origem
Eusébio +10: nao sao estrelas, sao astros

sexta-feira, 9 de março de 2007

nao sao estrelas, sao astros

Era capaz de jurar que vi ontem no Parque dos Principes o Rui Costa a jogar com a camisola numero 28.

Antes de mais, ao contrario dos especiais eu detesto transformar em estrela qualquer jovem esperanca q erga uma unica vez o manto sagrado. Ao contrario da imprensa especializada na promocao de vedetas, eu esforco-me para nao gostar do Joao Pereira e do Manel Fernandes, so por achar q ser jogador do Benfica nao e' para qualquer um, muito menos para um puto de 17 anos saido de Chelas. Se ainda fosse do Barreiro e descendente directo do Chalana estaria disposto a abrir uma excepcao. Caso contrario, antes de entrar no balneario do Estadio da Luz, qualquer pretendente devia passar pelo menos 2 anos a polir a estatua do Eusebio 16 horas por dia.

Estando conversados em relacao 'a minha vontade de criar vedetas, deixem que me diga o q vi ontem. Primeiro, fiquei furioso quando percebi que o Katsouranis nao podia jogar, nao so porque o meio campo fica fragilizadissimo, e mais grave , porque perdemos a unica alternativa credivel para o centro da defesa... como se veio a provar. Depois percebi q quem estava no meio campo no lugar do Katsouranis era o Joao Coimbra. O q eu sabia do Joao Coimbra ate ontem e' q se trata de um jovem responsavel q tenta conciliar os estudos com o futebol e q tem o recorde mundial de jogos sem tocar na bola gracas ao seu treinador q insiste em coloca-lo em campo sistematicamente entre o minuto 91 e 93. E' um excelente cartao de visita. Depois de insultar o Fernado Santos uns 5 minutos cheguei 'a conclusao obvia que sem o Rui Costa e sem o Nuno Assis, realmente a escolha seria entre o puto Coimbra e o Beto. Como este ultimo fez questao de provar nos 5 minutos q esteve em campo, a aposta teria de cair no puto.

Evidentemente que do puto nao se podia esperar nada... nao compremeter ja seria muito bom. O que o Joao Coimbra fez o favor de mostrar foi de que se trata de um jovem com uma impressionante estampa fisica e pes de veludo. Sem querer embandeirar em arco, apenas digo que ver o Joao Coimbra avancar pelo campo em corrida, de cabeca levantada, com a bola sempre colada ao pe, fez-me lembrar muitissimo um outro jovem de nome... Rui Costa.

E em relacao ao jogo de ontem e' tudo o que me apetece lembrar.

4 comentários:

Diogo disse...

eu nao vi o jogo. nem sequer ouvi o jogo. tudo por razoes extraordinarias ao futebol que nao podemos prever mas que, em alguns casos, levam-nos a deixar o futebol para tras e dedicar-nos a quem de nos precisa.

posto isto, nao posso comentar muito sobre o jogo em si. perdemos. grande merda. mas marcamos um golo, o que pode ser importante. parece que o anderson so' fez asneira, que o david luiz ate' parece ter jeito, que o simao continua a ser o unico a querer jogar 'a bola e que o beto, incompreensivelmente, tem lugar garantido no banco e ate' joga uns minutos de vez em quando, para deixar qualquer benfiquista de nervos em franja.

mas, quanto ao teu post, joao, se o joao coimbra estivesse do outro lado da 2a circular e entrasse a 30 segundos do fim de cada jogo, era o melhor do mundo e tinha o Barcelona, o Real, o Chelsea, o Man U, o Liverpool e o Arsenal atras dele. Como ja' disse aqui ha' tempos, ainda bem que nao temos putos assim. Temos putos que se esforcam imenso para poder por aquela camisola no tronco. Uns acabam no Gil Vicente, outros desaparecem, e os que ficam so' a muito espaco vao jogando. O Joao Coimbra, ate' ver, parece-me ser um jogador a ter em conta. Pode nao jogar muitos jogos, mas desde a pre-epoca que andamos a ouvir dizer que o rapaz tem jeito para estas coisas do pontape' na redondinha.

Eu vou ser mais pragmatico. Ate' o rapaz marcar 3 golos aos lagartos e fizer 4 assistencias para golo contra os bimbos, continuara' a ser apenas mais um. Espero que me engane e que ele consiga mostrar todo o seu futebol. Que seja o nosso novo Rui Coluna Chalana Aguas Torres Costa Bento da Silva Ferreira. :) Isso e' que era um senhor jogador! :)

BP disse...

eu gosto de acreditar que não me engano muito e também tive essa impressão!!! ;)
e mais, o david luiz encheu-me as medidas! MESMO

BP disse...

só ao ler o comment anterior, me dei conta de quão gay aquilo soou! por isso:
EU ESTAVA A FALAR EM TEMROS FUTEBOLÍSTICOS, OK??????
:D:D:D

droff disse...

"ser jogador do Benfica nao e' para qualquer um, muito menos para um puto de 17 anos saido de Chelas."

Pá, e o Miguel saiu de onde? Tendo em conta que nos anos 80 e até meados de 90, só entrava para as escolas do glorioso quem tinha cunha (o que explica o facto dos lagartos terem a melhor escola), esses putos sao uns vencedores.

Se dissesses que o Manuel Fernandes nao é jogador para o Benfas por ter nome de ponta-de-lanca lagarto, ai concordava ;) mas lá que o puto esteve nas horas quando foi preciso substituir o Tiago, disso nao há duvidas.

Agora, ambos fizeram-se vedetas, e de vedetas fizeram-se putas mercenárias que hao de querer voltar á luz e levar com um ferro em brasa pela peida acima.

Abraco