origem
Eusébio +10: Do mal o menos...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Do mal o menos...

Ja' que os meus companheiros bloguistas nao blogaram nada sobre o jogo de sabado, ca' estou eu para dar o meu contributo (no fim de contas, ainda nao sao 9 da manha em Boston e aproveito para warm up para o dia de trabalho). Nao achei que o jogo tenha sido mau de todo. Pronto. Tenho dito. Os comentadores do jogo, os jornais desportivos, e por ai fora, todos falavam nos 4 pontos perdidos. E' verdade. Mas sao 4 pontos em 2 jornadas. O que e' importante agora o Camacho fazer e' lembrar aos rapazes que agora acabaram as benesses. Perdemos os 4 pontos que podiamos perder. (um aparte: nao ouvi ninguem falar nos 3 pontos que os lagartos perderam de uma vez so'....) Foi um empate, mas, bem vistas as coisas, continuamos imbativeis!

O jogo em si: o Camacho apresentou um esquema tactico semelhante ao do FS (no fim de contas, 10 dos titulares foram os mesmos do Leixoes -- entrou o Miguel Vitor para o lugar do David Luiz). A diferenca pautou-se por um alargamento do jogo com o Coentrao e o Assis bem abertos nas alas. A linha defensiva esteve muito coesa (tirando a habitual asneirada do Nelson aqui e ali). O meio campo funcionou 'a base de Rui Costa, e a linha avancada provou que o Nuno Gomes joga bem e' com um tipo la' na frente ao pe' dele, deixando-o mais liberto para vir buscar jogo mais atras.

O Coentrao la' parece que aprendeu que nao e' por se mandar para o chao que la' vamos. Mais em jogo, gostei de o ver na ala. O rapazola faz-se. Eu mandava-o cortar o cabelo, mas sao estilos. O Rui Costa vai em 3 jogos sucessivos, sempre os 90 minutos. Nao era o FS que dizia que ele nao aguentava? Se o Trap fica famoso por dizer "ainda bem que temos o Simao", nesta altura acho que podemos dizer "ainda bem que temos Rui Costa". O homem nao envelhece. So' se arranja mais esta epoca Rui?

O Cardozo: eu gritei golo. Mas o guarda redes estirou-se bem e defendeu aquele rematezorro. O Petit deve andar pior que estragado por nao o deixarem marcar livres, mas o Cardozo tem jeito para aquilo. Si senor. Mas e que tal se comecasse a marcar golos em jogo corrido? A culpa nao e' so' tua, eu sei. Mais 1 ou 2 jogos e a maquina comeca a ficar mais bem oleada.

O Nuno Assis: pouco em jogo. Alem disso, faziam-lhe passes a pensar que o homem e' gazela. Esta' bem que ele ja' jogou a extremo, mas nao sera' ingrato para ele? Porque nao por o Adu na esquerda e o Coentrao na direita?

O Quim: phew... rins de ferro. Seguro, sem complicar muito.

O Katsoranis: para trinco, ate' joga bem a central.

Mas o melhor do jogo: O Miguel Vitor. Esta' bem, nao era o Porto, o Arsenal, ou o Real Madrid. Foi uma equipa que teve uma producao atacante bastante fraca. Mas ainda assim, ainda a voz e' esganicadita e o puto ja' mostrou ter pomodoros para ser um central aceitavel. Nao sera' um Humberto ou um Mozer, mas e' bom ver que a nossa cantera tambem tem putos com jeito.

-----

Ja' que estou inspirado lanco mais 2 pontos: o jogo com o Copenhaga e o jogo dos bimbos e lagartos de ontem.

1. Copenhaga. Ja' la' fui. Nao e' nada de especial. O estadio fica no fim do mundo, muito isolado. Mas vamos ao que interessa. Aposto no seguinte 11: Quim, Nelson, Luisao, Katsoranis, Leo; Petit Coentrao Di Maria Rui Costa; Nuno Gomes Cardozo. Mas sera' que o Luisao e o Di Maria estao para as curvas?


2. Bimbos-Lagartos. Nao que o jogo valesse alguma coisa. O Porto joga um futebol de forca, o Sporting um futebol de meninas (ou nao fossem tudo putos com a barba por fazer). O Porto tem fases boas, o Sporting nao. Mas o que me chateou mais no jogo todo (alem dos 22 ranhosos e respectivas camisolas) foi o ranhoso-mor, o avancado dos lagartos, que faz falta atras de falta -- SEM BOLA!!!! -- e nunca e' sancionado ou chamado 'a atencao. Continuo com a minha: alguem lhe devia mandar uma trancada valente. O que ele faz ao Helton ja' em descontos e' inaceitavel. Mas a liga prefere punir o Leo por bater palmas ao Lucilio do que o Liedson por empurrar (literalmente) o Helton... Enfim....

