origem
Eusébio +10: Abril 2007

quarta-feira, 25 de abril de 2007

poucos dias para a lagartagem

tenho andado a pensar no jogo com o sporting. e' invevitavel. ja' estou a ver o miccoli marcar 2 golos e o katsouranis mais 2. ou talvez nao. mas o que me anda a chatear e' a lesao do luisao (mais do que a do simao). senao vejamos: com o luisao em campo conseguimos chegar a estar a 1 ponto do porto. depois o homem aleijou-se. entrou o david luiz. mas o anderson comecou a fazer asneira da grossa em cada jogo. resultado: perdemos pontos e estamos mais longe do titulo.

mas que raio de lesao e' que este gajo foi arranjar? para chatear, o simao teve de se aleijar tambem. depois, vindo das trevas, aparece o paulo jorge, que ja' nem se lembrava que jogava no benfica e deve ter ido matar saudades ao boavista... vale-nos o petit (que pulmao... que raca... nao se arranjam mais 2 ou 3 com a vontade dele?), o katsouranis (parece que o grego percebe mesmo daquilo) e uns milagres do mantorras...

e o jogo com os lagartos e' ja' no fim de semana...

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Se assim é...

... então venha de lá esse terceiro lugar. A malta aguenta com a pré-eliminatória sem espinhas.

(ver capa da bíblia de hoje)

domingo, 15 de abril de 2007

papel

VALORES BRUTOS PAGOS PELO BENFICA

Nuno Gomes: 2,33 milhoes

Miccoli: 2,3 milhoes

Simao Sabrosa: 2,29 milhoes

Karagounis: 1,8 milhoes

Petit: 1,099 milhoes

Luisao: 1,037 milhoes

Anderson: 600 mil

Moretto: 573 mil

Everson: 534 mil

Katsouranis: 530 mil

Nota: Valores em euros declarados pelo Benfica Sociedade Anonima Desportiva as Financas

quinta-feira, 12 de abril de 2007

nao se admite

acabou o jogo com o espanhol e ficou 0-0. nao interessa quantas bolas ao lado e ao ferro mandamos, porque nenhuma entrou. mas perceber (ou nao perceber) a apatia do FS durante 90 minutos da' raiva. tantas duvidas:

- o que e' que o nelson anda a fazer na equipa?
- o que e' que o derlei traz de novo?
- porque e' que o rui costa jogou a box-to-box durante 60 minutos?
- porque e' que o mantorras entra a 15 minutos do fim para substituir o unico avancado que tocou na bola?
- como e' possivel a equipa andar cansada? como o nuno dizia aqui ha' dias, o chelsea, manchester e outras que tais vao com 60 jogos nas pernas e nao ha' quebras fisicas.


como e' que se anda a dar 45 minutos de avanco 'as equipas?

estou muito chateado. nao com a eliminacao, mas com a falta de atitude!

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Quim e outros disparates

Quim: vai para casa, pá!

Ao pessoal que o ano passado achou que o Koeman tinha sido injusto por ter posto o Moretto a jogar ao fim de três treinos (e até foi injusto, eu tinha dado mais um jogo ao Quim), aqui está a resposta. (Sim, estou com um bocadinho de saudades do Koeman... o gajo pôs o Beto a marcar golos ao Manchester...)
Nos últimos três jogos, comemos não sei quantos golos com bolas rematadas DENTRO da pequena área. Contra o Porto, o Pepe chegou com a cabeca onde o Quim nem com os olhos chegou (e o Anderson estava a gozar a paisagem). Contra os espanhóis, foi as ratadas que se viu. Hoje, duas batatas, a primeira com ele aos papéis, a segunda com ele a assistir à jogada (igualzinha à que deu o terceiro golo dos espanhóis, deve ter gostado tanto que quis ver a repeticão...).
MORETTO, VOLTA! TÁS PERDOADO!

Nélson - anda de tal maneira que defende mal (os dois centros de hoje são feitos pelo lado dele, e nem sequer é bom falar no jogo contra o espanhol) e porcamente, e cada vez que vai ao ataque ou perde a bola (como na jogada que deu origem ao terceiro dos espanhóis) ou faz centros que são piores ainda do que aqueles que levaram a que o Zé Carlos fosse corrido, aí há uns dez anos.

David Luiz - fica cá muitos anos.

