origem
Eusébio +10: Minimos garantidos

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Minimos garantidos

Ja' parece um titulo digno de uma qualquer modalidade olimpica em que um atleta tenta sempre atingir "os minimos" para garantir presenca nos Jogos. Seguindo as ideias do Nuno, e ja' que o satelite nao ia transmitir o jogo, esperei conseguir ver o jogo no site da bwin... but to no avail. La' tive que gramar com o Bernardino Barros... Do mal o menos. Headphones nas orelhas, noise reduction on, nervos 'a flor da pele, e aqui vamos nos.

Os primeiros 15 minutos iam dando cabo do meu coracao. Pareceu-me que o Kobenhavn (Copenhaga, para os amigos) entrou com a pica toda, especialmente pelo tal Hutchinson e com os seus cruzamentos para o Silberbauer e o Kvist, ou para quem fosse que passasse pelos nossos centrais como quem passa pela via verde. Um deles tem 18 anos, o outro e' um trinco alto. Resulta 1 vez. Abusar da' asneira. Mas nisso o Camacho nao teve culpa e acho que a decisao de deixar o Luisao de fora foi a mais acertada. Bolas na area, bolas no poste, remates por cima, remates ao lado.. e do Benfica nada... Tudo a dormir... O que mais me enerva neste inicio de temporada (e espero que isto acabe muito cedo) e' que o Quim parece que tem medo de agarrar bolas. Sai a punhos a todas e so' agarra a bola quando nao tem ninguem ao pe'. Nao sou contra as saidas a soco em condicoes extremas, mas e' preciso ter calma. Com um alivio para a frente, se a bola cai 'a frente de um medio da equipa contraria, aqui vai bomba (vide Benfica-Copenhaga de ha' duas semanas).

O Petit cerrou os dentes, deixamo-nos do charuto para a frente, o Benfica comecou a jogar mais e a chegar 'a baliza adversaria. O Luis Filipe continuou a fazer asneirada, como nos vem habituando de ha' uns jogos para tras. Contra o Leixoes foi defesa e foi o que se viu, contra o Guimaraes foi extremo e nada fez, hoje foi extremo e so' atrapalhava o Nelson. Nao atacava nem defendia. Andava para ali. Eu, por metade do que ele ganha, tambem podia andar para ali. Se calhar ainda corria um bocadinho e mordia os calcanhares a algum dinamarques... mas adiante. Bola parada, lance estudado, golo. Pouco mais a dizer. O grego redimiu-se de uma exibicao ate' entao fraca fraquinha. E parece que acordamos e comecamos a mandar (ou pelos a dizer aos dinamarqueses ate' onde podiam ir). O Di Maria parece que tem jeito. Boa. O Adu parece-me ser carta fora do baralho. O Nuno Assis esta' a candidatar-se a fazer uma epoca a extremo direito. Triste, ja' que podia render o Rui Costa a 15 minutos do fim de vez em quando.

Mas onde eu acho que falhamos: continuo com a ideia de que nem o FS nem o JAC estao a aproveitar da melhor maneira o plantel, dadas as caracteristicas dos jogadores que temos (embora a entrada de 2 extremos possa mudar um pouco, mas nao muito). Parece-me que este Benfica jogaria muito melhor num 4-4-2 simples. Sem invencoes, sem losangos. 'A inglesa. Como? Simples. Di Maria na esquerda, Coentrao na direita, Rui Costa e Petit no meio, Nuno Gomes e Cardozo na frente (com o NG mais recuado, em especie de cunha, e o Cardozo fixo no meio dos centrais). Neste momento andamos a jogar no (ja' esperado) 4-2-3-1, com o Rui Costa a box-to-box e o Nuno Gomes a 10. Parece-me errado: estamos a queimar 2 jogadores ao mesmo tempo -- a 10 o Rui nao se cansaria tanto e o NG nao rende tanto nessa posicao. A mania que se tem vindo a mostrar de que "se compramos e' para jogar" esta' errada. Senao, qualquer dia, precisamos de entrar em campo com Butt, Luis Filipe, Zoro Edcarlos Leo, Rui Costa, Pereira, Petit, Di Maria, Cardozo, Bergessio. E' o mesmo que pegar em tudo o que se tem vindo a fazer e deitar tudo fora. E' preciso lembrar que o Lyon e' HEPTA campeao de Franca e por ano faz 1 ou 2 contratacoes. Assim nao vamos la'.