PS: Nao que admita esse comportamento ao Leo. Foi bem expulso.

5 comentários:

dezazucr disse...

O Nélson até foi dos melhores, apesar das tuas críticas. Ia dando 2 buracos, mas foi também por ele que lançamos alguns dos nossos melhores ataques. Tivesse ele um extremo decente do seu lado e tería corrido ainda melhor.
Calma que com Camacho o puto evolui.

Este jogo valeu mais para testarem defensivamente para o jogo com os altos e toscos, dado que estamos sem centrais de raiz (o puto pelo menos mostra-se, o que não sucedería caso o coveiro ainda cá estivesse).

Nuno disse...

Diogo,

bem postado. Também não acho que o jogo tenha sido assim tão mau como o pintam, e além da imprensa bater no Benfica, como os jornalistas alagartanhados e outros avencados tanto gostam, ninguém disse nada acerca de o Guimarães ter feito dois remates. Mas claro que vieram jogar para ganhar, pois então o melhor treinador do Mundo e arredores nunca tem medo e tal, e coiso.
Tal como o dezazucr também acho que o Nélson subiu uns trezentos patamares relativamente ao que vinha fazendo com o outro totó a treinar. Gostei mais da atitude da equipa, correram, e vão continuar a correr, porque se há coisa que o Camacho não perdoa é falta de ganas. E ficou toda a gente a perceber que ele não tem medo de lancar putos às feras, até porque é assim que eles se fazem (como aquele mete-nojo-que-fugiu-para-o-Everton-e-acabou-no-Valencia tão bem deveria saber, se não fosse burro como uma bota da tropa). Com o outro totó, o Luisão teria jogado lesionado, provavelmente agravava a lesão, ficaríamos sem o gajo mais três meses, e ainda perdíamos o jogo por causa da substituicão a meio (como o golo dos dinamarqueses na Luz).
Não gostei do Nuno Assis, nem um bocadinho. Aliás, este ano é o terceiro jogo dele que me irrita até à exaustão e dou por mim a olhar para o écrã minúsculo no computador e a desejar que o gajo se dope rapidamente, a ver se apanha mais um ano de suspensão. Eu sei que ele teve um papel importante no campeonato de 2005, mas 2005 foi há dois anos... Este ano, perde metade das bolas, a outra metade passa errado ou atira contra o defesa que está à frente dele... Está bem que é número dez, mas não mostra adaptabilidade mínima para ser box-to-box, ou interior, ou exterior, pela parte que me toca era um mês de bancada a ver se acorda para a vida. Até porque com a quantidade de guerras que o presidente LFV comprou por causa dele, o rapaz devia dar-se mais ao trabalho.
O Maestro, sempre. Oxalá aguente assim muitos anos. Se o homem continua a jogar desta maneira até ao fim da época, há uma revolucão se ele pára. E o Joe é apedrejado (só se perdem as que caem no chão...).
Agora, alguém explique para que raio foi a entrada do Luís Filipe. Aí o Camacho assustou-me. O gajo não acerta um passe, perde as bolas todas, é uma nulidade total. Aliás, antes fosse, porque com as bolas que ele perde comecam contra-ataques dos outros gajos. Por mim, era corrido antes de as incricões fecharem. Para esta porcaria, mais valia inscreverem o Marco Ferreira (salvo seja...). O gajo parece o Nelo (salvo seja), não dá uma para a caixa!!!!!!! Que m**da de gajo!
O Cardozo... gostei do rematezorro, aquilo ia dando um golorro à Laurent Robert contra a bimbalhada, mas faz-me uma certa impressão como é que um camafeu com um metro e noventa e cinco não ganha uma bola de cabeca nos lancamentos para a frente... está bem que ele não será o Drogba (que não tem sequer a altura dele), mas a ver se comeca a ganhar uma ou outra, naquela da amizade... E a marcar, que isto não é só custar um camião TIR de cacau...

E agora com mais trezentos e vinte e quatro uruguaios, cinquenta e dois argentinos, noventa e sete paraguaios, três brasileiros, sete gajos da Guiana, um venezuelano, dois peruanos, sete chilenos (mas não o Pinilla, sff), uns doze ou treze camaroneses e trinta e nove costa-marfinenses, somos capazes de encontrar um ou dois gajos que prestem para ser emprestados ao Estrela da Amadora...

(Alguém explique ao presidente LFV que o Cristián Rodriguez nem no Manager presta. E que nem sequer suplente era numa equipa onde o da-treta-lui-même era titular até há uns meses. E para que é que é preciso outro macaco para jogar na mesma posicão onde joga o Coentrão e o suposto novo-não-sei-quantos Di Maria? O Benfica não precisa só de extremos e centrais. Precisa de alguém que saiba jogar no Maneijare. E órgentes!)

