origem
Eusébio +10: Novembro 2006

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

o losango

Excelente esta cronica do Luis Freitas Lobo no Planeta do Futebol:

No final do jogo com o FC Copenhagen, Fernando Santos, com a segurança que só a vitória pode dar, disse que estava identificado o problema para as anteriores derrotas do Benfica, como a sofrida em Braga, por 3-1.
Tudo tem a ver com a afinação de movimentos do losango, aquela diabólica figura geométrica táctica que desenha o meio-campo encarnado. Se, com bola, a atacar, as coisas vão funcionando, a defender, sem bola, tudo é diferente. O jogo frente a um Braga foi um bom exemplo.

Frente a um adversário que joga em 4x3x3, com extremos, e laterais ou médios interiores subidos em apoio para tabelar, é necessário que os médios ala do losango saibam fazer, sincronizadamente, o movimento contrário ao habitual de abrir em posse e fechar no meio sem bola. Ou seja, como o Braga ataca com um extremo mais um lateral ou médio, é necessário que para garantir pelo menos igualdade numérica zonal no ataque à bola, não fique apenas o defesa-lateral benfiquista frente aos 2 adversários que atacam.

Pede-se, portanto, que um dos vértices ala do losango também descaía para essa faixa a trabalhe na marcação à zona, para assim cobrir o espaço e encostar nos dois adversários que invadem esse espaço. Este comportamento defensivo alterna de flanco para flanco.

No meio, o trinco (Petit), deve encostar no médio centro ofensivo adversário (J.Pinto). Nada disso sucedeu. Os médios ala continuaram a fechar no meio sem bola e deixaram os flancos abertos para as triangulações um-dois do Braga. É preciso, portanto, agilizar os princípios de movimentação dessa dupla de flanqueadores na transição defensiva. Saberem bem quando devem abrir e fechar, sem ficar presos aos hábitos de o fazer só consoante ou não a posse.

São as tais nuances estratégicas especifícas, que, jogo a jogo, sem adulterar a sua filosofia base, o treinador deve incluir na estratégia da equipa em função da análise feita aos pontos fortes do adversário.


COMO JOGOU O BENFICA EM BRAGA: Falhas de marcação e «zona» mal feita.
Embora mantendo o losango no meio-campo, ao Benfica em Braga faltou inteligência para perceber a forma de jogar do adversário. Manteve as mesmas rotinas de movimentação, abrindo nas alas em posse e fechando no centro sem bola, mas, com isso, perdeu o controlo das faixas a defender. Atacando pelos flancos em 4x3x3, com extremos e um lateral, à direita, ou um médio interior, à esquerda, o Braga ficou sempre em superioridade numérica nessa zona. Em vez de fecharem no centro, os médios ala encarnados deveriam ter descaído mais para o flanco na cobertura. Por entre este mundo de equívocos táctico-posicionais, o Braga dominou, controlou e ganhou com naturalidade.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

terça-feira, 21 de novembro de 2006

previsivel

esta estava-se mesmo a ver... a chapa 3 do costume. gostei do micolli, do simao, do leo e do nuno assis. o nuno gomes foi mau de mais. incrivel como jogou 90 minutos, so mesmo por castigo.

com a derrota do Manchester as coisas complicam-se muito para nos. La teremos de ir a inglaterra ganhar, nao ha alternativa.

O 3o lugar esta garantido e isso sim era o minimo exigivel aos rapazes. Agora, seja o q os deuses da bola quizerem.

