origem
Eusébio +10: o futebol americano visto por um europeu

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

o futebol americano visto por um europeu

Tive neste fim-de-semana o meu baptismo nos desportos americanos. E foi um baptismo de fogo, a avaliar pelo estrilho que a imprensa local fez com o jogo e a quantidade de gente que o foi la' ver. Aqui chamam-lhe "The game", assim com maiuscula e tudo, e a coisa ocorre uma vez por ano, quando as equipas de futebol americano de Harvard e de Yale se afrontam e se defrontam. Fui la' mais naquela da curiosidade de ver como e' que a coisa funcionava, e imediatamente percebi que havia uma rivalidade vincada, acrescida do facto de ser o ultimo jogo do campeonato, e de as duas equipas estarem ate' aqui imbativeis, e de o vencedor do jogo vir a ser por corolario o campeao da Ivy League football.
(Como os de Harvard vestem um vermelho-tinto, e os de Yale uma coisa azul escura e branca, eu nao pude deixar de me sentir a torcer pelos de vermelho... alem disso se nao fosse Harvard ter enterrado uma data de cacau nos anos 90, nao havia biologia de sistemas para ninguem, e isso seria uma perda irreparavel para a humanidade.)
As bancadas estavam cheias (aparentemente estiveram mais de 59000 pessoas no Bowl, dizem eles), com familias inteiras, e com contingentes de estudantes que foram la' apoiar as duas equipas (com uma ligeira nota em relacao 'as estudantes, as quais pareciam a demonstracao de uma boa colheita vinicola que me deixou um bocadinho chateado por nao ter agora menos dez anos). Havia gritos de apoio, e o mais perto que se chegou do "apoio negativo" foi "Yale sucks" e "Harvard sucks", o que so fica bem nestes mocitos e mocitas cujos papas tem provavelmente um importante conjunto de numeros gravados no telemovel. Havia bandas musicais dos dois lados (uma, por virtude do resultado desnivelado, remeteu-se cedo ao silencio) para entreter as pausas, e cheer-leaders para alegrar as vistas (por que e' que as gajas de Harvard sao incomparavelmente mais... enfim... melhores que as da outra equipa? quem e' que faz as seleccoes? achei giro que ambas as equipas de cheerleaders tinham tres gajos para as ajudarem nas formacoes em piramide... ha' ordinarios com uma sorte linda...). Podia circular-se no estadio 'a vontade, nao se correndo o risco de ser atacado por uma multidao bebeda/pedrada. Achei estes aspectos um contraste interessante com a realidade portuguesa.
Isto e' tudo muito bonito. Mas fica a pergunta final, a coisa mais puzzling. Quem e' que tem pachorra para ver futebol americano? Mal aquilo comeca a ter piada, tipo um gajo agarra a bola e desata a correr sem a largar (o Cristiano Ronaldo e o Di Maria devem ter comido muitas horas desta porcaria quando eram putos...), caem-lhe tres gorilas em cima e para tudo. De tal modo que cada periodo de 15 minutos chega a demorar uma hora. Uma horinha inteira. Considerando que aquilo tem quatro periodos... livra...
Por que e' que estes gajos nao jogam antes futebol com bolas redondas? Ocasionalmente, podiam ate' ver videos do Paulinho Santos para matar saudades da sarrafada...

2 comentários:

Diogo disse...

nuno,
college football e' de facto uma experiencia gira. nao sei quanto 'a ivy league, porque essas equipas (harvard, yale, princeton e amigos) nunca chegam a medir forcas com as equipas fortes (ohio state, lsu, virginia tech, virginia, west virginia), mas nao deixa de ser engracado.

o que descreves e' algo que eu e o joao podemos confirmar. e acredita que as cheerleaders sao um mundo 'a parte em qualquer universidade, e que qualquer grupo de cheerleaders tera' sempre 3 gorilas a segura-las nas suas formacoes artisticas. as bandas tem um carinho especial por cada universidade e chegam a haver torneios de "best school band".

nao te enganes quanto ao pessoal bebado e/ou pedrado: muitos dos meninos e meninas de yale, harvard ou outra qualquer universidade, alem de nao se preocuparem com quanto custa a sua educacao, de terem todos um carro melhor que o meu, nao se acanham quanto toca a beber umas jolas antes de uns jogos de futebol. como o joao me disse uma vez, nao ha' maneira de aturar um jogo de 3/4 horas sem umas cervejolas...

mas de resto, e' um mundo 'a parte. alias, agora que estas por aqui uns tempos, devias tambem ver uns jogos de basketball e de pro football, mesmo na televisao (o baseball ja' acabou este ano...). percebe-se facilmente porque e' que rapazes como o kevin garnett, o tom brady, o lebron james, etc, tem ordenados que envergonhariam o ronaldinho, o messi ou o figo. e' que a industria, ao contrario do futebol europeu, tem em conta os jogadores e os adeptos. em cada jogo tem historias sobre os jogadores, de onde vem, o que gostam de fazer, etc. parecendo que nao, faz com que o adepto se interesse pelo jogador e pela equipa. e como nao tens o dias da cunha, o joao loureiro ou mesmo o lfv na tv a cada 15 minutos, e como o desporto e' tao bem regulado e tao bem financiado pela televisao, nem interessa o que o patrao dos red sox quer fazer em relacao ao mike lowell (a nao ser que se decidisse trazer o a-rod, os adeptos estao-se nas tintas para o que o homem faz... mais ou menos...).

ou seja: o desporto na america e' chato (4 horas por um jogo dos patriots, 3 por um dos celtics, ou tempo indeterminado por um jogo dos red sox), mas e' muito bem promovido. o que leva 59000 almas aos estadios TODAS AS SEMANAS!!! talvez isso aconteca com o man u, mas so' ate' eles entrarem numa fase menos boa... e o futebol em inglaterra esta' uns furos (2 ou 3 ordens de magnitude) acima do futebol em portugal -- isto porque assistir a um beira-mar - pacos e' algo de doloroso em termos de numero de adeptos/jogo.

tudo junto, e' engracado assistir a uns desportos na america. mas ninguem me tiraria um lugar na luz, mesmo sem cheerleaders, em qualquer bancada, por um assento na bancada central ao nivel do chao num jogo dos patriots ou uma box em fenway. mesmo que o preco destes ultimos chegue ao $1500 por jogo (preco mais barato por um jogo dos sox na world series -- nosebleeds por $500...).

Joao disse...

bem vindo Nuno.

Game Day ainda é a coisa que me traz mais saudades da america. Nunca me vou esquecer de acordar as 9 horas e ter dezenas de pessoas no parque de estacionamento de minha casa a assarem burgers e hot dogs, e de ir a casa do meu vizinho comer omeletes e margaritas às 10 da manha. Essa do alcool não percebo como te passou ao lado mas a minha experiencia diz-me que qualquer evento é muito bem regado. A diferenca é que a onda é tao positiva que a bebedeira não é minimamente intimidatoria. è tudo boa onda, mesmo quando se perde.

Relativamente ao facto de o jogo ser uma seca, eu e o Diogo (e nao eramos os unicos) saiamos sempre ao intervalo e iamos ver a segunda parte para casa ou para um bar lubrificar a garganta. De facto, não ha pachorra para ali estar 4 horas, por muito boas q sejam as cheerleaders.