Sporting - 3 milhões de euros de prejuízos
F.C. Porto - 34, 3 milhões de euros em prejuízos

Isto significa que o Benfica, apenas precisa de vender um jogador de 4 milhoes de euros por ano para ter um orçamento equilibrado. Este ano já vendemos o Rocha (5), o Kikin (3), o Amoreirinha (1), o Manduca (1) e o Carlitos (1)... Já vão 11... se calhar o Cardoso não foi assim tão caro!
Quanto aos nossos rivais, como bem se sabe o Sporting anda bem controladinho. Com os juros a subir e o projecto imobiliário bloqueado, os 25 milhões do nani vão direitinhos para o BES. E o Porto, já disse aqui muitas vezes, é um descalabro. Veja-se que a venda do melhor jogador da galáxia cobriu apenas metade dos seus prejuizos. Teriam de vender todos os anos um Anderson e um Pepe para suportarem os custos do plantel.

Número de sócios:
Benfica - 151.526 sócios (135.121 pagantes)
F.C. Porto - 99.082 sócios
Sporting - 85.921 sócios.

Refira-se que o Benfica fez muito recentemente uma recontagem dos sócios sendo os nossos 150 mil muito mais fidedigno que o dos nossos rivais.

ESMAGA

sexta-feira, 15 de junho de 2007

pintelhices

Ando há tempos para vir aqui deixar uma posta sobre a qualidade dos diários desportivos hoje em dia. De uma forma geral as noticias dividem-se em 3 categorias: coisas que os empresários querem que se diga (normalmente para valorizar determinado atleta); coisas que os clubes querem que se diga (normalmente para desviar atenções ou achincalhar rivais); e por último mentiras puras e duras (há falta de melhor para escrever).

Tem havido nas últimas semanas casos paradigmáticos. Por exemplo o súbito interesse da Juventus no lateral esquerdo do Paços de Ferreira, um tal de Antunes. Esta é demasiado óbvia. A Juventus não está interessada no Antunes. Aliás a Juventus não está interessada em jogador nenhum. A Juventus quando quer um jogador compra (a pronto) e pronto, não anda interessada em coisa nenhuma, muito menos em namoriscar um empresário qualquer.

Depois temos as birras dos nossos patéticos presidentes. Primeiro foi o David Luiz a dizer que o Porto lhe ofereceu muito dinheiro mas ele gosta mais do Benfica. Depois foi o Edgar do Beira Mar a dizer que o Benfica anda há anos atrás dele antes de assinar pelo Porto. E depois um tal de Katz que disse que gostava muito mais do Porto do que o Benfica. Ainda bem para ele digo eu. Curiosamente, quando a imprensa insinuou que esse tal de Katz estava prester a assinar pelo Benfica depois de o Porto ter também seguido o jogador, não faltou quem dissesse que isto era mais uma manobra do PC para inflaccionar o preco do jogador para obrigar o Benfica a pagar mais. Parece que o bom do Katz assinou mesmo pelo Porto. E, pasme-se, não foi o Benfica que deu um banho ao Porto obrigando-o a pagar mais pelo passe do jogador, mas sim uma grande roubo do PC que mais uma vez passou à frente do LFV e desviou o jogador para o Dragão. Tanto umas como outras não passam de picardias inuteis que invariavelmente terminam em Moretices. Na minha opinião eles foram para o Porto porque o PC entendeu pagar-lhes mais do que o LFV entendia que eles valiam, e mainada, o tempo dirá quem tem razao. Eu confesso que estou agradado com este desfecho.

E depois temos as mentiras puras e duras. O facto de o Simão estar a ser negociado para todos os clubes ingleses, mais o Lyon e o Bayern de Muniche... não há pachorra para esta estória

O que eu queria mesmo era que o Benfica comprasse tres defesas centrais, pelo menos dois avancados (daqueles com golos no curriculum e nao esperancas e vedetas internacionais) - recomendo a todos a ultima cronica do Planeta do Futebol para uma lista muito interessante de avancados.