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Tribunal

Parece que o José Veiga está a ser ouvido por um juiz, acusado de ter desviado 5 milhões de euros relativos à transferência de um certo gajo para a lagartanhagem.
Perante isto, ocorrem-me duas coisas:
- coisa número um: não se arranja uma águia de ouro para o homem?
- coisa número dois: acho pouco cinco milhões; se era para sacar à lagartanhagem, tudo o que seja abaixo de vinte milhões é pouco.

sábado, 18 de novembro de 2006

nervos, falhancos, e asneirada

Escrevia o Joao aqui ha' tempos que estava na altura de mandar o Quim descansar por uns jogos. Parece que era sina. 3 golos sofridos hoje, 2 deles de asneirada do proprio. O Benfica pouco jogou. Deixou o Braga jogar 'a vontade, deixou o meio campo do Braga fazer o quis. Tanto pelo JVP como pelo Cesinha e pelo Maciel. A equipa jogou com nervos, sem norte, sem um jogador a pautar o jogo. A saida do Katsoranis foi uma surpresa, a mudanca das pecas no esquema tactico para encostar o Simao 'a linha e deixar o Nuno Assis atras dos pontas... enfim... pode ter sido uma bofetada necessaria. Venha o Copenhaga e depressa, a ver se se esquece este jogo.

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Até o Google sabe...


O nível deixa um bocado a desejar, mas a ideia tem piada.
E mesmo que eu não ache piada a nomear determinadas colectividades ranhosentas no Eusébio+10, parece-me que a ocasião merece...
Benfica esmaga!!!

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

o sucessor (actualizado)

A) Mario Wilson
B) Margarida Prieto
C) Simoes
D) Paulo Barbosa
E) Rui Costa
F) Alexandre Pinto da Costa
G) Luis Freitas Lobo
H) Scolari
I) Carolina Salgado
J) Toni
L) Sheu Han
M) Paulo Futre
N) Reinaldo Teles
O) Gaspar Ramos
P) Cinha Jardim
Q) Jorge Costa
R) Diamantino
S) Domingos Catro
T) Michelle Preud'Homme
U) Luis Castro
V) Fernando Seabra
X) Paulo Sousa
Z) Jose COuceiro

como competir?

O Real Madrid vendeu hoje 7 anos de transmissoes televisivas por 800 milhoes de euros. 114 milhoes de euros por anos. O equivalente a vendermos 6 Simoes ou 12 Migueis todos os anos!!!

terça-feira, 14 de novembro de 2006

A ser aceite...

O Veiga apresentou hoje a demissao, nao porque estivesse chateado com o Benfica, mas porque lhe penhoraram a barraca. Ora, estava aqui a pensar o que isto pode implicar em termos desportivos e directivos para o Benfica. A ver:

1) Veiga era braco direito. O LFV apoiou-se muito no Veiga para ficar a conhecer bem os meandros do futebol portugues. Tudo porque e' diferente ser presidente do Benfica e do Alverca, pelo mediatismo que ser presidente do Glorioso acarreta. A saida do Veiga pode fazer o LFV abanar um bocadinho, mas nao creio que muito. Para braco direito estou convencido numa aposta mais moderada, mais sensata e mais consensual no universo encarnado.

2) A contratacao de jogadores nos ultimos anos favoreceu, claramente, apostas do Veiga. As compras do Carlitos ao Estoril ou do Beto ao Beira Mar fazem lembrar as contratacoes do Pringle ou do Sabry. Sao bons no papel, sao medianos no campo. O esperado e' alto retorno financeiro, uma ideia nao disparatada e de espirito de empresario que nunca o abandonou.

3) Em contrapartida, perdemos jogadores bons (perderiamos sempre) em conflito com o Veiga. Caso mais mediatico: Tiago. Hoje uma pedra fundamental no Lyon e' um jogador que teria sempre lugar no Benfica, nao fossem divergencias com o Veiga mandarem-no correr mundo.


Ha' mais pontos, claramente, como o dedo levantado no Dragao (inadmissivel a um admistrador do Benfica), o facto de se Dragao de Ouro (caramba, nao se arranjam Aguias de Ouro melhores que ele??) e a manutencao de um constante clima de guerra com tudo e todos (hoje em dia enraizado na direccao do clube). A demissao do Veiga, a se aceite, pode ser uma das melhores noticias dos ultimos tempos... :)

para os moralistas do costume


Ha falta de algo mais excitante (a bola nao rola) a imprensa desportiva deu finalmente voz as queixas do Mantorras referentes a algo q se passou ha mais de duas semanas. Ja era altura de alguem acordar para os problemas de racismo q infestam o futebol portugues.

