origem
Eusébio +10: pintelhices

sexta-feira, 15 de junho de 2007

pintelhices

Ando há tempos para vir aqui deixar uma posta sobre a qualidade dos diários desportivos hoje em dia. De uma forma geral as noticias dividem-se em 3 categorias: coisas que os empresários querem que se diga (normalmente para valorizar determinado atleta); coisas que os clubes querem que se diga (normalmente para desviar atenções ou achincalhar rivais); e por último mentiras puras e duras (há falta de melhor para escrever).

Tem havido nas últimas semanas casos paradigmáticos. Por exemplo o súbito interesse da Juventus no lateral esquerdo do Paços de Ferreira, um tal de Antunes. Esta é demasiado óbvia. A Juventus não está interessada no Antunes. Aliás a Juventus não está interessada em jogador nenhum. A Juventus quando quer um jogador compra (a pronto) e pronto, não anda interessada em coisa nenhuma, muito menos em namoriscar um empresário qualquer.

Depois temos as birras dos nossos patéticos presidentes. Primeiro foi o David Luiz a dizer que o Porto lhe ofereceu muito dinheiro mas ele gosta mais do Benfica. Depois foi o Edgar do Beira Mar a dizer que o Benfica anda há anos atrás dele antes de assinar pelo Porto. E depois um tal de Katz que disse que gostava muito mais do Porto do que o Benfica. Ainda bem para ele digo eu. Curiosamente, quando a imprensa insinuou que esse tal de Katz estava prester a assinar pelo Benfica depois de o Porto ter também seguido o jogador, não faltou quem dissesse que isto era mais uma manobra do PC para inflaccionar o preco do jogador para obrigar o Benfica a pagar mais. Parece que o bom do Katz assinou mesmo pelo Porto. E, pasme-se, não foi o Benfica que deu um banho ao Porto obrigando-o a pagar mais pelo passe do jogador, mas sim uma grande roubo do PC que mais uma vez passou à frente do LFV e desviou o jogador para o Dragão. Tanto umas como outras não passam de picardias inuteis que invariavelmente terminam em Moretices. Na minha opinião eles foram para o Porto porque o PC entendeu pagar-lhes mais do que o LFV entendia que eles valiam, e mainada, o tempo dirá quem tem razao. Eu confesso que estou agradado com este desfecho.

E depois temos as mentiras puras e duras. O facto de o Simão estar a ser negociado para todos os clubes ingleses, mais o Lyon e o Bayern de Muniche... não há pachorra para esta estória

O que eu queria mesmo era que o Benfica comprasse tres defesas centrais, pelo menos dois avancados (daqueles com golos no curriculum e nao esperancas e vedetas internacionais) - recomendo a todos a ultima cronica do Planeta do Futebol para uma lista muito interessante de avancados.


Mais coisas da actualidade da bola: a nossa seleccao de sub21, com todas as suas estrelas desta galactica e de outras tambem, tem tido um desempenho patetico no Europeu. Não so nao jogam um peido, como tem tiques de vedetas e mereciam ter perdido os jogos todos. E no fim têm o descaramento de se queixar dos arbitros. É verdade que temos sido prejudicados. Aliás, é bom que nos habituemos porque creio que vamos finalmente começar a pagar pela imagem de rufias mergulhoes da ultima decada. Mas culpar os arbitros pela falta de atitude e talento é patético.

Entretanto parece que o PC foi mesmo acusado de corrupcao. Fique-se já a saber que segundo o MST não ha corrupcao porque nao há onus da culpa, ou seja, ninguem consegue provar que foi porque o Reinaldo Teles jantou com o arbitro e o levou a um hotel onde estavam la prostitutas à espera deles que o Porto ganhou o jogo ao Estrela. Eu acrescento que não só não é corrupcao como o pobre do Reinaldo até merecia uma medalha por zelar tao bem pelos interesses dos arbitros sem nunca lhes pedir nada em troca. Para arrepiar caminho, aviso desde já a navegacao que isto vai acabar com 3 anos de pena suspensa e ate à Federação fazer alguma coisa o PC ja bateu as botas. Adiante.