Mais coisas da actualidade da bola: a nossa seleccao de sub21, com todas as suas estrelas desta galactica e de outras tambem, tem tido um desempenho patetico no Europeu. Não so nao jogam um peido, como tem tiques de vedetas e mereciam ter perdido os jogos todos. E no fim têm o descaramento de se queixar dos arbitros. É verdade que temos sido prejudicados. Aliás, é bom que nos habituemos porque creio que vamos finalmente começar a pagar pela imagem de rufias mergulhoes da ultima decada. Mas culpar os arbitros pela falta de atitude e talento é patético.

Entretanto parece que o PC foi mesmo acusado de corrupcao. Fique-se já a saber que segundo o MST não ha corrupcao porque nao há onus da culpa, ou seja, ninguem consegue provar que foi porque o Reinaldo Teles jantou com o arbitro e o levou a um hotel onde estavam la prostitutas à espera deles que o Porto ganhou o jogo ao Estrela. Eu acrescento que não só não é corrupcao como o pobre do Reinaldo até merecia uma medalha por zelar tao bem pelos interesses dos arbitros sem nunca lhes pedir nada em troca. Para arrepiar caminho, aviso desde já a navegacao que isto vai acabar com 3 anos de pena suspensa e ate à Federação fazer alguma coisa o PC ja bateu as botas. Adiante.

Os nossos rivais andam radiantes porque as nossas accoes cairam quase 40%. Nao tiveram sequer a inteligencia de ver que apesar de terem caido significativamente estao cotadas ainda muito acima das deles. Pior, hoje regozijam-se com o facto de um gajo qualquer estar prestes a comprar essas accoes. A grandeza do Benfica é impar, e só os tapados é que não vem que esta OPA é mais uma prova dessa grandeza. O Berardo não fez fortuna do nada por acaso, e se está disposto a oferecer nao sei quantos colhoes de milhoes de euros por essas accoes que todos ridicularizam é porque elas terão algum valor. Os nossos rivais deviam perguntar-se porque é que eles ganham campeonatos, têm fabricas de talentos e no entanto ninguem dá pevide pelo clube deles.

Confesso que tal como o comum dos Benfiquistas fiquei assustado com estas noticias. O Benfica é meu, que sou sócio e accionista minoritário, e não de um milionário qualquer. Mas é evidente que esta operação não só valorizará o nosso clube como é um claro sinal da nossa grandeza e vitalidade. Confesso que não percebo nada de OPAs, ou de accoes A e B. O que me preocupa verdadeiramente é o facto da minha mulher ter cortado a franja à minha miuda e ela agora parecer o Paulo Bento. Mas com ou sem Berardos somos ENORMES, e mais forte ficaremos depois desta operação.

Aproveito para anunciar que la para Janeiro de 2008 vai nascer mais um socio do Benfica.

ESMAGA!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

comecou a danca

esta epoca comecou bem cedo. deve ser por causa da pre eliminatoria da champions.

Para alem do pauleta (que espero bem NAO venha para o Glorioso), o Benfica esta' interessado em (pelas minhas contas) 4 ou 5 jogadores: Roque Santa Cruz, Cisse', Edgar, Purovic, Devic, Cirillo e Lucarelli.

Agora pergunto: sera' que nao ha' mesmo mais nada para noticiar do que mandar nomes para o ar a ver se acertam em alguem? E' que todas as epocas e' o mesmo. E, se bem me lembro, ultimamente so' acertaram num: o Rui Costa. E foi porque ele disse que ia voltar para o Benfica e o Benfica disse que ia buscar o Rui Costa a Milao. Todos os outros foram tiros para o ar.

Caros amigos jornalistas: que tal andarem 2 km para norte na segunda circular e irem chatear o Paulo Bento? Parece que para esses lados e' que sao precisos 6 jogadores...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Tocar a rebate

Era o que se costumava fazer nas aldeias, quando a coisa estava a dar para o torto. Vinha tudo armado de varapaus e forquilhas, e estava o estaminé armado.
Diz que o da-treta-lui-même está interessado em acabar a sua carreira em Portugal.
Por favor, no Benfica não. Para reformado, temos o grande Eusébio. E não percisamos de pernetas.