Anderson - a única boa notícia deste jogo: quando o gajo-de-quem-se-diz-ser-o-treinador resolveu ficar a jogar só com um central, foi este que saiu. Volte o Luisão, e estamos safos. De resto, tudo o que se disse do Quim, é válido para ele. Ou seja, se também quiser ir para casa, a malta agradece.

Léo - parece que estão com medo de renovar contrato com ele porque no fim da época vai ter 32 anos. A correr desta maneira, só se as dúvidas são por ele fazer os outros, mais novos, parecer lentos, vadios e moinantes.

Katsouranis - foi o melhor, juntamente com Simão, na primeira parte da época. Desde há um mês e tal, só sobra o Simão.

Derlei - juro que o gajo continua a jogar no Dínamo de Moscovo. Ainda não o consegui ver a jogar com a camisola do glorioso (que ele, aliás, nunca mereceu).

Simão - mal empregado jogador para este treinador.

Nuno Gomes - lá te roubaram mais um golo. E depois o merdoso do espanhol ainda teve a lata de dizer que a arbitragem foi um roubo.

Mantorras - não quero saber, amigo, quantos joelhos tens, quantos parafusos os seguram, quantas pecas metálicas oscilam pelas tuas cartilagens. Em cada dez minutos que jogas marcas um golo. Pena que a besta que se senta no banco te deixe jogar apenas cinco de cada vez. Mas tu não tens culpa de ele ser burro.

Treinador - não se arranja um, aí em qualquer lado, não? É que dava jeito fazer substituicões a tempo e horas. E um gajo que explicasse aos jogadores que não vale a pena marcar cantos para a pequena-área porque, ao contrário do Quim, o guarda-redes deles sai aos cruzamentos e apanha as bolas TODAS! E um gajo que percebesse que o Derlei não está cá a fazer nada, e que o Micolli reclama mais que joga, e que se a equipa entra mal nos jogos a culpa não é da chuva... E que se os jogadores, a mês e meio do fim do campeonato, estão todos rotos, isso é ou má preparacão física (os ingleses nesta altura já vão com sessenta jogos em cima e eu não os ouco reclamar...) ou com a incapacidade técnica do treinador em usar jogadores alternativos ao onze titular (será que o Miguelito é tão mau que não pudesse jogar um ou dois jogos para o Léo descansar?)...
Eu não quero agora estar a bater, mas é esta inércia mental desta besta que levou a que o David Luiz não jogasse contra o Aves para ser lancado no meio do pânico quando o Luisão se lesionou. Das duas uma: ou o David Luiz nos treinos andava a marcar o Derlei, e por isso o treinador não percebia onde comecava o mérito de um e o demérito do outro, ou este gajo-que-se-diz-ser-o-treinador é burro mesmo. E algo me diz que quando levarmos na pandeireta do Espanhol, em casa, do Braga, em casa, e da lagartanhagem, também em casa, isto não vai deixar grandes dúvidas. E ou me engano muito ou lá vai ele ter a trigésima-oitava conversa com os jogadores desde que a época comecou. Temos tido, este ano, alguns dos melhores momentos de futebol do Benfica da última década - mérito ao dito treinador. Temos tido, também, ratarias assustadoras na defesa, com os mesmos jogadores que o ano passado e há dois anos formaram defesas seguríssimas e mais alguns reforcos. E estamos a ter falta de guarda-redes. Sem querer estar a ser chato, parece-me que isto é um bocadinho de falta de treinador. E não tivesse o Porto resolvido perder um camadão de pontos em Janeiro, estávamos nesta altura confortavelmente instalados no terceiro lugar.

E mesmo que continuem a mandar-nos sempre aquele fiscal de linha da primeira parte, há coisas que nem as frutas nem os cafezinhos com leite hão-de conseguir mudar:

Benfica BOMBARDEIA E BOMBARDEARÁ!

quinta-feira, 5 de abril de 2007

mais um x-file

Esta liga tem sido fenomenal ao nivel dos acontecimentos do arco da velha. Primeiro foi o Derlei que ao fim de quase 200 logos da I e II Liga cometeu a proeza singular de agredir um adversario sem o arbitro ver. E agora, ainda mais extraordinaria ocorrencia, o nosso glorioso presidente fez "afirmações lesivas da reputação de entidades da estrutura desportiva" (leia-se carlos xistra) e paga 1500 euros de multa e fica suspenso 40 dias. Vale a pena ler o comunicado da Liga:

PROCESSO DISCIPLINAR N.º 13-06/07 - sancionar o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira (Licença n.º 1408), Presidente do Conselho de Administração da «Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD», com a pena de 40 (quarenta) dias de suspensão e em multa no montante de 1.500,00 (mil e quinhentos euros), em virtude de declarações prestadas a 2006.10.23 em assembleia geral do clube «Sport Lisboa e Benfica» e divulgadas pela comunicação social, em especial a imprensa diária nas edições de 2006.10.24, na sequência de Participação apresentada pelo árbitro, Sr. Carlos Xistra, nos termos do disposto pelos artigos 107º, n.º 1 ? «Das injúrias e ofensas à reputação» -, e 87º, n.º 1 - «Juízos ou afirmações lesivas da reputação de entidades da estrutura desportiva» -, ambos do Regulamento Disciplinar da LPFP. [O Acórdão que fundamenta e dá forma a esta Deliberação é divulgado em anexo a este Comunicado.]

Sinceramente nem sei o q e' mais surreal nesta historia. Se a arbitragem do Sr. Xistra, se a falta de originalidade das declaracoes do Presidente, ou os 1500 euros de multa mais 40 dias de suspensao. Em relacao 'a dita arbitragem (os cartoes amarelos pareciam que estavam vivos dentro do bolso e a surreal expulsao do Micolli em vesperas de jogo nas Antas) creio que ja esta tudo mais que dito, ja nao se via uma coisa destas ha uns anos mas no passado recente era o pao nosso de cada dia. Quanto as declaracoes do nosso Presidente, basta ler por exemplo a impresa de hoje e constatar que as declaracoes (falsas e despropositadas) do Jesualdo sao muito mais "injuriosas" "ofensivas" e "lesivas da reputacao" do arbitro Pedro Proenca que as do nosso Presidente em relacao ao caricato Xistra . Se houvesse o minimo de consistencia o Jesualdo voltava a sentar-se no banco so na proxima epoca. E depois temos a multa de 1500 euros mais 40 dias de suspensao. Certamente ajustada porque foi sem duvida de gravidade superior aos actos cometidos pelos selvagens adeptos do FCPorto q este fim de semana bombardearam adeptos do Benfica com petardos e cadeiras e que foram penalizados com, veja-se la, 1500 euros de multa.

Para tomar nota:
- declarar que a arbitragem do sr carlos xistra foi uma afronta ao Benfica: 40 dias de suspensao e 1500 euros de multa.
- lancar oito petardos e duas cadeiras sobre adeptos indefesos: 1500 euros de multa.

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm

Ultima nota: Nao seria o minimo aceitavel o FCPorto (atraves da SAD, direccao, adeptos, ou orgaos de informacao oficiosos) condenar as accoes dos seus adeptos no Estadio da Luz? Aparentemente nao. O Bimbo parece q anda com uma puta nova e esta muito mais interessado em adquirir cidadania brasileira o mais rapido possivel do que comentar o que quer seja relacionado com o FCPorto. A SAD emite um comunicado anedotico onde culpabliza o Benfica pela ma colocacao dos adeptos, ignorando q foi nessa mesma zona q ficaram adeptos do Manchester, Liverpool, Celtic e PSG sem o mais pequeno incidente. O inacreditavel "Macaco Madureira (lider dos Super Dragoes) culpa o Benfica pela existencia de centenas de garrafas no chao e a seguranca por nao ter feito um bom trabalho nas revistas. Creio q a solucao no futuro passara por enfiar uns cassetetes pelo cu acima destes animais para ter a certeza q nao levam petardos escondidos e aproveitar e enfiar umas tantas garrafas la para dentro. O hilariante MST olha para o lado e volta a desculpablizar os SD, nao perdendo no entanto mais uma oportunidade para, pela 25 vez consecutiva, lamentar-se da falta do melhor jogador do universo Anderson apos a tentativa de assassinato de que foi alvo.

BENFICA ESMAGA

segunda-feira, 2 de abril de 2007

eu acredito

Apos um longo interregno estou de volta 'a escriba.

Como devem saber o cenario mudou vagamente. Estou ha cerca de um mes de volta 'a patria mae. Pensei q talvez fosse hora de deixar o Eusebio+10 seguir o seu caminho original mas optei por continuar mantendo-me fiel ao meu teclado americano e ao portugues mediocre. Assim, mantem-se a linha editorial.