Elementos a mais ou que comecam a perder espaco sao, claramente, o Adu e o Dabao. 1 nao fala nem espanhol nem portugues, o outro e' o Adu. A chegada do Pereira manda o Coentrao para o banco, o Zoro fica tapado pelo Edcarlos, o Assis perde para o Coentrao, Petit, Katsoranis e Rui Costa...

Haver a Taca da Liga pode dar hipotese a alguns destes para se mostrarem e tentarem ganhar o trofeu para a "2a equipa" por assim dizer. Era o minimo que se podia dar a estes jogadores: uma competicao em que a mesma equipa (os suplentes) jogavam todos e em que os titulares nao entrariam. So' faria bem 'a competitividade do plantel e ao mesmo tempo dar-lhes-ia um tempinho de jogo de vez em quando.

Ando deprimido com o nosso Benfica. E eu que pensava que ia ser uma epoca simples...

2 comentários:

dezazucr disse...

Diogo, não te esqueças que tens parte importante da equipa titular no estaleiro, por isso és obrigado a fazer adaptações e jogar com o que tens. Falta-te o Katsouranis no meio campo porque falta o Luisão e o David Luiz na defesa.
Depois, o homem só tá cá há 1 semana, estavas à espera de quê? Milagres?! Não te esqueças que precisamos de um período de exorcismo de 1 ano e tal de santices, tirando maus vícios dos jogadores.
Depois do Nacional o homem vai poder trabalhar mais tranquilamente com os jogadores (que sobrarem dos compromissos internacionais), pelo que por enquanto temos de ter um pouco de paciência.

Joao disse...

Camarada, acho que o Bernardino nao deve ter feito grande relato:

Primeiro, o Quim fez uma excelente exibicao. E' verdade que nao agarrou muitas bolas mas dentro de uma area onde andavam frequentemente uns 18 jogadores, metade deles com 1.90, pareceu-me a decisao mais acertada. Alem do mais foi destemido a sair dos postes para alem de ter feito umas excelentes defesas por instinto.

Quem tambem esteve muito bem foi o Katsouranis, muito forte nas bolas por alto, parecia um central de raiz. Confesso que o puto Miguel Victor tambem me surprendeu. Nao conseguiu cortar todas as bolas, mas ganhou muitas. Para um miudo que nem e' muito grande foi um autentico gigante. Nao foi por causa dos dois centrais que tivemos tantas dificuldades em ganhar bolas dentro da area. Foi uma luta desigual em todas as bolas lancadas para a area e os nossos minorcas bateram-se como herois.

Por falar em gigantes, ontem jogou a trinco pelo Benfica um homem que eu nunca tinha visto. Tambem se chamava Petit como o nosso habitual numero 6 mas o de ontem media 2.10m e tinha 4 pulmoes e 3 coracoes. Foi de longe o maior de todos.

Que sorte a nossa o Leo ser tao pequenino. Creio que se ele medisse mais 10 cms andava nas bocas do mundo. Para nossa sorte, parece que os homens ainda se medem aos palmos e ainda ninguem se lembrou de nos vir roubar o motor mais dinamico da equipa. O Leo (bem) e o Nelson (mal) continuam a ser os grandes responsaveis pela dinamica ofensiva da equipa.

Relativamente 'a tactica acho que o Camacho esta a fazer exactamente o que sugeres. DiMaria esteve bem encostado 'a esquerda e o LFilipe 'a direita. Nao sei se o Coentrao sabe jogar do lado direito, creio que para essa posicao sera muito util o Uruguaio que vem do PSG. Nao me espantava que o FCoentrao acabasse emprestado porque parece haver 3 opcoes para o lugar dele (para alem de ser o mais verde).

O Nuno Gomes foi pouco feliz mas correu muitissimo. O Cardozo achei pouco esforcado (parecia esgotado) mas continuo a achar que tem imesno potencial e que numa boa equipa sera um monstro. No DiMaria suprendeu-me o futebol nos pes e a falta dele na cabeca. Lembrou-me o Cristiano Ronaldo com 17 anos, rapido de passada larga com a bola colada ao pe, remate facil, e uma total incapacidade de saber o que fazer 'a bola. Vai ser jogador, mas ainda tem muito que penar.

Por fim, regista-se que o Camacho trouxe o que a equipa mais precisava - felicidade. Com sorte, daqui por umas semanas talvez consiga que eles tambem joguem futebol.