terça-feira, 5 de junho de 2007

no news is good news

noto nos benfiquistas alguma tristeza:
- o campeonato acabou mal
- o grande culpado (?!) permance ao leme
- o presidente dispara para todos os lados e não acerta um tiro
- continuamos com meio plantel na enfermaria
- contratamos um extremo de 19 anos a uma equipa da segunda divisao e um defesa de 20 e poucos a uma equipa italiana que sofreu mais de 60 golos e desceu de divisão.
- o micolli todos os dias se despede nos jornais.
- o veiga aprentemente regressou
- ate o Rui Aguas, intimo de PC e Jesualdo, cujo filho treina na academia do sporting se prepara para regressar.
- enquanto os nossos adversarios vendem pseudo-estrelas por 30 milhoes de euros, nos vendemos o Amoreirinha por 1 milhao.

Camaradas Benfiquistas, vivemos tempos de regozijo. Os nossos adversarios venderam os seus melhores jogadores. So deus sabe quantos laterais esquerdos mediocres vai o PC comprar com os 15 milhoes (depois das comissoes) da venda do Andersson. Alem do mais 15 milhoes não cobrem nem 3 meses de operações do FCP. O Benfica acabou de dar algumas centenas de milhares de euros de lucro e reduzimos o passivo em 6% só no último trimestre. Eles que afundem devagarinho que nós estamos para durar.

Em tempos de menor produtividade literária do Eusébio+10, recomendo uma vez mais que se mantenham informados através do blogdabola. Leiam a pérola desta semana:

Gente pequena

A maior parte dos jornalistas rejubilaram hoje com a fortuna que o Manchester deu por Nani e Anderson. Mais de 20 milhões de facto é muito dinheiro para cada clube pela venda destes dois jogadores, mas os nossos jornalistas estão exactamente à medida do nosso país. Pequeninos como todos nós. Não pensam alto e por isso passeiam-se nas redacções com vencimentos que não vão muito além do de um emigrante ucraniano que trabalha nas obras.
Vender Anderson e Nani, mesmo por 55 milhões de euros, não é o mesmo que sair ao Sporting e Porto o euromilhões. Se calhar é precisamente o contrário. Se fizerem as contas a quanto o clube inglês vai facturar através destes dois jogadores nas próximas duas épocas, depressa se chegará à conclusão que tanto o Sporting como o Porto são clubes sem ambição e não querem abandonar a o baixo patamar a que sempre estiveram submetidos.
Os clubes existem não é para ganharem dinheiro é para ganharem títulos, crescerem e tornarem-se autónomos financeiramente.
Sabem qual é a diferença entre os clubes ingleses e portugueses? Os ingleses lutam para se tornarem grandes e respeitados levando aos estádios, todas as semanas, muitos milhares de espectadores que gostam de futebol: os portugueses servem para rechearem as contas bancárias dos seus dirigentes.
Esta é igual à história de um indivíduo que tem um Ferrari, vende-o a um milionário e fica com um Fiat Punto e depois vai gastar o dinheiro nas putas.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Simao vs. Cisse'

Li hoje que o Liverpool quer usar o Cisse' como moeda de troca para o Simao ir para Inglaterra. Podendo parecer um bom negocio, e nao querendo "cortar as pernas" ao Simao, este negocio seria mau para o Benfica. Passo a explicar. Sim, precisamos de um ponta de lanca. Sim, o Cisse' sera' um jogar de alto calibre que podera' fazer a diferenca. Mas, olhando para o plantel que temos, quem seria o municiador de jogo para o Cisse'? O Nelson? O Paulo Jorge? O Miguelito? Trocas de jogadores tem de ser feitas com cabeca. Ja' aqui discutimos o caso Filipe Teixeira e o porque e' que ele nunca vira' para o Benfica; mas saindo o Simao (desta vez deve acontecer mesmo, com ou sem contrapartida financeira -- dependendo da vinda de um jogador ou nao), tem de se arranjar um jogador que o possa substituir de maneira que, 'a 5a jornada, nao andemos a clamar por misericordia e a pedir ao Simao para voltar.

Entao seria assim:

1) Simao por 5 milhoes + Cisse';
2) Filipe Teixeira, Ricardo Sousa, ou um nome sonante por menos de 5 milhoes;


Ou entao, fica o Simao, leva-se o chines para a equipa principal e fica o caso arrumado.