Ca vai o relatorio do ultimo mes:

Acabadinho de chegar marcho para a Catedral para o Pacos de Ferreira. Percebi q a imprensa escrita nos anda a enganar ha uns tempos... quando fazem a escolha do "melhor em campo" deviam fazer isso sim a escolha do "melhor em campo para alem do Simao". Aqui ha uns tempos critiquei o facto de o Benfica nao ter um verdadeiro capitao, alguem como o Humberto q sirva para mais do que escolher a face da moeda, alguem q peca a bola e avance de cabeca levantada sem medo de ninguem, alguem q jogue 'a Benfica. O Simao e' hoje um verdadeiro capitao. Nao so corre mais do que todos os outros juntos, e' o unico que esta constantemente em movimento, sempre a procurar a bola e sem medo de a ter no pe. Rendi-me pela primeira vez ao talento do Simao, e sobretudo 'a sua competitividade e brio profissional. Um verdadeiro capitao. Congratulo-me com o facto de o Benfica ter renovado recentemente o contrato ate 2012 e tudo leva a crer q teremos de facto capitao por muitos anos.

Depois do Pacos veio o PSG: Disse aqui tambem que muito mais grave do que perder o Ricardo Rocha e' o facto de o Benfica para o ano ter apenas o Anderson como defesa central. Saiu o Rocha, o Luisao para la caminha e do David Luiz nao se percebe o que acontece quando terminar o emprestimo. Mal eu sabia que a situacao e' ainda mais grave do que o que eu pensava. O Anderson e' demasiado mau, e' absurdamente mau, e' caricatamente mau. Se a defender contra o Pacos (que pouco mais fez q dar uns pontapes para a frente) ele parece ser instransponivel, quando a coisa aperta ele treme por todos os lados. Para ajudar, e' simplesmente patetico com a bola nos pes, incapaz de fazer um passe, optando sempre para o chuto para onde esta virado. Verdadeiramente preocupante. E' incrivel como os relatos da Antena 1 me enganaram estes anos todos, e bastou ver um jogo ao vivo (confirmado posteriormente) para perceber que o homem fara as delicias do Jaime Pacheco mas para o Benfica nao da. Hoje custou-nos provavelmente o jogo.

Milagrosamente, o puto David Luiz tem sido um show. Incrivel como saido da 3a divisao tem tido uma postura serena e confiante que ridiculariza o seu colega no eixo da defesa. No jogo contra o PSG em q sofremos dois golos assim q ele entrou toda a gente o condenou, mas ja na altura eu fiquei com a sensacao de que ele era o q tinha menos culpa. Ao fim de 3 ou4 jogos tem vindo a provar q apesar de ainda estar muito longe de ser um Ricardo Carvalho, o potencial esta todo la. Se o Benfica ainda nao comprou o passe, ja o devia ter feito, porque o miudo e' capaz de se fazer. Hoje foi o melhor do benfica.

Dois jogadores que raramente tem o destaque que merecem sao o Nelson e o Leo. Verdade seja dita que defensivamente tem dado o seu buraco ocasional, sobretudo o Leo que parece estar uns furos abaixo do que fez o ano passado, e tambem o facto de 2 em cada 3 centros do Nelson serem descabidos. Independentemente, sao dois motores fundamentais na manobra ofensiva, e os grandes responsaveis por empurrar a equipa para a frente quando o meiocampo esta totalmente letargico. E' de realcar q estes dois sao praticamente totalistas no campeonato e sao sem sombra de duvida dos que mais correm todos os jogos. Pequenos mas valentes, sao sempre os primeiros a empurrar a equipa para a frente.

Tal como um vizinho da Leonor Pinhao, temi quando o Petit marcou o primeiro golo, desconfiei do segundo e rendi-me ao terceiro. Como disse o Paulo Sousa, o Petit e' hoje um jogador diferente. deixou de ser o cao raivoso que passava os 90 minutos a morder os calcanhares aos adversarios para ser um estratega do meio campo defensivo. Terrivel a defender, eficaz a distribuir e letal a bombardear. O Petit nao e' mais o jogador que eu criticava no inicio do ano e acusava de nao ter inteligencia para ser o 6 do Benfica.

