origem
Eusébio +10: nao percebo o problema...

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

nao percebo o problema...

O Sindicato dos Jogadores esta' muito chateado com o facto de os seus membros passarem a pagar IRS sobre 100% do ordenado, premios de jogo e direitos de imagem. Eu pergunto: e porque razao nao o deveriam fazer? Nao sao membros da comunidade como os adeptos que vao aos jogos? Nao usufruem dos mesmos direitos do resto da sociedade? Qual a razao para tal choque?

Eu nao vivo em Portugal vai para 5 anos. No entanto, no pais que me acolheu, desconto cada 15 dias cerca de 300 dolares so' para impostos. O meu ordenado e' reduzido para quase 1/4 por esse motivo. Nao me queixo. Se estivesse em Portugal tambem descontaria para a seguranca social, IRS e afins. Nao percebo porque e' o Simao, o Joao Moutinho ou o Quaresma so' paguem imposto sobre 60% do ordenado e nao pagarem nada sobre premios de jogo. Digo mesmo: deveriam ser os clubes a fazer a tributacao dos impostos directamente no salario do jogador, como qualquer empresa o faz. Se o Benfica da' um salario bruto de 20 mil contos ao Simao e se na conta do atleta so' vao parar 17 mil, acho que o rapaz nao vai morrer de fome.

Que se tribute os atletas. Sao membros da sociedade como todos nos. A seguir, que se tributem os deputados, ministros, PR e PM. No fim de contas, nao deve ser (nem pode ser) so' o Ze' Povinho a ter de suportar os custos dos beneficios de todos.

3 comentários:

Joao disse...

Diogo, grande posta.
Um tema muito sensivel no qual eu me farto de pensar.

1o - concordo 99% com o q tu dizes, e a minha costela esquerdista leva-me a acrescentar q esta malta q ganha dezenas de milhares de contos nao devia pagar nem 30% nem 40%, mas sim 80% de impostos. nao me dem musica q os futebolistas tem uma carreira muito curta porque qualquer gajo do Benfica ganha num ano mais do q eu em 20, portanto estamos conversados.

2o - MAS, um grande MAS: se a industria do futebol e' um dos melhores produtos q o nosso pais produz nao deveria ser mais apoiado pelo estado? da mesma maneira q eu apoiaria incentivos fiscais para q os "cerebros portugueses emigrados" pudessem regressar a casa e fomentar o desenvolvimento e a inovacao, sera assim tao escandaloso o governo apoiar uma das nossas industrias mais bem sucedidas? Reparem quantos pares de sapatos, quantos litros de Porto ou quantos kilos de cortica sao precisos vender a comparar com um Cristiano Ronaldo? Portugal tem uma capacidade enorme de produzir um produto de enorme qualidade chamado futebol, como tal, nao me escandalisa q o nosso governo promova essa industria. Qualquer fabrica q se queira instalar em Portugal (vejam o caso da industria automovel) recebe imensos beneficios, desde infraestrutura a incentivos fiscais. porque nao financiar tambem o futebol?

OK, estao todos a pensar q eu estou maluco e q no futebol so ha chulos e bandidos e q nem um centimo devia ser desviado para o futebol (para alem dos milhoes ja financiados pelas autarquias). De certa forma eu tambem concordo... ja nos chega um Alberto Joao.

Eu acredito q Portugal tem uma capacidade fenomenal para produzir craques de futebol. Isso deve-se soretudo 'a nossa fraca capacidade economica q nao permite aos nossos putos muito mais do q andar a dar uns pontapes numa bola no meio da rua. O futebol e' A industria com mais visiblidade no mundo. Nao ha um chines q nao saiba quem e' o Figo ou o Cristiano Ronaldo. A marca PORTUGAL sai muitissimo valorizada cada vez q Portugal vence a Inglaterra e cada vez q o Mourinho ganha um campeonato. Se Portugal da dinheiro a certas fabricas para construirem carros (q sinceramente nao interessam a ninguem) porque nao 'a de dar 'as nossas fabricas de talentos? A resposta, bem sei, e' porque o dinheiro vai cair nas maos erradas. No entanto eu sou a favor de uma forte intervencao do estado na nossa industria futeboleira:

1o - limpar o futebol dos seus actuais parasitas (majors).
2o - profissionalizar a liga ao estilo americano colocando o poder na mao de muito poucos, muitissimo bem pagos e a cima de qualquer suspeita.
3o - controlo agressivo das praticas fraudulentas, quer desportivas quer financeiras.
4o - fomentar a competitividade interna (por exemplo com um campeonato de 10 equipas a 4 voltas)
5o - promover a formacao de talentos impondo cotas para jogadores estrangeiros.
6o - e porque nao, promover a competitividade da nossa liga oferendo beneficios fiscais q nos permitiriam manter os nossos craques em equipas portuguesas e contratar poucos, mas excelentes, jogadores estrangeiros?

Diogo disse...

Joao,

1- concordo plenamente com o que dizes. alias, sempre fui defensor de uma liga a 12 clubes, com uma serie de playoffs depois de as equipas jogarem umas contra as outras. No fundo, seria uma especie de NBA ou MLB em escala pequena. A tua sugestao de impor cotas de jogadores estrangeiros ja' existe, mas e' muito relaxada. Um clube como o Benfica tem numa equipa titular tipo pelo menos 6 estrangeiros, com mais 2 ou 3 no banco. Uma questao que deveria ser revista, reduzindo o numero de estrangeiros que podem estar nos 18 convocados para 2 ou 3. Isso obrigaria os clubes a jogarem com jogadores portugueses (formados no clube ou nao).

Claro que, para obrigar a uma maior aposta na formacao de atletas, deveria ainda instaurar-se uma cota de jogadores formados pelo clube (mais 2 ou 3). Ou seja, dos 18 convocados, 11 ou 12 seriam portugueses com mais de 19 anos, 3 estrangeiros de qualquer idade, e 3 ou 4 jovens formados pelo clube. Isto traria um desenvolvimento do tal produto de exportacao de excelente qualidade, o jogador de futebol.

2- Concordo contigo quando dizes que por muito chourico, vinho do porto, cortica, ou sapatos que se exportem, um Figo ou um Cristiano Ronaldo, um Mourinho a ganhar campeonatos no estrangeiro, um Benfica em condicao de underdog a eliminar o campeao europeu da Champions, dao uma projeccao ao pais que nao se consegue de maneira nenhuma. O futebol e', num pais de cinto apertado desde 1930's, o que nos temos para mostrar. Os golos do Maniche contra a Holanda, do Simao contra o Liverpool, as fintas do Ronaldo contra o Phil Neville, ficam por muito tempo na memoria e fazem com que milionarios russos venham comprar camionetas de jogadores a Portugal. O dinheiro vai parar as maos de chulos, casas de alterne, e pessoas de reputacao duvidosa, mas isso e' caso de policia.

3- Mas continuo a defender o meu ponto: O Mourinho, o Figo, o Ronaldo, o Jorge Andrade, o Litos, o Rui Costa quando estava no Milan, o Danny, o Maniche, o Paulo Ferreira, o Ricardo Carvalho, etc etc etc, nao pagam os impostos todos no pais onde estao? E ve as ligas onde eles jogam: a Premiership e' a liga que mais dinheiro movimenta no Mundo, a liga espanhola e' das ligas com maior projeccao, a liga italiana que toda a gente segue... E todas elas com 20 clubes.

No fim de contas, nao e' so' uma questao de impostos ou beneficios. Em minha opiniao, tem de ser rever desde a raiz o futebol portugues. Como se diz em ingles, back to square 1. Ou seja, reveja-se TUDO, desde estatutos a beneficios aos clubes, incentivos 'as televisoes, etc. Temos produto para vender, que se venda.

Joao disse...

estamos em sintonia. e' preciso mudar algo no futebol portugues para fomentar ainda mais uma industria de enorme visiblidade e para garantir q essa industria nao vai perder competitividade.