Primeiro, nesta questao do racismo todos temos telhados de vidro. o racismo esta presente na nossa sociedade, em todos os estadios e dentro de cada um de nos.

Na velha catedral, nos meus anos de cativo, tive a sorte de ter muitas vezes ao meu lado um grande amigo e benfiquista natural de angola. Nao foram poucas as vezes q assisti (revoltado) ao estadio da luz em peso a insultar um Yekini ou um Aniki Bobo.

Alguns dos casos de racismo mais mediaticos envolvem um grande numero de adeptos presentes no estadio, sobretudo de faccoes vagamente politizadas como os Ultra Romanos. Para estes nao devia haver perdao. Receita da bilheteira oferecida ao jogador atacado e estadio fechado na proxima jornada. Resolvia-se a questao rapidamente.

O principal problema, o q nos deve preocupar enquanto membros desta sociedade, sao os casos isolados de atrasados mentais q acham graca aos sons de macaco. Tipicamente sao o portuguesinho que nao se acha racista mas que partia as trombas 'a filha se esta aparecesse em casa com um negro. Para lidar com estes anormais q acham o Mantorras branco e o McArthy preto, temos de ser nos os adeptos a actuar. Quando calham sentar-se ao meu lado costumo olha-los olhos-nos-olhos (passe a redundancia) com um ar curioso, ate perceberem o ridiculo q sao. Funciona, nem e' preciso dizer nada... normalmente calam-se rapidamente com um ar envergonhado. Se estivermos na presenca de um ser mais primitivo q ira responder ao olhar com um "tas a olhar para que?", podemos responder "aparentemente para um macaco". eles ficam furiosas e normalmente nao se calam, mas quando vier a segunda onda de insultos normalmente ja nao participam e vao certamente para casa com qualquer coisa para pensar.

Vejo com bons olhos o facto de haver um crescente movimento benfiquista que repudia as ofensas aos clubes adversarios. E' uma reaccao normal ao facto dos nossos rivais terem mais canticos dedicados ao benfica do que ao seu proprio clube. Nos somos grandes e os outros clubes sao coisa q nos preocupa muito pouco. Seria bom q esse movimento se extendesse 'a questao do racismo.

Gostava que a direccao do Benfica tambem promovesse este movimento e fizesse passar nos paines do estadio mensagens q promovam a grandeza do Benfica, os feitos dos seus atletas negros, e um apelo a uma conduta por parte dos adeptos ao nivel dos pergaminhos do clube.


O racismo e' um flagelo presente em todos os estadios, da Luz ao Dragao. Se outros clubes preferem mostrar indignacao e uma suposta superioridade moral atraves de comunicados pateticos, problema deles. E' algo a q ja estamos habituados. O q a mim me preocupa e' q os atletas do Benfica e os seus adversarios sejam respeitados pelos benfiquistas, e q o Mantorras espete dois ao Baia na proxima visita 'a Catedral

«Fico zangado, porque também me estão a desrespeitar. Eu não sou diferente do Drogba ou de outro jogador negro, por isso ao fazerem aquele tipo de sons também me estão a afectar, porque eu não sou branco. Para mim, são apenas pessoas estúpidas, mas se isto continuar a crescer pode ficar incontrolável, por isso há que evitá-lo».
McCarthy, Dezembro de 2004, apos visita do Marselha ao Dragao.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Maus habitos futeboleiros em Portugal

Eu estava convencidissimo que a equipa do Jorge Mendes jogava neste fim de semana. Afinal nao, e' so' na 4a feira. Pergunto eu entao: porque a paragem do campeonato? Os jogadores nao podem fazer jogos pelos clubes que lhes pagam o ordenado entre 3 e 5 dias antes do jogo da equipa do Jorge Mendes? Que bem faz a paragem do campeonato? Enfim... Admiram-se que os jogadores das equipas italianas, espanholas ou inglesas tenham mais resistencia que os nossos. E' que, nestes casos, os jogos de seleccao sao jogos como os outros: encaixam no calendario. Se a equipa perde 10 jogadores para as diversas seleccoes entao vao-se buscar 10 jogadores 'as reservas e aos juniores e siga para bingo. Parar tudo so' porque a seleccao vai jogar e' uma parvoice...