Misterio grego. O Katsouranis tem andado em parte incerta. No primeiro jogo que assisti foi um box to box impressionante, duma area 'a outra sempre no apoio ao ataque e defesa. Marcado o primeiro golo (aos 20 mins) acampou no grande circulo e nao de la mais saiu. Parece q entretanto esteve castigado e lesionado mas hoje contra os andrades voltou a nao sair de la. Um misterio. O Karagounis tem-me deixado totalmente baralhado. E' um jogador estranho, parece ser muito lento, ocupa uma area de terreno minima, praticamente nao se mexendo e sempre de uma forma muito sofrida. Tem sido no entanto de uma utilidade extrema. Foi fantastico na segunda parte contra o Estrela, em ambos os jogos contra o PSG e hoje na segunda parte contra os Andrades. A sua capacidade tecnica, a forma como protege a bola e a distribui, e como avanca em direccao 'a baliza simulando rematar a qualquer momento e assim arrastando adversarios e criando espacos e' devastadora. E no entanto, tem momentos em que parece que se funde como uma lampada. Fico baralhado porque um jogador com esta capacidade tecnica e potencia de remate tem q ser util a qualquer equipa. E tem sido muito util, sobretudo quando nao conseguimos que o meio campo circule a bola. Por outro lado, o Karagounis deixa sempre um gosto amargo pois parece ser um predestinado que no entanto nao nao 'e capaz de fazer a diferenca.

O Micolli de ha uns meses lesionava-se dia sim dia sim e marcava golos pelo meio. Dizia-se que era por estar gordo q estava sempre lesionado. O Micolli fez o favor de perder uns quilos e deixar as lesoes para tras. Infelizmente, o Micolli optou por nao cortar na pasta e reduzir a massa abdominal, tendo optado inves pela reducao dramatica da massa encefalica. Visto ao vivo o Micolli e' um espectaculo dentro do espectaculo. Sem bola, encostado 'a linha, faz birra e nao se mexe. Recusa-se a correr a menos q a bola lhe caia nos pes. Com a bola nos pes transfigura-se, roda a cabeca 90 graus para baixo, foca a bola, corre, finta e chuta com total desrespeito para os colegas q procuram a melhor posicao. O jogo de hoje com os Andrades foi paradigmatico, das duas vezes q tocou na bola optou pelo remate impossivel e nem olhou para os colegas... nao se coibe no entanto de choramingar se alguem nao lhe passa a bola. Eventualmente faz um golo de levantar o estadio, mas eu vou aqui dizer mais uma vez: tem muito talento, e' muito giro e empolgante, mas NAO INTERESSA. para o circo os artistas q acham q estao a cima do clube.

Engracado como o Fernando Santos deixou de ser o treinador do Benfica. Digo que deixou porque nao se ouve falar nele. Parece q desde q o benfica comecou esta empolgante recuperacao que deixamos de ter treinador. Aquele que era culpado por todos os males que nos aconteciam desapareceu. Nao creio q tenha sido substituido por ninguem . Por e simplesmente os criticos desapareceram e com eles o treinador. Critiquei muitas vezes o Fernando Santos e hoje quero reconhecer que ele tem feito um trabalho positivo. Nao considero que o Benfica tenha um plantel melhor do q o dos adversarios. Tem com certeza muitas lacunas. Os centrais sao anedoticos, nao ha alternativas para as laterais, o meio campo funciona as vezes, o Micolli so quando lhe apetece, o Nuno Gomes vai tentado, e o Simao poem-se onde se achar q a equipa precisa mais dele. O fernando Santos tem mantido um discurso coerente, a equipa hoje tem fio de jogo, tem uma equipa base, tem uma atitude competitiva e profissional e zero problemas disciplinares. Nem sempre as coisas correm bem, como nao correm sempre bem a nenhuma equipa no mundo. mas quando nao correm bem, faz-se para se ganhar mesmo jogando mal. Estamos nos quartos da UEFA e com esforco e dedicacao podemos continuar a sonhar. Estamos a um ponto do 1o lugar quando ja estivemos a 11.

Ha 2 semanas pensei para comigo: as diferencas tecnicas entre os 3 primeiros sao minimas, se nao houver interferencias, vai ganhar aquela com a melhor atitude. Eu acredito que o Benfica tem uma personalidade e uma competividade notavel. Mesmo ficando a um ponto do Porto depois deles virem 'a Luz vamos ser campeoes. No jogo de hoje voltamos a dar 45 minutos de avanco. Perdemos dois pontos quando podiamos ter ganho o jogo. Estando ainda 21 pontos em jogo, nao e' por estarmos agora a 1 ou 3 pontos que vamos deixar de ser campeoes. A segunda parte do jogo de hoje mostrou uma equipa com um potencial tecnico fantastico e com uma garra e querer acima da media. Eu acredito que, sem interferencias (mais lesoes ou xistradas), vamos ser campeoes. Haja Mantorras!!!