Os nossos rivais andam radiantes porque as nossas accoes cairam quase 40%. Nao tiveram sequer a inteligencia de ver que apesar de terem caido significativamente estao cotadas ainda muito acima das deles. Pior, hoje regozijam-se com o facto de um gajo qualquer estar prestes a comprar essas accoes. A grandeza do Benfica é impar, e só os tapados é que não vem que esta OPA é mais uma prova dessa grandeza. O Berardo não fez fortuna do nada por acaso, e se está disposto a oferecer nao sei quantos colhoes de milhoes de euros por essas accoes que todos ridicularizam é porque elas terão algum valor. Os nossos rivais deviam perguntar-se porque é que eles ganham campeonatos, têm fabricas de talentos e no entanto ninguem dá pevide pelo clube deles.

Confesso que tal como o comum dos Benfiquistas fiquei assustado com estas noticias. O Benfica é meu, que sou sócio e accionista minoritário, e não de um milionário qualquer. Mas é evidente que esta operação não só valorizará o nosso clube como é um claro sinal da nossa grandeza e vitalidade. Confesso que não percebo nada de OPAs, ou de accoes A e B. O que me preocupa verdadeiramente é o facto da minha mulher ter cortado a franja à minha miuda e ela agora parecer o Paulo Bento. Mas com ou sem Berardos somos ENORMES, e mais forte ficaremos depois desta operação.

Aproveito para anunciar que la para Janeiro de 2008 vai nascer mais um socio do Benfica.

ESMAGA!!!

9 comentários:

el niño rosso disse...

João
desde já os meus mais sinceros parabéns. E quanto à tua filha parecer o Paulo Bento, que tal tentar enganar os lagartos?

Galaad disse...

Meu caro:

Antes de mais, os meus mais sinceros parabéns pela nova benfiquista que ai vem a caminho. Pelos motivos mais óbvios, que venha em bem e com muita saude. Se espalhar por ai a ideologia do Glorioso, melhor ainda.

Quanto á OPA, eu, tal e qual como tu (enquanto accionistas minoritários do nosso muy amado Clube), ainda não percebi muito bem como é que isto nos poderá afectar, mas olha, "Que se lixe!!"

Grande abraço e parabéns!!!

Joao disse...

Camaradas,

Agora fora de brincadeiras. Esta OPA foi uma demonstracao de Benfiquismo do Sr Berardo bastante impressionante. O Benfica e todos os seus adeptos deviam estar agradecidos e orgulhosos com esta accao.

Primeiro, enquanto as accoes dos nossos rivais se arrastam ha anos pelos 2 euros (apesar de todos os negocios fantasticos que so eles sabem fazer) um especulador financeiro veio dizer alto e bom som "as accoes do Benfica valem pelo menos 3.50 euros". Ou seja, nao so as accoes subiram de novo para perto dos 5 euros como muito dificilmente se vao voltar a aproximar dos 3 euros. Os que nos tem gozado nas ultimas semanas que agora chuchem no dedo.

Segundo, nao foi nunca intencao do Sr Berardo assumir o controlo do Benfica. Houve logo muita gente que se aprecou a achincalhar afirmando que o SLBerardo se ia mudar para o Funchal o que é perfeitamente absurdo. A OPA nao tem qulquer hipotese de ir para frente. O Sr Berardo pos como condicao a compra da totalidade das accoes tipo B. Ora, metade dessas accoes estao nas maos de pessoas como eu e o Gallad que nao vendem as accoes do Benfica nem que elas valessem 50 euros. O Sr Berardo sabia-o perfeitamente.

O unico objectivo do Sr Berardo (atraves da OPA e do circo mediatico que se montou) foi mandar um claro sinal ao mercado de que o Benfica é o maior clube do mundo e cujas accoes valem substancialmente mais do que a sua cotacao indicava, e simultaneamente enviar uma mensagem de apoio à actual direccao do clube e SAD.

Mainada. Como disse ontem o Sr Berardo, o Benfica sera sempre dos seus adeptos e tem uma grandeza tao grande que nao tem preco.