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Em ser burro

Dizia eu num comentario a um post do Joao que se o Carvalhal se tinha demitido porque o JVP se recusou a entrar em campo a 15 minutos do fim com o Braga a perder 3-0, entao era parvo. Na edicao de hoje d'A Bola e' reportado que o mesmo Carvalhal decidiu trocar Braga por Aveiro, deixando o Braga para treinar o Beira Mar. Ou seja, decidiu deixar de treinar o Andres Madrid, o JVP, o Marcel e outros jogadores algo interessantes, para ir treinar o Buba e o Jardel. Decidiu deixar-se de provas europeias onde, sendo um principiante, estava a fazer o que sabia, para se dedicar 'a Taca de Portugal e 'a luta pela nao-despromocao.

Eu nao me preocupo com o que ele faz, ate' porque foi o principal responsavel em mandar o Belenenses para o Liga de Honra (mesmo se mais tarde isso nao acontecesse por culpa do Mateus). Mas e' preciso ter bom senso: deixar o Braga para ir treinar o Beira Mar e' o mesmo que passar de cavalo para burro, este ultimo o animal que se usa para categorizar quem nao usa o cerebro da melhor maneira...

Enfim...

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Odios de estimacao

Eu nem ia postar nada acerca do facto do MST ter opinado mais uma vez n'A Bola sobre o quanto o Katsoranis e' um bandido, um membro do KKK disfarcado, um assassino, porque achei que nao merecia o meu tempo. Mas so' por ver que o gajo anda piurco porque o Anderson partiu uma perna e' fantastico. Mas repare-se no tom em que ele referencia a lesao do rapazito. Coisas como estar no hospital em dores insuportaveis, em ter a carreira em risco, em ser o maior prodigio do Mundo que ficou incapacitado para a vida! Segue-se, claro, a crucificacao do Katsos que deveria ser suspenso por tempo indeterminado, irradiado do futebol, corrido de volta para a Grecia, etc etc etc.

MST, a malta aqui nao te grama (2 de nos pelo menos). Tu nao gramas o Benfica, a malta regorgita ao ouvir falar desse clube de bairro que tu apoias. Estamos entendidos. Mas e se pensasses um pouco em como o teu clube tremeu que nem varas verdes assim que o Glorioso impos pressao? E se te dedicasses a analisar o lancamento de linha lateral do Fucile, o tal fantastico lancamento que deu origem ao 3o golo do Porto, lancamento esse que e' feito ja' dentro das quatro linhas com os pezitos no ar? E se te dedicasses a pensar porque e' o Porto, depois de campeao europeu e ter vendido uma mao cheia de jogadores por precos altamente inflacionados, apresenta prejuizos consecutivos nas contas da SAD? Tudo isto para dizer para te preocupares com outras coisas do que com o facto de a lesao do Anderson ter acontecido por acidente (tu mesmo sabes que foi por acidente, que o Katsoranis nao entrou a matar, como o teu Paulinho Santos gostava de fazer aos jogadores do Benfica, como o Jorge Costa entrou a pes juntos aos calcanhares do Nuno Gomes...). Nao houve premeditacao e o simples facto de mencionarem isso e' barbaro.

Premeditacao ocorre quando o Pedro Mendes e' aniquilado por um ingles de tal maneira que perde a consciencia.

Tenham medo... tenham muuuuuito medo...