Diogo disse...

nuno,
disseste bem: eu nao quero o camacho a jogar ao maneijare que ele tem ais que fazer, mas que tal por uns putos a jogar ao maneijare a ver se descobrem futuros talentos, para mandar olheiros verem os supostos talentos? talvez se poupasse algum dinheiro... eu ofereco-me para fazer a prospecao do mercado americano. e mando ja' 2 nomes: Donovan e Eddie Johnson. Com 2 ou 3 bofetadas ainda la' iam. :P

Quanto ao Cardozo, ainda agora estava a falar aqui com um dos alunos do Jim. O rapaz e' alemao, apoia o Bayern (quase todos os alemaes que conheco apoiam o Bayern... chica....). Anda todo contente porque o Bayern gastou paletes de dinheiro com o Toni, o Klose, o Ribery e anda a ganhar os jogo todos. Nos gastamos:

9 milhoes no Cardozo - 0 golos, 0 assistencias
2 milhoes no Adu - 0 golos, 0 assistencias
5 milhoes no Di Maria (foi? nao me lembro) - ainda nem tocou na chicha
1 milhao no Coentrao - ainda so' comeu relva, mas nem foi como o Carlos Manuel

E' bom que se comece a produzir alguma coisa. O Pereira e o Rodriguez? Mais 2 meses para se adaptarem... Vem indicados pelo Camacho, o que quer dizer que uns berros em espanhol os poem a correr. Mas entao e o Di Maria? Nao e' a estrela da companhia? Pelo que vi no YouTube o puto tem jeito.

Mas comecamos a ter muitas alas e pouca produtividade. A ver:

Di Maria, Rodriguez, Coentrao: todos para o lado esquerdo
Pereira, Luis Filipe (ugh): lado direito

depois temos: Rui Costa, Nuno Assis, Adu, Di Maria -- todos para numero 10

vamos com calma malta. mas gostei de saber que o Camacho viu aquilo que eu previ ha' uns tempos (nao me lembro se postei sobre isso ou nao): o plantel esta' muito desequilibrado, mesmo se fosse para jogar num losango.

Agora mais concretamente (e por posicoes):


GR
Quim, Moreira, Butt -- parece-me bem;

CENTRAIS
Luisao, Zoro, Luiz, Vitor -- amanha-se....;

LATERAL DIREITO
Nelson, Luis Filipe -- nao sei nao...;

LATERAL ESQUERDO
Leo, Miguelito(?) -- falta um gajo para lutar com o Leo;

DIREITA
Nao sei quem faz este papel. Coentrao? Di Maria? Pereira? Assis? Rodriguez?

ESQUERDA
Di Maria, Coentrao -- 2 putos... enfim...

TRINCO
Katsos, Petit -- 1 jogara' de certeza. No 4-2-3-1 do Camacho jogaram os 2. Ou seja, quem e' o 3o? Rui Costa? Assis?

10
Rui Costa, Assis, Adu -- 1 jovem, 1 promessa e o Nuno Assis. A escolha cai no obvio. A promessa fara' uns minutos contra o Gil Vicente, em casa, quando o jogo estiver 7-0.

AVANCADOS
Nuno Gomes, Cardozo, Bergessio, Dabao, Mantorras -- Para que tanto gajo? Cheira-me que o Dabao vai ser emprestado, o Mantorras ja' foi encostado ate' Dezembro. 3 para 2 posicoes? Talvez.

Diogo disse...

so' mais uma nota:
pode ter estado uns furos acima, mas um jogador que esta' no Benfica ha' 3 epocas tem de ser mais consistente. eu quero e' que o Nelson seja mais regular e que comece a jogar um bocadinho melhor. mas e' embirracao passageira, espero.

Nuno disse...

O Nélson precisa, além de duas galhetas bem assentes de cinco em cinco minutos, de ir à máquina zero, a ver se deixa de se preocupar tanto com o cabelo. Aquilo anda a irritar-me. E de cada vez que faz um passe estúpido ou perde a bola, de ter um encontro imediato de terceiro grau com as botas do Petit ou os cotovelos do David Luiz. Se a coisa não for lá assim, passamos à cabeca do Luisão ou a umas boladas chutadas pelo Cardozo. Concordo que ele precisa de ser mais regular. O que me chateia é que o cão se se fosse embora desatava a jogar o que sabe - ou sabia, será que se esqueceu?

Falta-nos um extremo-direito de arrasar e um lateral direito/esquerdo para alternativa. O quarto central pode ser o puto, acho bem que lhes dêm gás. O Romeu Ribeiro parece poder jogar a trinco, pelo menos entrou como tal neste jogo. Acho bem que a "última" alternativa para uma posicão sejam uns putos com ganas de jogar e respeito pela camisola.
E como o Cristián Rodriguez só vai tocar na bola durante os treinos, acabamos por só ter dois caramelos para a esquerda - mas dois caramelitos, bem putos e a precisar de levar umas chapadas para amadurar...