Joao disse...

verdadeiramente patética a capa do Record de hoje. So mesmo gente estupida ou muito mal intencionada pode fazer uma coisa daquelas. Como é possivel depois das declaracoes de todos os intervenientes ontem afirmar que o Berardo vai controlar o Benfica... enfim... por uma razao eu nao leio aquele jornal nem que mo dem.

o Jogo opta por uma postura um pouco mais decente, sem no entanto deixar de afirmar que o Berardo esta a salvar o Benfica do Abismo. O Abismo a que eles se referem é o facto das accoes do Benfica terem estado cotadas a 2.61. Se calhar o Jogo podia comparar esses 2.61 com o valor das accoes do Porto e Sporting... se nos estamos no abismo os outros estarão onde? na Fossa das Marianas provavelmente...

Nuno disse...

Joao, parabens, primeiro que tudo!

E quanto a OPA, ela que venha. E se o Joe quiser esturrar uns milhoes no Benfica, eles que venham tambem, sao muito bem vindos. Como periodicamente relembra a nossa Guardia do Mito, o Benfica e o clube do povo mas sempre teve mecenas a altura da gloria imensa das papoilas saltitantes.

E e essa a dor de aaa... extensao pontiaguda calcificada localizada na regiao frontal do cranio dos pseudo-rivais (os gajos ainda nao repararam que dizer que sao rivais do Benfica e tao ridiculo quanto o Portalegrense dizer que e rival do Real Madrid... e o Portalegrense e malta fixe, apesar de equipar de azul - mas e azul a Belenenses, nada de confusoes...)

Benfica esmaga!

dezazucr disse...

parabéns...

concordo contigo na cena dos avançados. Aliás, por 8 milhões dava para trazer muito bom avançado europeu que por aí anda, já com serviço comprovado... assim de repente lembro-me do miccoli ;)

Tem também o Elmander e o Hesselink.

Diogo disse...

joao
que o novo rebento venha cheio de saude. e diz 'a esposa que so' por a conhecer e conhecer a tua miuda e' que o corte de cabelo 'a beatle passa.

agora a OPA. eu nao tenho accoes do benfica. se tivesse, nao as vendia. ponto final. nem que precisasse do dinheiro para comer. mas ter lagartos e bimbos 'a rasca porque alguem demonstrou que o benfica nao esta' nem sequer na liga deles, a qualquer nivel, e' algo que, como diriam os anuncios do mastercard, e' "priceless".

lembro-me quando o sporting e o porto entraram para a bolsa as acoes ficaram pelos 2 euros e de la' nao sairam. nem vao sair. porque ninguem quer saber de tais clubes. e' preciso o porto vender o anderson por 30 milhoes para o manchester para as accoes subirem 20 centimos. Mas logo o jogo, o record, o maisfutebol, enfatizam o facto impressionante de terem subido 20 centimos numa sessao, para fecharem na sessao a seguir com uma queda de 30 centimos.

As accoes do benfica nao tem valor. o que o berardo fez foi mostrar isso mesmo. e mesmo que o abramovich queira comprar 49% das accoes do benfica, o clube detera', pelo estipulado nos estatutos, o controlo maioritario dos seus proprios destinos. ou seja, todas as possiveis accoes teriam de ser acordadas e aceites em assembleia geral de socios, e ai sao os benfiquistas que vao determinar o futuro do clube.

Mas se houver um Berardo ou um Abramovich (ou um Damasio, ou um Jorge de Brito) que queiram dar uma estrela aos associados, forca. Tivemos o Cannigia, o Futre e outros que tais. Porque nao o Ronaldinho, o Messi ou o Lampard? Ou mesmo o Drogba ou o Kuyt?

Everything has a price. Except Sport Lisboa e Benfica!

Joao disse...

Ando um bocado apanhado com esta parvoice da bolsa e das accoes. Eu sei que a unico coisa que interessa é a bola dentro da baliza, mas nesta silly season em que pouco ou nada de relevante parece acontecer vou-me distraindo a ver a nossa goleada na euronext:
Benfica - 4.20 euros e 133940 transaccoes
FCPorco - 2.35 euros e 6870 transaccoes
Sportem- 2.63 euros e 980 transaccoes

Carla disse...

Em primeiro lugar, muito parabéns ao João!!! :-)
e depois quero só dizer que apesar do Joe Berardo até ter dito mal do nosso Maestro, estou a gostar do homem. Além da OPA vem agora com conjunto de soluções destinadas a rentabilizar esta grande instituição! Boa Berardo!!!