Como escrevi há dias, a cena dos três zero, ou para nós ou contra nós, era coisa para comecar a assustar os adversários. E palavras não eram ditas, ou escritas, no caso, quando eis que um treinador repara que o próximo jogo da sua equipa é contra o Benfica.
Pensa, já em estado de semi-pânico:
-"Estou lixado! Vamos comer alguns seiscentos e vinte e nove a zero! Ou, se aquilo correr especialmente bem aos gajos, quem sabe até uns seiscentos e trinta! O que é que eu faco!? Ai!"
Estava ele nisto, quando reparou que as suas pernas tremiam, quais juncos em canavial exposto ao vento do fim-de-tarde. O pôr-de-sol que se desenhava no horizonte era um prenúncio de algo que estava para terminar. A noite cairia num ápice. Na escuridão se soltaram os inconfessáveis medos do tipo aquele.
Demitiu-se horas mais tarde. Não aguentou o pânico de se imaginar a ser esmagado pela máquina triturante vestida de vermelho (por acaso, nesse jogo, até vestiriam aquele equipamento novo que é uma espécie de cinzento-dourado com tons de salmão apodrecido e uma pitada de queijo Roquefort). Ofereceu-se de imediato para orientar outros clubes. Com a condicão de já terem sido esmagados.
Benfica esmaga.

naturalmente, o benfica esmaga

Nao escrevo aqui nada ha uns tempos... sobretudo porque nao sei bem o que dizer.
O Benfica ganhar dois jogos seguidos por 3-0 deixa-me como que... indiferente! Estamos a jogar um futebol bonito, ofensivo, golos e momentos espectaculares, os jogadores estao empenhados, confiantes e motivados, e parece q ninguem se lembra do nome do treinador... enfim, voltou a normalidade e eu tenho muito pouco a acrescentar.

Gostava de partilhar um artigo excelente do DIARIO DE UM ULTRA. Um dos meus blogs preferidos, um benfiquista q sente o benfica como eu. Que prefere o velho estadio da Luz (o das bancadas de cimento q levavam 120,000) 'a nova catedral. Que nunca assobiou um jogador do benfica (nem um ex-jogador). Que a unica exigencia e' empenho. Que ficou vagamente incomodado por so termos dado 3-0 ao Celtic quando estava perfeitamente ao nosso alcance marcarmos outros tantos:

"O Benfica, avidamente consumido por mim, precisa de impossíveis para me fazer disparar de alegria. Como uma droga da qual abusámos e que já não dá prazer. Para mim, que sou um crítico apertado, o Benfica nunca joga bem, o Nuno Gomes nunca será bom - mesmo com dois golos no Dragão - e torna-se claro que só velhas guardas italianas se podem sentar no banco. Tudo o resto é sempre insuficiente, mau e não chega. O Benfica só me faz sorrir quando vence um rival ou quando é perfeito a toda a linha. Tudo o resto não é mais que a obrigação do Benfica. Sou como um pai detestável, que mesmo que o filho tire 19,8 pergunta para onde foram as outras duas décimas."


Soltas:

- Ja aqui disse ha algumas semanas e volto a repetir. Esta na altura de rodar os guarda-redes. Apoiei a decisao do Fernando Santos de apostar no Quim para guarda-redes titular, e apoiei a sua decisao de o manter na equipa depois de algumas exibicoes menos conseguidas. Nos ultimos dois jogos o Quim nao cometeu nenhum erro com graves consequencias e eu aproveitaria a deixa para trocar de guarda-redes. Sem ondas. Gestao do plantel. O Quim tem acumulado erros atras de erros nos ultimos 5-6 jogos. Alguns grosseiros (frango contra o Pacos), outros menos mediaticos mas recorrentes (incapacidade de agarrar ou socar um cruzamento). Temo q o Benfica tenha 3 guarda-redes bonzinhos sem nenhum deles ser verdadeiramente bom. Confio no trabalho do FS e creio q melhor do q ninguem deve saber qual dos 3 estara melhor preparado. Eu gostava de ver de novo o Moreira pois parece-me de entre os tres o mais regular. Mas tambem nao excluo completamente a hipotese de dar nova oportunidade ao Moretto. Creio q o Quim tem errado demasiado e esta na altura de mostrar aos outros guarda redes q o trabalho deles e' valorizado e q o Benfica tambem conta com eles.

- Vai estalar qualquer dia uma grande bronca em relacao 'a lesao do Rui Costa. Disse-me um passarinho q o Rui nao so tem a temporada feita como provavelmente a carreira. O silencio a q se tem sujeitado e' uma enorme demostracao do seu benfiquismo. Um benfiquismo de q eu sempre desconfiei e agora reconheco e admiro.

- Segundo a imprensa desportiva, o Petit fez dois grandes jogos contra o Celtic e contra o Beira-Mar. Apesar do excelente golo, da raca e da entrega q levam o comum adepto a idolatrar o Petit, eu continuo a acha-lo o elo mais fraco do nosso meio campo. Tivessem todos os nossos jogadores o coracao do Petit e seriamos campeoes europeus. Acho-o um exemplo de profissionalismo e dedicacao e gostava de o ver por muitos anos de aguia ao peito. No entanto, chamem-lhe uma embirracao minha, mas continuo a achar q o Petit nao tem o equilibrio e o rigor tactico q se exige ao pendulo do meio campo. No jogo com o Celtic perdeu tres bolas nos primeiros tres minutos e continua a mostrar deficiencias nas movimentacoes defensivas.

- Perdi a conta, mas creio q o Nelson tem 5 assistencias nos ultimso 4 jogos. Critiquei-o aqui ha algumas semanas, dizendo q ele ainda estava muito verde. Estava enganado. Defensivamente continua a ter muito q aprender, mas tem um talento e uma capacidade fisica q fazem dele uma mais valia deste plantel.

- O q eu gosto mais no actual plantel do Benfica nao e' o Nelson, o Micolli, o Simao, o Luisao ou o Nuno Gomes. O q eu gosto mesmo e' de ver no banco o Anderson, o Alcides, o Karagounis, o Karyaka, o Paulo Jorge, o Mantorras e o Kikin. O Benfica tem um plantel muitissimo equilibrado e adaptado as exigencias das provas q disputa. Na minha opiniao o melhor plantel dos ultimos 20 anos. Os meus parabens 'a dupla Veiga e Vieira q conseguiram este feito sem ter entrado em loucuras.

- O anormal do MST, depois de mais de uma semana para reflectir sobre o classico das Antas, achou por bem continuar a apregoar o linchamento publico do Katsouranis. O grego, assassino, pedofilo e canibal, destruiu premeditadamente a carreira ao maior genio futebolistico de sempre, sujeitando-o ao sofrimento e invalidez para toda a eternidade. ALGUEM SE IMPORTA DE MANDAR ESTA BESTA ENFIAR A CABECA DENTRO DO PROPRIO CU E VER Q TAL SE ESTA POR LA?

- Nao podemos renovar contrato com o Katsouranis? Ate 2012 com uma clausula de rescisao de 100 milhoes de euros?

- Depois da estrondosa vitoria sobre o Celtic, todos os benfiquistas correram para a calculadora e comecaram a tracar cenarios. Revolta. As perspectivas sao negras e nem duas vitorias garantem o apuramento. O empate em copenhaga foi um ponto ganho ou dois perdidos? Perguntem ao Manchester! Temos q acreditar q finalmente a sorte se cruzou comnosco e q nos vai acompanhar nas proximas semanas. A derrota do Machester na Dinamarca foi, na minha opiniao, muitissimo importante: obriga o Manchester a ganhar em Glasgow para garantir o apuramento e mantem o Copenhaga na corrida o q vai levar o Celtic a ter uma deslocacao muito compliacada 'a Dinamarca em Dezembro. Hipoteticamente, se ganharmos ao Copenhaga e se apanharmos na ultima jornada o Manchester ja apurado, quem sabe poderemos ser felizes. Temo q mais um golito contra o Celtic pudesse vir a dar muito jeito nas contas finais.

- A finta. O rodopio do Micolli sobre a bola deixando o defesa do Beira Mar especado foi dos momentos mais geniais q tive o prazer de assistir. Costumo ser pragmatico ao ponto de comentar q fintas nao valem pontos e q os golos de trivela nao valem mais do q os marcados com o cu. Tambem nunca fui grande admirador do Micolli, pois independentemente do seu talento, o facto de ele medir 1.63m faz-me alguma confusao. Hoje dou o braco a torcer. O Micolli e' de facto muito grande. E o actual sistema tactico onde deambula por toda a frente de ataque em trocas com o Simao e o Nuno Gomes faz dele um jogador ainda maior.

- Os benfiquistas de uma forma geral nao gostam do losango: nao gostam do Simao sem ser a extremo esquerdo, nao gostam do Nuno Assis a interior ou do Katsouranis a fechar o lado direito, nao gostam de ver o Paulo Jorge e o Karagounis no banco e sobretudo querem q o Mantorras e o Kikin tambem tenham oportunidades. OS BENFIQUISTAS PODEM IR TODOS CHUCHAR NO DEDO. Este sistema e' de longe o q mais potencia os nossos valores individuais. O Micolli e o Nuno Gomes fazem uma roda viva no ataque, o Simao deambula por toda a frente, apoiando ora o Nelson ora o Leo, criando espacos para as entradas do Assis e do Katsouranis. A equipa esta equilibrada e todos parecem saber o seu papel em campo. Merito ao Fernado Santos q demorou mas finalmente conseguiu montar esta equipa.

VIVA O BENFICA

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

por acaso?

Estava eu a pensar na enorme coincidência que foi, na semana antes de irem jogar contra a bimbalhada, ter havido uma "rebelião" no balneário do Vitória de Setúbel. Não tenho factos, mas foi uma daquelas coisas que me cheirou a esturro. Tipo como nos jogos do Salgueiros contra a bimbalhada, em que os salgueiranhentos não acertavam um passe e na eventualidade de se apanharem sem querer isolados contra o guarda-redes bímbico, atiravam pela linha lateral.
Anyway.
Aos sete minutos, estava 0-2.
Coincidências?
E uma aposta que na semana antes de jogarem contra o Benfica está tudo bem-disposto, motivadíssimo, e com vontade de dar a pele pelo treinador?
Coincidências...

domingo, 5 de novembro de 2006

contundente

A equipa que na semana passada empatou 3-3 com os "especiais" foram esta semana 'a Catedral comer 3. E nao marcaram ao Glorioso, o que demonstra que a nossa equipa tem capacidade para coisas muito boas esta epoca se o "nervo miudo" ficar no balneario e se jogar com cabeca e paciencia.

Mais uma vez o nosso meio campo esteve muito bem. O Nuno Assis e' uma opcao muito valida, o Katsouranis e' um senhor jogador e o Petit, mesmo nao estando a 100%, da' o litro dele e dos colegas. Com o Luisao e o Rocha a nao comprometerem e com o Nelson a voltar 'a forma com que deu nas vistas, ate' peca por pouco o 3-0. Deveriam ter 5? Talvez, mas o Nuno Gomes hoje decidiu fazer de Mantorras e, assim de cabeca, foram 3 golos limpos que nao valeram porque o rapaz estava fora de jogo. Fica para a proxima. O MIccoli bem tentou marcar mas a bola nao queria nada com ele, e o Miguelito fez o papel dele, se bem que o Beira-Mar nao sera' o teste de fogo.

No computo geral, belo jogo rapazes! O senhor que se segue e' o Braga, fora. E' uma equipa mais dificil que este Beira-Mar. Talvez mesmo que o Celtic. Mas a falange benfiquista do norte vai encher o estadio e puxar pela nossa rapaziada. Se continuarmos sem lesoes diria que temos boas hipoteses de la' ir fazer boa figura.


Forca Benfica!


PS: O Super-Mario, se bem que foi um goleador com jeito, esta' longe de assustar. Mesmo assim os especiais borraram-se de medo dele, enquanto a nossa malta manteve-o em sentido. Se os assobios nao o incomodam, o excesso de peso e a falta de flanqueadores para o servir fazem dele um jogador vulgar.

sexta-feira, 3 de novembro de 2006